Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Do meu ponto de vista, a JM foi uma acção de refúgio durante a crise bolsista em Portugal porque tem muitas das suas receitas no estrangeiro. Com a inversão da tendência em Portugal e o afastamento do cenário de saída do Euro, os investidores estão a sair da JM para investir noutras acções. Eu só consideraria investir na JM caso voltássemos novamente à situação referida.
- Registado: 8/11/2006 18:46
trend=friend Escreveu:Pois, faz-me lembrar a Mota-Engil há um par de semanas, limpeza de stops no dia anterior aos resultados (amanhã saem as vendas preliminares de 2013...)
fabiocpm Escreveu:Porque não esperou pela saída dos resultados?
Os resultados da JM não estarão já descontados? Oxalá para quem ainda está longo na JM eu esteja errado, mas parece-me que o disseste é wishful thinking. Poderá dar-se o caso da JM descer ainda mais depois da apresentação dos resultados que toda a gente já sabe serem positivos. Amanhã veremos o que acontece e se fiz bem em ou não em despachar o papel hoje.
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
Monte Rosa Escreveu:Tinha entrado na Jerónimo Martings a 14,6, achando que estava a comprar barato. Com o bull do PSI, e uma Jerónimo em perda de cotação todo o 2013, pareceu-me fazer sentido que a cotação tinha potenticial para arrancar no início de 2014, tendo em vista tb os planos de expansão da companhia anunciados no final de 2013. Pouco depois de comprar lateralizou nos 14.1-14.3. Na 6a passada chegou a ir dos 14, sem mostrar qq sinal de força durante toda a semana.
Aproveitei a ligeira subida desta manhã para despachar o papel. Convenci-me do que vários já aqui tinham dito. A JM está em clara tendência negativa, e não há nada que aponte para mudança de tendência. Agora só torno a olhar para este título quando subir acima dos 15.0-15.2, e com bons volumes.
Como tudo, posso ter sido precipitado em despachar o papel, mas perdi a esperança.
Bons negócios!
Porque não esperou pela saída dos resultados?
- Registado: 29/11/2007 3:11
Tinha entrado na Jerónimo Martings a 14,6, achando que estava a comprar barato. Com o bull do PSI, e uma Jerónimo em perda de cotação todo o 2013, pareceu-me fazer sentido que a cotação tinha potenticial para arrancar no início de 2014, tendo em vista tb os planos de expansão da companhia anunciados no final de 2013. Pouco depois de comprar lateralizou nos 14.1-14.3. Na 6a passada chegou a ir dos 14, sem mostrar qq sinal de força durante toda a semana.
Aproveitei a ligeira subida desta manhã para despachar o papel. Convenci-me do que vários já aqui tinham dito. A JM está em clara tendência negativa, e não há nada que aponte para mudança de tendência. Agora só torno a olhar para este título quando subir acima dos 15.0-15.2, e com bons volumes.
Como tudo, posso ter sido precipitado em despachar o papel, mas perdi a esperança.
Bons negócios!
Bons negócios!
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
Pois, faz-me lembrar a Mota-Engil há um par de semanas, limpeza de stops no dia anterior aos resultados (amanhã saem as vendas preliminares de 2013...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Isto de manhã cheirou a limpeza de stops...
O dia tem um ar extremamente positivo na minha opinião, vamos ver a vela final
É nisso que acredito e ainda bem que não fiz o stop a 13,80€. A boa (ou má) decisão só será avaliada no final da sessão e amanhã...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Isto de manhã cheirou a limpeza de stops...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Jeronimo Martins em terreno positivo, parece bom sinal!
Esta cotada, tem sido no meu ver a "desilusão" do Psi 20 nos últimos meses.. O fator "expectativas elevadas" é de facto muito traiçoeiro.
Acredito, que uma cotação abaixo de 13,5 é um bom indicador para os Longos saltarem fora! Alguém concorda?
Esta cotada, tem sido no meu ver a "desilusão" do Psi 20 nos últimos meses.. O fator "expectativas elevadas" é de facto muito traiçoeiro.
Acredito, que uma cotação abaixo de 13,5 é um bom indicador para os Longos saltarem fora! Alguém concorda?
- Registado: 17/4/2013 13:58
A cair 1,43% ... a ver vamos como corre...
Dia de resultados. Está tudo muito cauteloso, por enquanto. 

