Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações II

por Midas » 6/8/2013 17:14

Sr_SNiper Escreveu:Mais uma sticada valente para norte nas obrigações do Chipre... 8-)

Qual são teus stops mentais? (Stop-Loss e Profit-Stop)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Sr_SNiper » 6/8/2013 15:48

Mais uma sticada valente para norte nas obrigações do Chipre... 8-)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por AlanTejano » 6/8/2013 8:28

Dialmedia Escreveu:
AlanTejano Escreveu:Muito obrigado Dialmeida.

Sendo assim fará sentido chamar-lhe yield to maturity? Dada a diferente natureza das obrigações perpetuas, será o mais correcto utilizar a mesma métrica ?, ou seja, o referencial deve ser o mesmo?

Em termos matemáticos a fórmula da YTM com períodos a tender para o infinito (perpetuidade) é igual à fórmula da Current Yield que utilizámos acima.

A YTM é uma métrica utilizada para introduzir o efeito preço na valorização do investidor, pois existem obrigações cotadas acima ou abaixo do par e quem as adquirir com o objectivo de as deter até à maturidade vai ter não só o ganho do cupão mas também o ganho/perda da variação do valor da obrigação no momento da compra face ao seu valor nominal.

Ora, como numa obrigação perpétua não é expectável existir o reembolso da obrigação, apenas o cupão, então a YTM acaba por ser igual ao cupão que eu recebo sobre o valor que paguei para receber esse cupão periodicamente, sendo o efeito preço zero.

Se faz sentido chamar YTM (penso que a expressão "maturity" é a que te faz confusão), na minha opinião e do que vejo das bibliografias de mercado sobre obrigações perpétuas, tanto se pode usar YTM ou CY. Na prática, os investidores mais novatos provavelmente estarão mais familiarizados com a YTM do que com a CY que não é tanto utilizada e nas plataformas de investimento (Bancos, corretoras) normalmente é a YTM que é apresentada.

Cumps.

Muito obrigado pela explicação Dialmeida :)
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por bonds4all » 5/8/2013 16:50

Ouvi dizer que o Saxo Bank vai melhorar a plataforma deles (usada pelo Big, Best, Diff, Banif, Carregosa, Montepio, etc, etc) para permitir negociação on-line de obrigações.
Até já vi um screenshot há uns 6 meses. Mas entretanto nunca mais saiu nenhuma informação..

Alguém sabe de alguma coisa? Quando é que será que temos em Portugal uma plataforma decente (e on-line) para negociar obrigações?..

Registado: 24/10/2011 22:20

por Elias » 5/8/2013 14:29

Elias Escreveu:
Osilvas Escreveu:Bom dia,

Alguem consegue perceber a razão porque as obrigações do BANIF não têm negócios nas horas de chamada, mesmo com valores nos cofres possíveis de negociação??!
Em anexo o printscreen...

Cumps,

Pode ter sido excedido o limite máximo de variação da cotação.

Sugiro que procures a ficha do produto no site da Euronext, eles indicam lá para cada leilão quais são os limites de variação admissíveis.

Para o próximo leilão (hoje às 15h30) os limites são 101,30 - 103,30.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sr_SNiper » 5/8/2013 14:04

Nos ultimos 3 dias as obrigações do chipre estão a ter uma valorização relampago...

por Dialmedia » 5/8/2013 13:44

AlanTejano Escreveu:Muito obrigado Dialmeida.

Sendo assim fará sentido chamar-lhe yield to maturity? Dada a diferente natureza das obrigações perpetuas, será o mais correcto utilizar a mesma métrica ?, ou seja, o referencial deve ser o mesmo?

Em termos matemáticos a fórmula da YTM com períodos a tender para o infinito (perpetuidade) é igual à fórmula da Current Yield que utilizámos acima.

A YTM é uma métrica utilizada para introduzir o efeito preço na valorização do investidor, pois existem obrigações cotadas acima ou abaixo do par e quem as adquirir com o objectivo de as deter até à maturidade vai ter não só o ganho do cupão mas também o ganho/perda da variação do valor da obrigação no momento da compra face ao seu valor nominal.

