Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 24/8/2013 18:08

Al_Trader Escreveu:Com valores de 2008, certamente muito desactualizados, dizes:


Consulta os relatórios anuais da EIA. Estes valores progridem muito lentamente de ano para ano.

Os números não estão muito desactualizados, a diferença não é significativa de 2008 para cá. Peguei naqueles porque eram os que estavam mais à mão, a diferença não é significativa/relevante. Eu referi que os valores teriam variado ligeiramente de 2008 para cá, note-se.


Al_Trader Escreveu:Como consegues dizer com valores de 2008(!) que 18% menos de poluição é quase nada - Isto é que é a tua racionalidade ??!


Presta atenção ao que escrevi. O carvão é o que mais polui e/ou o mais nocivo e é o mais utilizado na geração de energia eléctrica a nível mundial. Apenas 5.5% tem origem no petróleo e outros 21% tem origem no gás (que por sua vez polui menos). A relação não é directa, como a que estás a tentar estabelecer, é mais complexa.

Acalma-te um pouco e lê mais atentamente o que estou a escrever (incluindo o que está em parentisis) antes de me começares a atacar.


Al_Trader Escreveu:A tua visão é a dos Velhos do Restelo muito conservadora e "main stream" e que não quer ver para além da linha do horizonte mas que está ao nosso alcance.


Tu não conheces a minha posição nem sabes objectivamente o que eu penso.

Depois de te ter corrigido em n pontos ao longo de várias páginas, transformaste isto no desporto de me atacar a torto e a direito...

Este teu último post é um bom exemplo disso mesmo. Ainda assim, tive a cordialidade de te responder.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38813
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 24/8/2013 17:57

Marco António

Porque será que tens uma posição tendenciosa contra a evolução da tecnologia dos carros eléctricos, querendo sempre impor aqui no forum a tua opinião "racional e desapaixonada", chegando ao ponto de usar inverdades. Isso mesmo inverdades, senão vejamos:
Dizes sem contestualizar:
veículos "emissão zero" é e sempre foi mentira, um mito e um engano

Por acaso ignoras os problemas de poluição no ar em muitas cidades devido à poluição causada por dezenas de milhar de veículos. Podes ver aqui por exemplo:
http://discovermagazine.com/2013/julyaug/19-californias-air-pollution-causes-asthma-allergies-and-premature-births#.UhjTqNJwqMU
Não consideras importante para, promover a nova tecnologia e para diminuir estes problemas, usar a expressão " emissão zero", para que se vendam veículos eléctricos e possam vir a ser mais baratos. Pois olha que para as pessoas que lá vivem faria muita diferença no ar que respiram mas claro, pelo teu ponto de vista "racionalidade" acima de tudo, e o que conta, mais são os custos aparentemente mais baixos (os de saúde das pessoas e da cidade em geral vão para outra parcela) de usar uma tecnologia velha e caduca que suja o ar e está a alterar o clima - outro custo que é esquecido no uso dos combustíveis fosseis.

Com valores de 2008, certamente muito desactualizados, dizes:
As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%

E a seguir:
E para além das emissões geradas para produzir a electricidade que os veículos eléctricos utilizam (o que faz com que na prática emitam quase o mesmo que os outros)

Como consegues dizer com valores de 2008(!) que 18% menos de poluição é quase nada - Isto é que é a tua racionalidade ??!

Nunca te vejo falar na poluição causada na produção do motor de combustão que tem muito mais peças que um motor eléctrico que "consume" óleo e liquido refrigerante toda a sua vida útil - mais poluição, caixa de velocidades - mais umas dezenas de peças e lubrificante, tubagens de vários tipos, radiador, alternador, correias de transmissão, tudo peças que desaparecem com os veículos electricos e claro a poluição inerente a produzi-las. Só falas da bateria dos veículos eléctricos!?

A tua visão é a dos Velhos do Restelo muito conservadora e "main stream" e que não quer ver para além da linha do horizonte mas que está ao nosso alcance.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 24/8/2013 16:02

SergioS12 Escreveu:
Atomez Escreveu:Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...



Sem querer entrar nas questões dos subsídios e apoios e assuntos relacionados, foi verificar a minha última factura da EDP e da informação nela constante (e no pressuposto de estar correcta), 55% da energia consumida provém de energias renováveis, sendo 44% de energia eólica.



