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Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/9/2013 14:19

Al_Trader Escreveu:
sem2006 Escreveu:É muito giro, mas a legislação Portuguesa (e a Espanhola) não permitem produção de energia para consumo próprio (porque será :roll: :roll: ?) :twisted:

Pelo que sei isso não é verdade.


Se é verdade ou não, não sei...estou apenas a fazer de mensageiro. Mas tendo em conta que no link que apontei, nesse fórum o user João Prates é o fundador/dono de uma empresa de instalação de sistemas de energias renováveis para auto-consumo, suponho que ele saiba do que está a falar :wink:
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 5/9/2013 14:02

Sem grande tempo para debates e prolongados esclarecimentos pois estou de férias, esses valores são completamente irrealistas. Os números anunciados (até xis) não são os obtidos na prática nem pouco mais ou menos mas valores teóricos em condições idealizadas. Poderá eventualmente verificar-se pontualmente se as condições forem muitíssimo favoráveis mas não representa o cenário médio, podendo os valores ficarem muito aquém daqueles.

Note-se que o valor apontado por exemplo para a produção de 2Kw diz respeito à velocidades de 14m/s. Isso é uma velocidade muito alta em comparação com a média, que anda no território português, na ordem dos 3 a 6m/s (varia de local para local e varia conforme a época do ano). As turbinas necessitam ainda de dadas velocidades mínimas e de uma velocidade de vento sustentável, parte do tempo nem estão operacionais ou não produzem nada de relevante (a curva de rendimento faz com que a produção não seja linear - directamente proporcional - com a velocidade do vento).

Note-se ainda que para o sistema ser independente e para a potência gerada poder ser utilizada no momento em que é necessária, seria necessário um sistema de armazenamento (baterias). Assim, o sistema estaria durante semanas (eventualmente meses) a carregar baterias para depois, a dado momento, então carregar a bateria do veículo.

Um sistema eólico (sem baterias!) necessita de muitos anos para recuperar o investimento (estamos a falar de 10 anos para cima, é escusado falar de valores concretos porque varia bastante, com a localização da casa e etc). Com baterias jamais era recuperado (o equipamento teria um tempo de vida útil que se esgotava antes de ter produzido energia eléctrica para cobrir a despesa).


Existe naturalmente a alternativa de um sistema não independente (ligado à rede) vendendo energia à rede quando se produz mais do que o necessário e gastando/comprando energia à rede quando necessário. É o que se faz na prática, mas a rentabilização futura de um sistema nestas condições é cada vez mais incerto com as alterações da legislação e dos apoios com dinheiro público - leia-se, o dinheiro dos (outros) contribuintes - que vão sendo progressivamente cortados.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 5/9/2013 13:06

sem2006 Escreveu:É muito giro, mas a legislação Portuguesa (e a Espanhola) não permitem produção de energia para consumo próprio (porque será :roll: :roll: ?) :twisted:

Pelo que sei isso não é verdade.
sem2006 publica aí ( se é que existe) qual a legislação que proibe a produção de energia para consumo próprio.

Segundo sei de um instalador de sistemas de energia renovável, conhece centenas de instalações que produzem para consumo próprio (empresas, particulares, lares de idosos, etc.) e, o que está tardar é a publicação da legislação que já vários países europeus adoptaram, cujo o principio é o seguinte: mandas instalar um sistema de produção de energia eléctrica (foltovoltaico, eólico, etc.) que injecta na rede. Existe um contador bidirecional que mede a energia que vem da rede e a que injectas na rede e ao fim do mês pagas o diferencial (ou recebes). A instalação tem de ser inspeccionada, como já são as actuais de microgeração.

Pelas minhas contas o sistema da Omniflow ( produz 4500 KW/ano ) pode produzir o suficiente para carregar completamente a bateria de um Tesla S (85 KW) aproximadamente todas as semanas (4500 KW / 85 = 52 vezes ). Ou seja fazer mais de 22 000 Kms por ano só com energia de produção própria! Ver mais em:
http://www.teslamotors.com/models
http://omniflow.pt/
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/9/2013 12:42

Existe basicamente uma lacuna (creio que nas questões de certificação), deixada de 'propósito' :twisted:

Não conheço a fundo a legislação, mas a questão gerou uma pequena discussão aqui, onde os pormenores estão mais esclarecidos:

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/4823.aspx
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por ruicarlov » 5/9/2013 11:59

sem2006 Escreveu:É muito giro, mas a legislação Portuguesa (e a Espanhola) não permitem produção de energia para consumo próprio (porque será :roll: :roll: ?) :twisted:


Não permitem? Tem a certeza?
É que conheço pessoas que produzem energia para elas próprias. Têm uma quantidade de baterias onde acumulam eletricidade produzida por painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas. Estando elas a trabalhar no ramo da microprodução duvido que desconheçam a legislação.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Tridion » 5/9/2013 11:58

sem2006 Escreveu:É muito giro, mas a legislação Portuguesa (e a Espanhola) não permitem produção de energia para consumo próprio (porque será :roll: :roll: ?) :twisted:


A sério!? :shock: :shock:
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/9/2013 11:51

É muito giro, mas a legislação Portuguesa (e a Espanhola) não permitem produção de energia para consumo próprio (porque será :roll: :roll: ?) :twisted:
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 4/9/2013 23:21

E já que estavamos a falar de notícias, mais uma importante:

Portugueses desenvolveram um sistema eólico de produção de energia eléctrica - O Omniflow - que até pode ser instalado em zonas urbanas e, é mais uma opção já disponível para recarregar os carros eléctricos. Vejam mais em:
http://omniflow.pt/pt/aplications/
e para os adeptos do facebook:
https://www.facebook.com/omniflow.pt
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 3/9/2013 0:57

Entretanto os automóveis eléctricos ganham cota de mercado.

Nos últimos meses já representam 3% das vendas no mercado Norueguês. Claro que este resultado só é possível devido à política de incentivos do governo mas, que por sua vez só é possível, por ter o apoio de uma sociedade evoluída e ambientalmente consciente.

Note-se que a "riqueza" da Noruega se deve às jazidas de petróleo que possui mas, que certamente já se aperceberam que não vão duram muito, e a qualidade do ar que respiram é um bem mais importante.

Ver mais em :
http://www.cars21.com/news/view/5566
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 2/9/2013 22:59

Atomez Escreveu:Não é tecnicamente possível, com a atual tecnologia de baterias, terem um carro com autonomia de 500 km por 20.000.

Para ter maior autonomia um automóvel elétrico é muito mais caro.

Isto é uma barreira tecnológica, não tem nada que ver com construtores nem com marcas ou modelos, a boa ou má vontade deste ou daquele.


Caro Atomez, não se percebe o seu comentário. Que eu saiba ninguém disse ser possível, hoje, ter muita autonomia com preço baixo. O que constatamos é que há mercado para os automóveis com autonomia razoável (+ 300 Kms) e claro, preço alto mas não há oferta dos grandes construtores. Se houvesse essas oferta os preços desceriam gradualmente podendo pensar-se que a longo prazo poderíamos ter razoáveis autonomias com preço muito mais baixo que o actual.

Já nos pontos em que refere ser "muito mais caro" e ser uma "barreira tecnológica" ainda se percebe menos; que é caro mas fazivél todos concordamos mas então não se justifica dizer que existe uma barreira tecnológica. Só aqui no tópico há mais de uma dezena de descobertas sobre avanços na tecnologia das baterias o que demonstra que tecnologia não falta. O que falta é tornar esses avanços em produtos comerciais para este tipo de mercado, o que seria muito mais facilitado se os grandes construtores quisessem a emergência do carro eléctrico. Vejam por exemplo a experiência feita em 2010 em que um Audi A2 tinha uma autonomia de 600 Kms. Porque é que essa tecnologia não singrou ?
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/audi-a2-bate-recorde-mundial-de-autonomia-para-carros-electricos
A Tesla além de demonstrar que não existe a tal barreira tecnológica, provou que existe mercado para esses automóveis eléctricos com razoável autonomia mas caros. Haja quem os queira produzir para a tecnologia "amadurecer", haver mais concorrência, baixar de preço e melhorar as suas performances.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 2/9/2013 2:44

Atomez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu: No que diz respeito à autonomia e concordando contigo que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas, quase como só para dizer que fizeram algo "verde" sem nunca realmente apostar na tecnologia

É muito simples, mas parece que muito boa gente não entende ou não quer entender. Sabe-se lá porquê...

Para ter maior autonomia um automóvel elétrico é muito mais caro.

