Chipre congela depósitos
Há uma guerra em curso, mais uma batalha:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... encia.html
E esta batalha é importante, o poder de defenir o valor do dinheiro.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... encia.html
E esta batalha é importante, o poder de defenir o valor do dinheiro.
Não faz mal!...
Caro Ti Salvador Mano
Digamos ,nao e bem assim e ao contrario, um pais que fazia parte do euro se aproveitou da garantia do euro para se tornar um paraíso fiscal , com moeda própria nao teria hipótese.
Digamos ,nao e bem assim e ao contrario, um pais que fazia parte do euro se aproveitou da garantia do euro para se tornar um paraíso fiscal , com moeda própria nao teria hipótese.
Ti Salvador Mano Escreveu:ul Escreveu:Finalmente alguém que faz um bom resumo do modelo de vida escolhido pelos cipriotas
, ninguém e inocente os povos escolherem os seu lideres por isso são co-responsáveis.
Mas como afirma Jörg Asmussen Chipre pode alterar a formula , desde que chegue ao mesmo resultado.Titleist Escreveu:Uma opinião diferente
Como a grande maioria sabe Chipre funciona como um refúgio para grande parte do branqueamento proveniente dos países de Leste, nomeadamamente da Russia e dos seus milionários e empresas.
Como tb sabem, a Rússia foi o único país a ajudar o Chipre á uns meses atrás. Por alguma razão o fez ... para garantir que protegia o seu (particulares e empresas) capital.
A economia cipriota em grande medida (cerca de 30%) vive da atividade bancária ... permitindo, desde sempre, que o seu sector bancário funcionasse como um branqueador de capital encaputado.
Agora que as coisas tremem e a banca cipriota está exposta em força á divida soberana grega, os milionários e empresas russas estão a ver a vida a andar para trás. A banca cipriota está falida ... sem os 10.000M Euros da troika fecha ... pura e simples.
Os governos europeus nomeadamente os da europa central,, ECOFIN, troika, chegaram á conclusão que não estavam para financiar o branqueamento feito pelos russos ... nao querem emprestar $$$ a um país cuja atividade principal, passa por branquear capitais estrangeiros, fora da UE.
Algures no tempo os cipriotas assim decidiram, logo hoje estão a sofrer ... parte do resgate será financiado pela troika ou parte será pelos próprios que pactuavam e lucraram com esta situação.
Ou o sistema bancário cipirota colapsa e ai não há $$$ para ninguém, ou então esta medida terá que ser aplicada. É o eterna solução do por meia dúzia de errantes pagam todos.
Parece-me que a alternativa passaria por medidas de austeridade á semelhança do que é feito noutros países, onde nos incluimos, mas que dada a especificidade do problema cipriota apenas iria atingir os cipriotas e não os depositantes não residentes, cuja unico interesse continuaria a ser o brnaqueamento de capitais.
Um país com essas características financeiras tão especiais,adversas e obscuras, pró-russas, acabou por fazer parte da zona euro? Não creio que a verdade seja só essa.
- Registado: 14/3/2009 0:19
JMHP Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:E mais, o motor de arranque para a retoma vai ser dado por investimento publico, por muito que isso não agrade a esta gente, temos pena.
Então não vai?!.... O que não falta é dinheiro!![]()
Dívida directa do Estado supera os 200 mil milhões em Fevereiro
A dívida pública directa do Estado superou os 200 mil milhões de euros no final de Fevereiro, de acordo com o IGCP, que diz ainda que Portugal só deverá receber a próxima tranche do empréstimo internacional em Maio.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... reiro.html
Calma que estamos no bom caminho, a longo prazo muitos de nós já cá não estamos e por isso são outros a pagar!
Em ultimo caso está na hora de falir.
Eu estou disponível para isso! Não tenho poupanças

ferreira10 Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
http://expresso.sapo.pt/gazprom-oferece ... re=f794344
AlexandreNão esperava que tu apresentaste esta solução. Então agora já vale tudo até entregar um país a uma empresa
LOL.O Alexandre anda perdido (:mrgreen:) à semelhança dos seus camaradas comunistas.Todos eles não sabem muito bem o que é o comunismo!
O desespero está a aumentar, de uma coisa eu sei, sei qual o conceito de liberal por estes lados. Quando se ganha é tudo muito liberal.
Isto de distribuir as dívidas por todos também é um pouco comunismo ou nem por isso?
tavaverquenao2 Escreveu:E mais, o motor de arranque para a retoma vai ser dado por investimento publico, por muito que isso não agrade a esta gente, temos pena.
