Finanças & Fundos de Investimento
50%/50% então.. nem penses duas vezes!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
armandos25 Escreveu:Aos entendidos..... PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc ou Invesco Balanced Risk Allocation?
Sem olharem a perfil de risco, só uma opinião pessoal.
Xiiiiii, esta tb quero ouvir o pessoal a opiniar

Se tivesse mesmo que escolher (tipo pistola apontada à cabeça) iria para Pimco D.I. porque é pimco e tem um histórico enorme, mas... não dá 50%/50%??

Editado pela última vez por VirtuaGod em 24/1/2013 23:05, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
O Best está a recomendar o Invesco
Acabei de receber um e-mail com este link:
https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_microsite/20130124_Invesco/lp/index.html
VG,
Aproveito para deixar uma atualização à minha carteira de fundos criada aqui neste magnífico tópico.
Tenho um reforço a fazer e penso em distribuir por todos exceto o Total Return Bond, que corresponde neste momento aproximadamente 24% desta carteira. O que achas VG?
Ou sugeres incluir também algo novo.
Nota: Na tabela da rentabilidade, não incluí o Total Return Bond, pois já o tinha em carteira há muito tempo.

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_microsite/20130124_Invesco/lp/index.html
VG,
Aproveito para deixar uma atualização à minha carteira de fundos criada aqui neste magnífico tópico.
Tenho um reforço a fazer e penso em distribuir por todos exceto o Total Return Bond, que corresponde neste momento aproximadamente 24% desta carteira. O que achas VG?
Ou sugeres incluir também algo novo.
Nota: Na tabela da rentabilidade, não incluí o Total Return Bond, pois já o tinha em carteira há muito tempo.
- Anexos
-
- Carteira de Fundos.PNG (155.86 KiB) Visualizado 6771 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
majomo Escreveu:Uma pergunta:
Dadas as recentes subidas nas ações a nível global, os fundos de obrigações não serão penalizados, pelo que neste momento uma melhor estratégia não será desviar algum capital para ações?
A melhor estratégia é manteres a alocação inicial e deixares de fazer previsões

Uma pergunta:
Dadas as recentes subidas nas ações a nível global, os fundos de obrigações não serão penalizados, pelo que neste momento uma melhor estratégia não será desviar algum capital para ações?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
jokerportuga Escreveu:Que % da tua carteira global estás a fazer nesses fundos mais arriscados?
Estou a tratar as carteiras de forma independente porque senão obrigava-me, pela minha forma de calcular o tamanho de cada posição, a entradas nos fundos de acções muito pequenas face ao seu alto desvio padrão em relação ao resto da carteira.
Mas respondendo à questão, e englobando todos os fundos, estes que indiquei representam cerca de 30% da carteira.
Se o mercado responder positivamente ao meu sentimento é provável que durante o ano fique cerca de 50/50.
O importante é que se escolham percentagens que nos deixem confortáveis. Quando se deixa de dormir por causa do risco da carteira é sinal que é hora de reduzir o risco.