Se custa 20.000 dá para 100 km, para dar para 500 km custa 100.000.

Não é tecnicamente possível, com a atual tecnologia de baterias, terem um carro com autonomia de 500 km por 20.000.

Isto é uma barreira tecnológica, não tem nada que ver com construtores nem com marcas ou modelos, a boa ou má vontade deste ou daquele.


Não discordei...Não é boa ou má vontade! Cada um faz aquilo que acha que dá lucro. É exactamente o facto de mais autonomia ser muito caro que torna estes carros ainda muito caros para ser uma aposta viável por parte das grandes construtoras. Não é um modelo propriamente viável para elas.

O que eu disse é "que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas" que para mim é tanto facto como "Para ter maior autonomia um automóvel elétrico é muito mais caro."

As razões que acho que não apostam em modelos mais caros é como disse acima uma questão de negócio, mais nada. Não sou apologista da teoria que eles não querem que a tecnologia avance mas tb não fazem nada para que avance (uma vez que não têm incentivos para tal).
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 2/9/2013 2:34

VirtuaGod Escreveu: No que diz respeito à autonomia e concordando contigo que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas, quase como só para dizer que fizeram algo "verde" sem nunca realmente apostar na tecnologia

É muito simples, mas parece que muito boa gente não entende ou não quer entender. Sabe-se lá porquê...

Para ter maior autonomia um automóvel elétrico é muito mais caro.

Se custa 20.000 dá para 100 km, para dar para 500 km custa 100.000.

Não é tecnicamente possível, com a atual tecnologia de baterias, terem um carro com autonomia de 500 km por 20.000.

Isto é uma barreira tecnológica, não tem nada que ver com construtores nem com marcas ou modelos, a boa ou má vontade deste ou daquele.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 2/9/2013 1:42

Viva VirtuaGod e pessoal que acompanha o tópico.
VirtuaGod Escreveu: No que diz respeito à autonomia e concordando contigo que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas, quase como só para dizer que fizeram algo "verde" sem nunca realmente apostar na tecnologia
e
VirtuaGod Escreveu: No fundo são negócios e o objectivo é manter um cashflow, e as oficinas de marca tb fazem parte do negócio

Perfeitamente de acordo, os grandes construtores estão a defender o seu negócio de montar automóveis, centrados no motor de combustão, que acredito, nesta altura é altamente lucrativo e não querem mudar rapidamente. Ainda à dias o chairman da BMW Norbert Reithofer, a propósito das celulas de combustível disse que as novas tecnologias “abrem novas perspetivas e oportunidades de crescimento” e, nesse sentido a BMW terá de encontrar “o equilíbrio correto entre Evolução e Revolução”. Ou seja pretendem uma evolução se possível ainda centrada no motor de combustão - os hibridos e não querem uma revolução que é como vêm a emergência dos automóveis eléctricos e células de combustível.

O que penso é que o nosso ponto de vista de consumidores é diferente e não temos de alinhar na estratégia dos construtores de automóveis de combustão. Mas existem vários tipos consumidores. Concordo que a maioria vai adquirir um automóvel em termos economicistas não considerando os problemas ambientais causados pela poluição que geram mas acho que a consciência de que estamos a criar um problema ambiental grave também está a aumentar.

Mas o que a Tesla veio demonstrar é que existe uma faixa do mercado com capacidade económica e com consciência ambiental e que está a preferir um automóvel totalmente eléctrico, apesar da rede de carregamento ser ainda pequena e longe de ser suficiente. Este passo é importante para quebrar um ciclo vicioso que era: não é barato, então não vende e com não vende não embaratece. Ou seja, a tecnologia vai ganhar escala principalmente na produção de baterias acima dos 50 Kws.

E a propósito da autonomia que considero um dos aspectos mais importantes, o que acontece é que a esmagadora maioria dos consumidores, associa a funcionalidade e utilidade do automóvel eléctrico à sua autonomia, porque sabem que recarregar pode tornar-se difícil e demorado. Ou seja não compram se for demasiado baixa ( para mim 200 a 250 Kms é demasiado baixa) A Tesla deu também uma contribuição para isso ao propor o Tesla S em três versões de autonomia de 40KW (220 Kms), 60 KW (330 Kms), 85 KW (450 Kms) e, a versão de 40 KW, a mais barata, só vendeu 4% e acabou por não justificar a produção. Ou seja, a versão mais barata foi a que vendeu menos. Ver mais aqui:
http://techcrunch.com/2013/04/01/tesla-kills-the-entry-level-40-kwh-model-s-citing-poor-demand/

Daqui se percebe que a oferta dos grandes construtores de automóveis, no caso dos eléctricos (autonomias abaixo dos 200Kms) é de modo a não vender grandes quantidades, o que mantém a tecnologia no ciclo vicioso que falei em cima. Não ganhando escala não pode ser mais barata nos tempos mais próximos, e assim continuará a não ser acessível para a maioria dos consumidores. Exactamente o que lhes interessa e a nós consumidores não interessa nada.