Então não vai?!.... O que não falta é dinheiro!

Dívida directa do Estado supera os 200 mil milhões em Fevereiro
A dívida pública directa do Estado superou os 200 mil milhões de euros no final de Fevereiro, de acordo com o IGCP, que diz ainda que Portugal só deverá receber a próxima tranche do empréstimo internacional em Maio.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... reiro.html
K. Escreveu:Paraíso fiscal não é a palavra certa e aa palavra certa não me ocorre. O Chipre estava a tornar-se um paraíso bancário tipo Suíça.
Talvez muito mais do que um paraíso bancário, Chipre colocou-se no centro de uma campo de batalha estratégica/económica entre a Europa e a Rússia que não se pode considerar como uma novidade.
Rússia protesta contra plano de resgate de Chipre
Taxa poderá custar dois mil milhões de euros a depositantes russos que utilizam fundamentalmente a ilha como plataforma de branqueamento de capitais. Porta-voz de Putin considera a proposta europeia “injusta e perigosa”. Medvedev fala, por seu turno, em “confisco de fundos estrangeiros”.
O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin contestou esta manhã com veemência os termos da proposta europeia de assistência financeira a Chipre, considerando que a ideia de cobrar uma taxa extraordinária de imposto sobre os depositantes da banca resgatada é “injusta, amadora e perigosa”.
O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, foi ainda mais contundente. "Temos de o dizer francamente: isto parece uma simples confiscação de fundos estrangeiros. Não sei quem teve esta ideia, mas é isso que parece”. O primeiro-ministro russo adiantou ainda, citado pela Lusa, que a decisão vai obrigar Moscovo a "retirar conclusões".
Anton Siluanov, o ministro russo das Finanças, também criticou a iniciativa, salientando que a proposta europeia tão pouco foi concertada com as autoridades russas. “A decisão de impor uma taxa sobre os depósitos é, em nossa opinião, injusta porque os problemas de supervisão e de regulação estão a ser transferidos para os investidores”. Questionado sobre se estava a defender
os depositantes russos, Anton Siluanov assegurou que “não tenho pena dos nossos empresários”.
Chipre, que aderiu ao euro em Janeiro de 2008, é suspeito de se ter convertido numa plataforma de branqueamento de capitais de mafias russas. As entradas e saídas anuais de capitais russos rondaram, anualmente, entre 2009 e 2011, os 120 mil milhões de euros – valor mais do que cinco vezes superior ao do PIB de Chipre (inferior a 20 mil milhões de euros), segundo dados do Global Financial Integrity. Esta organização não-governamental, presidida por Dev Kar, antigo economista sénior do Fundo Monetário Internacional (FMI), refere que muitas empresas russas instalaram-se em Chipre, beneficiando da baixa taxa de IRC de 4%, apenas para dar cobertura a circuitos financeiros que permitem "branquear" capitais gerados em negócios ilícitos. Neste momento, segundo alguma imprensa internacinal, os depósitos de russos ascenderão 40 mil milhões de euros.
O "Financial Times" cita hoje banqueiros de Nicosia, segundo os quais a taxa sobre depósitos, que acompanhará um resgate internacional por iniciativa do FMI, custará só aos depositantes russos dois mil milhões de euros – ou seja, quase metade da receita de 5,8 mil milhões de euros que se pretende que o Governo obtenha com esta medida, reduzindo o valor do empréstimo externo. À partida, os países da Zona Euro assegurarão 10 mil milhões de euros de assistência a Chipre. O FMi ainda não quantificou a sua parte, tendo mostrado disponibilidade para também contribuir para o resgate internacional.
A proposta inicial do Governo era a de lançar uma taxa extraordinária de 6,75% sobre depósitos até 100 mil euros e de 9,9% sobre os de valor superior. Perante a comoção da população e a ameaça de chumbo do Parlamento, o Presidente cipriota - que terá recusado a proposta da Europa de não taxar os pequenos depositantes por não querer uma taxa demasiado agravada sobre os maiores, segundo fontes diplomáticas citadas pela Reuters – sugere agora distribuição do esforço diferente. Até 100 mil euros, os depositantes serão taxados em 3%; entre 100 mil e 500 euros "pagam" 10% e é introduzida uma fasquia acima de 500 mil euros, que sofre um impacto fiscal de 15%. O montante da receita fiscal que se pretende angariar é o mesmo da proposta inicial: 5,8 mil milhões de euros.