Subida interessante e com um volume forte. Será para durar?
a jm já perdeu perto de 32 % desde 25 de abril de 2013 poderá perder mais, claro que sim, mas na minha opinião acho que está numa zona de compra boa o volume aumentou penso que talvez o fecho de sexta se deva a uma tentativa de limpar alguns stops do min da semana anterior 13.975 € dai talvez o aumento de volume no fecho se sexta quando entrei na jm entrei pelo risco mais reduzido de ter uma perda muito grande vi também um gap interessante por fechar na zona dos 17.675 €
desde de abril que a jm está com topos e fundos descendentes sendo que se passar dos 13.42 € min de 31 de outubro de 2013 não seria muito famoso pois talvez perdesse um pouco mais e seria um novo fundo
mas se subir seria um bom impulso até á zona dos 16 € para começar acima dos 2 topos anteriores
não pretendo influenciar ninguém com este comentário nem a favor nem contra
boa sorte para todos
desde de abril que a jm está com topos e fundos descendentes sendo que se passar dos 13.42 € min de 31 de outubro de 2013 não seria muito famoso pois talvez perdesse um pouco mais e seria um novo fundo
mas se subir seria um bom impulso até á zona dos 16 € para começar acima dos 2 topos anteriores
não pretendo influenciar ninguém com este comentário nem a favor nem contra
boa sorte para todos
- Registado: 9/9/2012 18:35
Ómega Escreveu:verdura Escreveu:Como disse, e eu tenho acções da JM, penso que estaremos nos 7 € rápidamente, e nos 2 € no espaço de um ano.
A JM acabou, só não entende quem não quer.
Não acredito... acho que não deves bater bem da 'bola', ao continuares com ações da JM na mão depois de todas as barbaridades que dizes dela... eu, no teu caso, se pensasse assim como tu, há muito que as tinha despachado fosse a que preço fosse... antes despachá-las a 14 do que a "7" ou a "2"...![]()
Ou és louco ou tolo... se pensas que ela vai a esses valores do que estás à espera paras as venderes? Estás à espera que ela "chegue aos 2"?![]()
Vende, vende, que eu compro...
Achas mesmo que ele tem posição longa na JM? Isso é só para tentar dar credibilidade ao seu "argumento" de que a cotação vai por aí abaixo. 2€ no espaço de um ano?

Ómega Escreveu:verdura Escreveu:Como disse, e eu tenho acções da JM, penso que estaremos nos 7 € rápidamente, e nos 2 € no espaço de um ano.
Não acredito... acho que não deves bater bem da 'bola', ao continuares com ações da JM na mão depois de todas as barbaridades que dizes dela... eu, no teu caso, se pensasse assim como tu, há muito que as tinha despachado fosse a que preço fosse... antes despachá-las a 14 do que a "7" ou a "2"...![]()
Ou és louco ou tolo... se pensas que ela vai a esses valores do que estás à espera paras as venderes? Estás à espera que ela "chegue aos 2"?![]()
Verdura, com essas convicções, certezas devias Shortar sem medo essa cotada. Não consigo entender os comentários, eu pessoalmente não vou muito a "bola com a JM, mas daí a ter esses comentários, algo mais grave se deve ter passado.....
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
verdura Escreveu:Como disse, e eu tenho acções da JM, penso que estaremos nos 7 € rápidamente, e nos 2 € no espaço de um ano.
Não acredito... acho que não deves bater bem da 'bola', ao continuares com ações da JM na mão depois de todas as barbaridades que dizes dela... eu, no teu caso, se pensasse assim como tu, há muito que as tinha despachado fosse a que preço fosse... antes despachá-las a 14 do que a "7" ou a "2"...

