Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Luís Silva » 16/4/2020 10:03

ACTUALIZAÇÃO
Eis os elementos publicados ontem referentes a alguns países, nos gráficos tratados por milhão de habitantes (pmh).
São indicadores históricos a ler com cuidado tendo em conta as limitações dos dados e dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.
As anomalias estatísticas de 2 e 3 de Abril em França e 7 e 10 de Abril na Bélgica, referentes a ocorrências anteriores fora do âmbito hospitalar, figuram no dia da comunicação.

Evolução de óbitos pmh (escala linear)
Imagem

Total de óbitos pmh (escala logarítmica)
Imagem

Óbitos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Óbitos diários pmh (escala linear)
Imagem

Além do crescimento da Belgica, destaque para os níveis máximos de França, Suécia e Estados Unidos.

Casos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Casos diários pmh (escala linear)
Imagem

Casos internados UCI pmh (escala linear)
Imagem

Casos activos pmh (escala linear)
Imagem

Baixo nível de casos recuperados em Portugal (2% do total).
Suiça, Austria, Alemanha e Dinamarca parecem ter passado o pico do actual surto (máximos de casos activos ocorridos a 31 de março, 3 de Abril, 6 de Abril e 13 de Abril respectivamente).

Fonte: Worldometer

Registado: 30/4/2016 11:26

por artista_ » 16/4/2020 2:46

miguellene Escreveu:Na vertical o número de mortos por milhao de habitante nos vários estados da alemanha, respectivamente exRFA e exRDA, à data de hoje.
Se realmente as políticas de BCG eram diferentes, a razão pode ser essa. Claro que a exRDA continua a estar ligeiramente menos desenvolvida economicamente, e por isso pode haver também essa explicação. Porém, como a doença se propaga muito rapidamente, acho menos provável.

A questão aqui não é o que tu ou eu achamos, o que interessa é aquilo com que podemos contar. E tu estás a ver a história pelo fim, notas uma diferença entre duas regiões e pensas que ela deve ser justificada por uma que tu queres que seja... quando na realidade haverá milhares de hipóteses que o justifiquem. Essa história (e outras) pode-nos, no máximo, chamar a atenção para podermos estudar essa possibilidade, mas não nos diz mais que isso.

miguellene Escreveu:Para mim a explicação da BCG pega neste caso. Quanto à vacinação francesa, continuo sem saber os detalhes que poderiam explicar a difenrenla entre portugal e frança. Podem haver alguns como, reforço da vacina (nós tinhamos) e extensão da população (não estou certo que toda a população francesa a tomasse)..

Obviamente, não serás certamente tu nem eu que vamos chegar a conclusões nenhumas, por mais que possamos pensar em infinitas hipóteses e conjugar centenas de dados, sem um confirmação ciêntifica, não serve de nada...

miguellene Escreveu:A Australia já vacinou 4000 pessoal de saude e a Holanda também está a começar a fazê-lo. Ou seja estes paises estão a levar a sério esta hipotese.

Onde é que está essa informação? Edit: Uma informação destas, para quem como nós está a ver de fora, seria bem mais indicativa de uma probabilidade da BCG ter algum efeito do que todas as deduções que fizeste atrás... só porque não estou a ver eles fazerem isso se não tiverem alguma informação de que pode haver realmente vantagens... ou então fizeram-no exatamente com um caráter experimental para depois tirarem conclusões... as tais que tu tiraste só de olhar para dois gráficos! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 16/4/2020 2:36

Muito interessante e que mostra bem do que atrás referi que se debateu ontem na cnn, a possibilidade de uma segunda onda maior que a primeira...e a possibilidade de isto se arrastar por muito tempo.

A ideia que tenho é que em primeiro lugar tentarão abrir uma boa parte da economia, aos poucos, tentando, com várias medidas restritivas, manter os níveis de infetados em níveis geríveis pelos sistemas de saúde. Vão minimizando os danos económicos e os de saúde pública, à medida que vão construíndo aos poucos uma imunidade de grupo. Mas o equilíbrio não é fácil, e poderá ter de variar de país para país, de região para região e até de um bairro para o outro... e, muito provavelmente, vários vão voltar a falhar, vão ter de fechar tudo de novo, alguns tarde de mais outra vez, ou pela primeira vez! Mas é o único caminho possível, o de enfrentar o bicho com as armas que temos, com as que formos capazes de arranjar com o avançar do tempo... talvez se arranje uma arma mágica que nos coloque numa posição clara de vantagem sobre o virus, neste momento, como alguém disse, é o virus que controla o jogo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 16/4/2020 1:49

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Gaio Azul » 16/4/2020 0:57

https://www.google.com/amp/s/www.busine ... 20-4%3famp

Não me parece real nem realista para o bem da economia mundial. Parece que fomos projetados numa espécie de 5a dimensão.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."