Para além desses valores variarem ao longo do ano, dizem apenas respeito a Portugal (que é um país líder em termos de aposta nas renováveis, solar e eólica, o que faz com que tenhamos electricidade bastante cara também e já agora sublinhe-se ainda em cima de um déficit tarifário que ainda vamos pagar no futuro... cada português tem umas centenas de euros de electricidade por pagar).

A nível mundial, os números são completamente diferentes.

Em 2008 os valores eram estes (variaram ligeiramente de então para cá):

Carvão - 41%
Gás - 21%
Petróleo - 5.5%

Sub-total fósseis - 67%

(aproximadamente dois terços do total; destes o carvão é o mais poluente/nocivo e de longe o mais utilizado; o gás é menos poluente, o petróleo fica no meio)

Nuclear - 13%

Sub-total fósseis + nuclear - 80%



As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%.


Convém sublinhar que o slogan dos veículos "emissão zero" é e sempre foi mentira, um mito e um engano. Não existe tal coisa de veículos emissão zero (exceptuando aqueles, eléctricos ou outros, que estejam parados na garagem, esses claro que emitem zero).

E para além das emissões geradas para produzir a electricidade que os veículos eléctricos utilizam (o que faz com que na prática emitam quase o mesmo que os outros) ainda há que somar as baterias, que ao longo de todo o seu ciclo de vida - que começa logo no momento em que se extrai lítio para as produzir - também poluem).

Se os veículos eléctricos poluem mais ou menos é, em si, uma questão debatível. Há quem alegue que poluem mais, há quem alegue que poluem menos (e há quem alegue que não poluem nada mas isso é um completo disparate).



Claro que há n outras maneiras de conseguir impactos semelhantes ou superiores, basta por exemplo "mudar de hábitos" (adoptar condução económica/ecológica) ou escolher automóveis energeticamente eficientes (o que não se esgota nem pouco mais ou menos nos eléctricos... na verdade, escolher um eléctrico de duas toneladas, com cerca de uma tonelada só de baterias de lítio, de ecológico tem muito pouco).

Mas, para conseguir ver isto, é necessário olhar para a questão de forma objectiva, racional, desapaixonada!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38813
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por SergioS12 » 24/8/2013 15:53

VirtuaGod Escreveu:
Atomez Escreveu:
Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

With The Tesla Model S, Elon Musk Has Created A Nice Fossil Fuel Car


Amigo do ambiente é um tipo ter paineis fotovoltaicos a fazer par com um tesla. \:D/



Sem querer entrar nas questões dos subsídios e apoios e assuntos relacionados, foi verificar a minha última factura da EDP e da informação nela constante (e no pressuposto de estar correcta), 55% da energia consumida provém de energias renováveis, sendo 44% de energia eólica.

O tempo dirá, mas creio que o novo paradigma energético relacionado com as renováveis está lançado e é uma questão de tempo. Quanto tempo será, não sei ...

Quem já tem uns anos (como eu) recordar-se-á que os automóveis a gasóleo há uns anos atrás eram uns "charutos" - deitavam muito fumo, para pegar de manhã era um problema :wall: ... enfim.

Hoje em dia, um diesel com mais de 200 CV é relativamente comum, chega aos 250 km/h num ápice e gasta +/- 7 lts / 100 km.

Pessoalmente tenho um veículo desses, e pondero seriamente numa próxima substituição, um veículo "misto" eléctrico e motor de combustão.

Como tudo na vida, é necessário "dar tempo ao tempo" ...

Ahhhh, e entretanto a Tesla continua com muito bom aspecto .... se calhar vou por uns "ovos" nela :mrgreen:
Editado pela última vez por SergioS12 em 24/8/2013 16:23, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por db7 » 24/8/2013 10:54

Al_Trader Escreveu:Que o futuro da mobilidade é eléctrico, não tenho qualquer dúvida.

Tu referes-te às formas primárias de energia que são consumidas para produzir electricidade, que todos nós sabemos são como dizes de origem fóssil. Isso não vão mudar instantaneamente.

Mas certamente não ignoras que a contribuição das energias renováveis é cada vez maior e existe uma diversificação das origens cada vez maior. E isso é que é preciso fazer para não estarmos a consumir a energia fóssil tão rapidamente, situação agravada devido ao consumo mundial continuar a subir como certamente sabes. Assim diversificação é urgente para abrandarmos nesta correria doida de desenterrarmos os hidrocarbonetos fósseis e os "queimarmos" atirando o carbono para a atmosfera.