Ou és louco ou tolo... se pensas que ela vai a esses valores do que estás à espera paras as venderes? Estás à espera que ela "chegue aos 2"?

sadark99 Escreveu:ptbr13 Escreveu:Ómega Escreveu:Isso já era conhecido desde hoje de manhã e, apesar disso, não conseguiu fazer subir ou aguentar a cotação.
Eu sei, vamos ver na segunda-feira. Parece haver algo que nos escapa, mas a longo prazo e numa lógica de dividendos será um bom negócio. Neste momento, as empresas mal geridas e que foram salvas pelo Estado (o Banif é o exemplo mais paradigmático) estão a ser levadas ao "colo" pelo mercado (muito por questões psicológicas), enquanto a JM está a ser penalizada, numa abordagem de curto prazo. Quem pensa a médio/longo prazo tem que estar sereno...
As ultimas apresentações de resultados da JM têm corrido sempre mal, na ultima desceu 5% (31/10/2013)
Na penúltima outros 5% (31/07/2013)
A antepenúltima até disparou 6% até aos 18€, mas depois foi a tareia que se viu. Tendo voltado aos 16,8€ passado 10 dias, estando agora nos 14€. O facto é que o mercado tem achado os resultados fracos
Vou responder em tom "verdura" :
O único problema com a JM são as "expetativas positivas exageradas" que se criaram ... mais de 20 euros/acção !!! Por isso caiu... mesmo com bons resultados! Neste momento parece-me um preço "sem grandes expectativas" !!!
Bons negócios!! E não se esqueçam de ser felizes!!

Concordo que as quedas se devem às expectativas e não por os resultados serem maus per si, até consigo aceitar que se calhar agora que está a 14€ eventualmente apresentando resultados do mesmo nível não tenha quedas como anteriormente, mas independentemente disso e respondendo ao Ómega parece me razoável afirmar que a descida de sexta ocorreu, porque o pessoal não quis arriscar levar uma tareia na segunda como ocorreu nas ultimas apresentações de resultados. Mais, mesmo querendo entrar na JM numa óptica de longo prazo, se fores avaliar o histórico das ultimas apresentações mais vale entrares perto do fecho de sessão de segunda feira
- Registado: 19/4/2012 15:59
Verdura, esforça-te por escrever coisas com cabimento. Já não é a primeira vez aliás que acabamos por ter de bloquear tópicos devido à manifesta falta de bom senso ou nexo da tua parte. Naturalmente não gostamos de ver o Forum ser arrastado para baixo devido a tamanha falta de qualidade nas intervenções.
Instar a CMVM a investigar a JMT porque está a cair ou porque há quem venda? Com franqueza...
As empresas passam por ciclos de subida e ciclos de descida, é aquilo de que o mercado é feito. E ao longo de cerca de uma década a JMT foi dominada por subidas (mesmo quando maior parte do resto descia).
A CMVM e os reguladores do mundo inteiro não faziam mais nada (nem tinham mãos a medir) se agora fossem investigar todas as acções que caiem por esse mundo fora.
Instar a CMVM a investigar a JMT porque está a cair ou porque há quem venda? Com franqueza...
As empresas passam por ciclos de subida e ciclos de descida, é aquilo de que o mercado é feito. E ao longo de cerca de uma década a JMT foi dominada por subidas (mesmo quando maior parte do resto descia).
A CMVM e os reguladores do mundo inteiro não faziam mais nada (nem tinham mãos a medir) se agora fossem investigar todas as acções que caiem por esse mundo fora.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mst-1 Escreveu:ptbr13 Escreveu:Ómega Escreveu:Isso já era conhecido desde hoje de manhã e, apesar disso, não conseguiu fazer subir ou aguentar a cotação.
Eu sei, vamos ver na segunda-feira. Parece haver algo que nos escapa, mas a longo prazo e numa lógica de dividendos será um bom negócio. Neste momento, as empresas mal geridas e que foram salvas pelo Estado (o Banif é o exemplo mais paradigmático) estão a ser levadas ao "colo" pelo mercado (muito por questões psicológicas), enquanto a JM está a ser penalizada, numa abordagem de curto prazo. Quem pensa a médio/longo prazo tem que estar sereno...
As ultimas apresentações de resultados da JM têm corrido sempre mal, na ultima desceu 5% (31/10/2013)
A antepenúltima até disparou 6% até aos 18€, mas depois foi a tareia que se viu. Tendo voltado aos 16,8€ passado 10 dias, estando agora nos 14€. O facto é que o mercado tem achado os resultados fracos
Vou responder em tom "verdura" :
O único problema com a JM são as "expetativas positivas exageradas" que se criaram ... mais de 20 euros/acção !!! Por isso caiu... mesmo com bons resultados! Neste momento parece-me um preço "sem grandes expectativas" !!!
Bons negócios!! E não se esqueçam de ser felizes!!

