Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por _x_ » 4/4/2018 11:50

Brigadinhos plo gráfico que aproveitei para ganfiar. O discurso era semelhante o cenário não vai repetir-se, é desta que lá vem o lobo, o diabo o camandro, vem com um ano de atraso, mas vem. :twisted: :twisted: :twisted:
O RSI ali dá hipótese de acertar em 50% é vermelho ou preto? há um ano saiu verde. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Jonhy, as lentes da ave, são vermelhas, só vem os sinais de baixa e o sangue, tudo o que fica acima é bloqueado pelo campo de visão. :oh:
Anexos
ui.png
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por JohnyRobaz » 4/4/2018 11:38

EAGLETRADER20 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Eagle, pensava que davas bastante valor às crosses... Com a death cross no DAX e tal.. Vejo que no PSI semanal, pelo contrário, fez há umas semanas a golden cross, e tu nem uma palavrinha sobre isso. Então? É relevante ou não é relevante? Só para eu ficar esclarecido..

DOu mais valor á death cross no diário, onde acompanha num período mais curto o sentimento e valores do mercado.

No período semanal ocorre já num período muito posterior e como é visível no PSI ocorre já numa altura em que mercados no exterior estão já na fase final de subida e com inversão de sentimento .
Agora que se verificou aqui , mercados estão visivelmente em forte inversão como é visível nos mercados USA e DAX , e começa a ser percetível que no período mais curto do diário MM estão já a inverter em baixa

Como é facilmente visível no DAX a DEath Cross no diário é acompanhada de mais fortes vendas e acredito que o mesmo ocorrerá no SP500 quando ocorrer no diário e no PSI

Se ocorrer. 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por EAGLETRADER20 » 4/4/2018 11:33

JohnyRobaz Escreveu:Eagle, pensava que davas bastante valor às crosses... Com a death cross no DAX e tal.. Vejo que no PSI semanal, pelo contrário, fez há umas semanas a golden cross, e tu nem uma palavrinha sobre isso. Então? É relevante ou não é relevante? Só para eu ficar esclarecido..

DOu mais valor á death cross no diário, onde acompanha num período mais curto o sentimento e valores do mercado.

No período semanal ocorre já num período muito posterior e como é visível no PSI ocorre já numa altura em que mercados no exterior estão já na fase final de subida e com inversão de sentimento .
Agora que se verificou aqui , mercados estão visivelmente em forte inversão como é visível nos mercados USA e DAX , e começa a ser percetível que no período mais curto do diário MM estão já a inverter em baixa

Como é facilmente visível no DAX a DEath Cross no diário é acompanhada de mais fortes vendas e acredito que o mesmo ocorrerá no SP500 quando ocorrer no diário e no PSI

Registado: 4/3/2008 9:17

por JohnyRobaz » 4/4/2018 11:28

Eagle, pensava que davas bastante valor às crosses... Com a death cross no DAX e tal.. Vejo que no PSI semanal, pelo contrário, fez há umas semanas a golden cross, e tu nem uma palavrinha sobre isso. Então? É relevante ou não é relevante? Só para eu ficar esclarecido..
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por EAGLETRADER20 » 4/4/2018 11:25

Vendo Grafico Medio Prazo , a correcção do PSI até zona 5000 neste momento deverá ser muito provavel
Anexos
psi 04041.PNG
psi 04041.PNG (46.66 KiB) Visualizado 3589 vezes

por _x_ » 4/4/2018 11:22

Mais uma pérola, março de 2017. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

EAGLETRADER20 Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:EDP, EDPR, JMT, GALP, Nav, Altri, parece tudo em final de ciclo (económico e "bolsista"). não sei o que vai acontecer ao nosso psizinho...

Concordo , potencial de grandes subidas aparenta estar esgotado e só aguarda um forte motivo para fazer mais valias e corrigir .

Assim á primeira vista, só uma correcção americana numa desilusão com TRUMP ou no "SELL IN MAY AND GO AWAY "
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por EAGLETRADER20 » 4/4/2018 10:42

O PSI está estagnado na MM200 nos 5360. Baixos volumes , ninguém quer arriscar muito.

Com queda nos futuros americanos de quase 2% e queda DAX de 1,40% , compradores não arriscam, quem está longo não vende neste ponto na esperança que MM200 aguente .

Na minha opinião neste ponto mercados americanos ainda vão piorar bastante .
Trump é cabeça dura e vai sempre tentar fazer prevalecer as crenças dele.
Desde a Trade War que deve continuar a escalar e afetar as multinacionais , como a AMZN com a qual deve intensificar luta por achar que está a prejudicar empregos no retalho tradicional.

