Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V99 » 14/5/2008 13:49

Caro JPEREIA72,

Bem estou a ver que não estou sozinho nesta acção que toda e mais alguma gente diz que não tem valor e que não presta mais isto e mais aquilo, mas depois de tudo isto aparece uma casa a dar price targets ridiculos a espera que o pessoal se canse das más noticias e as entregue a preços de uva mijona.
O que as casas querem é especular, como fizeram com a Altri que em 2 anos subiu 200% às custas da UBS, portanto amigos da UBS façam o favor de mandar bitaites bota a baixo que espero pacientemente pela Ren lá por volta dos 6€ Ok.

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por JPereira72 » 14/5/2008 13:05

V99 Escreveu:Mais um dia de manipulação na Ren.
Ninguém da CMVM vê isto, pelo amor de Deus, isto é um roubo.
Andam encher-se delas para enganar os patos e depois pumba toca a descambar, é o fim do mundo.

Abraço e tenham juizo



Ninguem ve nada...
Ja ha dias procedi a uma pesquisa no site da cmvm no que respeita aos fundos do bcp, uma vez que as casas de investimentos ligadas ao millenium/bcp estavam sempre "no bota abaixo" á ren... é o resultado foi curioso e que transcrevo mais abaixo!

ja se sabe que toda a gente quer é price targets altos, mas se realmente o titulo nao tem potencial e é uma porcaria porque é que o mantêm em carteira, ja nem falo com stops, é vende-los com mais valias?

Mais vale,a esses fundos, vende-los agora antes que a cotação dispare, para baixo, nao?? ou sera que eles gostam de perder dinheiro...


ca vai:

MILLENNIUM ACÇÕES PORTUGAL
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ ... 0%20%20%0A

Millennium BCP - Gestão de Fundos de Investimento, SA

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ ... 0%20%20%0A

MILLENNIUM PPA
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/app/ ... 0%20%20%0A


Em Fevereiro de 2008, a indicação era que tinham em sua posse 1.158.015 + 443.707 + 587.567 + 871.117 = 3.060.406

Em Março 2008
Pela consulta actual do links acima, parece que os 3 fundos têm actualmente em posse 1.282.413 + ( 1.158.015 + 871.117) + 965.367 = 4.276.912

Para quem diz que nao presta e reforça 1 milhao de titulos, é caso para o CSI ou Colombo, ou outro investigador qualquer tentar perceber...aquilo que é obvio!!!

Ainda hoje nao consigo entender como existe tanta gente a despachar os lotes da opv, o de 160 e 330 accoes ou ambos, a poucos dias do dividendo, quando podiam vender com alguma valor a mais.. a nao ser que seja alguem a precisar muito do dinheiro ou algum peso pesado a despachar aos bocadinhos...

Acho que as autoridades deviam regular, ou controlar (ou chamem la o que quiserem), os price targets que nao estejam devidamente acompanhados de contas crediveis, ou pelos menos fundamentadas... senao cá vai, o meu price target para a ren é de 1€, caso mude a regulação 6,5€.... pena eu nao ter "poder" no mercado e nos media como muitos que conseguem subir/descer titulos sem mao pesada que os ponha na linha!

Vendam-nas...vendam-nas todas!!! que alem do BCP parece que a UBS AG tb quer entar na corrida.. as minhas tambem estão á venda...paguem-nas bem! senao passa a ser o PPR, sempre tem uma taxa melhor que muitos bancos com a vantagem de poder efectuar o resgate (leia-se vende-las) a qualquer momento e nao estar "preso" por 5 ou 10 anos...
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por V99 » 14/5/2008 10:16

Nestes ultimos dias parece que começou a ter tino esta menina. Hoje até ao momento está a ter um comportamento bom com um volume acima do normal.
É esperar para ver. :mrgreen:
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por Batmax » 14/5/2008 9:25

Boas

Parece que a corrida aos dividendos desta menina começou o que acham é de se comprar não é ?
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por Nyk » 13/5/2008 8:04

Recomendação "neutral"
UBS inicia cobertura da REN com preço-alvo de 3,45 euros
A UBS iniciou hoje a cobertura dos títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN), atribuindo à empresa liderada por José Penedos um preço-alvo de 3,45 euros, abaixo do valor de fecho das acções na sessão de ontem. A casa de investimento tem uma recomendação de "neutral".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A UBS iniciou hoje a cobertura dos títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN), atribuindo à empresa liderada por José Penedos um preço-alvo de 3,45 euros, abaixo do valor de fecho das acções na sessão de ontem. A casa de investimento tem uma recomendação de "neutral".