Registado: 27/3/2020 7:24

por artista_ » 16/4/2020 0:27

MiguelLené Escreveu:Esta é uma boa contribuição e não sei o suficiente para responder pois pareceria que o argumento da BCG cairia por terra. Teriamos que estudar muito melhor como é que a bcg foi ministrada e não me posso dar a esse trabalho. Por isso fui ver o que achavam os franceses do assunto.
Podem ver esta noticia https://rmc.bfmtv.com/emission/coronavi ... 92868.html
onde um inveestigador francês discute o assunto e diz que a evidencia é extraordinária (frappante) e dá nomeadamente o exemplo da Alemanha. Diz ele que se nota de forma significativa uma diferença entre habitantes da ex-rda e da rfa. Por outra palavras, para quem trabalha o assunto, e independente do outro estudo, a evidencia parece ser grande.
E a mim preocupa-me que, quem sabe dos dados todos não reconheça que isto possa estar a acontecer. Se estiver a acontecer então estamos a levar indevidamente com o estado de emergência, que é um estado de guerra ou perto.

Ou seja, pega-se na opinião de alguém que está a considerar a hipótese de haver uma relação e tu dás a coisa quase como adquirida... não consegues é explicar porque é que em França tem morrido tanta gente, muitos ema lares, pessoas que certamente levaram a BCG. Mas, mais que isso, se houvesse certezas do que tu queres fazer passar, se fosse sequer uma hipótese forte de haver uma relação, achas que os governos deixariam de a considerar quando elaboram a estratégia de combate à pandemia?! E os franceses, porque é que estão tão fechados, ou mais, que nós? São todos uns masoquistas... se há coisa que tenho a certeza é que nesta pandemia está tudo a ser estudado e considerado, e não tenho dúvidas que quando alguém encontrar alguma informação importante a divulgará, ela valerá muito dinheiro, e provavelmente um lugar na história da humanidade... agora bitaites para o ar qualquer um pode dar, até chefes de estado o fazem!

por Bar38 » 16/4/2020 0:03

miguellene Escreveu:
mais_um Escreveu:Sobre a vacina BCG importa referir alguns factos:

França:
Obrigatória entre 1950 e 2007 para entrar na escola, ou seja no limite os franceses que nasceram a partir de 1944 até 2007 estão vacinados, ou seja têm agora entre 13 e 76 anos.

Portugal:
Obrigatória entre 1965 e 2016, assim todos os portugueses entre os 4 e os 55 estão vacinados.

Agora pensem....

Os franceses tem uma taxa de mortalidade 263 mortos por milhão de habitantes e os portugueses tem 59 mortos por milhão de habitantes.

Os franceses tem uma percentagem da população vacinada superior à nossa....

https://www.populationpyramid.net/pt/fran%C3%A7a/2019/

https://www.populationpyramid.net/pt/portugal/2019/

Cada um tira as conclusões que quiser.

Esta é uma boa contribuição e não sei o suficiente para responder pois pareceria que o argumento da BCG cairia por terra. Teriamos que estudar muito melhor como é que a bcg foi ministrada e não me posso dar a esse trabalho. Por isso fui ver o que achavam os franceses do assunto.
Podem ver esta noticia https://rmc.bfmtv.com/emission/coronavi ... 92868.html
onde um inveestigador francês discute o assunto e diz que a evidencia é extraordinária (frappante) e dá nomeadamente o exemplo da Alemanha. Diz ele que se nota de forma significativa uma diferença entre habitantes da ex-rda e da rfa. Por outra palavras, para quem trabalha o assunto, e independente do outro estudo, a evidencia parece ser grande.
E a mim preocupa-me que, quem sabe dos dados todos não reconheça que isto possa estar a acontecer. Se estiver a acontecer então estamos a levar indevidamente com o estado de emergência, que é um estado de guerra ou perto.