Pickbull Escreveu:Não estás a interpretar mal. No entanto esta estratégia é apenas para uma parte da minha carteira.
Digamos que tenho a carteira de fundos partida em duas partes.
Uma parte em que o conjunto dos fundos e o capital investido está todo em função de critérios mais apertados e menos arriscado. Nomeadamente tenho em conta os desvios padrão e correlações no tamanho de cada posição.
A outra parte que foi a que indiquei essa sim foi feita mais à "bruta" apenas por ter um sentimento positivo quanto a esse tipo de activos para os próximos tempos e estar disposto a arriscar algum capital na perspectiva de uma boa rentabilidade.
Obviamente o horizonte temporal que tracei pode não ser cumprido. É apenas uma perspectiva para o sentimento que tenho agora.
Sou bastante dinâmico quanto à gestão da minha carteira por isso é para mim perfeitamente plausível romper amanhã com determinados pressupostos que tenho hoje.
Que % da tua carteira global estás a fazer nesses fundos mais arriscados?
Não estás a interpretar mal. No entanto esta estratégia é apenas para uma parte da minha carteira.
Uma parte em que o conjunto dos fundos e o capital investido está todo em função de critérios mais apertados e menos arriscado. Nomeadamente tenho em conta os desvios padrão e correlações no tamanho de cada posição.
A outra parte que foi a que indiquei essa sim foi feita mais à "bruta" apenas por ter um sentimento positivo quanto a esse tipo de activos para os próximos tempos e estar disposto a arriscar algum capital na perspectiva de uma boa rentabilidade.
Obviamente o horizonte temporal que tracei pode não ser cumprido. É apenas uma perspectiva para o sentimento que tenho agora.
Sou bastante dinâmico quanto à gestão da minha carteira por isso é para mim perfeitamente plausível romper amanhã com determinados pressupostos que tenho hoje.
Pickbull Escreveu:Boas a todos,
Apesar do pouco tempo que tenho tido para acompanhar este tópico fico feliz de ver que cada vez está mais activo.
Esta crise, a meu ver, abriu outros horizontes a muitos investidores amadores que conheciam pouco mais que acções e depósitos a prazo.
Mas não foi este patati patata que me trouxe aqui.
Até pouco tempo atrás a minha carteira era quase composta a 100% por fundos de baixo risco. De há uns tempos para cá resolvi arriscar mais face ao meu optimismo nos mercados accionistas.
Assim, e apesar deste tópico ser sobretudo sobre fundos de baixo risco, venho partilhar os meus últimos investimentos em fundos de acções.
As razões desta escolha foram, primeiro o meu optimismo e depois procurar fundos com desvio padrão de 3 anos à volta dos 15-20% e com rentabilidades nesse mesmo período muito baixo (negativo ou próximo do zero).
Nessa base escolhi os seguintes fundos para um período estimado de 3-4 anos:
- Fidelity Funds - Taiwan Fund A-USD
- Fidelity Italy A-EUR
- Fidelity Iberia E-Acc-EUR
- Parvest Equity France N Cap
- Dexia Equities L Europe Finance Sector N Acc EUR
- Pictet-Emerging Markets-HR EUR
- ING (L) Invest Euro High Dividend X Acc
- BPI Portugal FIAA
Além desses e apenas tendo como pressuposto o meu optimismo estou também investido em:
- ING (L) Invest Japanese Sm&Md Cps X
- Fidelity Funds - Thailand Fund A-USD
Nota: Não se trata de nenhuma recomendação mas apenas da partilha do meu sentimento e investimento. De salientar que continuo na mesma investido em fundos de baixo risco.
Bons negócios.
Eu acho a tua estratégia brilhante do ponto de vista estritamente relacionado com os instrumentos matemáticos utilizados para a escolha da carteira: média e desvio padrão.
Um desvio padrão na casa dos 15 a 20% para um período em que a rentabilidade média é zero ou perto disso, levará a concluir que, num ano que se adivinha (ou se deseja) de crescimento no mercado de acções, a rentabilidade do fundo deverá crescer na proporção do desvio padrão, ou seja, 15 a 20%.
Para mim isto faz perfeito sentido matemático, mas já não faz o facto de escolheres essa carteira para um universo de 3 ou 4 anos, para o qual, os mesmos argumentos estatísticos te levariam a concluir que a rentabilidade desse período seria próxima da rentabilidade actual: zero ou perto disso.
Julgo no entanto que a estratégia é muito redutora relativamente a todas as outras variáveis que deveriam pesar na escolha de um investimento. Espero que resulte, sinceramente. E pessoalmente, até estou tentado a testar num pequenino fundo e sem grande peso na minha carteira!
Claro que posso ter interpretado mal a estratégia e não ter nada a ver com o que estou a dizer. Se assim é, peço desculpa.
- Registado: 9/11/2012 17:13
Boas a todos,
Apesar do pouco tempo que tenho tido para acompanhar este tópico fico feliz de ver que cada vez está mais activo.
Esta crise, a meu ver, abriu outros horizontes a muitos investidores amadores que conheciam pouco mais que acções e depósitos a prazo.
Até pouco tempo atrás a minha carteira era quase composta a 100% por fundos de baixo risco. De há uns tempos para cá resolvi arriscar mais face ao meu optimismo nos mercados accionistas.
Assim, e apesar deste tópico ser sobretudo sobre fundos de baixo risco, venho partilhar os meus últimos investimentos em fundos de acções.
As razões desta escolha foram, primeiro o meu optimismo e depois procurar fundos com desvio padrão de 3 anos à volta dos 15-20% e com rentabilidades nesse mesmo período muito baixo (negativo ou próximo do zero).
- Fidelity Italy A-EUR
- BPI Portugal FIAA
Além desses e apenas tendo como pressuposto o meu optimismo estou também investido em:
Nota: Não se trata de nenhuma recomendação mas apenas da partilha do meu sentimento e investimento. De salientar que continuo na mesma investido em fundos de baixo risco.
Bons negócios.
- Fidelity Italy A-EUR
- BPI Portugal FIAA
Bons negócios.
Ok.
Mais um ponto a favor do Invesco.
Será uma das próximas compras quando conseguir juntar os 500€ mínimos.
Pena que o Gaspar está a dificultar a coisa mas se vão estender os prazos para PT já estou a ver os colegas dele a relaxar.
Por muito que me custe, acho que era melhor sermos esfolados de uma vez e mexer a sério onde ainda não tiveram coragem, senão mais meia dúzia de anos e a Troika está de volta .
Mais um ponto a favor do Invesco.
Será uma das próximas compras quando conseguir juntar os 500€ mínimos.
Pena que o Gaspar está a dificultar a coisa mas se vão estender os prazos para PT já estou a ver os colegas dele a relaxar.
Por muito que me custe, acho que era melhor sermos esfolados de uma vez e mexer a sério onde ainda não tiveram coragem, senão mais meia dúzia de anos e a Troika está de volta .

