Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por CTT17 » 14/1/2014 16:46

Ómega Escreveu:Impressionante, a quantidade de títulos que foram e estão a ser negociados entre os 13,58 e 13,62. Quem estará do lado certo? Os que vendem ou os que compram a estes valores? É o que vamos ver nos próximos dias... :roll:

Segundo a AT, os que vendem estão certos (no curto prazo), no longo prazo quem compra está certo, os fundamentais assim o dizem...

Registado: 22/12/2013 23:04

por Ómega » 14/1/2014 16:41

Impressionante, a quantidade de títulos que foram e estão a ser negociados entre os 13,58 e 13,62. Quem estará do lado certo? Os que vendem ou os que compram a estes valores? É o que vamos ver nos próximos dias... :roll:

Registado: 6/12/2013 17:38

por nook » 14/1/2014 15:56

Discos Pedidos -Jerónimo Martins (14 de Janeiro)

Ulisses Pereira: "A Jerónimo Martins é uma das raras acções na Bolsa portuguesa que vive um ‘Bear Market’”
14 Janeiro 2014, 14:25 por Ulisses Pereira | ulisses.pereira@difbroker.com

Ulisses Pereira analisa esta terça-feira as acções da Jerónimo Martins, considerando que esta é uma das “raras” acções nacionais que “vive um ‘Bear Market’”.
“Apesar de acreditar num ressalto de curto prazo brevemente, a tendência de médio prazo da acção é claramente descendente e enquanto a resistência dos 15,5 euros não for ultrapassada, manterei o meu fato de urso vestido”.

viewtopic.php?f=3&t=82976
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por HOPE » 14/1/2014 15:07

Sinceramente, considero a JM uma das piores apostas do PSI no "momentum", no curto prazo. Temos outras empresas e sectores bem mais interessantes. Agora numa prespectiva de médio/longo prazo...não digo que não (assim como a GALP). Nota: não tenho posição no título.

Registado: 29/11/2007 3:50

por centropoly » 14/1/2014 13:08

Ómega Escreveu:
Minsk Escreveu:Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Tem pago todos os anos, normalmente em meados de Abril e o dividendo do ano passado foi de 0,295€, brutos.

Penso que o dividendo para este ano está previsto para 5/5/2014, normalmente com o aproximar da data dos dividendos a cotação das cotadas que o pagam tem tendência a subir. (de uma forma geral tem sido assim)
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

por Heisenberg » 14/1/2014 12:47

Para ser sincero, acho um bocado estranho estar-se à procura de justificações (ao nível fundamental) para as descidas da JM. A JM está em contraciclo com o PSI 20 há 7 ou 8 meses, é certo. Mas também esteve em contraciclo durante todo o bear market desde 2008, só que em sentido ascendente. No longo prazo, vejo um bull market que dura há há uma década, com algumas correcções violentas, sendo especialmente significativas: (1) entre Set 2008 e Fev 2009, quando apanhou com o início do bear no PSI 20 mas do qual saiu rapidamente; (2) entre Abr 2012 e Jul 2012, anulando uma subida de dois meses mas reagindo ao suporte muito importante pelos 11,80. Curiosamente, regressou às subidas em Set 2012, com algum atraso em relação à generalidade do PSI 20 - talvez sinalizando que estava a ser arrastada pelo sentimento optimista generalizado na bolsa portuguesa.
Já quebrou um suporte importante de médio prazo, nos 15,00, e está agora a ameaçar os 13,60 - 13,80.
No longo prazo, acho que só deixa o bull market de 10 anos se quebrar os 11,80.

Olhando para o gráfico de longo prazo, nada me diz que a empresa é mal vista pelos investidores.

Já agora, não tenho JM em carteira e não sou entendido em AT. Por isso ataquem à vontade e mostrem-me onde estou errado. Eu agradeço.
Desculpem mas não sei pôr gráficos.
(Vamos lá ver se a análise de hoje do Ulisses vai corroborar alguma coisa do que aqui escrevo, estou curioso.)

Registado: 2/9/2011 12:01

por FilRib » 14/1/2014 12:16

ptbr13 Escreveu:Quando analiso a evolução da JM, fico perplexo e reforça a minha política de investimento em acções, ou seja, nunca arriscar mais do que 10% do meu património. Note-se que desde que regressei à bolsa em 2012 é o único trade que não correu bem (ainda), o que prova que tenho algumas competências nesta área. Como se explica que em Janeiro de 2013 a JM valesse mais de 15% do que agora, tendo em conta que em 2013 as vendas subiram 11%, seria expectável, pelo menos, que não houvessem quedas. A questão das expectativas é muito interessante, o mercado queria que a JM fosse a melhor empresa de retalho do Mundo? Há sempre explicações, quer para a subida, quer para a descida, ás vezes o mercado antecipa, ás vezes não antecipa, etc.

A política de dividendos é muito humilde (cerca de 2%), o que até é bom para os investimentos, por isso seria um factor extra para valer bem mais do que 13,50€.