MiguelLené.

A unica evidencia que existe até ao momento é que os países que obrigaram o uso de mascaras mais confinamento foram os que se sairam melhor com ou sem BCG e o resto é conversa par encher chouriços...

Registado: 20/6/2011 21:37

por MarcoAntonio » 15/4/2020 22:43

O meu post não era um argumento, era um esclarecimento em relação ao pedaço de texto que citei.

Em relação à questão que levantaste, a resposta que reflecte a minha opinião, apresento-a de seguida, nesse post.

Dispenso o que tu pensas sobre as minhas sensibilidades, e muito menos as tuas tentativas de lição de moral, especialmente tendo em conta o teu histórico como participante neste forum - e no tema deste tópico - utilizando o nick wuzzu primeiro e miguellene depois.

Quanto aos suícidios, não há evidência que estejam a aumentar, pelo menos de forma relevante/significativa. Em anexo, os óbitos diários atribuídos a causas externas (inclui acidentes, homicídios e suicídios). A problemática dos eventuais suicídios é uma problemática relevante que terá de ser ponderada e avaliada como as outras.

Imagem

Fonte: SICO/DGS
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por RPedroG » 15/4/2020 22:13

Nos ultimos dias nao pude vir aqui por os dados da Alemanha (nao, nao fui de ferias :lol: )
Por isso aqui fica um resumo desde a ultima vez q meti aqui os dados:

O numero de casos activos tem estado ligeiramente a baixar.
O numero máximo de casos activos verificou-se no dia 5 de Abril com 73 555 casos.
Neste momento anda por volta dos 63 000 (valor exacto depende dos dados de hoje).
Até ao domingo passado tinham sido efectuados 1 728 357 testes na Alemanha.

Hoje houve reuniao da Merkel com os presidentes de cada regiao sobre o futuro e foram tomadas algumas medidas:
- A partir da proxima 2a feira:
as lojas com menos de 800 mq irao abrir
as lojas de bicicletas, stands de automoveis e livrarias independemente do tamanho podem abrir

- A partir de 4a de Maio:
vao comecar a abrir as escolas. Primeiro apenas os ultimos anos.
os cabeleireiros podem abrir desde q cumpram medidas de higiene

- Todos os grandes eventos estao cancelados ate ao final de Agosto
- Eventos religiosos (missas,...) continuam proibidos.
- As limitacoes de contactos sociais continuam até pelo menos 3 de Maio
- O uso de máscaras é recomendado em transportes publicos e em supermercados
- Restaurantes e bares continuam fechados
- Hoteis continuam a estar proibidos de aceitar reservas turisticas

De 14 em 14 dias vao ser avaliadas as medidas e tomadas novas decisoes, consoante a evolucao dos numeros.

Espero q os numeros se mantenham (relativamente) controlados. Era muito bom sinal.

P.S.- Nos EUA o Wrestling foi declarado como essencial para o sistema e esta permitido de novo em alguns estados, desde q nao tenha publico ao vivo...

Registado: 31/7/2014 8:10

por mais_um » 15/4/2020 19:54

Sobre a vacina BCG importa referir alguns factos:

França:
Obrigatória entre 1950 e 2007 para entrar na escola, ou seja no limite os franceses que nasceram a partir de 1944 até 2007 estão vacinados, ou seja têm agora entre 13 e 76 anos.

Portugal:
Obrigatória entre 1965 e 2016, assim todos os portugueses entre os 4 e os 55 estão vacinados.

Agora pensem....

Os franceses tem uma taxa de mortalidade 263 mortos por milhão de habitantes e os portugueses tem 59 mortos por milhão de habitantes.

Os franceses tem uma percentagem da população vacinada superior à nossa....

https://www.populationpyramid.net/pt/fran%C3%A7a/2019/

https://www.populationpyramid.net/pt/portugal/2019/

Cada um tira as conclusões que quiser.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 15/4/2020 19:35

djovarius Escreveu:Oi,

É isso mesmo Marco, era o que eu estava a pensar.
Por isso, vão-se prolongar restrições até 3 de Maio (em vários países), depois até 15, depois até 30 de Maio.

É só pessoal com negócios clandestinos de cafézinhos, é só malta a passear...
A trela curta tem que continuar nas ruas !!!

