Winning the loser's game
LTCM Escreveu:]LTCM Escreveu:Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
Coisas do tipo da Herbalife?
Obrigado.
Provavelmente não usa isso em acções individuais!! Reverse to the mean é complicado de usar em acções individuais (a menos que seja mesmo em muitas e tenha altíssima diversificação)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
LTCM Escreveu:...utilizo vários métodos até aquele que alguns chamam de “trend following” e era nessa vertente que tinha recebido os últimos sinais.
E como é que tem corrido o período entre 2008-2012?
LTCM Escreveu:Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
Coisas do tipo da Herbalife?
Obrigado.
Pata-Hari Escreveu:E que percentagem alocas a essa estratégia secundária, por curiosidade? 20, 30%?
E mais uma, relacionada com a anterior: como determinas a percentagem em cash em casad momento?
Neste momento está muito próxima, por defeito, dos 20%.
Procuro estar sempre totalmente investido, quando não existem oportunidades sinalizadas, ou fecho de posições, utilizo o cash em operações de Overlay.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Pata-Hari Escreveu:Como é que o teu plano manda reforçar estados unidos com esta performance? não deverias estar a reduzir exposição por ajuste de ponderação do asset mix? (se calhar já explicaste isto dezenas de vezes antes e eu falhei na leitura)
VirtuaGod Escreveu:Não te preocupes, fiquei com a mesma dúvida
Tb não sei se o ano passado na Europa foi muito melhor que nos EUA, não sei as rentabilidades dos índices de cor!!
Observação pertinente Pata-Hari (e VirtuaGod), de facto o que eu disse pode criar dúvida neste tópico. Embora o mix de
ADI’s, e o método, que serve de exemplo neste tópico não seja aquele que utilizo, como já referi anteriormente não vivo só de Asset allocation, na gestão da carteira utilizo vários métodos até aquele que alguns chamam de “trend following” e era nessa vertente que tinha recebido os últimos sinais.
Peço desculpa a quem inadvertidamente induzi em erro.
Apesar de algumas alterações no essencial a gestão da, minha, carteira continua a ser esta:
LTCM em 10/5/2010 Escreveu:Assim de uma forma sumária, existem vários detalhes que não vale a pena introduzir, vou tentar dar uma ideia daquilo que utilizo na gestão da Carteira.
A carteira está dividida em 3 partes.
Parte Maioritária: Capital alocado por percentagens a diferentes classes de activos (Acções, Obrigações, Imobiliário e matérias-primas;
Cada classe de activos está dividida em subclasses por exemplo: Acções, mercados emergentes, grandes, pequenas, valor, crescimento;
A escolha da subclasse e das subsubclasses é feita de acordo com um ranking de momentum ajustado pela volatilidade. De acordo com a fórmula de alocação no final de cada período, 3/6/12/18 meses, conforme as valorizações e desvalorizações, volta-se a alocar o capital nas percentagens adequadas ao perfil de risco estabelecido.
Parte secundária: Capital alocado a um sistema seguidor de tendências, que não compra os fundos nem vende os topos, procura apenas apanhar uma parte da tendência dominante, nunca entra em posições curtas, e nada o impede de baixar os preços médios.
Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
Pata-Hari Escreveu:(se calhar já explicaste isto dezenas de vezes antes e eu falhei na leitura)
Não te preocupes, fiquei com a mesma dúvida

Tb não sei se o ano passado na Europa foi muito melhor que nos EUA, não sei as rentabilidades dos índices de cor!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Pata-Hari Escreveu:LTCM, este artigo vem mesmo a propósito. O que achas do momento de mercado nos estados unidos? estamos em máximos no SP, não te parece um mau momento, um dos momentos das pontas, para investir? Na europa não parece ser o caso, mas nos states ficaria nervosa de fazer uma entrada agora.
Tendo a fugir dos topos de mercado e aflige-me olhar para o gráfico do SP....
Partilho da tua preocupação "Pata-Hari", também estou bem mais “descansado” quanto à Europa (apesar das recentes valorizações). OS EUA tanto em tempo como em valorizações estão nos limites do Bull, embora o P/E actual ainda esteja algo longe dos 15,2 de Outubro de 2007, portanto como ninguém pode prever o que vai acontecer vou seguir o plano e esse manda aumentar a exposição aos EUA e ao Canadá.