P.S. Mas também são estes paradoxos que tornam esta área muito interessante. Se fosse tudo muito racional, seria bem mais chato...

Explicações para esta descida toda a gente quer encontrar. Uma coisa que aprendi com os ilustres do caldeirão... Análise Técnica e seguir a tendência... pouco mais importa.

Registado: 4/8/2010 10:09

por _x_ » 14/1/2014 11:54

Eu não digo nada :-# :-# :-# :-# :-# :-# :-#

Mas se o Sr. Ulisses disser que a JM está com problemas no carburador, vai ser pior que uma notação das agencias de rating, pega fogo à cotação e dá cobertura ao verdura. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
j.jpg
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por CTT17 » 14/1/2014 11:48

Quando analiso a evolução da JM, fico perplexo e reforça a minha política de investimento em acções, ou seja, nunca arriscar mais do que 10% do meu património. Note-se que desde que regressei à bolsa em 2012 é o único trade que não correu bem (ainda), o que prova que tenho algumas competências nesta área. Como se explica que em Janeiro de 2013 a JM valesse mais de 15% do que agora, tendo em conta que em 2013 as vendas subiram 11%, seria expectável, pelo menos, que não houvessem quedas. A questão das expectativas é muito interessante, o mercado queria que a JM fosse a melhor empresa de retalho do Mundo? Há sempre explicações, quer para a subida, quer para a descida, ás vezes o mercado antecipa, ás vezes não antecipa, etc.

A política de dividendos é muito humilde (cerca de 2%), o que até é bom para os investimentos, por isso seria um factor extra para valer bem mais do que 13,50€.

P.S. Mas também são estes paradoxos que tornam esta área muito interessante. Se fosse tudo muito racional, seria bem mais chato...
Editado pela última vez por CTT17 em 14/1/2014 11:56, num total de 1 vez.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Ómega » 14/1/2014 11:45

investpouco Escreveu:ultimo ano foi de 0,28.

Não, esse foi o dividendo de 2012, o de 2013, foi de 0,295, brutos.

por nook » 14/1/2014 11:42

investpouco Escreveu:nook, esqueceste-te de dizer que a propria jp morgan disse que mesmo ontem na cotacao de ontem, era um optimo ponto de entrada, hoje então será melhor ainda.

Eu não disse nada só coloquei uma notícia.

E aonde está essa notícia ontem da JP Morgan :?:

Estás a confundir A JPM com a HSBC :?:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

por investpouco » 14/1/2014 11:38

nook, esqueceste-te de dizer que a propria jp morgan disse que mesmo ontem na cotacao de ontem, era um optimo ponto de entrada, hoje então será melhor ainda.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 14/1/2014 11:37

Minsk Escreveu:Estou a ponderar entrar pela priomeira vez na JM. Sou também novo na negociação de acções.
Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Obrigado

http://www.jeronimomartins.pt/investido ... endos.aspx
ultimo ano foi de 0,28.
cumptos, Investpouco.

por nook » 14/1/2014 11:30

Vendas “fracas” na Polónia levam JPMorgan a baixar nota da Jerónimo
14 Janeiro 2014, 10:23 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt

Recomendação da retalhista passou de “overweight” para “neutral”. “Tendência negativa das vendas e menor visibilidade face às margens” levaram também o banco norte-americano a descer o preço-alvo da Jerónimo Martins de 16 para 15 euros.

O analista Jaime Vazquez, do JPMorgan Cazenove, considera que as vendas na unidade polaca – a cadeia Biedronka – foram “fracas”, com uma subida de 2,5% em 2013. O banco elogia o trabalho feito pela Jerónimo Martins ao longo dos anos na Polónia mas teme que “os anos de maior expansão das vendas comparáveis (“like-for-like”) já terão passado”.

A redução do preço-alvo de 16 para 15 euros prende-se também com a revisão em baixa das estimativas de resultados de 2014. As vendas comparáveis (LFL) devem desacelerar em 2014 para 2%, de 4%, e o número de novas aberturas de lojas desceu de 280 para 300. Para a casa-mãe, parte do efeito será compensado por aquilo que o banco espera que seja uma valorização do zloty polaco face ao euro.

“A chave da nossa tese de investimento [para a Jerónimo Martins] continua a ser a Polónia, onde acreditamos que a Biedronka conseguirá duplicar as vendas nos próximos seis anos (14 mil milhões em 2019)”, diz o JPMorgan Cazenove. Contudo, “decidimos baixar a recomendação de ‘overweight’ para neutral” devido às tendências negativas nas vendas e a menor visibilidade” futura, explica o banco de investimento.

Por outro lado, “no que diz respeito à Colômbia, ainda levará alguns trimestres até que haja alguma visibilidade sobre as vendas e as perdas deverão avolumar-se em 2014 e em 2015”. No entanto, “acreditamos que Jerónimo Martins terá sucesso na Colômbia no longo prazo, já que consideramos este mercado muito atractivo”.

