Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por rsacramento » 18/8/2013 19:23

youmeu Escreveu:
- É possível e coerente investir na bolsa principalmente através AT e pouca AF?

sim

youmeu Escreveu:- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?

se fizeres as contas vês que uma comissão de 2 x 5€ sobre uma compra de 500€ acaba por ter um peso significativo

youmeu Escreveu:- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?

sim para a primeira questão; aconselho-te vivamente a operares, enquanto puderes, com uma conta demo para te aperceberes das virtualidades da negociação
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Youmeu » 18/8/2013 16:59

É a primeira vez que escrevo e primeiro que tudo gostaria de agradecer a todos pelos conhecimentos que fluem por este forum e pela harmonia que se faz sentir.

Infelizmente sou menor (17) e vou ter de esperar até Abril do ano que vem para começar a investir. Até lá vou ter de me contentar em ganhar o máximo de conhecimento possível quer seja através de livros, de foruns, videos ou plataformas virtuais.

Neste momento tenho 3 questões principais:

- É possível e coerente investir na bolsa principalmente através AT e pouca AF?
- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?
- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?

Atentamente,
Youmeu
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Sr_SNiper » 14/8/2013 1:24

fcortezvaz Escreveu:Boa noite,

Alguém me pode explicar como funcionam ao certo os aspectos fiscais em relação às acções?

Isto é, o que tenho de declarar?

Se durante um ano, só tiver comprado acções e não tiver vendido, preciso de declarar alguma coisa?
R: NÃO

Se tiver vendido com menos valias, preciso de declarar alguma coisa?
R:SIM

A partir de que valor de mais valias sou obrigado a declarar? Tenho de declarar qualquer mais-valia, mesmo sendo de €50?
R: TENS QUE DECLARAR TUDO; QUER SEJAM MAIS VALIAS OU MENOS E INDEPENDENTEMENTE DO VALOR

Agradeço a vossa ajuda ou que me indiquem algum site onde possa ler sobre isto,
R: NO CALDEIRAO HÁ TODOS OS ANOS UM TOPICO DESTES :)

Obrigado!

Um abraço
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por fcortezvaz » 13/8/2013 21:47

Boa noite,

Alguém me pode explicar como funcionam ao certo os aspectos fiscais em relação às acções?

Isto é, o que tenho de declarar?

Se durante um ano, só tiver comprado acções e não tiver vendido, preciso de declarar alguma coisa?
Se tiver vendido com menos valias, preciso de declarar alguma coisa?
A partir de que valor de mais valias sou obrigado a declarar? Tenho de declarar qualquer mais-valia, mesmo sendo de €50?

Agradeço a vossa ajuda ou que me indiquem algum site onde possa ler sobre isto,

Obrigado!

Registado: 23/3/2013 16:21

por tiagopt2 » 13/8/2013 15:06

JoaoPatrx Escreveu:Boas,

Tenho títulos do BES que apresentavam uma desvalorização muito significativa (+/-45%) e no início de Julho reforcei a posição a fim de baixar o preço médio. Neste momento os títulos da 2.ª compra apresentam uma valorização de 26% o que no geral traduz-se agora numa desvalorização global de 10%.

A minha dúvida é a seguinte, será que deveria vender os títulos da 2.ª compra tendo em conta que acredito que no curto prazo a cotação não subirá significativamente? Ou mantenho a estratégia inicial e espero por retorno a longo prazo?

Cps

Só uma nota, sem comentar a questão de fundo. Ao venderes estarás, legalmente falando, a vender os primeiros que compraste e não os segundos. Isto é importante em termos de declaração de mais valias. First in, First out
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por rsacramento » 10/8/2013 16:32

bem-vindo ao fórum
se postares no tópico do BES atingirás uma maior audiência, mas ninguém tem bolas de cristal :wink:
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por JoaoPatrx » 10/8/2013 12:31

Boas,

Tenho títulos do BES que apresentavam uma desvalorização muito significativa (+/-45%) e no início de Julho reforcei a posição a fim de baixar o preço médio. Neste momento os títulos da 2.ª compra apresentam uma valorização de 26% o que no geral traduz-se agora numa desvalorização global de 10%.