NO PSI para já vai mantendo-se sem volumes elevados nesta área.
Penso que volumes só devem intensificar com quedas mais pronunciadas e abaixo dos 5250

Entretanto a MM50 cai rapidamente já nos 5460 e aproxima-se rapidamente da MM200, podendo em breve ocorrer a Death Cross com cruzamento da MM50 abaixo da MM200 e nesse ponto mercado poderá adotar vendas mais fortes , estando abaixo da MM200 e com a Death Cross , á imagem das quedas continuas que têm ocorrido no DAX após ocorrer a DEath Cross .

Até lá deve-se manter um mercado morno e com pouco volume , mas também sem grande interesse comprador ou subidas
Os longos vão mantendo este nível não efetuando vendas fortes , até verem uma predisposição mais forte do mercado para quedas
Anexos
psi 0404.PNG
psi 0404.PNG (51.09 KiB) Visualizado 3687 vezes

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 15:18

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, em contraponto podemos dizer que há um ano atrás o BCP 80% em 4 ou 5 meses, quando valia apenas cerca de 10% do índice. Associar as subidas do BCP ao maior peso no índice, não me parece correcto.

Abraço,
Ulisses

Na minha opinião , a subida incremental em grande percentagem no peso do índice teve uma grande influencia no sentimento dos investidores e na aposta no titulo e obviamente quem fizer indexação ao índice teria de automaticamente ir reforçando a posição , sendo que também tinha forte influencia no sentimento do índice devido ao peso.

Mas é só a minha opinião.
O facto é que desde que baixou para 11% , tem volumes muito mais baixos que anteriormente e um comportamento adormecido e de queda .

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 15:14

Eagle, em contraponto podemos dizer que há um ano atrás o BCP subiu 80% em 4 ou 5 meses, quando valia apenas cerca de 10% do índice. Associar as subidas do BCP ao maior peso no índice, não me parece correcto.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Adam hedge » 3/4/2018 15:02

talvez não me tenha explicado bem

dei o ex do bcp que é uma acçao que tem peso no psi, em que tem corrigido desde os ,336 ou seja por volta de 20 % e o psi tem conseguido se segurar corrigindo por volta de 7%.
foi uma justificação que dei para verem a ideia que o psi stá melhor do que dizem,embora saiba que ali a zona dos 5500 ui...ui...
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por pacheco1979 » 3/4/2018 14:54

EAGLETRADER20 Escreveu:É fácil .
É ver o comportamento do BCP antes da apresentação de resultados 2017 e enquanto valia 18% do índice .
E qual o comportamento e volumes depois dos resultados e de ter deixado de valer 18% .

O gráfico não engana .

E sim , qualquer que seja o comportamento do BCP com 11% do índice , o comportamento das outras 4 é que vai determinar a influencia no índice com 45% do mesmo .

Neste momento o BCP cai 1.84% e índice cai 0.30%, que deve ser aprox a media do comportamento das outras 4

Desisto.....

Registado: 17/8/2013 23:25

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 14:47

É fácil .
É ver o comportamento do BCP antes da apresentação de resultados 2017 e enquanto valia 18% do índice .
E qual o comportamento e volumes depois dos resultados e de ter deixado de valer 18% .

O gráfico não engana .

E sim , qualquer que seja o comportamento do BCP com 11% do índice , o comportamento das outras 4 é que vai determinar a influencia no índice com 45% do mesmo .

Neste momento o BCP cai 1.84% e índice cai 0.30%, que deve ser aprox a media do comportamento das outras 4

por pacheco1979 » 3/4/2018 14:41

EAGLETRADER20 Escreveu:Sim é pouco , com 18% era a estrela e com esse peso para onde fosse BCP exercia forte influencia no PSI, agora não .
As outras 4 sozinhas pesam quase metade do índice , o BCP é apenas mais um titulo nas cotadas principais .

Se o critério para reacção do PSI , for o BCP , então mal deve ficar o PSI , pois o BCP indo aos 0.26 há muito esperado, poderá ter uma reacção inicial á MM200, mas parece-me que a tendência descendente poderá perdurar mais algum tempo.