As acções da Jerónimo Martins estão esta terça-feira a cair 3,14% para 13,56 euros. O novo preço-alvo da JPMorgan Cazenove tem implícito um potencial de valorização de 10,6%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... onimo.html

por Ómega » 14/1/2014 11:21

Minsk Escreveu:Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Tem pago todos os anos, normalmente em meados de Abril e o dividendo do ano passado foi de 0,295€, brutos.

por nook » 14/1/2014 11:18

Momenta Escreveu:
FilRib Escreveu:Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Concordo. Na minha opinião, fechos consistentes abaixo de €13,38 são uma passadeira vermelha para os ursos.

Está em cima do famigerado suporte da zona dos 13,5 :!:

Se quebra o próximo está 1 euro abaixo... todo o cuidado é pouco num papel que está a fazer lower highs desde Abril do ano passado e claramente numa

tendência descendente no médio prazo... :roll: :roll:
Editado pela última vez por nook em 14/1/2014 11:22, num total de 1 vez.

por Minsk » 14/1/2014 11:13

Estou a ponderar entrar pela priomeira vez na JM. Sou também novo na negociação de acções.
Podem dizer-me se a JM tem pago dividendos nos últimos anos? Já agora quando os pagam e qual foi o dividendo por acção no ano passado.

Obrigado

Registado: 29/2/2012 0:44

por Ómega » 14/1/2014 11:08

investpouco Escreveu: compreende, que o preço alvo penso ser para o final do ano, e lembrem-se das lojas ara a dar os seus resultados que já tem vindo a ser positivos e os investimentos que tem sido feitos em 2013 e a nossa "possivel" recuperacao de economia..... é nisto que o preço alvo se baseia.
[/quote]

Para o final do ano? Desde quando? O preço-alvo é para o ano... e pode ser no início, no meio ou no fim. Se te lembrares de 2013, a JM aproximou-se do seu preço-alvo, chegando aos 18, em finais de Abril, princípios de Maio... :wink:

por Momenta » 14/1/2014 11:08

FilRib Escreveu:Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Concordo. Na minha opinião, fechos consistentes abaixo de €13,38 são uma passadeira vermelha para os ursos.

Registado: 6/10/2011 13:34

por investpouco » 14/1/2014 10:54

Ómega Escreveu:Estive a ver o research do BPI para as cotadas nacionais e deu-me vontade de rir... para a JM, têm um preço-alvo de 18,70... :shock: ... eu já ficava contente com os 16... 8-)

compreende, que o preço alvo penso ser para o final do ano, e lembrem-se das lojas ara a dar os seus resultados que já tem vindo a ser positivos e os investimentos que tem sido feitos em 2013 e a nossa "possivel" recuperacao de economia..... é nisto que o preço alvo se baseia.
cumptos, Investpouco.

por FilRib » 14/1/2014 10:44

Esta análises do Ulisses se ganhar a JMT vem mesmo a calhar... para elucidar algumas pessoas... como se pode falar em bullish nesta cotada neste momento...?!

Registado: 4/8/2010 10:09

por Ómega » 14/1/2014 10:42

Estive a ver o research do BPI para as cotadas nacionais e deu-me vontade de rir... para a JM, têm um preço-alvo de 18,70... :shock: ... eu já ficava contente com os 16... 8-)

por bosss » 14/1/2014 10:33

Primvs Escreveu:
bosss Escreveu:
Primvs Escreveu:Tive a dormir à sombra da bananeira...

Tem sido recorrente nos ultimos tempos...apresentação de resultados da JM...uma queda brutal no inicio e depois...vai recuperando!!!!

Há 3 meses atrás vim um trade porreiro com o "buy the fucking dip" nos 13 e qualquer coisa e vendi nos 14 e qualquer coisa (tenho de ver os dados em casa...no trabalho nao tenho aqui) em poucos dias...

Desta vez esqueci-me!!!!!

Fiquei demasiado excitado com a golden cross na SONAE :oops:

Na Sonae SGPS?

Sim...tive de aumentar o grafico no diario para ter a certeza...mas quebrou!!!

Reforças-te hoje ? tou tentado... bullish mode?
cumprimentos...

Registado: 15/10/2013 0:37

por Primvs » 14/1/2014 10:20

bosss Escreveu:

Tem sido recorrente nos ultimos tempos...apresentação de resultados da JM...uma queda brutal no inicio e depois...vai recuperando!!!!

Há 3 meses atrás vim um trade porreiro com o "buy the fucking dip" nos 13 e qualquer coisa e vendi nos 14 e qualquer coisa (tenho de ver os dados em casa...no trabalho nao tenho aqui) em poucos dias...

Na Sonae SGPS?

Sim...tive de aumentar o grafico no diario para ter a certeza...mas quebrou!!!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por trend=friend » 14/1/2014 10:10

Lá está, deve ser para dar balanço para poder subir quando as outras estiverem todas a cair e dar uma almofada ao índice :D
Realmente comportamento demasiado estranho (nem sequer é uma questão de volatilidade). Mas estranha já ela é desde 2009, parece ter "vida própria"...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, Silvaz77, trilhos2006 e 146 visitantes