A minha dúvida é a seguinte, será que deveria vender os títulos da 2.ª compra tendo em conta que acredito que no curto prazo a cotação não subirá significativamente? Ou mantenho a estratégia inicial e espero por retorno a longo prazo?

Cps

Registado: 6/11/2012 12:01

por ghorez » 8/8/2013 18:16

Boa tarde,

Se tivermos uma conta bancária com 2 titulares e através dessa conta forem compradas acções de uma empresa, como funciona depois em termos fiscais? Dividendos e mais-valias são declarados por quem? 50% para cada lado?

Registado: 25/9/2012 10:49

por pikota » 8/8/2013 11:10

MarcoAntonio Escreveu:
Pikota Escreveu:Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?

http://www.jornaldenegocios.pt/cotacoes.html

Trata-se do número de acções negociadas durante a sessão.

Muito obrigado pela explicação.

Registado: 4/2/2010 15:57

por MarcoAntonio » 7/8/2013 15:07

Pikota Escreveu:Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?

Trata-se do número de acções negociadas durante a sessão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pikota » 7/8/2013 13:12

Alguém me pode explicar o que significa o "VOLUME" apresentado na lista do PSI20?

Registado: 4/2/2010 15:57

por tiagopt2 » 6/8/2013 20:46

DaniRio Escreveu:Boa tarde,

Alguém sabe se usando a aplicação online da CaixaDirecta (CGD) é possível dar ordem de venda com "preço de disparo" e ao melhor preço?

Ou se quando seleccionamos ao melhor preço não é possível definir um preço de disparo?

Muito obrigado,
Daniel

Se permitir colocar preços stop permite definir o preço a que queres que o preço seja activado. Felizmente já não me lembro bem como funciona a "plataforma" da caixa mas acho que permitia stops para o PSI e não permitia para os restantes mercados.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por tiagopt2 » 6/8/2013 20:45

Zorroslb Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Zorroslb Escreveu:Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado

Acções compradas á mais de 1 ano não pagam taxa de 28% certo ?

A lei foi alterada, o período de detenção de um ano deixou de isentar o pagamento de impostos

Ou seja para o Ano fiscal de 2013, já nao vai existir Anexo G1 ?
bem como as alienações efectuadas nos anos de 2009 e anteriores
relativamente a acções detidas pelos sujeitos passivos durante mais de 12 meses.

Comprei Acções no Ano de 2006 , a quando da Priv da Galp, se as vender este ano, sou tributado ?

Alguém que me responda sff

obnrigado[/quote]
Zorro,
Desculpa mas não consigo ajudar-te, não tenho a certeza.

por DaniRio » 1/8/2013 13:27

Boa tarde,

Alguém sabe se usando a aplicação online da CaixaDirecta (CGD) é possível dar ordem de venda com "preço de disparo" e ao melhor preço?

Ou se quando seleccionamos ao melhor preço não é possível definir um preço de disparo?

Muito obrigado,
Daniel

Registado: 23/7/2013 10:49

por Zorroslb » 31/7/2013 10:08

Zorroslb Escreveu:
tiagopt Escreveu:

A lei foi alterada, o período de detenção de um ano deixou de isentar o pagamento de impostos

relativamente a acções detidas pelos sujeitos passivos durante mais de 12 meses.

Comprei Acções no Ano de 2006 , a quando da Priv da Galp, se as vender este ano, sou tributado ?