O que acho mais censurável é a atitude da maioria dos construtores automóveis que são empresas muito poderosas em termos económicos, como muita capacidade de lobbing a nível governativo e informativo (são eles que dão uma grande parte da informação sobre a evolução automóvel) mas em termos ambientais só fazem o mínimo para parecer que fazem algo. Devo ressaltar que os construtores Japoneses demonstram serem os mais afoitos e estão a destacar-se pela positiva.

Outro ponto que devo ressalvar é que o emergir da Tesla só foi possível porque a administração Obama financiou parte do projecto que com uma administração conservadora (mais protectora dos interesses petrolíferos) provavelmente não ocorreria.

Mas no fundo, nós consumidores vamos ter uma palavra importante ao decidir qual o automóvel comprar no futuro. Por mim para já, opto por um usado com um motor eficiente que já existiam à dez anos atrás.
Agora a maioria dos automóveis novos são muito volumosos, pesados e pouco aerodinâmicos o que em termos ambientais é uma tendência errada pois acarretam maior consumo energético e por isso maiores custos a todos os níveis.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 1/9/2013 14:58

Al_Trader Escreveu:Esperemos que avancem na autonomia que é o aspecto que falta para aumentarem as vendas


Eu tenho visto o debate acima e embora não discordando de ti tanto como quem contigo debateu há realmente alguns pontos em que ambas as partes são inflexíveis. No que diz respeito à autonomia e concordando contigo que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas, quase como só para dizer que fizeram algo "verde" sem nunca realmente apostar na tecnologia, tb compreendo que como negócio eles vão para o mais barato (mesmo que seja no curto prazo e fazer um sistema tipo Gillette, em que o aparelho é barato no inicio mesmo que as lâminas que se vão comprar no futuro sejam caríssimas). No fundo são negócios e o objectivo é manter um cashflow, e as oficinas de marca tb fazem parte do negócio :-$

Ou seja, mesmo que no curso de vida de veículos eléctricos possam ser mais baratos o preço do carro é que um enorme entrave. Por isso discordo quando dizes que é só aumentarem a autonomia para aumentarem as vendas. Há carros a GPL com MAIS autonomia que os a gasolina, preço igual (ou mais barato devido a promoções das marcas com vista a implementa-los) e preço semelhante a manutenção e que não vendem. Gostaria de saber se realmente achas que se aumentassem a autonomia para 500 km dos carros eléctricos era o suficiente.

Ainda há poucos postos, tinham de fazer recargas mais rápidas, os carros tinham de ser no máximo do mesmo preço etc etc

O problema de uma tecnologia "nova" que vem substituir uma implementada é que tem de ser muito melhor que a actual para conseguir singrar. Não digo que seja melhor em termos ambientais etc (se bem que a cena da criação das baterias que o Marco referiu é um grande problema desde há muito tempo). A questão é que a maioria das pessoas não se preocupa com as vantagens ambientais e só quer saber do $. Enquanto não houver vantagens de $ em ter um eléctrico não se vão conseguir implementar. Nem com 1000 Km de autonomia.

P.S. - Sim, eu adorava ter um Model S, mas está fora do meu bolso :( Estou curioso com o que eles vão fazer no modelo "Budget" que referem que pretendem fazer. 30 mil euros já me dá para comprar um VW Sirocco, espero que seja algo dentro no mínimo de um polo pk aqueles leaf e afins são carros de que não gosto nada.