A votação no Parlamento cipriota desta medida – parte fundamental do pacote de resgate pré-acordado pela Zona Euro – foi adiada para amanhã, terça-feira. O Presidente cipriota Nicos Anastasiades controla 28 dos 56 assentos parlamentares
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... hipre.html
Titleist Escreveu:Marco Martins Escreveu:Elias Escreveu:
Do meu ponto de vista era referendar a questão e perguntar ao povo: preferem a solução
FMI/troika/alemanha/taxar depósitos em 10%
ou a solução
Gazprom/pagam a dívida e ficam-nos com o gás?
Era perguntar e o povo que decidisse.
Seriam as perguntas mais sensatas.
Eventualmente poderiam acrescentar ao referendo:
"Querem manter-se no euro ou sair e ter uma moeda própria que permita a desvalorização?"
esta 3ª pergunta levaria caso a resposta fosse nesse sentido, a que a perda fosse superior aos 10% que pretendem taxar ... a desvalorização seria na ordem dos 20/30%
e seguramente o branqueamento manter-se-ia ... o problema de fundo iria manter-se e mais tarde ou mais cedo, outras medidas terão que ser aplicadas, mm estando fora do euro
parece-me que a taxação dos 10% continuam a ser a "melhor" solução
E se a seguir a estes 10, vierem outros 10?
Fala-se do grande caos que seria para 1 país sair do €uro, mas, neste momento quanto já desvalorizamos a nossa qualidade de vida? Saúde já era, salários cada vez mais baixos, impostos cada vez mais altos, 23% sobre consumo, aumento de IMI's, e pior, em que estamos melhor, na relação exportaçõe/importações simplesmente pq nao conseguimos importar? Eu sou contra a saida do €uro mas cada vez mais me questiono e cada vez mais é dificil defender a austeridade do modo que tem sido implementada. Esta austeridade associada a juros pesados está a sufocar e matar os países ajudados. Obvio que há muita gordura a cortar, a começar por bruxelas, mas o povo e mesmo quem é minimamente letrado em economia entende que isto nao vai levar a bom porto!
- Registado: 10/11/2011 10:05
Marco Martins Escreveu:Elias Escreveu:
Do meu ponto de vista era referendar a questão e perguntar ao povo: preferem a solução
ou a solução
"Querem manter-se no euro ou sair e ter uma moeda própria que permita a desvalorização?"
esta 3ª pergunta levaria caso a resposta fosse nesse sentido, a que a perda fosse superior aos 10% que pretendem taxar ... a desvalorização seria na ordem dos 20/30%
e seguramente o branqueamento manter-se-ia ... o problema de fundo iria manter-se e mais tarde ou mais cedo, outras medidas terão que ser aplicadas, mm estando fora do euro
parece-me que a taxação dos 10% continuam a ser a "melhor" solução
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

Figueiraa1 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
AlexandreNão esperava que tu apresentaste esta solução. Então agora já vale tudo até entregar um país a uma empresa
LOL.O Alexandre anda perdido (:mrgreen:) à semelhança dos seus camaradas comunistas.Todos eles não sabem muito bem o que é o comunismo!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Elias Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
ou a solução
- Registado: 7/4/2007 17:13
Elias Escreveu:Do meu ponto de vista era referendar a questão e perguntar ao povo: preferem a solução
ou a solução
É o "Quem dá mais?"

Hmmm.... será que nós na Tugalândia temos alguma coisa que interesse aos Russos?

Figueiraa1 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
ou a solução
- Registado: 5/11/2002 12:21
alexandre7ias Escreveu:Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
Alexandre

A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
O que me parece é que será muito mais difícil controlar a proveniência dos capitais dentro da zona Euro, existindo um país que permite a lavagem de dinheiro em Euros. O que me parece é que a tal taxa de 10% não vai ser suficiente para assustar este tipo de capital. 10% para lavar dinheiro em Euros é de facto pouco. Mas é um sinal de que na UE nem tudo é permitido (especialmente se for feito fora da Alemanha).
O confisco das poupanças resulta de um problema técnico: é necessário aplicar uma taxa, que tem de seguir um princípio igual para todos.
Penso que isto vai acabar com uma lei no seguinte formato: 0% de taxa até um certo montante, e uma taxa entre 15% e 20% a partir de um certo montante.
Em seguida os países que o entenderem fazem um bailout aos próprios cidadãos, como foi feito na Islândia pela Holanda e Inglaterra. Restam os milionários do Chpre que tenham contas locais, mas tendo em consideração a estrutura da Economia local, é natural que muitas destas fortunas estejam também relacionadas com lavagem de dinheiro, logo a traxa vai ser bem aceite.