"O nosso preço-alvo [de 3,45 euros] tem por base os activos regulados e incorpora algum potencial proveniente da próxima revisão regulatória", salienta o analista Alessandro D’Erme. Acrescenta que na eventualidade de não se assistir a uma alteração na regulação, o "target" será de 3,14 euros.

Esta avaliação sem mudanças no quadro regulatório tem implícita um potencial de queda de 9,7% face aos 3,44 euros a que os títulos da REN terminaram a negociação de ontem. O "target" base confere às acções um potencial de desvalorização de 0,8%.

A UBS lembra que em Portugal a taxa de retorno dos investimentos é de 7% para a electricidade e de 8% para os gás, acrescentando que o actual quadro regulatório traduz-se num "baixo risco na próxima revisão, bem como em algum potencial, caso o regulador adopte uma metodologia assente em noutros incentivos".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: REN

por rosario » 11/5/2008 10:12

grafik Escreveu:Há um pormenor que estamos constantemente a escamotear é que ESTE TITULO É DE LONGO PRAZO, DO MELHOR QUE HÁ,não é especulativo , é de contas certinhas ,direitinhas, quase que apostaria que daquia 3 anos estará a cotar entre os 4.5-5euros senão mais, os contratos do transporte da energia vão disparar,a muito provável alteração já aqui inumeras vezes focada(da regulamentação)os interesses hipócritas do estado, etc,etc,etc um leque infidável de condicionantes que criarão interesse no titulo mas que muitos por agora não estão a enxergar.
não queiram que dispare 5 ou 6% de vez em quando como outros titulos,porque este titulo é muito diferente(A TER SEMPRE EM CARTEIRA) ABRAÇO : :P



Como sabe ou onde foi buscar essa informação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

REN

por grafik » 11/5/2008 0:01

Há um pormenor que estamos constantemente a escamotear é que ESTE TITULO É DE LONGO PRAZO, DO MELHOR QUE HÁ,não é especulativo , é de contas certinhas ,direitinhas, quase que apostaria que daquia 3 anos estará a cotar entre os 4.5-5euros senão mais, os contratos do transporte da energia vão disparar,a muito provável alteração já aqui inumeras vezes focada(da regulamentação)os interesses hipócritas do estado, etc,etc,etc um leque infidável de condicionantes que criarão interesse no titulo mas que muitos por agora não estão a enxergar.
não queiram que dispare 5 ou 6% de vez em quando como outros titulos,porque este titulo é muito diferente(A TER SEMPRE EM CARTEIRA) ABRAÇO : :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 58
Registado: 22/10/2007 19:19
Localização: TUNGUSKA

bem diz o ditado

por suminvestido » 10/5/2008 16:48

cego é aquele que não quer ver...
Leste o último paragrafo?Lê e não vás pelas conclusões erradas de outros.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Ò jony_cash

por jony_cash » 10/5/2008 16:24

Reninvestido Escreveu:"2. REN prevê queda entre 10% a 15% nos lucros este ano"

Temos de saber "ler" e não comer o que nos querem dar:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR18060.pdf

É só "ler" o último paragrafo e ver o quanto é mentira o que escreveste no ponto 2 supra citado


Mas qual mentira? Vai dizer isso ao jornal de negócios
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

Ò jony_cash

por suminvestido » 10/5/2008 11:55

"2. REN prevê queda entre 10% a 15% nos lucros este ano"

Temos de saber "ler" e não comer o que nos querem dar:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR18060.pdf

