BES - Tópico Geral
Na realidade pensei que com o alto volume a resistência tinha sido quebrada e que isto poderia ser um reteste ao agora suporte. Mas a vela vermelha de sexta englobou toda a vela verde anterior. No meu entender, isto é mais um sinal técnico de correcção... a ter em conta para os proximos dias...vamos seguindo e agindo em conformidade.
BN
Narigudo
BN
Narigudo
- Registado: 18/8/2012 18:27
Storgoff Escreveu:Uma coisa é verdade, este incidente criou um clima de medo que se alastrou logo a seguir aos outros
bancos cotados.
No instante em que o BES caiu abruptamente, ficando a perder 9% na sessão, o BPI estava a valorizar 8% e
o BCP 6%, ambos com volume de negociação enorme para pouco mais de 2 horas de sessão.
Logo a seguir, tanto um como o outro começaram tambem a cair rapidamente acabando por entrar em
terreno negativo.
O BPI chegou a estar a perder mais de 6%.
Algo de anormal aconteceu no BES, é um facto.
Mas, para já não o relacionaria com um eventual sentimento de mercado que se tenha invertido.
Penso que esta situação deveu-se ao empréstimo extra de mais uns milhões pela troika.
Quando se soube as ações dos bancos reagiram logo.
Tal como na Grécia...tratar-se-ia de um default encoberto.
Afinal a situação ainda está negra.
Com diz um amigo nosso: "Stops are in"!!!
- Registado: 29/11/2007 2:39
Uma coisa é verdade, este incidente criou um clima de medo que se alastrou logo a seguir aos outros
bancos cotados.
No instante em que o BES caiu abruptamente, ficando a perder 9% na sessão, o BPI estava a valorizar 8% e
o BCP 6%, ambos com volume de negociação enorme para pouco mais de 2 horas de sessão.
Logo a seguir, tanto um como o outro começaram tambem a cair rapidamente acabando por entrar em
terreno negativo.
Mas, para já não o relacionaria com um eventual sentimento de mercado que se tenha invertido.
bancos cotados.
terreno negativo.
- Registado: 21/5/2009 18:43
JRock Escreveu:É provável que os mais experientes já tenham passado por esta situação, mas ainda não a tinha visto descrita aqui no Caldeirão.
Aparentemente uma ordem de venda a 1.04 (mais de um milhão) fez saltar muitos dos stops ( o meu estava em 1.15 e venderam-mas a 1.06). Quase de seguida, provavelmente o mesmo agente colocou uma ordem de compra a 1.06 (mais de um milhão) e limpou todos esses stops (incluindo o meu), fazendo uma mais valia considerável, pois comprou bastante mais do que tinha vendido (se calhar a descoberto).
Isto é génio negocial ou manipulação do mercado ?
Apendi com este episódio e vou ter mais atenção aos stops que coloco (ou não), pois até agora estava convencido que os stops protegiam de quedas bruscas, mas está visto que nem sempre !
Podias explicar melhor.
Esse agente de que falas fez exactamente isso ou estarás a especular?
Pelo que vejo no histórico da Euronext a queda brusca fez se em apenas 2 segundos e foi dos 1,13 até aos 1,04.
O fenómeno deu-se se às 10:19 entre o segundo 39 e o 41.
A ordem de venda de 1milhão de acções a 1,04 de que falas como causa desta situação tinha de ser dada
quando o BES ainda cotava na casa dos 1,13, ou seja na pratica tratava-se de uma ordem ao mercado com
limite de execução nos 1,04 .
O problema é que uma ordem dessa magnitude, ao começar a ser preenchida, faria logo cair a cotação,
despoletando as ordens stop de outros investidores. Estas novas ordens ao melhor em numero crescente
iriam concorrer directamente com a ordem inicial desse agente.
Ordens estas que em regra nem limite de preço tem (Ordens sotp puras em vez de ordens stop limit).
Entretanto no segundo 41 a negociação ficou suspensa com o ultimo negócio a 1,04 sendo apenas
restabelecida cerca de 5 minutos depois com preço de abertura de 1,107.
