FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Re: FAQ: Questões de Iniciação
youmeu Escreveu:
- É possível e coerente investir na bolsa principalmente através AT e pouca AF?
sim
youmeu Escreveu:- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?
se fizeres as contas vês que uma comissão de 2 x 5€ sobre uma compra de 500€ acaba por ter um peso significativo
youmeu Escreveu:- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?
sim para a primeira questão; aconselho-te vivamente a operares, enquanto puderes, com uma conta demo para te aperceberes das virtualidades da negociação
menos é mais
É a primeira vez que escrevo e primeiro que tudo gostaria de agradecer a todos pelos conhecimentos que fluem por este forum e pela harmonia que se faz sentir.
Infelizmente sou menor (17) e vou ter de esperar até Abril do ano que vem para começar a investir. Até lá vou ter de me contentar em ganhar o máximo de conhecimento possível quer seja através de livros, de foruns, videos ou plataformas virtuais.
Neste momento tenho 3 questões principais:
- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?
- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?
Atentamente,
Youmeu
Infelizmente sou menor (17) e vou ter de esperar até Abril do ano que vem para começar a investir. Até lá vou ter de me contentar em ganhar o máximo de conhecimento possível quer seja através de livros, de foruns, videos ou plataformas virtuais.
Neste momento tenho 3 questões principais:
- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?
- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?
Atentamente,
Youmeu
The only thing certain is uncertainty itself...
fcortezvaz Escreveu:Boa noite,
Alguém me pode explicar como funcionam ao certo os aspectos fiscais em relação às acções?
Isto é, o que tenho de declarar?
Se durante um ano, só tiver comprado acções e não tiver vendido, preciso de declarar alguma coisa?
R: NÃO
Se tiver vendido com menos valias, preciso de declarar alguma coisa?
R:SIM
A partir de que valor de mais valias sou obrigado a declarar? Tenho de declarar qualquer mais-valia, mesmo sendo de €50?
R: TENS QUE DECLARAR TUDO; QUER SEJAM MAIS VALIAS OU MENOS E INDEPENDENTEMENTE DO VALOR
Agradeço a vossa ajuda ou que me indiquem algum site onde possa ler sobre isto,
R: NO CALDEIRAO HÁ TODOS OS ANOS UM TOPICO DESTES
Obrigado!
Um abraço
Lose your opinion, not your money
Boa noite,
Alguém me pode explicar como funcionam ao certo os aspectos fiscais em relação às acções?
Se durante um ano, só tiver comprado acções e não tiver vendido, preciso de declarar alguma coisa?
A partir de que valor de mais valias sou obrigado a declarar? Tenho de declarar qualquer mais-valia, mesmo sendo de €50?
Obrigado!
Obrigado!
- Registado: 23/3/2013 16:21
JoaoPatrx Escreveu:Boas,
Tenho títulos do BES que apresentavam uma desvalorização muito significativa (+/-45%) e no início de Julho reforcei a posição a fim de baixar o preço médio. Neste momento os títulos da 2.ª compra apresentam uma valorização de 26% o que no geral traduz-se agora numa desvalorização global de 10%.
A minha dúvida é a seguinte, será que deveria vender os títulos da 2.ª compra tendo em conta que acredito que no curto prazo a cotação não subirá significativamente? Ou mantenho a estratégia inicial e espero por retorno a longo prazo?
Cps
Só uma nota, sem comentar a questão de fundo. Ao venderes estarás, legalmente falando, a vender os primeiros que compraste e não os segundos. Isto é importante em termos de declaração de mais valias. First in, First out
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
bem-vindo ao fórum
se postares no tópico do BES atingirás uma maior audiência, mas ninguém tem bolas de cristal
se postares no tópico do BES atingirás uma maior audiência, mas ninguém tem bolas de cristal

menos é mais
Boas,
Tenho títulos do BES que apresentavam uma desvalorização muito significativa (+/-45%) e no início de Julho reforcei a posição a fim de baixar o preço médio. Neste momento os títulos da 2.ª compra apresentam uma valorização de 26% o que no geral traduz-se agora numa desvalorização global de 10%.
A minha dúvida é a seguinte, será que deveria vender os títulos da 2.ª compra tendo em conta que acredito que no curto prazo a cotação não subirá significativamente? Ou mantenho a estratégia inicial e espero por retorno a longo prazo?
Cps
Cps
- Registado: 6/11/2012 12:01
Boa tarde,
Se tivermos uma conta bancária com 2 titulares e através dessa conta forem compradas acções de uma empresa, como funciona depois em termos fiscais? Dividendos e mais-valias são declarados por quem? 50% para cada lado?
Se tivermos uma conta bancária com 2 titulares e através dessa conta forem compradas acções de uma empresa, como funciona depois em termos fiscais? Dividendos e mais-valias são declarados por quem? 50% para cada lado?
MarcoAntonio Escreveu:Pikota Escreveu:Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?
http://www.jornaldenegocios.pt/cotacoes.html
Trata-se do número de acções negociadas durante a sessão.
Muito obrigado pela explicação.
- Registado: 4/2/2010 15:57
Pikota Escreveu:Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?
Trata-se do número de acções negociadas durante a sessão.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?