- Registado: 16/12/2009 21:13
Sobre a JM temos:
Ou o zloty, ou o crescimento na Polonia, ou em Portugal, se tem lucros, é abaixo do esperado, se não é a concorrÊncia, se não as promoções, etc, etc.
Enfim, deve ser a única empresa no mundo onde qualquer argumento serve para deitar isto abaixo.
Por isso, infelizmente meus senhores, a JM é para ir bem ao fundo.A não ser que exista algum milagre.
MAS também digo uma coisa, se na 2ª feira os resultados forem maus, e cair mais ainda, deverá ser feita queixa na CMVM e analisar quem anda a vender.
Eu penso que quem trabalha na JM, e quem por exemplo se relaciona com o investidor, não acredita na empresa.Por isso, temos de ver quem se anda a livrar massivamente daquilo.
Sobre o médio prazo, aqui falado, tenham atenção, que já se anda a dizer isso há vários meses.
Enfim, JM a nossa pescanona.Já imaginaram o que acontece à JM quando reportar MENOS lucros, eu não disse um menor crescimento, mas sim menos lucros.
Bem, aquilo fecha no dia seguinte.
Sim,porque as quedas têm acontecido, porque os lucros não foram o que se espera...
Eu também tenho acções da JM, e sinto-me burlado por aquela gente
Ou o zloty, ou o crescimento na Polonia, ou em Portugal, se tem lucros, é abaixo do esperado, se não é a concorrÊncia, se não as promoções, etc, etc.
Enfim, deve ser a única empresa no mundo onde qualquer argumento serve para deitar isto abaixo.
Por isso, infelizmente meus senhores, a JM é para ir bem ao fundo.A não ser que exista algum milagre.
MAS também digo uma coisa, se na 2ª feira os resultados forem maus, e cair mais ainda, deverá ser feita queixa na CMVM e analisar quem anda a vender.
Eu penso que quem trabalha na JM, e quem por exemplo se relaciona com o investidor, não acredita na empresa.Por isso, temos de ver quem se anda a livrar massivamente daquilo.
Sobre o médio prazo, aqui falado, tenham atenção, que já se anda a dizer isso há vários meses.
Enfim, JM a nossa pescanona.Já imaginaram o que acontece à JM quando reportar MENOS lucros, eu não disse um menor crescimento, mas sim menos lucros.
Bem, aquilo fecha no dia seguinte.
Sim,porque as quedas têm acontecido, porque os lucros não foram o que se espera...
Eu também tenho acções da JM, e sinto-me burlado por aquela gente
- Registado: 19/8/2013 11:40
ptbr13 Escreveu:Ómega Escreveu:Isso já era conhecido desde hoje de manhã e, apesar disso, não conseguiu fazer subir ou aguentar a cotação.
- Registado: 19/4/2012 15:59
A única dúvida em relação à JM, será uma eventual quebra significativa do peso e do zloty, a questão cambial pode ser um obstáculo ao crescimento em euros. Mas a longo prazo tende a anular-se esse efeito.
Ainda hoje ou no Expresso ou no Público vinha publicidade ao PD
- Registado: 15/2/2012 12:50
Pescanova? Que barbaridade de análise
- Registado: 15/2/2012 12:50
ptbr13 Escreveu:Se tiveres razão, irei usar o indicador "verdura" em todas as acções...hehehe!
Não dou indicações de compra ou venda,

- Registado: 19/8/2013 11:40
Se tiveres razão, irei usar o indicador "verdura" em todas as acções...hehehe!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, ThePlayMaker, trilhos2006, xeidafome e 134 visitantes