Assim a tecnologia de carros eléctricos é importante ser desenvolvida pois utilizando a electricidade para nos movermos, como tu próprio dizes, 1/3 dessa energia já não é de origem fóssil, enquanto que com os carros de combustão, usamos 100% de origem fóssil.

Depois há outros factores pois se tiveres um carro eléctrico vais poder até carrega-lo em casa se tiveres espaço para instalar sistemas de geração e acumulação de electricidade. Não vamos continuar "agarrados" ao lobbie do petróleo e dos impostos sobre os combustíveis como nós todos estamos. O preço da electricidade não está sujeito a variações tão fortes pela sua origem já muito mais diversificada.

Depois a poluição causada, é produzida de forma centralizada - nas centrais eléctricas, fábricas das baterias, de aerogeradores, etc - onde pode ser mais controlada e tratada pois, se reparares, em termos de poluição causada pela mobilidade ainda estamos como à algumas décadas em termos de saneamento básico; cada um produz a sua poluição e fa-la desaparecer por si - como quando cada casa tinha a sua "fossa e sumidouro", quando à muito se concluiu que era melhor concentrar essa poluição para poder ser recolhida e tratada. Com a poluição originada pela mobilidade também temos de evoluir nesse sentido.

Em resumo: que a mobilidade eléctrica tem muitas vantagens para nós consumidores Portugueses, também não tenho dúvidas, e acho que devemos lutar por isso e deixar de engordar os senhores do petróleo e da industria automóvel que só nos empobrecem.


O que escreves talvez funcionasse num mundo perfeito, mas no que toca a impostos para o consumidor algo ia ser inventado pelo estado para rapidamente as receitas serem iguais ou até superiores (isto com artimanhas e alguma imaginação).

Na minha óptica a vantagem é dos carros eléctricos é acabar com o poder daqueles países que o produzem. São países demasiado perigosos, que influenciam negativamente o mundo inteiro. Mas o lobby de que falas não deixara avançar o "eléctrico" tão cedo. :twisted:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 281
Registado: 13/7/2011 8:39
Localização: Braga

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 24/8/2013 0:51

Atomez Escreveu:
Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

With The Tesla Model S, Elon Musk Has Created A Nice Fossil Fuel Car


Amigo do ambiente é um tipo ter paineis fotovoltaicos a fazer par com um tesla. \:D/
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 23/8/2013 19:49

Que o futuro da mobilidade é eléctrico, não tenho qualquer dúvida.

Tu referes-te às formas primárias de energia que são consumidas para produzir electricidade, que todos nós sabemos são como dizes de origem fóssil. Isso não vão mudar instantaneamente.

Mas certamente não ignoras que a contribuição das energias renováveis é cada vez maior e existe uma diversificação das origens cada vez maior. E isso é que é preciso fazer para não estarmos a consumir a energia fóssil tão rapidamente, situação agravada devido ao consumo mundial continuar a subir como certamente sabes. Assim diversificação é urgente para abrandarmos nesta correria doida de desenterrarmos os hidrocarbonetos fósseis e os "queimarmos" atirando o carbono para a atmosfera.

Assim a tecnologia de carros eléctricos é importante ser desenvolvida pois utilizando a electricidade para nos movermos, como tu próprio dizes, 1/3 dessa energia já não é de origem fóssil, enquanto que com os carros de combustão, usamos 100% de origem fóssil.

Depois há outros factores pois se tiveres um carro eléctrico vais poder até carrega-lo em casa se tiveres espaço para instalar sistemas de geração e acumulação de electricidade. Não vamos continuar "agarrados" ao lobbie do petróleo e dos impostos sobre os combustíveis como nós todos estamos. O preço da electricidade não está sujeito a variações tão fortes pela sua origem já muito mais diversificada.

Depois a poluição causada, é produzida de forma centralizada - nas centrais eléctricas, fábricas das baterias, de aerogeradores, etc - onde pode ser mais controlada e tratada pois, se reparares, em termos de poluição causada pela mobilidade ainda estamos como à algumas décadas em termos de saneamento básico; cada um produz a sua poluição e fa-la desaparecer por si - como quando cada casa tinha a sua "fossa e sumidouro", quando à muito se concluiu que era melhor concentrar essa poluição para poder ser recolhida e tratada. Com a poluição originada pela mobilidade também temos de evoluir nesse sentido.

