BES - Tópico Geral
rsacramento Escreveu:
bastava-te teres lido um qualquer bom livro sobre AT, ou simplesmente leres o que o Ulisses escreve, para não continuares a defender essas ideias
quanto ao resto já tentei vezes suficientes que entendas... agora depende apenas de ti
Já li e tenho à minha frente vários livros sobre bolsa e AT, e é-me simples dar exemplos de livros sobre bolsa e AT que não falam sobre isso.
Mas certamente que já leste muitos livros que falam sobre a validade das linhas de tendência só depois do terceiro toque, então diz-me um.
- Registado: 27/5/2010 18:17
Joao-D Escreveu:rsacramento Escreveu:não escrevi nada de diferente depois:
já percebes quando é que o 3º toque, como digo, não conta?
e que isso é diferente da necessidade de haver pelo menos 3 toques para validar uma LT?
Pessoalmente, não uso essa terminologia de se considerar válida uma linha de tendência.
Só no stock charts é que li isso.
Na pratica, depois de traçar uma linha de tendência com dois pontos, já podemos verificar se no terceiro ponto o preço vai reagir ou não reagir a essa linha.
A essa linha pode-se chamar linha de suporte/resistência ou linha de tendência, o nome que se dá à linha é indiferente, depende de autor para autor.
(Não vou discutir mais isto).
bastava-te teres lido um qualquer bom livro sobre AT, ou simplesmente leres o que o Ulisses escreve, para não continuares a defender essas ideias
quanto ao resto já tentei vezes suficientes que entendas... agora depende apenas de ti
Safe Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Safe Escreveu:Quase que tive de ir ver este topico a segunda pagina. Onde estao os oraculos das quedas destes dias. Se calhar meteram ferro e afundaram-se...
O truque é estar relaxado... nota-se que não estavas relaxado e estavas mais para o eufórico... é preciso calma...
Caro SrSniper, eu estou perfeitamente tranquilo com as minhas decisoes. Agora aparecem quando a accao cai a dizer que vai aos 0.86, porque nao os 0.70???
Em geral so aparecemos nas coisas negativas. Ainda nao vi ninguem hoje "supor" que se calhar amanha ira haver uma subida. Mas somos portugueses e so vemos o copo meio vazio.
Mas esta e a minha humilde opiniao. E claro que continuo a acompanhar as suas doutas dicas sobre a tendencias dos mercados.
Nunca viste a dizer que amanhã ia subir?
Até abriram tópicos para saber qual era a 2 e a 3 açao do PSI20 a fazer 100%...
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Safe Escreveu:Quase que tive de ir ver este topico a segunda pagina. Onde estao os oraculos das quedas destes dias. Se calhar meteram ferro e afundaram-se...
O truque é estar relaxado... nota-se que não estavas relaxado e estavas mais para o eufórico... é preciso calma...
Caro SrSniper, eu estou perfeitamente tranquilo com as minhas decisoes. Agora aparecem quando a accao cai a dizer que vai aos 0.86, porque nao os 0.70???
Em geral so aparecemos nas coisas negativas. Ainda nao vi ninguem hoje "supor" que se calhar amanha ira haver uma subida. Mas somos portugueses e so vemos o copo meio vazio.
Mas esta e a minha humilde opiniao. E claro que continuo a acompanhar as suas doutas dicas sobre a tendencias dos mercados.
- Registado: 10/12/2008 19:56
rsacramento Escreveu:não escrevi nada de diferente depois:
já percebes quando é que o 3º toque, como digo, não conta?
e que isso é diferente da necessidade de haver pelo menos 3 toques para validar uma LT?
Pessoalmente, não uso essa terminologia de se considerar válida uma linha de tendência.
Só no stock charts é que li isso.
Na pratica, depois de traçar uma linha de tendência com dois pontos, já podemos verificar se no terceiro ponto o preço vai reagir ou não reagir a essa linha.
A essa linha pode-se chamar linha de suporte/resistência ou linha de tendência, o nome que se dá à linha é indiferente, depende de autor para autor.
(Não vou discutir mais isto).
rsacramento Escreveu:
onde é que vês aqui no fórum, p. ex., chamar linha de tendência a uma resistência?