1. Em época de dividendos , não tem , logo o mercado tenderá a premiar os títulos com maiores dividendos .
2. Setor em baixa na Europa , logo pouca ajuda de subida nesse ponto.
3. Resultados trimestrais , prevejo fracos .
4. USA poderá ir bem mais abaixo, e BCP sofre forte influencia do mercado internacional

só para percebermos bem a conta.... portanto temos GALP, JMT, EDP e EDPR que pesam cerca de 45%, correto? ou seja, em conta de merceeiro 45/4=11,25% e contam imenso mas o BCP que sozinho têm 11,4% não conta nada.... mas importante é referir que as outras quatro quase valem metade do índice e o BCP nada.
ora o BCP, GALP, EDP e JMT já não interessava nada estas quatro juntas.... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Registado: 17/8/2013 23:25

por Thoth » 3/4/2018 14:40

Volatilidade caiu e valor das transações no PSI 20 aumentou em março

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/volatilidade-caiu-e-valor-das-transacoes-no-psi-20-aumentaram-em-marco-288349 Escreveu:O volume de transações na Euronext Lisbon totalizou os 2.526,3 milhões de euros no terceiro mês de 2018, enquanto a capitalização bolsista foi de 290.636,9 milhões de euros. Nas ações, Galp, EDP e Jerónimo Martins foram as cotadas com mais peso.

O PSI 20 fechou março nos 5.405,57 pontos, o que significa uma desvalorização de 1,1% face ao mês anterior e uma subida de 7,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A volatilidade do índice de referência nacional diminuiu para o valor mais baixo este ano, enquanto o valor transacionado no índice aumentou.

“A volatilidade do índice foi de 10,59%, abaixo dos 17,85% fixados no segundo mês deste ano e dos 13,42% registados em igual período de 2017”, explicou uma nota da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O volume de transações na Euronext Lisbon subiu 22,1% para 2.526,3 milhões de euros, na comparação mensal e 10,1% na comparação homóloga. A capitalização bolsista da Euronext Lisbon totalizou 290.636,9 milhões de euros, menos 2.671,4 milhões (0,9%) do que no mês anterior e mais 11,3% do que no período homólogo.

No segmento acionista, a capitalização desceu 3,2% para 150.246,5 milhões de euros, sendo que o BCP perdeu o lugar de cotada com maior peso no índice. A Galp (12,16%), a EDP (12,15%) e a Jerónimo Martins (11,76%) foram os emitentes com maior representatividade no índice.

O mercado de dívida cresceu 1,8% para 137.095,1 milhões de euros, com o volume transacionado sobre títulos de dívida a totalizar os 11.312,0 milhões de euros em março. O valor significa uma diminuição de 0,2% face ao mês anterior, com as transações sobre Obrigações do Tesouro a descerem 22,3% e sobre Bilhetes do Tesouro a aumentarem 45,4%.

“O valor sob gestão dos organismos de investimento coletivo em valores mobiliários e fundos de investimento alternativo decresceu 0,3% em fevereiro face a janeiro, para 12.444,9 milhões de euros. Nos fundos de investimento imobiliário e fundos especiais de investimento imobiliário o montante sob gestão aumentou 0,3% para 10.832,6 milhões de euros”, acrescentou a CMVM.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 14:27

Sim é pouco , com 18% era a estrela e com esse peso para onde fosse BCP exercia forte influencia no PSI, agora não .
As outras 4 sozinhas pesam quase metade do índice , o BCP é apenas mais um titulo nas cotadas principais .

Se o critério para reacção do PSI , for o BCP , então mal deve ficar o PSI , pois o BCP indo aos 0.26 há muito esperado, poderá ter uma reacção inicial á MM200, mas parece-me que a tendência descendente poderá perdurar mais algum tempo.

1. Em época de dividendos , não tem , logo o mercado tenderá a premiar os títulos com maiores dividendos .
2. Setor em baixa na Europa , logo pouca ajuda de subida nesse ponto.
3. Resultados trimestrais , prevejo fracos .
4. USA poderá ir bem mais abaixo, e BCP sofre forte influencia do mercado internacional

por JohnyRobaz » 3/4/2018 14:22

EAGLETRADER20 Escreveu:
Adam hedge Escreveu:repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

ex bcp tem uma enorme peso no psi e mesmo com as quedas que tem tido o psi tem se segurado mt bem qd vai ao suporte reage.

o max do psi foi nos 5793 e anda pelos 5300/450 acho uma correção normal se vermos os indicies de referencia mundiais tem tido correções bem mais expressivas,o dax teve o seu max relativo nos13590 anda agora nos 11900 mas já foi aos 11750.o sp a mesma coisa.