Em resumo: que a mobilidade eléctrica tem muitas vantagens para nós consumidores Portugueses, também não tenho dúvidas, e acho que devemos lutar por isso e deixar de engordar os senhores do petróleo e da industria automóvel que só nos empobrecem.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 23/8/2013 17:24

Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

With The Tesla Model S, Elon Musk Has Created A Nice Fossil Fuel Car
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 23/8/2013 15:27

Finalmente começa-se a ouvir falar cá do Tesla S. Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.
Vejam mais aqui:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/carro-mais-seguro-do-mundo-quebra-maquina-de-testes

em referencia a: http://www.teslamotors.com/

acrescento ainda o relatório da empresa do 2º trimestre de 2013
http://files.shareholder.com/downloads/ABEA-4CW8X0/2145371887x0x682962/f9e27702-90ed-4516-a16e-dc720c411089/Q2%2713%20Tesla%20Motors%20Shareholder%20Letter.pdf

O sucesso desta empresa, a Tesla, é uma vergonha para os construtores de automóveis que estão agarrados aos motores de combustão que nos poluem o ar e o mar e que estão a alterar-nos o clima que pode ser catastrófico para os nossos filhos.
É isso que queremos deixar para as gerações futuras ?? Certamente que não queremos ser relembrados como a geração que mais poluição deixou.

O futuro é eléctrico !!
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por SergioS12 » 13/8/2013 17:10

Não sei se tem acompanhado a TESLA, peço desculpa não colocar lá o gráfico, mas para "vermos" qual é a perspectiva dos investidores / mercado, sobre os carros eléctricos, vejam a evolução da cotação da Tesla.

:shock: é verdade, já multiplicou por 4 o seu valor em bolsa desde o início do ano.

Não tenho tido coragem para entrar neste título ... :oops:

Se tiverem curiosidade vejam o site da Tesla Motors.
Anexos
2013-08-13_Tesla-Mortors_TF_Semanal.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 436
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Elias » 13/8/2013 16:12

Os carros eléctricos
MIGUEL PIMENTEL 01/08/2013 - 12:30
publico.pt

Em 1879, Thomas Edison construiu a primeira lâmpada convencional comercializável. Cerca de um ano e meio depois, Ayrton e Perry criam o primeiro carro eléctrico, três anos antes do primeiro automóvel a combustão interna. Hoje, 130 anos passaram e ainda falamos na indústria dos carros eléctricos com uma mão cheia de dúvidas. A questão é até quando!

Todos sabemos da dificuldade em começar um novo negócio. Muito mais complexo é lançar uma nova indústria baseada num produto cuja utilização altera a vida de meio mundo e belisca tantos interesses instalados. É o caso dos carros eléctricos. Haveria uma dificuldade evidente de “ameaça” à indústria dos petróleos, cuja retaliação se tornou visível no financiamento das campanhas para evitar uma rede pública de abastecimento dos carros eléctricos, mas este é só um exemplo. Ainda hoje, que tantas empresas já investiram nesta indústria, temos a dúvida se o futuro dos carros eléctricos passará pela massificação e substituição do tipo de automóveis que usamos hoje ou se se limitará à construção dos carritos que vemos nos campos de golf e pouco mais.

Na minha opinião é um processo irreversível, daqui a uma dúzia de anos 10% dos automóveis serão eléctricos, primeiro, caros, porque será moda, depois, económicos, por economia e necessidade! Para já temos os problemas típicos do arranque da indústria, por um lado a questão das infra-estruturas para o abastecimento e por outro o custo elevado dos carros.

Para que os carros eléctricos se tornem vulgares serão precisas três coisas: primeiro uma autonomia razoável, pelo menos à volta dos 500 ou 600 Km, segundo uma infra-estrutura que permita o carregamento rápido e por último um preço razoável. Parte disto até já temos mas precisaremos de uns dez anos para que as implícitas economias de escala permitam a venda destes carros a um preço verdadeiramente interessante.