Não existe um ditado qualquer que diz “the trend is your friend until that nasty bend at the end”. Vamos confiar que o “nasty bend” ainda demore uns meses.

LTCM Escreveu:zekinha1 Escreveu:É um mau investimento se for feito em 60%/40% em dois efts que replicam a totalidade de acções e totalidade de obrigações?
Não, desde que os ETF's sejam o mais diversificado possívelzekinha1 Escreveu:Será mais aconselhável adquirir também efts de imobiliário, matérias-primas... ?
O ideal é alargar ao máximo o tipo de ADI's da carteira
LTCM como lidas com a questão de comprar ETF domiciliados nos US ou na Europa (por questões fiscais)?
Sinto que para não ser penalizado temos de apostar em ETF com domiciliados na Europa, mas por outro lado estes têm custos de gestão muito maiores que os US.
Por exemplo comecei uma estratégia simples (uma espécie de :
70% Índice Globais de Ações;
30% Obrigações Globais ligadas à inflação.
o 1º custa 0,45% - DB X-trackers (por oposição por exemplo ao da Vanguard domiciliado nos US que custa 0,22%)
o 2º custa 0,25% - iShares (VTIP da vanguard 0,10%)
LTCM, este artigo vem mesmo a propósito. O que achas do momento de mercado nos estados unidos? estamos em máximos no SP, não te parece um mau momento, um dos momentos das pontas, para investir? Na europa não parece ser o caso, mas nos states ficaria nervosa de fazer uma entrada agora.
Advice to a Young Market Participant
zekinha1 Escreveu:É um mau investimento se for feito em 60%/40% em dois efts que replicam a totalidade de acções e totalidade de obrigações?
Não, desde que os ETF's sejam o mais diversificado possível
zekinha1 Escreveu:Será mais aconselhável adquirir também efts de imobiliário, matérias-primas... ?
O ideal é alargar ao máximo o tipo de ADI's da carteira
LTCM Escreveu:Pata-Hari Escreveu:LTCM, e uma carteira composta com activos ponderados por peso dos PIBS das respectivas zonas geográficas no PIB mundial? à medida que as economias vão crescendo, maior a ponderação na carteira total. Coloco a questão porque o que vi das tuas sugestões tem um bias grande para os estados unidos (que ainda por cima já estão outra vez em máximos históricos, tornando o timing de entrada menos entusiasmante - e simultaneamente menos assustador, já que sentimos sempre maior segurança nos topos e menos confiança nos mínimos).
Como é que farias isso garantindo que apesar de te estares a focar em equity tens um bom mix de protecção em obrigações?
Certíssima Pata-Hari sou culpado de ser absolutamente USA Biased, em termos de investimento, mas não só, aquilo é um mundo à parte, ou melhor, são muitos mundos à parte, alguns que rejeitamos visceralmente, outros que adoramos.
A(s) carteira(s) que deixei como exemplo reflecte(m) isso.
Não tenho a certeza, mas julgo que já mencionei, algures, a possibilidade da carteira ser composta de acordo com a capitalização bolsista de cada uma das zonas geográficas. Tenho ideia que falei nisso, nem que tenham sido apenas umas breves linhas (podem é ter sido apagadas).![]()
Em todo o caso deixei na pag. 23, deste tópico, um PDF da Oppenheimer – The new 60/40 – que me pareceu interessante.
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15671039" width="750" height="500" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe>
É um mau investimento se for feito em 60%/40% em dois efts que replicam a totalidade de acções e totalidade de obrigações?
http://etfdb.com/etf/VTI/
http://etfdb.com/etfdb-category/total-bond-market/
Será mais aconselhável adquirir também efts de imobiliário, matérias-primas... ?
Edit:
Reparei agora que embora se chamem TOTAL apenas se referem aos US.
- Registado: 19/10/2010 13:30
Re: ETFs are eating everything.
The Paying high mutual fund expenses to a manager who underperforms a benchmark makes little sense.