Ora, como numa obrigação perpétua não é expectável existir o reembolso da obrigação, apenas o cupão, então a YTM acaba por ser igual ao cupão que eu recebo sobre o valor que paguei para receber esse cupão periodicamente, sendo o efeito preço zero.

Se faz sentido chamar YTM (penso que a expressão "maturity" é a que te faz confusão), na minha opinião e do que vejo das bibliografias de mercado sobre obrigações perpétuas, tanto se pode usar YTM ou CY. Na prática, os investidores mais novatos provavelmente estarão mais familiarizados com a YTM do que com a CY que não é tanto utilizada e nas plataformas de investimento (Bancos, corretoras) normalmente é a YTM que é apresentada.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Elias » 5/8/2013 11:17

Osilvas Escreveu:Bom dia,

Alguem consegue perceber a razão porque as obrigações do BANIF não têm negócios nas horas de chamada, mesmo com valores nos cofres possíveis de negociação??!

Cumps,

Pode ter sido excedido o limite máximo de variação da cotação.

Sugiro que procures a ficha do produto no site da Euronext, eles indicam lá para cada leilão quais são os limites de variação admissíveis.

por Osilvas77 » 5/8/2013 11:13

Bom dia,

Cumps,
Anexos
BANIF.pdf
(58.64 KiB) Transferido 189 Vezes
Para chegares ao ceu 1º tens que ganhar a terra ( claro ke há sempre atalhos...)!

Registado: 18/6/2004 17:29

por AlanTejano » 4/8/2013 15:37

Dialmedia Escreveu:
AlanTejano Escreveu:Há algum tempo que sigo estes títulos e a liquidez e praticamente nula. Parece ser para esquecer.

Relacionada com o assunto, surgiu-me uma duvida técnica que talvez algum forista me possa ajudar a compreender: Como se calcula a yield de uma divida perpetua?! Não existindo Maturidade, ou melhor, existe, mas sendo infinita como encontro uma yield anualisada ?

Nesse caso a yield to maturity será igual à current yield da obrigação, ou seja:

Current Yield (%) = i / P, onde:

i = Cupão da obrigação
P = Cotação actual da obrigação.

No caso de uma obrigação perpétua que pague um cupão de 4% e esteja a cotar no mercado a 25% do seu preço nominal, a sua current yield será de: 4 / 25 = 16%. Esta também será a rendibilidade (bruta) para quem optar por deter a obrigação "até à maturidade", neste caso, para sempre.

Muito obrigado Dialmeida.

I love this game!

por Dialmedia » 4/8/2013 12:58

AlanTejano Escreveu:Há algum tempo que sigo estes títulos e a liquidez e praticamente nula. Parece ser para esquecer.

Relacionada com o assunto, surgiu-me uma duvida técnica que talvez algum forista me possa ajudar a compreender: Como se calcula a yield de uma divida perpetua?! Não existindo Maturidade, ou melhor, existe, mas sendo infinita como encontro uma yield anualisada ?

Nesse caso a yield to maturity será igual à current yield da obrigação, ou seja:

Current Yield (%) = i / P, onde:

i = Cupão da obrigação
P = Cotação actual da obrigação.

No caso de uma obrigação perpétua que pague um cupão de 4% e esteja a cotar no mercado a 25% do seu preço nominal, a sua current yield será de: 4 / 25 = 16%. Esta também será a rendibilidade (bruta) para quem optar por deter a obrigação "até à maturidade", neste caso, para sempre.

por AlanTejano » 4/8/2013 11:01

Brunomanco Escreveu:PTCON3OE0006

PTCON2OE0007

PTCON1OE0008

PTCON4OE0005

Há algum tempo que sigo estes títulos e a liquidez e praticamente nula. Parece ser para esquecer.

I love this game!

por Reislb » 4/8/2013 10:20

Obrigado pelas respostas.

O que acham destas OTs:
PTOTE6OE0006
PTOTEPOE0016

Apresentam uma yield semelhante e atrativa.

Ou consideram que existem soluções melhores no mercado?