Portugal beneficiou dum interesse político que saúdo em relação à questão das infra-estruturas para o carregamento dos carros eléctricos. Parece um pouco um investimento para ninguém, um pouco parecido com a construção de estradas onde quase não passam carros e que tantos euros nos levam. Admito que assim pareça mas o retorno a prazo é inevitável. Temos já disponível uma rede de postos de abastecimento para veículos eléctricos que permite o abastecimento dos carros mediante a utilização de um cartão de carregamento. A cobertura do país já é razoável mas claro que gostaríamos que fosse ainda melhor. É natural que tenha que existir uma componente política numa decisão de aumentar a cobertura da rede para o abastecimento dos carros eléctricos. Se é certo que não faz sentido investir na rede de abastecimento sem um número de carros que o justifique, também não será fácil surgirem interessados em comprar este tipo de carros sem um rede melhor que a actual.

A autonomia média dos carros eléctricos disponíveis no mercado ronda os 200 Km. Não parece assim tanto mas é mais que suficiente para a grande maioria dos automobilistas, que conduzem menos que 50 Km diários. Alguns fabricantes já anunciam autonomias que rondam os 500 Km diários, para além de um sistema mais eficiente de carregamento que permite “encher” metade da bateria em cerca de meia hora.

O preço é o maior entrave para a massificação deste tipo de automóveis. A tecnologia usada na construção das baterias é cara, em especial quando os fabricantes querem oferecer maiores autonomias. Os especialistas na indústria dizem que falta economia de escala para tornarem os carros eléctricos mais baratos, em especial mais baratos que os carros com motores de combustão. Estamos portanto na fase da pescadinha com rabo na boca, os carros são carros e por isso a procura é limitada, para se tornarem mais baratos era preciso que existisse um mercado maior, para existir um mercado maior era preciso que não fossem tão caros.

Claro que a racionalidade económica e ambiental não será o único factor de decisão para quem compra um carro novo. Já nos carros de combustão assistimos a muitos factores não económicos e mesmo não racionais que afectam as decisões de compra. Mas sem dúvida é uma questão de tempo. Os carros eléctricos estão aí, serão cada vez mais e, provavelmente, um dia, serão os únicos!

Consultor em projectos de investimento e seguros de crédito
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 12/8/2013 16:15

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 9/8/2013 0:45

O Tesla S já está a ser entregue na Europa.

Relembre-se que o Tesla S é o automóvel 100% electrico que conseguiu em poucos meses uma boa penetração no seu segmento de mercado nos EUA. É muito caro mas tem boa autonomia entre 300 e 420 Kms e têm boa procura. Ver mais aqui:
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/mercado/tesla-entrega-primeiros-carros-europa-749297.shtml
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 8/8/2013 23:57

Londres a ficar com o ar mais limpo.

O que os maiores construtores "não conseguem"; produzir automóveis eléctricos com autonomias interessantes os chineses também já conseguem. É o BYD e6 que está a ser adotado em Londres para diminuir a poluição. Na verdade os grandes construtores estão a dar oportunidades a que aparecem outros e isso é bom. Ver mais em:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=5251
ou
http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias%2FDetalheNoticia%2Ftabid%2F118%2FitemId%2F13091%2FDefault.aspx
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MWC » 7/8/2013 17:54

Green Price War Breaks Out to Spark Interest in Electrics
By Keith Naughton & Tim Higgins - Aug 7, 2013 5:01 AM GMT+0100
http://www.bloomberg.com/news/2013-08-0 ... trics.html


As the auto industry struggled to recover from the recession, it swore off the deep discounting that destroyed profits and led to disaster. Now, a price war has erupted in the industry’s smallest segment: electric cars.

General Motors Co. (GM)’s $5,000 price cut yesterday on its Chevrolet Volt plug-in electric vehicle came in response to rapid-fire discounting on battery-powered models this year. It began with Nissan Motor Co. (7201) slicing $6,400 off the sticker of its Leaf electric car in January, followed by price cuts from Ford Motor Co. (F) and Honda Motor Co. on their EVs.

That left GM’s Volt alone atop the price ladder for mainstream plug-in electrics. Volt sales sagged 3.3 percent last month and its almost $40,000 sticker price made for a bad comparison on Internet searches of competitors such as the $25,010 Toyota Prius. So GM cut the price to $34,995 on a model on which it already loses money.
“It’s a competitive nightmare out there, so you have to play within the realm of what others are doing,” said Jeff Schuster, a Troy, Michigan-based analyst with researcher LMC Automotive. “The industry has gotten away from price wars in mass use, but in this area, it’s alive and well. You have to play the game.”