Regressar controladamente à agricultura e pescas e a atividades industriais é o máximo que se pode fazer.
Comércio? Só se for um de cada vez em certas lojas !!!!!!

Outras coisas, só se for take-away, senão eles vão ficando e falando uns com os outros.
Depois há a miséria que está a reaparecer aos poucos, os drogados, as bebedeiras, etc...

Com este nível de novos casos, não vejo melhorias antes de fim de Maio.

Fronteiras com Espanha? Continuarão fechadas, pois os nossos vizinhos ainda têm demasiados casos. Creio que alguns países pequenos recuperarão de uma forma mais célere. Ainda assim, vai depender das zonas do país.
No nosso caso, poderemos ter o interior "limpo" e o litoral com casos ativos...

Abraço

dj

Tenho dúvidas que depois do início de maio não haja já alguma abertura da economia, mesmo que muito tímida e com muitas restrições. Depois, se começarem a aumentar o número de casos estamos feitos, tem de se fechar tudo outra vez... ainda assim, como já tinha escrito antes, acho que estão a fazer tudo para tentar salvar alguma coisa do turismo no verão, mesmo que seja essencialmente interno.

As fronteiras concordo, tão cedo não serão abertas, talvez possa haver alguma flexibilidade maior, alargar os casos em que podem entrar/sair mas completamente abertas não sei quando isso voltará a acontecer.

Em relação ao que o Marco disse em relação às máscaras, os portugueses estão habituados a improvisar, quem não tiver dinheiro para a máscara improvisa uma... além de que, aparentemente, só serão obrigatórias em espaços públicos fechados! Por acaso hoje foi a primeira vez que usei uma, fui ao hospital levar uns exames do meu pai ao médico e tive de usar. Não pensava que fosse tão desconfortável, se calhar é por não estar habituado, mas não gostei nada da experiência.

Edit: De qualquer forma acho que isto vai ter que ser obrigatório, caso contrário metade das pessoas não usam e não tem grande efeito!

por Marco Martins » 15/4/2020 19:24

djovarius Escreveu:Oi,

Por isso, vão-se prolongar restrições até 3 de Maio (em vários países), depois até 15, depois até 30 de Maio.

Regressar controladamente à agricultura e pescas e a atividades industriais é o máximo que se pode fazer.

Outras coisas, só se for take-away, senão eles vão ficando e falando uns com os outros.
Depois há a miséria que está a reaparecer aos poucos, os drogados, as bebedeiras, etc...

Fronteiras com Espanha? Continuarão fechadas, pois os nossos vizinhos ainda têm demasiados casos. Creio que alguns países pequenos recuperarão de uma forma mais célere. Ainda assim, vai depender das zonas do país.

Abraço

dj

A meu ver, se for uma imposição o uso generalizado de mascara em qualquer lugar, acho que as coisas ficam pacíficas. Principalmente dentro de estabelecimentos.
O maior problema que vejo, é mesmo o custo das máscaras. Custa-me aceitar ter de dar 2€ para ir buscar 50cts de pão!!! Não faz sentido!!!

E se o uso não for generalizado, as pessoas tenderão a não usar máscara, principalmente porque vamos ter calor e aquilo chateia!!! E se uns não usam, os outros não se sentem bem a usar (independentemente da lógica e dos credos, a realidade humana é assim - é um bocado a história do Pedro e do lobo)!

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 15/4/2020 19:23

miguellene Escreveu:Acho que não estás então a perceber o argumento. Uma coisa é dizer que vamos vacinar as pessoas para elas terem resistência ao coronavirus.

Não há argumento nenhum, eu disse que tanto quanto sabia estavam a decorrer ensaios clínicos para apurar essa questão. Disseste que do que se falava não eram ensaios clínicos. Disponibilizei a informação. Não há argumento. Há um esclarecimento.

Quanto a Portugal, está por esclarecer porque é que estamos a ter resultados relativamente bons. Quando soubermos / estiver suficientemente estabelecido, agiremos em conformidade (ou assim julgo que agirão as autoridades e quem de responsabilidade, que eu francamente não decido nada!). Isto envolve o BCG e outras coisas. Tanto os ensaios clínicos envolvendo o BCG como estudos serológicos poderão ajudar a esclarecer. Eventualmente estamos a ter resultados bons porque nunca chegamos a ter muitos infectados. Ou então é porque a vacinação BCG tem um efeito. Ou outra razão que agora nos escapa. Há que esclarecer.