Nesta suspensão houve lugar a um processo de leilão que definiu o preço de restabelecimento da negocição
em continuo. Também aqui entraram em concorrência todas as ordens stop que tinham sido despoletadas e
que ainda não tinham sido preenchidas.
Entretanto dizes que o dito agente teria feito um negocio genial ao dar em seguida uma ordem de compra
de 1 milhão nos 1,06.
Com uma ordem a este preço não conseguiria comprar nada já que o mercado restabeleceu-se a 1,107.
Mas mesmo que tivesse dado uma ordem ao melhor não seria garantido que o saldo fosse positivo.
Tudo dependia dos negócios que fez na venda (cada um a preços mais baixos que o anterior) comparados com
os negócios que fez na compra ( cada um mais caro que o anterior)
Resumindo e concluindo, estas teorias dos tubarões tem pouca adesão à realidade.
Quem tentasse fazer uma coisa destas conscientemente muito provavelmente sairia bem chamuscado.
Acredito mais num erro de introdução de ordem.
Editado pela última vez por Storgoff em 14/1/2013 10:40, num total de 1 vez.
BlitzFerr Escreveu:Eu infelizmente fui stopado e ainda que não se deva chorar com uma valorização de 20% foi um péssimo negócio. Se tivesse vendido de manhã quando valorizava... coisas da bolsa
Vamos lá ver como evolui nos próximos dias. Eu diria que vai acalmar para depois voltar às subidas. Reagiu muito bem à queda durante o dia, o que na minha opinião foram grandes posições a não resistir às mais-valias.
O PSI20 tb me parece estar esticado. Mas com o salto que o peso pesado Jerónimo Martins deu, talvez o índice ainda tenha força para mais no curto prazo.
Segunda-feira chego a Portugal para uma semana de férias, a ver se é bom sinal![]()
Já agora, o BES tem novos preçários a entrar em vigor em 2013. Vamos lá ver se ajuda aos lucros...
http://www.bes.pt/images/emails/BES_Adicional.pdf
Negócios positivos são sempre no minimo de nível BOM, péssimo só os negativos!!!
Provavelmente querias dizer que não foi excelente, mau negócio é ter o dinheiro parado ou em contas de baixo rendimento, tudo o que for superior à valorização de um depósito a prazo é no minimo BOM!!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Eu infelizmente fui stopado e ainda que não se deva chorar com uma valorização de 20% foi um péssimo negócio. Se tivesse vendido de manhã quando valorizava... coisas da bolsa
Vamos lá ver como evolui nos próximos dias. Eu diria que vai acalmar para depois voltar às subidas. Reagiu muito bem à queda durante o dia, o que na minha opinião foram grandes posições a não resistir às mais-valias.
O PSI20 tb me parece estar esticado. Mas com o salto que o peso pesado Jerónimo Martins deu, talvez o índice ainda tenha força para mais no curto prazo.
Segunda-feira chego a Portugal para uma semana de férias, a ver se é bom sinal
Já agora, o BES tem novos preçários a entrar em vigor em 2013. Vamos lá ver se ajuda aos lucros...

Segunda-feira chego a Portugal para uma semana de férias, a ver se é bom sinal

Sr_SNiper Escreveu:Este gráfico do BES faz-me lembrar o da prata à uns tempo quando estava a verticalizar. Houve durante uns minutos uma descida abruta que foi comprada logo e toda a gente a dizer que foi optima compra, depois nos dias seguintes caiu uns 20%, não sei se é o caso, apenas os gráficos são parecidos...
Depois da trabalheira que deu por isto lá em cima, não te ponhas a agoirar para que volte outra vez lá para baixo.

Um abraço
Pintodoiro
- Anexos
-
- sisifo.jpg (26.15 KiB) Visualizado 8408 vezes
Sr_SNiper Escreveu:Este gráfico do BES faz-me lembrar o da prata à uns tempo quando estava a verticalizar. Houve durante uns minutos uma descida abruta que foi comprada logo e toda a gente a dizer que foi optima compra, depois nos dias seguintes caiu uns 20%, não sei se é o caso, apenas os gráficos são parecidos...