Pricing Threat

Detroit has been worried the price-war game will play on a grander stage ever since the yen began plunging last year. That 18 percent drop since October, encouraged by Prime Minister Shinzo Abe, enables Japanese automakers to reduce prices while protecting profits. Nissan has cut prices on seven models in the U.S., while Toyota Motor Corp. (7203) is offering no-interest auto loans and earned a record quarterly profit of $5.7 billion, the most ever by a nonfinancial Japanese company.
So far, the green-car price war amounts to more of a skirmish than an all-out assault because sales of the battery powered cars are so small. Even with all the deals on these high-tech marvels, battery-powered cars will remain a slender slice of the U.S. auto market, according to LMC.
Pure electric vehicles, such as the Leaf and Tesla Motors Inc. (TSLA)’s Model S, will remain less than 1 percent of the market in 2020, while plug-in models like the Volt and Ford Fusion Energi will command just 2 percent of the market by then, LMC forecast yesterday. Gasoline-electric hybrids, such as the Prius, will grow to 5 percent in seven years from 3 percent now, Schuster said.

Government Encouragement

Automakers are pouring billions into developing alternative-powered vehicles in a quest to meet a federal mandate to achieve average fuel economy of 54.5 miles (88 kilometers) per gallon by 2025. California, which sets its own vehicle-emissions rules, has a goal of electric, plug-in and hydrogen-powered cars reaching 15 percent of new-auto purchases by 2025. Nine states, including New York, adopted their own version of California’s rules.
“Government policies can’t force consumers to buy something they don’t want to buy,” said Bailey Wood, senior director for legislative affairs for the National Automobile Dealers Association in McLean, Virginia.
President Barack Obama has predicted there would be 1 million electric cars on the road by 2015, based in part on research by Alan Baum, an independent auto analyst in West Bloomfield, Michigan.
“It’s certainly not going to occur,” Baum said in an interview yesterday. “We’re looking at ’17 or ’18 on that and that’s dependent on a whole lot of other things, like the pricing, the availability and the technology.”

Cost Hurdle

The high cost of alternative-powered vehicles is the biggest roadblock to consumer acceptance, Baum said. Even with the big price cuts and federal tax credits of as much as $7,500, electric cars and hybrids are still thousands more than comparably sized gasoline-powered cars.
“The key selling point of electric vehicles is you’re going to save money at the pump,” said Alec Gutierrez, an auto analyst for researcher Kelley Blue Book. “So when you have a sticker price starting at $35,000 or $40,000 in the case of the Volt, they just don’t present themselves as a tremendous value.”
It can take as much as 12 years to achieve the payoff on the premium for an electric vehicle, LMC calculates.
“That’s just far too long,” Schuster said. “There’s no question that price has to come down in order to get more momentum and more interest in the vehicles.”
Volt Sales
Momentum has been hard to come by for the Volt, a model GM touted as a game changer when it was lobbying for what became a $50 billion bailout to finance its 2009 bankruptcy reorganization. Chief Executive Officer Dan Akerson predicted global sales of 60,000 Volts in 2012, yet the company managed to move only about half that many, including 23,461 in the U.S.
The Volt’s design aimed to alleviate the anxieties electric cars invoke in car buyers. It can run about 38 miles on battery power before a small internal combustion engine kicks in. That gives the Volt a driving range of more than 300 miles, just like a regular car. No running out of juice on the way home.
That novel approach won the Volt accolades such as being voted the 2011 North American Car of the Year by journalists. Consumers have remained cool to the car, buying only when GM piled on the incentives, as it did in June, when discounts totaling $6,195 helped boost sales by 53 percent.

Development Costs

GM had been loath to reduce the Volt’s price because the car cost so much to produce. There is about $9,000 in research and development costs in each Volt, compared to about $1,200 in the average automobile, according to Sean McAlinden, chief economist with the Center for Automotive Research in Ann Arbor.
“You can’t make money that way,” McAlinden said in an interview yesterday.
Akerson said GM expects to reduce the cost of the next generation Volt coming in 2015 or 2016 by $10,000.
“We know we have to reduce costs,” Akerson said during an interview in April. “We’ve got to look at smart ways at getting it better positioned from a price perspective and that means we’ve got to take cost out of it.”
Making money on the Volt would help Akerson’s push to improve GM’s profit margins.
GM’s profit margin of 4.1 percent in 2012 trailed Toyota’s 4.3 percent from its most-recent fiscal year and Ford’s 4.2 percent in 2012. Honda and Nissan both fell shy of the 4 percent profitability mark, at 3.7 percent and 3.6 percent, respectively.