- Registado: 29/11/2007 2:37
O problema (bom problema) é que aquilo está de tal forma equilibrado que periodos em que não sobe não vão ser pouco comuns. Umas coisas sobem, outras descem. A subida dos mercados tem sigo compensada pela queda das obrigações de qualidade. As treasuries têm tido um péssimo comportamento este ano.
Pensem em algo que investe em 33% acções, 33% obrigações qualidade e 33% commodities. Não é bem assim mas é suficientemente perto para as pessoas entenderem.
Se as acções subiem mas as obrigações cairem acabam por se compensar um à outra e o fundo não sai do sítio. O ouro tb não se tem mexido, assim como a maioria das outras commodities (andamos num sobe e desce e pouco mais). Foram 6 meses complicados. Penso, contudo, que este ano vai ser bom para o invesco!!
Pensem em algo que investe em 33% acções, 33% obrigações qualidade e 33% commodities. Não é bem assim mas é suficientemente perto para as pessoas entenderem.
Se as acções subiem mas as obrigações cairem acabam por se compensar um à outra e o fundo não sai do sítio. O ouro tb não se tem mexido, assim como a maioria das outras commodities (andamos num sobe e desce e pouco mais). Foram 6 meses complicados. Penso, contudo, que este ano vai ser bom para o invesco!!
Texano Bill Escreveu:Chico_laranja Escreveu:Texano Bill
Julgo que o crescer do valor dos activos do Invesco está a ser comido pela subida do Euro.
EURUSD:
19-10-2012 - 1.3024
21-11-2012 - 1.2829
21-12-2012 - 1.3188
21-01-2013 - 1.3313
Esta subida do Euro nos últimos tempos tem feito isto ficar enviezado.
Ok, tinha ficado com a ideia que o fundo tinha cobertura cambial... É um fundo com bom (mas recente) histórico. Tenho que ver se existe uma versão hedged.
Tem cobertura cambial!! A subida do euro nada tem, a haver com a performance do fundo!!
Chico_laranja Escreveu:Texano Bill
Julgo que o crescer do valor dos activos do Invesco está a ser comido pela subida do Euro.
EURUSD:
19-10-2012 - 1.3024
21-11-2012 - 1.2829
21-12-2012 - 1.3188
21-01-2013 - 1.3313
Ok, tinha ficado com a ideia que o fundo tinha cobertura cambial... É um fundo com bom (mas recente) histórico. Tenho que ver se existe uma versão hedged.
VirtuaGod Escreveu:Faz como eu, não invistas no que não entendes![]()
Pá, mete em fundos passivos que vais ficar mais calmo, se tens tantas dúvidas. Elas não se vão dissipar. Acredita. Psicologicamente é mesmo assim. Vais sempre ficar a perguntar se o gestor não vai fazer asneira da forma que tens duvidas.
Porque não investes passivamente? Qual o interesse em investires em fundos que não compreendes/gostas/te deixam 1000 dúvidas?
Eu quando não gosto encosto no cantinho do prato
Boa tarde Virtuagod
E porque acreditas que é possivel bater o mercado saltando de gestor em gestor estando à mercê da rentabilidade deles?
Nao quero de forma alguma criticar a estrategia, pretendo apenas clarificar ideias.
Obrigado pela disponibilidade de respostas
Texano Bill
EURUSD:
19-10-2012 - 1.3024
21-11-2012 - 1.2829
21-12-2012 - 1.3188
21-01-2013 - 1.3313
Até quando é que o Euro sobe? Só Deus sabe embora julgue que Março será decisivo para um dos lados.
Nessa altura já estaremos a emitir dívida(?) e a malta a ficar mais acalmada para o nosso lado do Atlântico pois se isso acontecer passamos a ser o 2º país intervencionado a mostrar bons sinais a seguir à Irlanda e do outro lado do Atlântico terão que resolver o Fiscal Cliff pois na passagem do ano ele não foi resolvido mas antes empurrado para a frente 2 meses.
Estou a ver bem o cenário ou há falhas graves aqui? Se as houver peço que me corrijam sff
EURUSD:
19-10-2012 - 1.3024
21-11-2012 - 1.2829
21-12-2012 - 1.3188
21-01-2013 - 1.3313
Até quando é que o Euro sobe? Só Deus sabe embora julgue que Março será decisivo para um dos lados.
Nessa altura já estaremos a emitir dívida(?) e a malta a ficar mais acalmada para o nosso lado do Atlântico pois se isso acontecer passamos a ser o 2º país intervencionado a mostrar bons sinais a seguir à Irlanda e do outro lado do Atlântico terão que resolver o Fiscal Cliff pois na passagem do ano ele não foi resolvido mas antes empurrado para a frente 2 meses.
Estou a ver bem o cenário ou há falhas graves aqui? Se as houver peço que me corrijam sff