as LTs não foram concebidas para ver tendências - onde foste buscar isso?
Sobre isto, pode-se ver aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trend_line ... l_analysis)
http://www.chartsecret.com/content/iden ... rend-lines
A minha sugestão vai para estes dois links
Tendência e linhas de tendência
http://www.clubeinvest.com/bolsa/show_f ... .php?id=57
Suporte ou linhas de suporte
http://www.clubeinvest.com/bolsa/show_f ... .php?id=60
rsacramento Escreveu:não lês o que escrevo: 2 pontos definem uma LT, o 3º VALIDA-A!, ok?
Li o que escreveste, e o que escreveste inicialmente foi isto:
Colocada: 19/3/2013 14:18
rsacramento Escreveu:assim de repente: precisa de (pelo menos) 3 toques, e o último não conta
Diferente do que escreveste depois.
Joao-D Escreveu:Bem.. não me acho teimoso, mas enfim...
Na minha interpretação, e não só minha, qualquer linha de tendência que serve como suporte ou resistência pode-se chamar-se linha de suporte ou linha de resistência, independentemente de ela ser inclinada ou horizontal.
onde é que vês aqui no fórum, p. ex., chamar linha de tendência a uma resistência?
Joao-D Escreveu:
O stock charts chama de "válida" quando a linha funciona como suporte.
interpretaste isso muito mal: não é nada disso que eles escreveram acerca do 3º toque
Joao-D Escreveu:Ou seja, ao terceiro ponto a linha fica "válida".
O stock charts chama de "válida" quando a linha funciona como suporte mas não dizem que só se pode traçar uma linha de tendência com três pontos.
Para traçar uma linha de tendência bastam dois, e para ver uma tendência em um determinado prazo também bastam dois pontos.
não lês o que escrevo: 2 pontos definem uma LT, o 3º VALIDA-A!, ok?
as LTs não foram concebidas para ver tendências - onde foste buscar isso?
rsacramento Escreveu:Joao-D Escreveu:No stock charts está escrito que “regra geral” são precisos dois pontos para traçar uma linha de tendência e um terceiro ponto para a validade da linha.
O que interpreto é que se a linha de tendência servir como suporte ao terceiro ponto, dizem que é “válida” como suporte.
(regra geral é assim, mas não é sempre assim, por exemplo num duplo topo a linha pode ser válida só com 2 pontos)
No entanto, a utilidade principal de uma linha de tendência é marcar a tendência predominante num determinado prazo, e para isso, pode-se usar só dois pontos.
sem dúvida que és teimoso- há quem use LTs para as negociar, como aliás refiro no tópico que deixei
essa linha dos topos chama-se... resistência
Bem.. não me acho teimoso, mas enfim...
Podemos é interpretar de maneira diferente.
Na minha interpretação, e não só minha, qualquer linha de tendência que serve como suporte ou resistência pode-se chamar-se linha de suporte ou linha de resistência, independentemente de ela ser inclinada ou horizontal.
O que tinhas escrito foi isto:
Colocada: 19/3/2013 14:18
rsacramento Escreveu:assim de repente: precisa de (pelo menos) 3 toques, e o último não conta
Penso que não está certo.
Mesmo na citação que colocaste do stockcharts está escrito isto:
The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.
Ou seja, ao terceiro ponto a linha de tendência fica "válida".
O stock charts chama de "válida" quando a linha funciona como suporte mas não dizem que só se pode traçar uma linha de tendência com três pontos.
Para traçar uma linha de tendência bastam dois pontos, e para "ver" a tendência em um determinado prazo bastam também dois pontos.
Joao-D Escreveu:No stock charts está escrito que “regra geral” são precisos dois pontos para traçar uma linha de tendência e um terceiro ponto para a validade da linha.
O que interpreto é que se a linha de tendência servir como suporte ao terceiro ponto, dizem que é “válida” como suporte.
(regra geral é assim, mas não é sempre assim, por exemplo num duplo topo a linha pode ser válida só com 2 pontos)
No entanto, a utilidade principal de uma linha de tendência é marcar a tendência predominante num determinado prazo, e para isso, pode-se usar só dois pontos.
sem dúvida que és teimoso