Alguém que me responda sff

obnrigado

Registado: 22/3/2011 21:42

por MarcoAntonio » 29/7/2013 20:47

Se te referes a colocar a ordem depois do fecho, o melhor é confirmares com o corretora pois isso depende da implementação dos stops em cada caso/plataforma. Há plataformas que nem te deixam colocar o stop se o valor de trigger que estás a colocar já estiver para lá da cotação actual logo para começar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por TheMolle » 29/7/2013 20:40

Boa note!

Peço desde já desculpa pela ignorância, mas o meu amadorismo leva-me a colocar este tipo de questões:

- imaginando que uma acção fechou hoje a 0,098€, coloco um stop de compra a 0,10€ e amanhã a cotação abre a 0,103€, a minha ordem não é activada, certo?

Obrigado pela atenção!

Registado: 19/7/2013 19:23

por Zorroslb » 25/7/2013 13:50

tiagopt Escreveu:

por tiagopt2 » 24/7/2013 22:12

DaniRio Escreveu:Boa tarde,

Peço desculpa pelas seguintes dúvidas mas sou novo no mundo da bolsa e possuo algumas ações da Zon.

Caso seja dado o aval positivo para a fusão, acham que o dia desse anûncio é o melhor para vender as ações?
Ou acham que ainda poderá subir mais o preço?

Quanto ao procedimento de venda em sí:
Tipo de preço "com limite de" ou "ao melhor preço" ?
Preço stop "sim" ou "não"?
Validade do próprio dia certo?

Muito obrigado e mais um vez peço desculpa.
Cumprimentos

Acho que ninguém te consegue dizer ao certo qual a melhor estratégia a seguir, mas já diz o ditado: "Buy the rumour, sell the fact"... Quanto ao tipo de ordem a usar, a mais adequada depende da estratégia que traçares. Se quiseres uma saída rápida e decidida vende ao melhor. Se quiseres ver o que acontece, preço stop. Enfim, depende do que esperares dela.
Abraço

por DaniRio » 24/7/2013 16:54

Boa tarde,

Peço desculpa pelas seguintes dúvidas mas sou novo no mundo da bolsa e possuo algumas ações da Zon.

Caso seja dado o aval positivo para a fusão, acham que o dia desse anûncio é o melhor para vender as ações?
Ou acham que ainda poderá subir mais o preço?

Quanto ao procedimento de venda em sí:
Tipo de preço "com limite de" ou "ao melhor preço" ?
Preço stop "sim" ou "não"?
Validade do próprio dia certo?

Muito obrigado e mais um vez peço desculpa.
Cumprimentos

Registado: 23/7/2013 10:49

por tiagopt2 » 24/7/2013 7:45

por Zorroslb » 17/7/2013 11:21

Já consegui perceber como funciona o FIFO obrigado

por Zorroslb » 27/6/2013 13:45

Obrigado pela resposta, mas sou muito leigo mesmo :(

E nao sei preencher o Anexo G nem o G11

Help me please

por VALHALLA » 25/6/2013 23:26

Zorroslb Escreveu:Boa tarde a todos, gostaria que em indicassem se faz favor o local do forum sobre Mais Valias como declarar no IRS etc
E tenho esta duvida :

23/10/2006 Comprei 900 Acção da Galp e ainda as tenho até hoje.

Hoje comprei mais 500 Accoes

Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?

Mto Obrigado

Tem a ver com a compra de 2006. Usa-se o método FIFO.

Um abraço
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...

Registado: 19/2/2006 23:45

por Zorroslb » 25/6/2013 13:48

Boa tarde a todos, gostaria que em indicassem se faz favor o local do forum sobre Mais Valias como declarar no IRS etc
E tenho esta duvida :

23/10/2006 Comprei 900 Acção da Galp e ainda as tenho até hoje.

Hoje comprei mais 500 Accoes

Quando regastar por ex 400 a declaração G das Financças tem a ver com a compra que fiz em 2006 ou a que fiz Hoje ?

Mto Obrigado

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, ThePlayMaker, trilhos2006, xeidafome e 147 visitantes