P.S.S. Tens feito ENORMES avanços e descobertas em termos de baterias( 2 Scientists Accidentally Discover A World-Changing Super Material), vamos ver como será o futuro dentro de 10 anos :wink:
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/8/2013 20:26

Nissan avança no mercado americano onde irá propôr em breve um total de 5 modelos

e

Propõe sistema de carregamento por indução

Esperemos que avancem na autonomia que é o aspecto que falta para aumentarem as vendas

Ver:
http://www.autohoje.com/index.php/noticias/noticias/item/100374-nissan-tera-dois-novos-modelos-eletricos
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/8/2013 11:31

Al_Trader Escreveu:Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ?

Desculpa lá Atomez mas minha pergunta é legítima e eu pensava que estavamos a debater mas afinal, não queres debater este assunto em profundidade.

Atomez Escreveu:Essa pergunta é tão ridícula como esta -- "porque é que os grandes construtores não fazem todos Ferraris?"

Certamente compreendes que carros de $100 000 ( que era do que estavamos a falar) ou de $1 000 000 não se vendem no mesmo número e também, o prestígio associado a certas marcas têm muito valor no mercado automóvel.

Atomez Escreveu:O que me interessa quando precisar de comprar ou alugar um carro é saber o que há no mercado e escolher o que mais me interessa. Tal como outro produto ou serviço qualquer.

Tocas outra vez no "ponto sensível". Dizes que queres escolher mas se quisesses comprar um Tesla S cá em Portugal não o tens disponível neste momento. Mas se fosse por exemplo o grupo Daimler a monta-lo provavelmente já o terias dispónivel. Não achas que afinal as tuas escolhas estão condicionadas ?! Pois estão.

Atomez Escreveu:O meu poder é a liberdade de usar o meu dinheirinho de acordo com os meus interesses.

Ora ainda bem que pensas assim (afinal o que tu chamaste de voluntarismo pode ter influência) mas tens de compreender que a tua "liberdade" é limitada aos modelos disponíveis e é nisso que devemos influênciar.

Já o mercado financeiro é bem mais aberto e as acções da Tesla estão em forte alta e as dos fabricantes de carros de combustão arriscam-se a fazer a trajectória inversa.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 27/8/2013 0:20

Al_Trader Escreveu:Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ?

Essa pergunta é tão ridícula como esta -- "porque é que os grandes construtores não fazem todos Ferraris?"

Não sei, não faço ideia e francamente não me interessa. Muito menos consigo "entrar" na mente dos responsáveis para descortinar as suas boas ou más motivações.

O que me interessa quando precisar de comprar ou alugar um carro é saber o que há no mercado e escolher o que mais me interessa. Tal como outro produto ou serviço qualquer.

O meu poder é a liberdade de usar o meu dinheirinho de acordo com os meus interesses.

Comprar ações da Tesla, por exº.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/8/2013 0:03

Atomez

Estás enganado, não tenho problemas com as leis da física que tu tanto invocas. Já neste tópico tínhamos concluído que o Tesla S é um carro grande que permite instalar uma bateria grande.

Tu é que não queres perceber algo que realmente não é assim tão simples. O Tesla S custa muito dinheiro (aprox. 100 000 USD) e é difícil comprar na Europa mas tem mercado e não vendem mais porque ainda não os conseguem produzir.

Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ? Talvez queiras rever o que escrevi acima acerca das razões do "comprometimento" da industria automóvel com os motores de combustão.

Outro aspecto que também não queres perceber é que as tecnologias na sua fase emergente são tendencialmente mais caras. É o caso dos automóveis eléctricos e, por isso numa primeira fase, deve ser apontada aos segmentos mais altos do mercado, para a tecnologia poder evoluir e ir ficando mais barata como está a fazer a Tesla.

Infelizmente temos de ficar à espera do embaratecimento da tecnologia, mas pôr pressão na industria automóvel pode ajudar a diminuir esse tempo. Pelo vistos achas que não tens influência mas eu acho que tenho e cada um de nós faz o seu percurso.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/8/2013 20:33

Al_Trader Escreveu:... a maioria das pessoas não compra um automóvel para fazer 90% dos percursos (como diz o Atomez) e nos outros 10% não está servido, para mais sendo os percursos maiores

Eu comprava.

Aliás, comprei. Tenho um Smart que serve lindamente para os tais 90% e se o Smart elétrico fosse ao mesmo nível de preço comprava já um desses.

Para as deslocações mais longas alugo um carro maior ou troco com um familiar ou amigo para essa viagem.