- Registado: 29/11/2007 2:37
Faz como eu, não invistas no que não entendes
Pá, mete em fundos passivos que vais ficar mais calmo, se tens tantas dúvidas. Elas não se vão dissipar. Acredita. Psicologicamente é mesmo assim. Vais sempre ficar a perguntar se o gestor não vai fazer asneira da forma que tens duvidas.
Porque não investes passivamente? Qual o interesse em investires em fundos que não compreendes/gostas/te deixam 1000 dúvidas?

Boa noite
Tenho bastante dificuldade em conseguir compreender a solidez e onde está investida a carteira TOP.
Nao é facil perceber a diversificacao e estrategia.
Boa rentabilidade e desvio.padrao de fundos de obrigacoes, apenas?
Apresentará retornos semelhantes em todos os tipos de mercado?
Cumprimento
Tenho bastante dificuldade em conseguir compreender a solidez e onde está investida a carteira TOP.
Nao é facil perceber a diversificacao e estrategia.
Boa rentabilidade e desvio.padrao de fundos de obrigacoes, apenas?
Apresentará retornos semelhantes em todos os tipos de mercado?
Cumprimento
frugal Escreveu:VirtuaGod Escreveu:frugal Escreveu:e não está provado que os fundos de gestão activa no longo prazo na GRANDE maioria não batem o benchmark?
Está. Principalmente de acções.frugal Escreveu:Porque estando a entrar agora nesses gestores não estarei a entrar depois do momento deles de "sorte"?
Investimento pressupõe que não se saiba o futuro. Quem te diz que eles não vão continuar a ter melhor performance?
Se quiseres um ETF passivo tb te dou... provavelmente com pior performance mas cada um investe no que prefere!!
O 1º filme do joaopedroinvestidor (obrigado pela partilha) mostra bem esse facto. Já tinha feito uma leitura com os mesmos dados.
O mercado obrigacionista ainda é mais difícil de bater do que o accionista, por ser muito maior e mais eficiente.
Nas próximas decadas esses fundos vão continuar a bater o benchmark?
Como consegues escolher o gestor que vai ter bons resultados nos próximos tempos? Quando já são conhecidos pela sua performance vão deixar de ter essa mesma elevada performance.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Cumprimentos
Infelizmente desconheço o futuro e não sei se vão continuar a bater os benchmarks. Contudo tenho apostado que quer a PIMCO quer Michael Hasenstab da templeton continuarão a sua boa performance na criação de Alpha.
Eu não tenho que defender o investimento activo. Se estás tão convencido que o passivo é superior segue esse caminho. Mas segue um caminho...
VirtuaGod Escreveu:frugal Escreveu:e não está provado que os fundos de gestão activa no longo prazo na GRANDE maioria não batem o benchmark?
Está. Principalmente de acções.frugal Escreveu:Porque estando a entrar agora nesses gestores não estarei a entrar depois do momento deles de "sorte"?
Investimento pressupõe que não se saiba o futuro. Quem te diz que eles não vão continuar a ter melhor performance?
Se quiseres um ETF passivo tb te dou... provavelmente com pior performance mas cada um investe no que prefere!!
O 1º filme do joaopedroinvestidor (obrigado pela partilha) mostra bem esse facto. Já tinha feito uma leitura com os mesmos dados.
O mercado obrigacionista ainda é mais difícil de bater do que o accionista, por ser muito maior e mais eficiente.
Nas próximas decadas esses fundos vão continuar a bater o benchmark?
Como consegues escolher o gestor que vai ter bons resultados nos próximos tempos? Quando já são conhecidos pela sua performance vão deixar de ter essa mesma elevada performance.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Cumprimentos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO e 202 visitantes