essa linha dos topos chama-se... resistência
Voltando ao gráfico que despoletou a “discussão”.
Em vez de se traçar a linha de tendência, pode-se usar a média móvel simples de 50 dias para se verificar a mesma ideia.
Em muitas situações, pode-se usar as médias móveis em vez das linhas de tendência, para ver a tendência.
Neste momento, as coisas não parecem favoráveis para o bes, mas as coisas podem mudar. O mercado está sempre a mover-se para cima e para baixo.

Em vez de se traçar a linha de tendência, pode-se usar a média móvel simples de 50 dias para se verificar a mesma ideia.
Em muitas situações, pode-se usar as médias móveis em vez das linhas de tendência, para ver a tendência.
Neste momento, as coisas não parecem favoráveis para o bes, mas as coisas podem mudar. O mercado está sempre a mover-se para cima e para baixo.
- Anexos
-
- BES.PNG (38.79 KiB) Visualizado 8257 vezes
eu estou de acordo com o rsacramento,eu tenho uma lta com o 3º toque hoje,se vai contar ou não,não sei mas uma lt no minimo tem que ter 3 toques e nao dois.
quanto ao bes estou curioso ver o dia de amanha,está num sitio onde é possivel uma reaçao mas tambem um descalabro no curto prazo.
grafico diario se não estiverem de acordo com alguma coisa digam,eu estou aqui para apreender
quanto ao bes estou curioso ver o dia de amanha,está num sitio onde é possivel uma reaçao mas tambem um descalabro no curto prazo.
grafico diario se não estiverem de acordo com alguma coisa digam,eu estou aqui para apreender

- Anexos
-
- bes57.PNG (30.63 KiB) Visualizado 8303 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
No stock charts está escrito que “regra geral” são precisos dois pontos para traçar uma linha de tendência e um terceiro ponto para a validade da linha.
Joao-D Escreveu:Joao-D Escreveu:O rsacramento escreveu uma mensagem em 19/3/2013 17:54, mas não a vejo. :-S
Agora já vejo a mensagem.
Não sei se só acontece comigo. Por vezes, vejo que alguém escreveu no tópico mas não vejo a mensagem.
o que me aconteceu é que no outro tópico das linhas de tendência aparece num tópico meu um gráfico que será do Elias, não meu

defst0ned Escreveu:rsacramento, vou ter de discordar ctg.
existe algum consenso, de que uma linha de suporte ou resistência, necessita apenas de dois toques para ser válida. Uma linha de tedência, é nada mais, nada menos do que uma linha de suporte, mas dinâmica.
Na minha interpretação, o terceiro toque numa LT é de longe o melhor ponto de entrada. É um trade de elevada probabilidade. Será uma zona na qual é expectável haver uma reacção do mercado, a que, aliada com um bom price action é de ter bastante em conta, seja em que timeframe for. Se furar, e vier por ai abaixo, os stops estão lá para isso.
leste o link que publiquei há pouco?
quanto ao consenso de que uma linha de S/R precisa de 2 pontos para ser válida... onde leste isso? por vezes até um basta
quanto ao 3º toque ser o melhor ponto de entrada, é como te digo: a LT ainda não está validada, nem o ficou
rsacramento Escreveu:Joao-D Escreveu:. A trend line is a straight line that connects two or more price points and then extends into the future to act as a line of support or resistance.- Stock charts.
não leste tudo, ora vê:The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines
Ia escrever sobre isso. Em linhas de tendência inclinadas existe essa regra geral, mas no caso de um duplo topo pode ter validade logo ao segundo ponto.
A linha que passa pelo duplo topo também se pode chamar linha de tendência.
Antes que me esqueça queria dizer que se pode traçar uma linha só com um ponto, mas chama-se semi recta e não recta.
No meu caso, uso as linhas de tendência para ver a tendência, e para ver a tendência bastam dois pontos. O preço na maioria das vezes não reage nas linhas de tendência.
tibas Escreveu:Pode ser que sim... a ver vamos
Julgo que tivemos um bom ponto de entrada aproximadamente nos 0,89, que coincidiu com estes 3 acontecimentos:
1. LTA que vem desde Agosto 2012 (toques em ago-12, out-12 e mar-13)
2. LTD que foi quebrada em 08-03-2013
3. Suporte horizontal nos 0,9-0,89
No reverso da medalha todos os outros indicadores ainda têm folga para continuar as descidas.
Adicionalmente, com a volatilidade desta cotada todo o cuidado é pouco.
Vamos ver como se porta amanhã e se temos reacção a sério.
Ti Salvaldor Mano, obrigado pelos teus gráficos... estava com escalas aritméticas nos meus...

- Registado: 7/3/2012 18:51
rsacramento, vou ter de discordar ctg.
existe algum consenso, de que uma linha de suporte ou resistência, necessita apenas de dois toques para ser válida. Uma linha de tedência, é nada mais, nada menos do que uma linha de suporte, mas dinâmica.
Na minha interpretação, o terceiro toque numa LT é de longe o melhor ponto de entrada. É um trade de elevada probabilidade. Será uma zona na qual é expectável haver uma reacção do mercado, a que, aliada com um bom price action é de ter bastante em conta, seja em que timeframe for. Se furar, e vier por ai abaixo, os stops estão lá para isso.

Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Joao-D Escreveu:. A trend line is a straight line that connects two or more price points and then extends into the future to act as a line of support or resistance.- Stock charts.
não leste tudo, ora vê:
Validation
It takes two or more points to draw a trend line. The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line. Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas, Mar58, nbms2012, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 139 visitantes