Minimal Damage

Because GM sells so few Volts, its impact on the company’s profit margin will be muted. Last month’s Volt total of 1,788 was close to the average number of Chevy Silverado pickups GM sold in a single day in July.
“The good thing about the Volt and the bad thing about the Volt is that the volumes are low,” said Anthony Pratt, director of forecasting for the Americas at auto researcher R.L. Polk & Co. “If they have to concede on price and lose money on every one, the amount of the revenue lost based on incentives won’t be as significant as a higher volume” vehicle.
The paucity of sales caused GM Chief Economist Mustafa Mohatarem to dismiss talk of a price war in the electric-car market.
“You’re trying to build a market for this technology; that’s all you’re seeing,” Mohatarem said yesterday. “People are trying to figure out, ‘Where is the demand for this technology?’”
One unintended consequence of GM’s Volt price cut: It could annoy the car’s small and loyal owner base, which already paid the stiffer sticker price.
“The price reduction is a great incentive for anyone who’s on the fence about it,” said Isaac Cuevas, a Los Angeles entertainment executive, who bought a Volt in December. “Had I known, I probably would have waited.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 11/1/2011 14:42
Localização: Aveiro

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 7/8/2013 14:06

tonirai Escreveu:
tonirai Escreveu:Muito bom! :clap:
Não diz aí a velocidade média do trajecto? Era interessante saber.

Já agora, se me lembrar de zerar o CdB amanhã, depois posto o consumo do tal trajecto de +- 100 km que faço regularmente - neste caso será Gaia-Resende, pela nacional (N108, N222). Mas o sentido inverso é mais económico.

Como combinado, cá vai... por coincidência, igual ao teu!
Foram 95 km, com velocidade média 48 km/h (trânsito e, sobretudo, as curvas e contra-curvas, não dão para mais).


É precisamente o tipo de percurso que o Prius mais adora..Aponto para um possível consumo nesse percurso na casa dos 3l/100. Mas claro que isto só pode ser confirmando efectuando mesmo o percurso :wink:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 7/8/2013 4:16

Muito interessante, carga elétrica sem fios e em andamento

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por tonirai » 6/8/2013 18:52

tonirai Escreveu:Muito bom! :clap:
Não diz aí a velocidade média do trajecto? Era interessante saber.

Já agora, se me lembrar de zerar o CdB amanhã, depois posto o consumo do tal trajecto de +- 100 km que faço regularmente - neste caso será Gaia-Resende, pela nacional (N108, N222). Mas o sentido inverso é mais económico.

Como combinado, cá vai... por coincidência, igual ao teu!
Foram 95 km, com velocidade média 48 km/h (trânsito e, sobretudo, as curvas e contra-curvas, não dão para mais).
Anexos
IMAG0277.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 6/8/2013 15:26

Baterias: afinal duram mais que o previsto inicialmente

Tendo sido feitos testes às baterias de 52 KWs dos Tesla Roadster vendidos desde 2006, uma entidade independente constatou que, após 100 000 milhas (aprox. 160 000 Kms) as baterias mantêm ainda entre 80-85% da sua capacidade de carga. Verificaram ainda que não foram notados problemas associados a diferenças nos climas. Ver mais aqui:

http://green.autoblog.com/2013/07/15/ro ... -predicts/

Confirmando-se esta informação, a maioria dos utilizadores só vai precisar de uma bateria para a vida útil de um automóvel electrico :clap: e zero de poluição por aí espalhada.
Editado pela última vez por Al_Trader em 6/8/2013 18:58, num total de 1 vez.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 5/8/2013 21:05

sem2006 Escreveu:Viste bem o gráfico que coloquei sobre os custos de manutenção ao fim de 120000km?

Pois foi precisamente nele que baseei a minha afirmação!

Fazendo umas contitas, o custo total de aquisição + combustível + seguros + IUC para 120000km em 10 anos dá 40.000 €

No teu gráfico a diferença de manutenção entre o híbrido e o diesel é de 2100 €, são 5 % do total.