E porque não este

- Anexos
-
- grafico.png (736.88 KiB) Visualizado 8422 vezes
Este gráfico do BES faz-me lembrar o da prata à uns tempo quando estava a verticalizar. Houve durante uns minutos uma descida abruta que foi comprada logo e toda a gente a dizer que foi optima compra, depois nos dias seguintes caiu uns 20%, não sei se é o caso, apenas os gráficos são parecidos...
Lose your opinion, not your money
majomo Escreveu:Pois eu não tive oportunidade de acompanhar o dia e também não tinha stop, pelo que mantenho a mesma posição...
Pelo gráfico acima, fico "contente" com o fecho nos 1,10...
È preciso ter corajem para manter a mesma posição em 2013. Pois tudo pode acontecer. Mas daqui a 2 anos pode ser bom. Os analistas que recomendam BES sabem quem entra e que pode provocar uma boa subida. Pois os pequenos vão todos atrás ajudando na subida. Mas será que a banca está assim tão boa ? viver um dia de cada vez é o melhor.
Bons Negocios
- Registado: 14/11/2010 22:51
Pois eu não tive oportunidade de acompanhar o dia e também não tinha stop, pelo que mantenho a mesma posição...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
´PAulo68 Escreveu:Storgoff Escreveu:PAulo68 Escreveu:Que dia completamente louco. Mesmo caindo quase 4%, creio que até não se portou mal com uma força compradora no final a fazer um fecho acima dos 1.10.
Espero que estejas certo.
Hoje foi duro.
Imediatamente após uma entrada alavancada a 1,15 em poucos segundos caiu 9% com congelamento das transacções.
Foi mesmo pontaria
Até o sangue congela nas veias
Foi um momento que já não via há bastante tempo. Faz lembrar os idos anos de 2007/2008 em que de repente uma ação começava a cair sem parar (já para não falar nos índices).
Não foi o caso e até recuperou bem. Creio que este movimento veio refrear um bocado os anímos, mas se nada houver de esquisito durante o fim-de-semana creio que na 2ª poderemos ter uma ligeira subida, ou uma consolidação nos valores já referidos pelo Ulisses.
BN
Eu estava nesse momento a ver o streaming e em 3 segundos já estava a dar ordem de compra ao melhor, o que nunca pensei é que congelassem as transações. Conclusão, fiquei com uns bons milhares de titulos a 1,11€... o que considero uma má entrada...

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Boas
Hoje foi um dia impróprio para cardíacos, se com esta não me deu um treco, estou aqui para durar.
Apesar da queda, realmente não foi tão mau quanto isso, se olharmos para as recentes subidas, uma queda de 4% não foi significativa.
Importante será que se mantenha acima dos níveis a que fechou 1,11€ até 1,05€, pois a não serem quebrados poderemos estar perante um suporte significativo e para o qual devemos estar atentos nas próximas sessões.
Seria bom que marinasse nestes valores durante algumas sessões para aliviar um pouco os indicadores e ganhar força para quebrar a resistência dos 1,20€.
Bom fim de semana para aliviar um pouco a cabeça.
Pintodoiro
Hoje foi um dia impróprio para cardíacos, se com esta não me deu um treco, estou aqui para durar.
Apesar da queda, realmente não foi tão mau quanto isso, se olharmos para as recentes subidas, uma queda de 4% não foi significativa.
Importante será que se mantenha acima dos níveis a que fechou 1,11€ até 1,05€, pois a não serem quebrados poderemos estar perante um suporte significativo e para o qual devemos estar atentos nas próximas sessões.
Seria bom que marinasse nestes valores durante algumas sessões para aliviar um pouco os indicadores e ganhar força para quebrar a resistência dos 1,20€.
Bom fim de semana para aliviar um pouco a cabeça.
Pintodoiro
- Anexos
-
- Bes.jpg (174.88 KiB) Visualizado 9077 vezes
Pintodoiro Escreveu:Gestora de activos norte-americana passa a deter mais de 2% do capital do BES
11 Janeiro 2013, 15:34 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt
inShare
Wellington Management Company comprou mais de 2 milhões de acções do BES na passada terça-feira.