Al_Trader Escreveu:...
Assim, nós clientes informados e conscientes é que podemos ajudar a mudar as atitudes dessas empresas que lucram com a poluição e com os carros que nós compramos. Como ? Perguntando nos stands pelos automóveis eléctricos e quando existem, perguntar porque têm tão pequena autonomia. Se eles disserem que não existem mostrem-lhes os Tesla ou os BYD (novos taxis eléctricos para Londres.

Pois claro, e eles dizem "então faça favor, vá comprar um Tesla!"

Se eu fosse um multibilionário filantropo, até ia. Mas infelizmente...

Mas na República Democrática Popular da Califórnia isso até é capaz de resultar:

Tesla Outsells Ten Major Car Companies In California

Tesla Motors has been making headlines recently, and there is still more good news for the electric car manufacturer. Quartz reports Californians bought more Teslas in June than Buicks, Cadillacs, Chryslers, Fiats, Jaguars, Land Rovers, Lincolns, Mitsubishis, Porsches or Volvos. Tesla's only current model, the Model S, beat each of these manufacturers full lineups in June and captured 12-percent of California's luxury sports category, according to Polk data.


Nós, consumidores, é que temos de "incentivar" a indústria a produzir autos elétricos??? Isso é um mero voluntarismo que não leva a lado nenhum.

Pelo contrário, a indústria automóvel é que tem de produzir autos que nós consumidores, o mercado, estejam dispostos a comprar. Isso é do próprio interesse deles e a concorrência se encarregará de fazer surgir a inovação. Quem conseguir produzir autos elétricos com funcionalidade e preço idênticos aos convencionais, vai ganhar bom dinheiro e esse é que é o incentivo que conta.

Mas ainda não percebeste uma coisa muito simples -- maior autonomia = maior bateria = maior preço e maior tempo de recarga. Isto é a realidade da mecânica da física e da química no atual estado da arte. Não depende do que os fabricantes querem ou os consumidores desejam.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Iniciado » 26/8/2013 19:25

Queres ver que os gajos dos stands não sabem que existe a Tesla?
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 26/8/2013 19:08

Como diz o Atomez a tecnologia das baterias é o cerne do problema e claro a autonomia é um dos principais pois a maioria das pessoas não compra um automóvel para fazer 90% dos percursos (como diz o Atomez) e nos outros 10% não está servido, para mais sendo os percursos maiores.

A tecnologia das baterias está a evoluir rapidamente embora praticamente nenhuma dessas melhorias seja proposta pela industria automóvel dos motores de combustão. É uma atitude de desprezo pela tecnologia dos carros eléctricos e pelo degradação da qualidade do ar, que em boa parte é responsável, com a poluição causada pelas centenas de milhões de motores de combustão que produzem com os quais tem bons lucros à dezenas de anos.

Na verdade a industria automóvel têm muitos interesses comerciais em toda a sua cadeia de fornecimento pois um automóvel de combustão é constituído por centenas de peças para as quais são precisas dezenas de empresas que em parte, fazem parte do universo industrial do construtor automóvel. Já no tempo do TPS (toyota production system), que ainda hoje é a base do sistema de produção dos automóveis, empresas de produção de componentes importantes ficavam a funcionar no mesmo parque industrial onde os automóveis eram montados. Muitas dessas empresas eram participadas economicamente pela empresa que montava os automoveis. Ainda hoje é assim que funciona.

A tecnologia dos automóveis eléctricos, vai fazer baixar em muito a necessidade de uma cadeia de fornecimento tão complexa, como a actual da industria automóvel, abrindo o negócio a outras empresas que é outro factor que não lhes interessa nada.

Outro aspecto é o da protecção do mercado pois, lembre-se que a indústria automóvel europeia e americana passou décadas a proteger-se da concorrência com a imposição pelos reguladores (o lobbing funciona) de normas de níveis de emissão de poluição, que com a emergência da tecnologia dos automóveis eléctricos deixam de vigorar ficando o mercado mais aberto.

Assim a melhoria da capacidade das baterias é encarada por esses colossos como uma ameaça. Daí não é de estranhar que as suas atitudes sejam contra a emergência da nova tecnologia. Mas acham que podiam ser contra de forma clara ??!
Evidentemente que não. Pelo contrário, tem de parecer favoráveis pois a nova tecnologia oferece vantagens ( emissões, ruido, diversificação das fontes de energia) mas, na prática, os grandes avanços estão a ser feitos por empresas sem grande experiência na área. Os automóveis eléctricos que os grandes construtores oferecem têm limitações graves - autonomia, tempo de carregamento e até no espaço para bagagens supostamente devido às baterias ocupar muito espaço que como a foto que o mjsreis colocou comprova, é uma falácia, pois um design correcto dos automóveis eléctricos permite ganhar mais espaço útil em relação aos de combustão.