É só "ler" o último paragrafo e ver o quanto é mentira o que escreveste no ponto 2 supra citado
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por jony_cash » 10/5/2008 9:02

sinatras Escreveu:Com todo o respeito por outros mais entendidos, eu até acho que o V99 tem razão. É que, contràriamente à opinião do jony, parece-me que os itens 1. e 2. que apresenta, atendendo ao contexto de mercado dos últimos meses, até nem são dos piores...
O problema, quanto a mim, está no item 3, que afinal é o contestado pelo V99. Já ouço os técnicos todos, em uníssono, bradar que isto é o mercado, que o mercado é que manda, etc. etc. Isso, de algum modo, é um facto. O que já pode ser credor de melhor reflexão é porque é que isto acontece, particularmente neste caso. Relembraria que, quando o ano passado ocorreu a privatização, embora com o estado a ficar ainda como accionista maioritário, o preço subiu gradualmente, até cerca de 4€ se não me engano. Só que, ao contrário do que poderia ser suposto aquando da privatização, em que o governo ficou calado como um rato, só posteriormente veio alertar, em momento cirúrgico, penso eu, que se tratava de um activo estratégico e que, portanto, jamais ( onde é que eu ouvi já isto ) prescindiria dos seus 51% ! Isto é que me parece manipulação, falta de transparência...
E digo cirúrgico, porque, sem motivo com que possa fundamentar, não acredito que mais cedo ou mais tarde ( depende sempre da evolução dos deficits orçamentais )não vá mais uma fatia à vida e, por outro, essa informação, de que apenas terei ouvido o chefe do governo, numa qualquer reunião,abordar uma única vez, foi direccionada à promoção de qualquer interesse terceiro.
Pois, na minha tese, é esse terceiro que está sistemàticamente a apará-las, enchendo com 1 passo à frente 2 atrás, e não deixando a cotação fluir normalmente, enquanto mantiver a linha de actuação visando a compra sucessiva. É que com um tiro mata dois coelhos, gerindo um círculo altamente proveitoso e eficaz, isto é, vai empochando a preço conveniente, faz descargas estratégicas para manter esse nível de preço e atrofiar a liquidez para, no dia, seguinte, poder apresentar-se no inicio do ciclo. Claro que pelo meio ( da tarde )quando o preço está melhorzinho, é a mesma entidade, se calhar, que faz umas vendazitas geitosas...Mas, repito, este terceiro, acho que não pode ser acusado de manipulação, antes se limita a aproveitar as condições do mercado e do título, porventura que lhe foram propiciadas pelo comportamento referido.

Em síntese, penso que o perfil desta acção, nos termos em que a temos vindo observar, tem a ver com o facto de o governo inicialmente nunca ter manifestado um interesse estratégico neste papel, nomeadamente na época de privatização o que até se poderia entender), vindo a fazê-lo apenas mais tarde, acho que em favor de terceiros, que um dia conheceremos, certamente. E isso já não me parece correcto, mesmo que não deseje privatizar mais.
Como aprendi ser hábito por estas bandas, devo dizer que estou no título.
Bom fim de semana a todos e obrigado, pelo que vou lendo.


Olá sinatras,

Acho que o governo até pode ter alguma culpa visto ser maioritário nesta acção os investidores/speculadores não vêm grande margem neste papel visto que o estado é que controla. Quando a subida aos 4€ relembro que era num periodo de euforia até a minha avó comprou acções da REN :mrgreen: mas isso já vai longe outro exemplo foi a Martifer também foi aos 12€ e agora?

Abraço,
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por sinatras » 9/5/2008 23:06