A Wellington Management Company, sociedade gestora de activos norte-americana, passou a deter mais de 2% do capital do Banco Espírito Santo, assumindo o estatuto de accionista qualificada no capital do banco liderado por Ricardo Salgado.
Em comunicado à CMVM o BES refere que a Wellington comprou 2.446.594 acções do BES no dia 8 de Janeiro de 2013, passando a controlar de 2,02% dos direitos de voto correspondentes a 81.297.790 acções.
A gestora de activos, que tem sede em Boston, acrescenta que nenhum cliente da Wellington Management detém individualmente acções representativas de 2% ou mais dos direitos de voto correspondentes ao capital social da BES.
A Wellington Management é uma sociedade gestora de investimentos que detém activos sob gestão de cerca de 748 mil milhões de dólares e que presta serviço de ‘investment advisor’ a mais de 2.100 instituições em 50 países, de acordo com a informação prestada pelo BES.
E quanto vendeu hoje? :-)
Olha, aqui temos um elefante...ehehehe
- Registado: 29/11/2007 11:50
Storgoff Escreveu:PAulo68 Escreveu:Que dia completamente louco. Mesmo caindo quase 4%, creio que até não se portou mal com uma força compradora no final a fazer um fecho acima dos 1.10.
Hoje foi duro.
Imediatamente após uma entrada alavancada a 1,15 em poucos segundos caiu 9% com congelamento das transacções.
Foi mesmo pontaria
Foi um momento que já não via há bastante tempo. Faz lembrar os idos anos de 2007/2008 em que de repente uma ação começava a cair sem parar (já para não falar nos índices).
Não foi o caso e até recuperou bem. Creio que este movimento veio refrear um bocado os anímos, mas se nada houver de esquisito durante o fim-de-semana creio que na 2ª poderemos ter uma ligeira subida, ou uma consolidação nos valores já referidos pelo Ulisses.
BN
- Registado: 27/12/2011 20:40
PAulo68 Escreveu:Que dia completamente louco. Mesmo caindo quase 4%, creio que até não se portou mal com uma força compradora no final a fazer um fecho acima dos 1.10.
Hoje foi duro.
Foi mesmo pontaria

Gestora de activos norte-americana passa a deter mais de 2% do capital do BES
inShare
Wellington Management Company comprou mais de 2 milhões de acções do BES na passada terça-feira.
A Wellington Management Company, sociedade gestora de activos norte-americana, passou a deter mais de 2% do capital do Banco Espírito Santo, assumindo o estatuto de accionista qualificada no capital do banco liderado por Ricardo Salgado.
Em comunicado à CMVM o BES refere que a Wellington comprou 2.446.594 acções do BES no dia 8 de Janeiro de 2013, passando a controlar de 2,02% dos direitos de voto correspondentes a 81.297.790 acções.
A gestora de activos, que tem sede em Boston, acrescenta que nenhum cliente da Wellington Management detém individualmente acções representativas de 2% ou mais dos direitos de voto correspondentes ao capital social da BES.
A Wellington Management é uma sociedade gestora de investimentos que detém activos sob gestão de cerca de 748 mil milhões de dólares e que presta serviço de ‘investment advisor’ a mais de 2.100 instituições em 50 países, de acordo com a informação prestada pelo BES.
inShare
Zona de consolidação
Se o BES fechar acima da resistência/suporte de 1,05-1,07 é bom sinal ou é demasiado cedo para assumir-se que vai aguentar?
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."
Storgoff Escreveu:LedZeplin Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Para mim, o BES está na zona da resistência, tal como disse nos Discos Pedidos desta semana, e não é fácil superá-la à primeira tentativa. Por isso, acredito numa consolidação/retracção durante algum tempo nesta zona.
Um abraço,
Ulisses
Mas agora, 13,21, deu sinal de vir a fechar nos valores de ontem.
Dá para concretizar melhor ?
Estas-te a referir a quê, concretamente?
Já agora o que te leva a pensar que o BES vai fechar a 1.15?
- Registado: 27/12/2011 20:40