- Registado: 4/2/2010 15:57
DaniRio Escreveu:Boa tarde,
Alguém sabe se usando a aplicação online da CaixaDirecta (CGD) é possível dar ordem de venda com "preço de disparo" e ao melhor preço?
Ou se quando seleccionamos ao melhor preço não é possível definir um preço de disparo?
Muito obrigado,
Daniel
Se permitir colocar preços stop permite definir o preço a que queres que o preço seja activado. Felizmente já não me lembro bem como funciona a "plataforma" da caixa mas acho que permitia stops para o PSI e não permitia para os restantes mercados.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Zorroslb Escreveu:tiagopt Escreveu:Zorroslb Escreveu:Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado
Acções compradas á mais de 1 ano não pagam taxa de 28% certo ?
A lei foi alterada, o período de detenção de um ano deixou de isentar o pagamento de impostos
Ou seja para o Ano fiscal de 2013, já nao vai existir Anexo G1 ?
bem como as alienações efectuadas nos anos de 2009 e anteriores
relativamente a acções detidas pelos sujeitos passivos durante mais de 12 meses.
Comprei Acções no Ano de 2006 , a quando da Priv da Galp, se as vender este ano, sou tributado ?
Alguém que me responda sff
obnrigado[/quote]
Zorro,
Desculpa mas não consigo ajudar-te, não tenho a certeza.
Boa tarde,
Alguém sabe se usando a aplicação online da CaixaDirecta (CGD) é possível dar ordem de venda com "preço de disparo" e ao melhor preço?
Ou se quando seleccionamos ao melhor preço não é possível definir um preço de disparo?
Muito obrigado,
Daniel
Muito obrigado,
Daniel
- Registado: 23/7/2013 10:49
Zorroslb Escreveu:tiagopt Escreveu:Zorroslb Escreveu:Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado
A lei foi alterada, o período de detenção de um ano deixou de isentar o pagamento de impostos
relativamente a acções detidas pelos sujeitos passivos durante mais de 12 meses.
Comprei Acções no Ano de 2006 , a quando da Priv da Galp, se as vender este ano, sou tributado ?
Alguém que me responda sff
obnrigado
- Registado: 22/3/2011 21:42
Se te referes a colocar a ordem depois do fecho, o melhor é confirmares com o corretora pois isso depende da implementação dos stops em cada caso/plataforma. Há plataformas que nem te deixam colocar o stop se o valor de trigger que estás a colocar já estiver para lá da cotação actual logo para começar...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boa note!
Peço desde já desculpa pela ignorância, mas o meu amadorismo leva-me a colocar este tipo de questões:
- imaginando que uma acção fechou hoje a 0,098€, coloco um stop de compra a 0,10€ e amanhã a cotação abre a 0,103€, a minha ordem não é activada, certo?
Obrigado pela atenção!
Peço desde já desculpa pela ignorância, mas o meu amadorismo leva-me a colocar este tipo de questões:
- imaginando que uma acção fechou hoje a 0,098€, coloco um stop de compra a 0,10€ e amanhã a cotação abre a 0,103€, a minha ordem não é activada, certo?
Obrigado pela atenção!
tiagopt Escreveu:Zorroslb Escreveu:Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado
DaniRio Escreveu:Boa tarde,
Peço desculpa pelas seguintes dúvidas mas sou novo no mundo da bolsa e possuo algumas ações da Zon.
Caso seja dado o aval positivo para a fusão, acham que o dia desse anûncio é o melhor para vender as ações?
Ou acham que ainda poderá subir mais o preço?
Quanto ao procedimento de venda em sí:
Tipo de preço "com limite de" ou "ao melhor preço" ?
Preço stop "sim" ou "não"?
Validade do próprio dia certo?
Muito obrigado e mais um vez peço desculpa.
Cumprimentos
Acho que ninguém te consegue dizer ao certo qual a melhor estratégia a seguir, mas já diz o ditado: "Buy the rumour, sell the fact"... Quanto ao tipo de ordem a usar, a mais adequada depende da estratégia que traçares. Se quiseres uma saída rápida e decidida vende ao melhor. Se quiseres ver o que acontece, preço stop. Enfim, depende do que esperares dela.
Abraço
Boa tarde,
Peço desculpa pelas seguintes dúvidas mas sou novo no mundo da bolsa e possuo algumas ações da Zon.
Caso seja dado o aval positivo para a fusão, acham que o dia desse anûncio é o melhor para vender as ações?
Cumprimentos
Cumprimentos
- Registado: 23/7/2013 10:49
Zorroslb Escreveu:Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado
Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado
Zorroslb Escreveu:Boa tarde a todos, gostaria que em indicassem se faz favor o local do forum sobre Mais Valias como declarar no IRS etc
E tenho esta duvida :
23/10/2006 Comprei 900 Acção da Galp e ainda as tenho até hoje.
Hoje comprei mais 500 Accoes
Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?
Mto Obrigado
Tem a ver com a compra de 2006. Usa-se o método FIFO.
Um abraço
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Boa tarde a todos, gostaria que em indicassem se faz favor o local do forum sobre Mais Valias como declarar no IRS etc
E tenho esta duvida :
Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?
Mto Obrigado
E tenho esta duvida :
Mto Obrigado
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, nickforum, OCTAMA, Opcard33, Phil2014, Shimazaki_2, Sr.Marques, trilhos2006 e 52 visitantes