Com todo o respeito por outros mais entendidos, eu até acho que o V99 tem razão. É que, contràriamente à opinião do jony, parece-me que os itens 1. e 2. que apresenta, atendendo ao contexto de mercado dos últimos meses, até nem são dos piores...
O problema, quanto a mim, está no item 3, que afinal é o contestado pelo V99. Já ouço os técnicos todos, em uníssono, bradar que isto é o mercado, que o mercado é que manda, etc. etc. Isso, de algum modo, é um facto. O que já pode ser credor de melhor reflexão é porque é que isto acontece, particularmente neste caso. Relembraria que, quando o ano passado ocorreu a privatização, embora com o estado a ficar ainda como accionista maioritário, o preço subiu gradualmente, até cerca de 4€ se não me engano. Só que, ao contrário do que poderia ser suposto aquando da privatização, em que o governo ficou calado como um rato, só posteriormente veio alertar, em momento cirúrgico, penso eu, que se tratava de um activo estratégico e que, portanto, jamais ( onde é que eu ouvi já isto ) prescindiria dos seus 51% ! Isto é que me parece manipulação, falta de transparência...
E digo cirúrgico, porque, sem motivo com que possa fundamentar, não acredito que mais cedo ou mais tarde ( depende sempre da evolução dos deficits orçamentais )não vá mais uma fatia à vida e, por outro, essa informação, de que apenas terei ouvido o chefe do governo, numa qualquer reunião,abordar uma única vez, foi direccionada à promoção de qualquer interesse terceiro.
Pois, na minha tese, é esse terceiro que está sistemàticamente a apará-las, enchendo com 1 passo à frente 2 atrás, e não deixando a cotação fluir normalmente, enquanto mantiver a linha de actuação visando a compra sucessiva. É que com um tiro mata dois coelhos, gerindo um círculo altamente proveitoso e eficaz, isto é, vai empochando a preço conveniente, faz descargas estratégicas para manter esse nível de preço e atrofiar a liquidez para, no dia, seguinte, poder apresentar-se no inicio do ciclo. Claro que pelo meio ( da tarde )quando o preço está melhorzinho, é a mesma entidade, se calhar, que faz umas vendazitas geitosas...Mas, repito, este terceiro, acho que não pode ser acusado de manipulação, antes se limita a aproveitar as condições do mercado e do título, porventura que lhe foram propiciadas pelo comportamento referido.

Em síntese, penso que o perfil desta acção, nos termos em que a temos vindo observar, tem a ver com o facto de o governo inicialmente nunca ter manifestado um interesse estratégico neste papel, nomeadamente na época de privatização o que até se poderia entender), vindo a fazê-lo apenas mais tarde, acho que em favor de terceiros, que um dia conheceremos, certamente. E isso já não me parece correcto, mesmo que não deseje privatizar mais.
Como aprendi ser hábito por estas bandas, devo dizer que estou no título.
Bom fim de semana a todos e obrigado, pelo que vou lendo.
 
Mensagens: 67
Registado: 15/12/2007 20:23
Localização: 14

por jony_cash » 9/5/2008 19:53

Scuba Escreveu:Compreendo o que tás a dizer porque também estou irritado com isto tudo. Mas se queremos disparar sobre alguém temos que disparar sobre o facto de a liquidez deste titulo ser baixa e basta um tipo vender 30 mil acções para aquilo descambar para onde ele quer. Só espero que comecem a haver cada vez mais pessoas a comprar e a querer ficar com elas sem as despejar ao melhor preço, ao menos assim pode ser que isto suba calmamente para valores que eu já estou farto de esperar e que não sei se algum dia chagarão...


Mas qual é o melhor preço? Eu neste momento não vejo porque razão comprar este titulo:

1. Lucros da REN baixam 5,7% no primeiro trimestre
2. REN prevê queda entre 10% a 15% nos lucros este ano
3. Já anda a meses a marinar na zona dos 3,40€ e 3,50€

Qual a razão para comprar REN só se for a longo longo prazo e mesmo assim não sei ....

BN
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por Scuba » 9/5/2008 19:42

Compreendo o que tás a dizer porque também estou irritado com isto tudo. Mas se queremos disparar sobre alguém temos que disparar sobre o facto de a liquidez deste titulo ser baixa e basta um tipo vender 30 mil acções para aquilo descambar para onde ele quer. Só espero que comecem a haver cada vez mais pessoas a comprar e a querer ficar com elas sem as despejar ao melhor preço, ao menos assim pode ser que isto suba calmamente para valores que eu já estou farto de esperar e que não sei se algum dia chagarão...
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por V99 » 9/5/2008 17:17

Mais um dia de manipulação na Ren.
Ninguém da CMVM vê isto, pelo amor de Deus, isto é um roubo.
Andam encher-se delas para enganar os patos e depois pumba toca a descambar, é o fim do mundo.

Abraço e tenham juizo
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por V99 » 8/5/2008 11:25

Bem, hoje o dia está muito animado, ainda não é meio dia e já vamos com 112.500.
Está bonito está são uns a descarregar e outros a comprar.