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Texano Bill » 3/8/2013 20:12

Verdade Elias. É só escrever 'PTOT' (ou 'estado' para as perpétuas do tempo da maria cachucha :P ) no campo de pesquisa que aparecem logo as emissões.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Elias » 3/8/2013 19:51

Texano Bill Escreveu:
Reislb Escreveu:Boas,

Quais são os sites que normalmente usam para acompanhar as OT?

Cumprimentos.

Eu uso estes.

Euronext:
https://bonds.nyx.com/trading/eu-trading/bond-directory

Bolsa de Estugarda:
https://www.boerse-stuttgart.de/rd/en/f ... mit=Search

Creio ser oportuno referir que o Prorealtime disponibiliza gráficos para todas as OT portuguesas cotadas na Euronext.

por Texano Bill » 3/8/2013 18:59

Reislb Escreveu:Boas,

Cumprimentos.

Eu uso estes.

Euronext:
https://bonds.nyx.com/trading/eu-trading/bond-directory

Bolsa de Estugarda:
https://www.boerse-stuttgart.de/rd/en/f ... mit=Search

Registado: 20/8/2011 12:52

por Reislb » 3/8/2013 18:26

Boas,

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Dialmedia » 3/8/2013 1:44

Belo achado aquelas obrigações perpétuas emitidas na década de 40, também desconhecia que o Estado tinha disso.

Mas o pouco volume é justificável: As 4 emissões perpétuas juntas totalizam menos de 16 milhões de euros em valor nominal, em valor de mercado é menos de metade desse valor. É provável que a grande maioria esteja perdida algures nalguma carteira de meia dúzia de bancos e seguradoras.

De notar que em escudos o montante original (pelo menos em 2001 quando foram convertidas para Euros) ascendia a 3.147.799.000$ o que na década de 40 acredito que era bastante dinheiro, provavelmente o equivalente a uma emissão de dívida de longo-prazo normal à data de hoje (vários milhares de milhões de euros).

Cumps.

por mcarvalho » 2/8/2013 23:00

O IGCP é a entidade pública a quem compete, nos termos da lei,
assegurar o financiamento e efectuar a gestão da dívida pública directa do
Estado Português.*

*Reparem nas expressões, e na atrapalhação do senhor.*****

*No último minuto, tudo é explicado com uma proposta...* ****

*José Gomes Ferreira no seu melhor….*

*http://www.youtube.com/watch?v=RFEf9_swh3s*****

se calhar .. não é o melhor tópico para colocar isto ... mas
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Sr_SNiper » 2/8/2013 16:22

Aqui estão as de 2020
Anexos
zypern.bmp
zypern.bmp (325.83 KiB) Visualizado 8093 vezes
ch.JPG
ch.JPG (15.35 KiB) Visualizado 8090 vezes

por Sr_SNiper » 2/8/2013 14:38

Reiposto Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:As obrigações do CHipre dão mais dores de cabeça do que guito... Mas lá vão andando...

Compra Grécia :shock: olha que já fui muito feliz com as obrigações da Grécia neste momento ainda tenho algumas e estão com saldo positivo vamos ver

Já tenho a minh percentagem em obrigações altamente especulativas, não me quero expor mais, só quando vender estas é que penso noutras destipo...

por Reiposto » 2/8/2013 14:31

Sr_SNiper Escreveu:As obrigações do CHipre dão mais dores de cabeça do que guito... Mas lá vão andando...

Compra Grécia :shock: olha que já fui muito feliz com as obrigações da Grécia neste momento ainda tenho algumas e estão com saldo positivo vamos ver
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por Sr_SNiper » 2/8/2013 12:27

As obrigações do CHipre dão mais dores de cabeça do que guito... Mas lá vão andando...

por Sr_SNiper » 1/8/2013 16:49

Reiposto Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:E as obrigações do BANIF? Até eu estou com medo disso... nem sei se meto uns trocos lá ou não

A esta hora acho que já estavam a 100,50 ou muito perto disso.

Isso foi ontem, agora só existe ordem de venda a 105% lol, 105%

por Reiposto » 1/8/2013 16:45

Sr_SNiper Escreveu:E as obrigações do BANIF? Até eu estou com medo disso... nem sei se meto uns trocos lá ou não

A esta hora acho que já estavam a 100,50 ou muito perto disso.
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, farami, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 151 visitantes