Na tecnologia das baterias não faltam avanços mas para os transformar em produtos comerciais são precisos fortes investimentos, coisa que os grandes construtores tem capacidade mas não têm feito, justamente na área mais importante - a das baterias. Mas há muitos exemplos de avanços. Vejam alguns só dos últimos meses:

Melhoria da capacidade das baterias de iões de litio:
http://en.rocketnews24.com/2013/08/05/j ... apacities/

Neste caso descoberta uma nova tecnologia de baterias para carregar 1000 vezes mais rapidamente as baterias:
http://www.extremetech.com/computing/15 ... mes-faster

Neste caso o numero de ciclos de carga e descarga atinge 5000 vezes:
http://news.stanford.edu/news/2013/june ... 60313.html

Mas como os grandes colossos não se querem mexer a oportunidade está a ser aproveitada pelos pequenos. E a Tesla é o melhor exemplo. Principalmente com o seu modelo Tesla S:
Imagem

http://www.teslamotors.com/models

Esta empresa dá respostas já bastante satisfatórias aos problemas apontados pelo Atomez. Imagine-se como seriam os avanços se os grandes players (leia-se grandes construtores automóveis) quisessem o progresso da tecnologia dos automóveis eléctricos.

Assim, nós clientes informados e conscientes é que podemos ajudar a mudar as atitudes dessas empresas que lucram com a poluição e com os carros que nós compramos. Como ? Perguntando nos stands pelos automóveis eléctricos e quando existem, perguntar porque têm tão pequena autonomia. Se eles disserem que não existem mostrem-lhes os Tesla ou os BYD (novos taxis eléctricos para Londres http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias%2FDetalheNoticia%2Ftabid%2F118%2FitemId%2F13091%2FDefault.aspx).

Isto já vai muito longo e sem ter falado do papel da industria petrolífera e dos próprios governos neste contexto. Fica para a próxima.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mjsreis » 26/8/2013 16:16

É tão mentira os fabricantes de VE dizerem que os seus veículos são zero emissões quanto os valores das emissões dados pelos fabricantes de veículos com motores de combustão. É que para estes últimos também é necessário contar com as emissões da extração do petróleo, transporte até à refinaria, refinação e transporte até às bombas de combustível. Os veículos em si são zero emissões e é apenas isso que é publicitado, não vejo mal nenhum nisso. O resto está fora do controlo de quem produz o carro.

No meu entender o principal problema para a saúde pública, pelo menos a curto e médio prazo, não são as emissões de CO2. Nas concentrações em que é expelido para a atmosfera pelos veículos de combustão não causa problemas de saúde. Já as partículas emitidas por veículos diesel e os precursores de ozono como NOx e CO emitidos pelos motores de combustão são um sério problema de saúde pública nas cidades. Recentemente fui a Londres e percebi porque é que eles têm de pagar 10 libras por dia para circular em Londres, exceto se forem veículos com menos de 75gCO2/km (basicamente só os elétricos encaixam nesta isenção). A poluição é insuportável.

Acerca da autonomia dos elétricos, é um facto que quanto maior for a autonomia maior será a aceitação. Mas neste momento essa autonomia extra tem um preço que a maior parte não está disposto a pagar ou não pode pagar. A Nissan não coloca mais energia no Leaf por essa razão, além de que o carro não está preparado para tal. Apesar de tudo o Leaf tem muito em comum com um automóvel convencional, de modo a minimizar custos de desenvolvimento e peças que podem ser utilizadas em muitos modelos. A Tesla tem um desenho radicalmente diferente de tudo o que foi feito até agora com o chassis tipo prancha de skate (skateboard design), que permite um muito melhor aproveitamento do espaço de modo a colocar a bateria massiva de 85kW.h. O i3 da BMW tem um chassis semelhante à Tesla, mas é um carro consideravelmente mais pequeno.