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por Manu » 7/5/2008 17:46

E a tal descarga não pressupõe que alguém está de outro lado numa de carga

[/i]
 
Mensagens: 173
Registado: 17/1/2006 20:25
Localização: Barreiro

por curvedair » 7/5/2008 17:17

V99 Escreveu:Mais um fecho na Ren que eu não percebi, com a cotação a subir houve uma descarga no final de 70.000, enfim não percebo rigorosamente nada.


E é pela segunda vez esta semana que há uma tal "descarga".

Penso que não há muito para perceber; alguém está, por algum motivo, a vender ao melhor nos últimos minutos da sessão.

Quem está dentro desta acção provavelmente estaria à espera que ela fechasse a €3.65 e que continuasse amanhã a tendência de subida. Pois, hoje isso voltou a não acontecer.

A continuar este comportamento, é fácil antever potenciais compradores a posicionarem-se no final do dia, com uma rede, para apanharem algumas dessas acções de "descarga" a preço de saldo. Basta ver que o fecho a €3.42 foi o valor mínimo de quotação do dia.

A minha opinião (e não tenho factos nem argumentos a substanciar) é que há muitos investidores com uma grande falta de liquidez. Por este motivo, na primeira oportunidade favorável eles realizam mais-valias (isto é, na primeira "aberta", lá vem a "descarga").

Penso que também acontece a outros papéis ( por exemplo,é doloroso ver como a SONAE SGPS patina).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 155
Registado: 19/4/2007 0:49
Localização: Aveiro

por V99 » 7/5/2008 17:01

Não sei mas há aqui mão de vaca.
Já não é a primeira vez, será que andam a assustar o pessoal para se desfazerem delas mais abaixo para terem caminho livre para dividendos????

Não sei sinceramente,

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por Scuba » 7/5/2008 16:59

Por acaso eu também reparei nessa desgarga, não faz muito sentido porque a acção teve o dia todo a subir e de repente acontece isto, já são algumas vezes que isto acontece, sempre assim, no final do dia vai uma desgarga que faz a cotação perder vários cêntimos. Porque será que isto acontece?? É normal isto acontecer?? Desculpem a pergunta se for muito estupida, mas realmente é estranho numa semana aocntecer 3 vezes descargas no ultimo minuto do dia.
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por V99 » 7/5/2008 16:47

Mais um fecho na Ren que eu não percebi, com a cotação a subir houve uma descarga no final de 70.000, enfim não percebo rigorosamente nada.
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por artista_ » 3/5/2008 21:52

vold Escreveu:quando houver fumo branco sobre a alteração da regulação vale apena tê-as em carteira, pra já e a não ser que desçam bastante, não parecem atractivas.

...

vendi as minhas e fico a espera do fumo, com atenção..


O problema é que quando o fumo branco aparecer já a cotação subiu um bom bocado :wink:

De qualquer forma também já via a Ren melhor... embora sendo uma empresa controlada pelo estado dê alguma segurança no médio e longo prazo!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por vold » 2/5/2008 23:49

quando houver fumo branco sobre a alteração da regulação vale apena tê-as em carteira, pra já e a não ser que desçam bastante, não parecem atractivas.

O volume é muito baixo desde o fim de janeiro e ao contrário de outras está praticamente nos valores que tinha no princípio do ano e com pouco hype à volta.

vendi as minhas e fico a espera do fumo, com atenção..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por Sonasol » 2/5/2008 22:28

Sitting Bull Escreveu:Penso que foi em boa altura, devido aos fracos resultados apresentados, hoje ao fim da tarde.


Se os analistas previam a mesma coisa ...

Imagina então a Semapa, cujos lucros foram inferiores a 40%...e a BRISA...e falam mal da REN ?
Editado pela última vez por Sonasol em 3/5/2008 0:06, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 92
Registado: 17/4/2008 15:14

por Sitting Bull » 2/5/2008 22:16

Vendi hoje 75% das minhas acções da REN. Mantenho só as da OPV.
Fartei-me deste tédio, a que nos tem habituado, relativamente a movimentações.
Penso que foi em boa altura, devido aos fracos resultados apresentados, hoje ao fim da tarde.
Power to the people
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 4/3/2008 18:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, PXYC, Shimazaki_2 e 244 visitantes