Eis as contas, considerando que a média de consumo quer do diesel quer do híbrido é de 5 l/100:

Preço base + combustível + manutenção (o seguro e o IUC serão iguais para os 2)

Yaris 1.4 diesel confort: 24.250 + 1200 x 5 x 1,45 + 4600 = 37.550

Yaris 1.4 hybrid confort: 25.675 + 1200 x 5 x 1,60 + 2500 = 37.775

Resultado mais equilibrado nem de propósito!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/8/2013 20:03

Atomez Escreveu:
O custo de manutenção é uma pequena fração do custo total do veículo mais o combustível e seguros ao longo da sua vida útil, em termos reais não altera nada.


Viste bem o gráfico que coloquei sobre os custos de manutenção ao fim de 120000km?

Já agora, dentro do tema deste tópico:

http://theelectricgeneration.org/articl ... d-in-2017/
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 5/8/2013 19:36

sem2006 Escreveu:Os valores reais são sempre diferentes daquilo que o fabricante anuncia. Basta dares uma espreitadela ao spritmonitor.

Depois, mais uma vez, estás a esquecer o custo de manutenção. Já aí coloquei uma imagem, onde se via que os custos eram bem diferentes :wink:

É claro que os consumos reais são diferentes dos anunciados. Junte-se mais 1 l /100 ou uns 20% a mais que ficam mais reais.

Seja como for os consumos anunciados servem como termo de comparação entre os vários modelos porque são medidos em igualdade de circunstâncias físicas e de desempenho para todos. Se os consumos anunciados são iguais, os reais são mais altos mas também serão iguais entre si.

O custo de manutenção é uma pequena fração do custo total do veículo mais o combustível e seguros ao longo da sua vida útil, em termos reais não altera nada.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/8/2013 18:35

Os valores reais são sempre diferentes daquilo que o fabricante anuncia. Basta dares uma espreitadela ao spritmonitor.

Depois, mais uma vez, estás a esquecer o custo de manutenção. Já aí coloquei uma imagem, onde se via que os custos eram bem diferentes :wink:
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 5/8/2013 18:12

No site http://www.toyota.pt/ há informação sobre o Auris Diesel e Hibrido.

Vê-se que o híbrido é mais caro 1425€, consome menos em cidade e mais em estrada, o consumo combinado é igual.

Mas o gasóleo é 15% mais barato que a gasolina, por isso o híbrido não compensa. A não ser talvez para quem ande só em cidade.
Anexos
auris.PNG
auris.PNG (19.42 KiB) Visualizado 14154 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por sem2006 » 5/8/2013 17:14

VirtuaGod Escreveu:@sem2006 Que tens a dizer sobre o Auris Hibrido? A minha mãe comprou um a diesel quando eles sairam, posteriormente (ano e meio depois para aí) saiu o hibrido e acabei por ficar meio com inveja. Aquilo é muito parecido com o Prius não é?



É uma excelente opção para quem não quer um carro tão "grande" (comprido) como o Prius :wink: Aponto apenas alguns pormenores - da 1ª geração:

- Ao que parece a qualidade dos materiais interiores da primeira geração do Auris é um bocado mais fraca que o normal, mas nada de muito mau
- Na 1ª geração do Auris Híbrido, as baterias roubavam espaço à mala, sendo que na versão híbrida a mala era mais pequena.

A 2ª geração (a actual) já aparenta ter uns interiores com muita boa qualidade e as baterias estão debaixo dos assentos traseiros, tendo a mala recuperado a sua capacidade global.

Em ambas as gerações, embora sejam ambos mais leves que o Prius, não contam com o factor aerodinâmico do Prius (que dá aquele design ao Prius que muita gente não gosta muito) , daí que os consumos do Prius consigam ser menores.

Tridion Escreveu:Acho que me cruzei com um tópico do sem2006 na autohoje, sobre trocar um carro a diesel por híbrido. :D

Portanto, passado este tempo estás satisfeito, certo?


Super satisfeito 8-) Sem duvida que a tecnologia do futuro são os híbridos, especialmente os híbridos plug-in. Os eléctricos também serão a tecnologia do futuro, mas não do futuro mais mais próximo.
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Burbano, Estriquinina, hfmagalhaes, JoeP, malakas, MPAM, Olhar Leonino, pattern, PAULOJOAO, serdom, Shimazaki_2, slbnnbobadela, tami e 154 visitantes