Porque isto não é um jogo de futebol mas a maior crise à escala global das últimas décadas, não se vai decidir com base em "fezadas". Há que perceber bem o que se está a passar para agir com segurança e responsabilidade.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/4/2020 18:57

miguellene Escreveu:Não percebi muito bem o teu post, mas aquilo de que se fala não são ensaios clínicos. Querer ter um mecanismo, testar com ensaios, etc, é outro tipo de análise. Como disse podes estar uma vida até bem perceberes um mecanismo.

Bacille Calmette-Guérin (BCG) vaccination and COVID-19

Summary

There is no evidence that the Bacille Calmette-Guérin vaccine (BCG) protects people against infection with COVID-19 virus. Two clinical trials addressing this question are underway, and WHO will evaluate the evidence when it is available. In the absence of evidence, WHO does not recommend BCG vaccination for the prevention of COVID-19. WHO continues to recommend neonatal BCG vaccination in countries or settings with a high incidence of tuberculosis. (...)

Texto completo no link. O mesmo tipo de informação pode ser encontrado noutras fontes.

O objectivo de um ensaio clínico não é determinar o mecanismo. O objectivo essencial de um ensaio clínico é verificar a segurança e a eficácia de um tratamento, em ambiente controlado, seguindo protocolos que são variáveis conforme a modalidade do ensaio, mas o que se pretende é essencialmente através do ensaio clínico (que é repetido, por norma, por diferentes entidades) obter informação sobre aqueles dois vectores. Em essência, perceber se é seguro e se realmente funciona (melhor que placebo ou que os tratamentos clássicos, por exemplo).

Pode chegar ou não a perceber-se o mecanismo ou perceber-se o mecanismo de melhor ou pior forma. Um conjunto de ensaios clínicos são porém a melhor forma que conhecemos para determinar se algo realmente funciona. Não há, no meio médico, melhor método conhecido do que este.
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 15/4/2020 18:45

Oi,

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Marco Martins » 15/4/2020 18:31

É só de mim, ou o que poderá vir aí ser muito mais complicado do que aquilo que está a ser agora?

Sejamos realistas.. os números estão a melhorar, mas ainda continuam a haver muitos casos novos!

O facto de se obrigar a usar máscaras quando estão a preços exorbitantes, as pessoas mais vulneráveis (e muitas vezes com menores recursos) como são a terceira idade, não terão possibilidade de gastar todos os dias 2€ por máscara!

O 2 trimestre terá uma queda de 20% do Pib e um crescimento brutal do desemprego!

O 3 e 4 trimestre poderão trazer uma nova vaga de contágios, associado a um desemprego grande, isto ficará insuportável!!

Um desemprego grande, juntamente com um endividamento grande, levará a um acréscimo directo nos impostos e ainda mais desemprego e cortes em todos os sectores, incluíndo na saúde!!!

Neste momento, não se deveriam estar pelo menos a criar condição para que as máscaras fossem acessíveis a todas as pessoas e garantir uma produção nacional a 100%, antes de se abrir as escolas e regresso ao trabalho?

Nota: cada vez mais vejo pessoas juntas a frente de pastelarias e churrascarias a conversar.... sem mascaras...

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 15/4/2020 18:08

Actualização/Espanha

Casos activos confirmados: +1220 (total:88201)
Recuperados: +3349 (total:70853)
Óbitos: +523 (total:18579)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Evolução dos óbitos diários (média suavizada a dois dias):

Imagem

Fonte dos dados: Ministerio de Sanidad.

-----------

Actualização/Itália

Casos activos confirmados: +1127 (total:105418)
Recuperados: +962 (total:38092)
Óbitos: +578 (total:21645)

Em cuidados intensivos: 3079 (-107)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Evolução dos óbitos diários (média suavizada a dois dias):

Imagem

Fonte dos dados: Protezione Civile.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 15/4/2020 18:07

MarcoAntonio Escreveu:Por outro lado, julgo que se coloca demasiado peso nesta questão da vacina.