Talvez deixem uma taxa simbólica para pequenas poupanças, para não dar tanto nas vistas.
O confisco das poupanças resulta de um problema técnico: é necessário aplicar uma taxa, que tem de seguir um princípio igual para todos.
Penso que isto vai acabar com uma lei no seguinte formato: 0% de taxa até um certo montante, e uma taxa entre 15% e 20% a partir de um certo montante.
Em seguida os países que o entenderem fazem um bailout aos próprios cidadãos, como foi feito na Islândia pela Holanda e Inglaterra. Restam os milionários do Chpre que tenham contas locais, mas tendo em consideração a estrutura da Economia local, é natural que muitas destas fortunas estejam também relacionadas com lavagem de dinheiro, logo a traxa vai ser bem aceite.
Talvez deixem uma taxa simbólica para pequenas poupanças, para não dar tanto nas vistas.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Para quem pensa que só existe o € etc etc aqui fica o início
MiamiBlueHeart Escreveu:gorgol Escreveu:Como muitos acham que há soluções à austeridade, vou expor algumas e cada um escolha:
1 - Aumentar a dívida via empréstimos às taxas possíveis e reduzir os impostos ou reduções salariais.
2- Restruturar a dívida dando o calote a aforradores internos ou externos via não pagamento de juros ou o principal e assim reduzir impostos e corte de salários
3 - Sair do Euro com as suas consequências e reduzir impostos.
Minha opinião: no prazo de 2 anos todas estas alternativas seriam piores que a austeridade, embora no curto prazo parecesse um respirar.
4. Baixar os juros e aumentar o período de pagamento
5. Mais tempo a Portugal para atingir a meta dos 3% no défice;
6. Abrir linhas de financiamento, a juros normais, para empresas viáveis e com potencial de crescimento;
7. Condições fiscais especiais para empresas com menos de 100 trabalhadores;
8. Juntar numa equipa de trabalho contínuo, os principais empresários para potenciar a evolução de PME;
E muito mais haveria para fazer...
O que não faltam é medidas, o que falta é vontade para lutar por elas..
António José Seguro, é tu???
Vamos lá a ver os belos resultados das tuas medidas:
Medida 4 - Aumento da despesa por um prazo maior. Exactamente o contrário do que precisamos.
Medida 5 - Quanto mais tempo Portugal tiver défice, mais se endivida.
Medida 6 - Essas linhas de financiamento são com aval do Estado, certo? E o que são para ti, taxas de juro normais? Se o Estado só se consegue financiar a um minimo de 5%, como achas que consegue taxas de juro mais baixas??? E já agora, como defines empresas viáveis e com potencial de crescimento? Ou essas linhas de financiamento voltam a ser para os "amigos do costume" dos partidos?
Medida 7 - Boa. Mas para isso necessitas de ter a despesa controlada.
Medida 8 - Mais uma comissão de estudo. E para ti, quais são os principais empresários? Os das empresas grandes, ou tascos e oficinas de esquina, que nem factura passam e nem os descontos faziam para a segurança social?
Ou seja, basicamente apresentaste medidas de empurrar os problemas para a frente com a barriga. Não falas como controlar a despesa, que é somente o grande problema do nosso Estado "social".
Eu já percebi que tu não gostas deste governo, mas ao menos apresenta medidas viáveis.
- Registado: 14/3/2010 22:53
K. Escreveu:Não é por acaso que os 5% do Chpre correspondem a 50% em Portugal.
Parece-me que o que está em causa é simplesmente isto:
A Alemanha e o FMI não querem um paraíso fiscal dentro da zona Euro.
Mas já existe um paraíso fiscal na zona euro. Aliás até mais do que um se contarmos com o Chipre...
- Registado: 30/9/2010 13:54
Esta história de trocarem os 10% do depósito por acções do banco levou-me a pensar no seguinte: imaginemos alguém que tem 100k no banco. Trocam 10% (=10k) em acções do banco.
Caso se trate de acções cotadas, o depositante - agora accionista - pode sempre vender as acções. Mesmo que elas caiam, digamos, 15%, recupera 8,5k o que significa que a perda total foi de 1,5% e não de 10%.
Ou será que a história não é assim tão simples?
Caso se trate de acções cotadas, o depositante - agora accionista - pode sempre vender as acções. Mesmo que elas caiam, digamos, 15%, recupera 8,5k o que significa que a perda total foi de 1,5% e não de 10%.
Ou será que a história não é assim tão simples?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho e 72 visitantes