Para isso é preciso que o comum dos investidores saiba qual o benchmark com que deve comparar e não se fique apenas com aquele que a própria gestora convenientemente escolheu. Não sei se já chegámos a esse nível de "sofisticação" do pequeno investidor.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
ETFs are eating everything.
joaopedroinvestidor Escreveu:LTCM, Após o pedido da Pata-Hari, lembro-me de ver informação/gráfico/desenho(?), acerca do peso dos PIBS das respectivas zonas geográficas no PIB mundial, mas não sei onde está? Podes dar uma ajuda?
JoaoPedro
LTCM Escreveu:Em todo o caso deixei na pag. 23, deste tópico, um PDF da Oppenheimer – The new 60/40 – que me pareceu interessante.
Não era isso?
- Anexos
-
- Talvez isto?
- CAP_PPP.png (146.11 KiB) Visualizado 12720 vezes
LTCM Escreveu:Pata-Hari Escreveu:LTCM, e uma carteira composta com activos ponderados por peso dos PIBS das respectivas zonas geográficas no PIB mundial? à medida que as economias vão crescendo, maior a ponderação na carteira total. Coloco a questão porque o que vi das tuas sugestões tem um bias grande para os estados unidos (que ainda por cima já estão outra vez em máximos históricos, tornando o timing de entrada menos entusiasmante - e simultaneamente menos assustador, já que sentimos sempre maior segurança nos topos e menos confiança nos mínimos).
Como é que farias isso garantindo que apesar de te estares a focar em equity tens um bom mix de protecção em obrigações?
Certíssima Pata-Hari sou culpado de ser absolutamente USA Biased, em termos de investimento, mas não só, aquilo é um mundo à parte, ou melhor, são muitos mundos à parte, alguns que rejeitamos visceralmente, outros que adoramos.
A(s) carteira(s) que deixei como exemplo reflecte(m) isso.
Não tenho a certeza, mas julgo que já mencionei, algures, a possibilidade da carteira ser composta de acordo com a capitalização bolsista de cada uma das zonas geográficas. Tenho ideia que falei nisso, nem que tenham sido apenas umas breves linhas (podem é ter sido apagadas).![]()
Em todo o caso deixei na pag. 23, deste tópico, um PDF da Oppenheimer – The new 60/40 – que me pareceu interessante.
LTCM, Após o pedido da Pata-Hari, lembro-me de ver informação/gráfico/desenho(?), acerca do peso dos PIBS das respectivas zonas geográficas no PIB mundial, mas não sei onde está? Podes dar uma ajuda?
JoaoPedro
The Truth About Dividends
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/16024093" width="670" height="715" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Global Bond Review
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/16020699" width="670" height="715" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
E.M. Report
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/16020435" width="670" height="715" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Não está directamente relacionado com o tema do tópico, mas é uma senhora marca, digna de registo e a ter em conta quando se escolhem os fundos.
How Vanguard amassed $2 trillion
How Vanguard amassed $2 trillion
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
ruicarlov Escreveu:Recentemente saltou-me à vista a correctora Plus500, em virtude de aceitar depósitos/levantamentos por Paypal. Tendo em conta que num futuro não muito distante devo receber dólares de uns investimentos via Paypal, a hipótese de não me sujeitar a conversões sucessivas entre moedas pareceu-me interessante. Agora não conheço a correctora e não disponibilizam todos os ETFs de uma das carteiras sugeridas, nomeadamente:
TLT 15%
ITE 5%
GLD/SGOL 15%
DBC 7.5%
VNQ/VNGI 10%
VBR 15%
VPL 10%
VGK 10%
VWO 12,5%
Na lista deles http://www.plus500.pt/AllInstruments/AllInstruments.aspx#ETFs encontro TLT, DBC, VNQ, VGK, VWO.
Falta portanto ITE, GLD, VBR e VPL. Gostava por isso de tentar encontrar equivalentes. Para o ouro encontrei um GOLD.AX que é um ETF sobre ouro físico. É uma boa substituição? E quando ao resto? Algumas sugestões? É que eu perco-me no meio das siglas todas
Tendo uma carteira alternativa, poderia utilizar a conta de demostração para ver como se comportava.
Nao te metas nisso.
Isso são CFDs logo vais estar a pagar a cabeça logo 2.5-3% ao ano para deter os CFDs em carteira.
Para buy and hold isso é logo deitar fora de uma larga % do retorno.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], fatura.pt, HFCA, latbal, lito, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAFS, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, Sinedrio, trilhos2006 e 130 visitantes