O que referi aqui, sobre o que alguns especialistas foram abordar ontem na Cnn foi, de certa forma, mais o contrário, refrear o peso da questão da vacina, passando a ideia de que quando ela aparecer não estará tudo resolvido, longe disso, haverá muito ainda para desenvolver nas vacinas para que eles se tornem mais eficazes e, como referiste será impossível num curto espaço de tempo vacinar toda a população mundial. Por isso até à vacina e depois da vacina teremos de fazer tudo o que for possível para aliviar os efeitos nefastos desta pandemia... com tudo o que conseguirmos!

por Gaio Azul » 15/4/2020 17:35

Por outro lado, julgo que se coloca demasiado peso nesta questão da vacina. Talvez porque seja sonante e dá uma sensação de segurança à população. Mas irá ser sempre uma solução parcial (logo para começar, não se vacina milhões de individuos de um dia para o outro; além de que não se espera uma vacina para os próximos meses). Não podemos ficar à espera de uma vacina, a solução terá de passar (também) por outras soluções. Alteração de hábitos e práticas, melhores tratamentos, alguma imunidade crescente da população (ajudado por estudos serológicos para compreender melhor quem estará eventualmente já imune), protecção acrescida aos mais frágeis, etc, etc. A moral da história deste parágrafo é que eu não vejo como alarmante as incertezas em relação a uma eventual vacina porque, seja como for, já não estavamos só dependentes disso nem poderiamos ficar os meses todos à espera da vacina. Teremos sempre que encontrar e complementar com outras soluções.[/quote]

É mesmo isso. Como todos tenho alguma curiosidade em saber como tudo isto vai ser resolvido para voltarmos a uma vida mais normal.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

por Gaio Azul » 15/4/2020 17:27

artista_ Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:Concordo contigo. Quanto aos estados com números mais baixos, é preciso algum cuidado, porque muitos infetados são transferidos para centros hospitalares mais equipados. Às vezes para estados vizinhos, outras vezes, mais longe.
Por esse motivo, viajaram muitos enfermeiros e médicos por exemplo para NY.

Na CNN os apresentadores parecem estar sempre com uma atitude preventiva, e esse assunto foi passado de forma a tenta sensibilizar as pessoas para que muito há ainda a fazer, não se pode facilitar. Ainda assim, agora que já perceberam os perigos disto (sobretudo o Trump), e com a popularidade que a competência do Dr Fauci alcançou, estou relativamente otimista em relação à evolução das coisas nos EUA... isto não quer dizer que não vá morrer muita gente (são um país com 320 milhões de habitantes) e que a economia não venha a ser muito afetada, estou otimista em relação à resposta que eles darão, algo que há um mês atrás não estava.

Exatamente.
Porém como assinalaste antes, no futuro ainda pode haver aumentos (tanto nas taxa de doentes como na de óbitos) inesperados nalguns estados especificos por falta de cuidado das pessoas em frente ao vírus.
Como sabes os hábitos e as crenças mudam de estado para estado. Um cowboy no meio do Montana não vai agir como um indivíduo em LA ou NY em relação à doença. O primeiro pode muito bem não se dirigir à urgência (por norma e pela distância a percorrer) enquanto o segundo irá mais facilmente. Por tanto, os testes serão mais predominantes em certas cidades.
As tendências políticas e os seguros de saúde também pode influenciar.
Seria interessante testar a mesma quantia de pessoas em cada estado.

por artista_ » 15/4/2020 16:28

Gaio Azul Escreveu:Concordo contigo. Quanto aos estados com números mais baixos, é preciso algum cuidado, porque muitos infetados são transferidos para centros hospitalares mais equipados. Às vezes para estados vizinhos, outras vezes, mais longe.

Na CNN os apresentadores parecem estar sempre com uma atitude preventiva, e esse assunto foi passado de forma a tenta sensibilizar as pessoas para que muito há ainda a fazer, não se pode facilitar. Ainda assim, agora que já perceberam os perigos disto (sobretudo o Trump), e com a popularidade que a competência do Dr Fauci alcançou, estou relativamente otimista em relação à evolução das coisas nos EUA... isto não quer dizer que não vá morrer muita gente (são um país com 320 milhões de habitantes) e que a economia não venha a ser muito afetada, estou otimista em relação à resposta que eles darão, algo que há um mês atrás não estava.