mantenho-me otimista no psi caso quebra a zona dos 5250 é um alerta

O BCP TINHA enorme peso no PSI , agora tem pouco , somente 11.38% . Agora é só mais uma cotada das principais .
Interessa mais como contraponto como evoluem as outras quatro GALP, JMT , EDP, EDPR , que em conjunto valem 45% do índice
Por isso agora o BCP parece uma acção adormecida após baixar no índice de 18% para 11%

Agora tem pouco? tem menos, ok, mas 11,4% em 18 acções é pouco? :oh:

Eu estou com o Adam, e julgo que o BCP, a reagir ou não ao suporte, vai determinar a direcção do PSI.

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 13:11

Adam hedge Escreveu:repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

ex bcp tem uma enorme peso no psi e mesmo com as quedas que tem tido o psi tem se segurado mt bem qd vai ao suporte reage.

o max do psi foi nos 5793 e anda pelos 5300/450 acho uma correção normal se vermos os indicies de referencia mundiais tem tido correções bem mais expressivas,o dax teve o seu max relativo nos13590 anda agora nos 11900 mas já foi aos 11750.o sp a mesma coisa.

O BCP TINHA enorme peso no PSI , agora tem pouco , somente 11.38% . Agora é só mais uma cotada das principais .
Interessa mais como contraponto como evoluem as outras quatro GALP, JMT , EDP, EDPR , que em conjunto valem 45% do índice
Por isso agora o BCP parece uma acção adormecida após baixar no índice de 18% para 11%

por Adam hedge » 3/4/2018 12:55

repetindo-me eu acredito no psi,o que posso fazer ate não ver algo q não goste...

Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 12:38

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, eu estou a falar-te de figuras técnicas, tu estás a dar-me outro exemplo qualquer. Não vale a pena. :roll:

Eu olho para as figuras técnicas e compreendo a importância do volume nas figuras técnicas , especialmente em movimentos de rutura como por exemplo nas quedas de 20% nos CTT , PostNL , Bpost , e comportamento subsequente , mas nem é este caso, não estamos em nenhuma figura de rutura .

Aqui questionei se poderia estar a desenvolver-se uma potencial figura , e ai trata-se de tentar perceber se irá ocorrer ou não e quais as condições subjacentes em que iria ocorrer .

E interessa perceber antes , porque depois de ocorrer a figura temos o mercado a vender em força e ai já não tem interesse .

Neste caso como suporte zona 5300 ainda não foi quebrado, mercado aguenta no suporte e vende pequenos volumes , porque sentimento no mercado já não é positivo.

Sem as figuras concretizadas o volume não ocorre .

Agora quem gere carteiras gigantes tem de ir vendendo quando pode e não quando quer, depois das figuras ativadas

por peaners » 3/4/2018 12:34

a indefinição mantém-se e o dilema (para quem está dentro e ainda com mais valias) é quando as mais valias ameaçam transformar-se em menos valias
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 12:30

Eagle, eu estou a falar-te de figuras técnicas, tu estás a dar-me outro exemplo qualquer. Não vale a pena. :roll:

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ativo » 3/4/2018 12:21

JohnyRobaz Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!

Tenho muitas dúvidas se, em certas circunstâncias, o volume é decisivo!
Editado pela última vez por Ativo em 3/4/2018 22:50, num total de 1 vez.

Registado: 24/1/2014 17:24

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 12:20

JohnyRobaz Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!

No BCP no inicio das quedas muitos também diziam que o volume era mínimo e portanto a queda não tinha significado e tem mantido a tendência descendente sempre para valores inferiores .

Vejo isso como os vendedores a venderem volume , aos poucos quando podem , sem quedas abruptas para não alterarem o sentimento de quem ainda acredita em subidas .

O Volume tem alguma importância , mas eu vejo-o com uma importância relativa no inicio de quedas , quando, onde ainda não forem quebrados suportes relevantes , o mercado vai tentando gerir o suporte , sem vender agressivamente mas sem nenhuma vontade compradora a níveis superiores .

É o chamado, nem anda , nem desanda , porque o sentimento como já não é positivo não atrai compradores em quantidade suficiente para grandes subidas .

Isto é ainda mais verdade no PSIzinho como pequeno mercado com pequenos volumes

por JohnyRobaz » 3/4/2018 12:12

Abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto!

por Ulisses Pereira » 3/4/2018 11:54

O volume é algo decisivo nas figuras, mas a malta ignora-o.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 65 visitantes