Imagem
Tesla Skateboard

Este chassis permitiu que recentemente o Model S tivesse o melhor resultado de sempre em crash tests realizados pela NHTSA dos EUA. As vendas da Tesla este ano têm andado nos EUA a par com as vendas do Leaf e do Volt, o que é incrível para carros de segmentos tão díspares. Daí até dizer que é o carro mais vendido no segmento vai uma grande distância... No segmento dos elétricos de luxo, obviamente, mas no segmento dos carros de luxo ainda falta bastante. A não ser que seja comparado com os modelos topo de gama, como o Mercedes classe S ou o BMW série 7. Mas na minha opinião o Model S está mais no segmento do BMW série 5 ou Mercedes classe E, e aí fica claramente abaixo em vendas.

Acho ridícula a ideia de que há um pacto ou interesses escondidos que fazem que as marcas não lancem carros elétricos a torto e a direito. É um investimento muito grande em desenvolvimento que as empresas têm de fazer e os preços das baterias não permitem as autonomias que a maior parte das marcas acha necessário para conseguirem ter modelos competitivos. Penso que nos modelos de segunda geração, lá para 2015 ou 2016 já teremos autonomias mais interessantes em modelos do segmento C e começarão a aparecer opções de tamanho da bateria como a Tesla possui. Talvez no i3 já seja possível fazê-lo, uma vez que utiliza uma arquitetura de chassis semelhante à Tesla, e num restyling possa oferecer mais capacidade da bateria. No Leaf não há essa possibilidade, embora haja utilizadores Leaf nos EUA que reportem mais capacidade da bateria no modelo de 2013 do Leaf (67,5Ah contra os 66Ah dos modelos anteriores), isto por ganhos na densidade de energia. Mas são ganhos praticamente insignificantes.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 25/8/2013 18:57

A reduzida autonomia dos automóveis elétricos não é um dos seus principais problemas.

Isto porque mais de 90% das deslocações diárias de todos os automóveis são de menos de 60 km.

Os principais problemas dos automóveis elétricos, no estado atual da tecnologia, são (por esta ordem):

1 - preço muito mais alto que os autos convencionais (devido ao alto custo das baterias)

2 - tempo de reabastecimento (tecnologia das baterias)

3 - disponibilidade de pontos de reabastecimento

Ou seja, os principais problemas têm que ver com a tecnologia das baterias. A atual -- iões de lítio -- apesar de ser muito melhor que as anteriores, claramente ainda não é a resposta.

É natural que venham a aparecer tecnologias de baterias melhores e mais baratas e isso é ativamente investigado porque se aplica a todo o tipo de aparelhos elétricos e eletrónicos portáteis.

Mas no presente a situação é a que temos, no futuro logo se verá.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/8/2013 10:25

Amigo do ambiente é um tipo ter paineis fotovoltaicos a fazer par com um tesla. \:D/

Tens razão VirtuaGod (edit: tinha confundido o comentário. O seu a seu dono :) ) esse será um novo paradigma na produção/consumo de energia. E representa o início da nossa libertação dos senhores do petróleo.
A Tesla já está também a encaminhar-se nessa direcção com as suas estações de carregamento rápido ( permitem carregar 300Km em 30 min ou trocar a bateria em 90 seg.) parte dessa energia é de origem solar e gratuita para os seus clientes! Vê aqui:
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/megacarregador-da-tesla-garante-combustivel-limpo-e-gratuito ou aqui
http://www.teslamotors.com/supercharger
A Tesla está a instalar uma rede de carregamento deste tipo nos EUA e Canadá para servir os seus clientes.

Neste entretanto os grandes construtores de carros poluidores fazem propostas de carros eléctricos com autonomia ridícula - que naturalmente se vendem pouco - impedindo a evolução que como a Tesla e outras pequenas empresas provam ser possível apesar de recursos muito mais pequenos.

Claro que a tecnologia ainda é cara mas já ao nível dos carros de luxo e SUVs enormes de combustão que andam por aí a poluir sem pagarem por isso.
Editado pela última vez por Al_Trader em 26/8/2013 18:12, num total de 1 vez.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/8/2013 22:16

MarcoAntonio Escreveu:As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%.

A nível mundial, solares e eólicas representam menos de 1% de toda a energia elétrica produzida. Isto apesar de todos os subsídios e facilidades que têm.

Ó Al_Trader, só te digo isto -- se os automóveis elétricos fossem económica e praticamente competitivos, eu já tinha um.
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