por Qualnhick » 15/4/2020 14:53

Investigação espanhola conclui que novo coronavírus se propaga melhor com baixas temperaturas

https://observador.pt/2020/04/15/invest ... peraturas/

https://www.elconfidencial.com/tecnolog ... s_2547963/

Registado: 19/12/2002 2:50

por MarcoAntonio » 15/4/2020 14:49

A situação da gripe sazonal típica (normalmente associada a virus da família influenza) e respectiva vacina é um pouco diferente: para além das mutuções de cada estirpe, a gripe sazonal é causada por diversos virus de tipos e subtipos diferentes, sendo que em cada temporada existirá uma ou mais variantes dominantes, o que varia de ano para ano. Por isso também as vacinas de cada ano vão diferindo, para responder ás mutações e para tentar seguir e até prever/antecipar a estirpe dominante (a epidemia de gripe vai circulando pelo globo e acompanhando as estações do ano).

Quanto ao COVID, é causado por um único virus (um tipo, um subtipo) muito embora já se tenham detectado pelo menos duas estirpes diferentes. Vão-se realizando estudos genéticos por diversas partes do globo e tamb´ém para perceber a taxa de mutações (incluindo em Portugal, como foi notícia há dias). Para já, tanto quanto sei, nada de alarmante foi descoberto em relação a mutações ou ritmos de mutações do virus.

Por outro lado, julgo que se coloca demasiado peso nesta questão da vacina. Talvez porque seja sonante e dá uma sensação de segurança à população. Mas irá ser sempre uma solução parcial (logo para começar, não se vacina milhões de individuos de um dia para o outro; além de que não se espera uma vacina para os próximos meses). Não podemos ficar à espera de uma vacina, a solução terá de passar (também) por outras soluções. Alteração de hábitos e práticas, melhores tratamentos, alguma imunidade crescente da população (ajudado por estudos serológicos para compreender melhor quem estará eventualmente já imune), protecção acrescida aos mais frágeis, etc, etc. A moral da história deste parágrafo é que eu não vejo como alarmante as incertezas em relação a uma eventual vacina porque, seja como for, já não estavamos só dependentes disso nem poderiamos ficar os meses todos à espera da vacina. Teremos sempre que encontrar e complementar com outras soluções.
Imagem

Administrador Fórum

por Gaio Azul » 15/4/2020 14:41

artista_ Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:A CNN já falou também na possibilidade haver uma segunda fase de Covid 19 no futuro. Não sou médico nem pretendo ser especialista no assunto, mas sabendo que o vírus evolue, teremos de receber uma vacina nova cada vez que houver uma nova mutação do vírus?
Acho preocupante se for o caso.

Como disse o Ulisses é natural que venha uma 2ª onda, o que falaram na CNN é sobre a possibilidade de poder ser maior que a primeira. Olhando para a forma como funcionam os EUA parece-me que não é difícil perceber os riscos que correm de isso poder acontecer. São um país que tem muitas dificuldades em parar e, sobretudo nos estados que tenham menos casos/mortos não será fácil convencer as pessoas a voltarem a ficar em casa sem fazer nada.

Concordo contigo. Quanto aos estados com números mais baixos, é preciso algum cuidado, porque muitos infetados são transferidos para centros hospitalares mais equipados. Às vezes para estados vizinhos, outras vezes, mais longe.

por Gaio Azul » 15/4/2020 14:31

Ulisses Pereira Escreveu:GaioAzul, esse tema já foi amplamente debatido neste tópico. Segundas vagas são inevitáveis. A mutação do vírus acontece mas as mutações são pequenas e não influenciam testes, tratamentos ou vacinas, pelo menos é a convicção da esmagadora maioria dos peritos. Todos referem que o vírus da gripe, esse sim, tem mutações significativas.

Abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses.
Tenho noção disso tudo. Também sei que este tópico já foi debatido aqui.
As minhas preocupações são outras: primeiro, é mais umá vacina.
Segundo, é a rapidez com que se fará essa vacina devido a uma necessidade urgente a nível mundial.
Em terceiro lugar, os efeitos secundários.
Haverá testes após testes e resultados científicos. Mas já foram detedados vários tipos de Covid19 apesar das mutações parecerem mínimas neste momento.
Confio na comunidade científica mas não confio nos interesses financeiros de alguns.
Isto é meramente a minha opinião de cidadão do mundo. Não pretendo nem ter razão nem tentar convencer seja quem for. São meus pensamentos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 138 visitantes