Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como poupar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por altrio » 31/10/2011 22:12

ferradura Escreveu:Os carros comprados novos é quase tudo topo de gama.


E queres melhor exemplo de crise do que este?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por MarcoAntonio » 31/10/2011 22:08

tugadaytrader Escreveu:
ATÉ AGOSTO...



Estão aqui os números de Setembro:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... bro#887728
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38813
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por L.S.S » 31/10/2011 22:06

ferradura Escreveu:Honestamente,
não vejo crise nenhuma !
Continuo a ver muitos carros na rua.
Muitas matriculas de 2011.
Restaurantes, principalmente os caros com muita gente.
É ir ao Corte Inglês e está tudo cheio
Os carros comprados novos é quase tudo topo de gama.
Só vejo publicidade na TV a Volvos BMW e mercedes.

É verdade que vejo algumas lojas a fechar.Mas...

Penso que isto da crise é mera ilusão.

Já para não falar do espirito conformista que vejo.

É obvio que para alguns as coisas estão mal, mas penso que para a grande maioria as coisas estão muito bem.

Eu penso que as coisas estão muito mal, apenas estou a emitir uma opinião por aquilo que vejo.


ATÉ AGOSTO...

O mercado automóvel está em “forte queda” desde o início do ano, e o mês de Agosto prolongou a tendência negativa, de acordo com os números hoje divulgados pela ACAP.

Para a quebra do último mês, contribuiu sobretudo uma redução homóloga de 31,9 por cento na venda de veículos ligeiros de passageiros, o sector mais prejudicado. Ao todo, foram comercializadas 8128 unidades em Agosto. No acumulado de Janeiro a Agosto, as vendas deste tipo de veículos já decresceram 22,5 por cento.

No ramo de veículos pesados, a quebra foi menos acentuada, tendo recuado 21,7 por cento face a Agosto de 2010, para 184 unidades.

Entre Janeiro e Agosto de 2011, as vendas totais de automóveis já decresceram 22,3 por cento, quando comparados com os primeiros oito meses de 2010, para 138.175 unidades comercializadas. Destas, 114.310 corresponderam a veículos ligeiros de passageiros.

Os veículos pesados são, por enquanto, os únicos que resistem a esta tendência, tendo registado um aumento tímido de 1,1 por cento face a igual período do ano passado.

Em comunicado, a ACAP admite que o ano de 2011 seja “um dos piores desde que se verificou a liberalização do mercado”, lembrando que o indicador de clima económico diminuiu em Agosto para “o valor mais baixo desde Maio de 2009”.

A associação acredita que “a actual tendência de queda se irá prolongar até ao final de 2011 e, eventualmente, agravar em 2012”.
http://economia.publico.pt/Noticia/vend ... vo-1510150
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por MarcoAntonio » 31/10/2011 22:00

ferradura Escreveu:Honestamente,
não vejo crise nenhuma !
Continuo a ver muitos carros na rua.
Muitas matriculas de 2011.
Restaurantes, principalmente os caros com muita gente.


Crise não é parar tudo. Parar tudo é o apocalipse...

A venda de automóveis neste momento (ultimos messes) está com uma quebra de 34% face a 2010 e vai ser, com elevado grau de certeza, o pior ano desde há muitos anos (só terá de continuar com o ritmo destes meses).

O consumo em geral está a cair na ordem de 4%, a maior quebra em termos homólogos de que há registo (basicamente, desde o 25 de Abril).


ferradura Escreveu:Penso que isto da crise é mera ilusão.


A crise é objectiva: os valores do PIB, do consumo e do desemprego são claros.

Ilusão é o exercício que estás a fazer. O andamento duma economia de ~160 mil milhões de euros não se mede pela meia dúzia de "carrões" com matricula recente que tu vais encontrar nas estradas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38813
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ferradura » 31/10/2011 21:47

Honestamente,
não vejo crise nenhuma !
Continuo a ver muitos carros na rua.
Muitas matriculas de 2011.
Restaurantes, principalmente os caros com muita gente.
É ir ao Corte Inglês e está tudo cheio
Os carros comprados novos é quase tudo topo de gama.
Só vejo publicidade na TV a Volvos BMW e mercedes.

É verdade que vejo algumas lojas a fechar.Mas...

Penso que isto da crise é mera ilusão.

Já para não falar do espirito conformista que vejo.

É obvio que para alguns as coisas estão mal, mas penso que para a grande maioria as coisas estão muito bem.

Eu penso que as coisas estão muito mal, apenas estou a emitir uma opinião por aquilo que vejo.
 
Mensagens: 786
Registado: 5/4/2010 21:14
Localização: 1

por Reislb » 31/10/2011 21:26

Sr_SNiper Escreveu:Se tivessem poupado no tempo das vacas gordas agora não tinham que se preocupar... ganho -5% que em 2010, e para o ano vou ganhar cerca de 20% que em 2010 e faço a minha vida como sempre fiz e não alterei em nada o meu modo de vida... Agora se no tempo das vacas gordas derretem tudo, não é quando as vacas são só pele e osso que vão conseguir poupar...


E as famílias que ganham cerca de 1/4 do que ganhavam faz 10 anos????

Claro que quem poupou está em vantagem, relativamente a quem "viveu".

Mas actualemte, poupar é um fenómeno muito estranho para muitas famílias porque é impossível.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 300
Registado: 26/8/2009 17:21
Localização: 14

por VirtuaGod » 31/10/2011 20:26

Tridion Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Se tivessem poupado no tempo das vacas gordas agora não tinham que se preocupar... ganho -5% que em 2010, e para o ano vou ganhar cerca de 20% que em 2010 e faço a minha vida como sempre fiz e não alterei em nada o meu modo de vida... Agora se no tempo das vacas gordas derretem tudo, não é quando as vacas são só pele e osso que vão conseguir poupar...


Concordo contigo, mas se o dinheiro é menos e não diminuis a tua qualidade de vida, é sinal que a tua poupança vai ser menor. Se a tua poupança vai ser menor, vais investir menos, se investe menos, a tua riqueza vai tendencialmente ser menor, se estás menos rico não vais comprar aquele carro que querias ou mesmo deixar o emprego (a investir na bolsa dizem que é possível :wink: ) e aí o teu estilo de vida que pensavas ir ter no futuro vai por água abaixo! :roll:



E a rentabilidade do $ poupado não conta? e com as tx. dos depósitos a prazo uma pessoa ainda pode estar a ganhar uns cobres só com poupança (já nem falo do investimento que para mim são duas coisas diferentes).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

por Tridion » 31/10/2011 18:13

Sr_SNiper Escreveu:Se tivessem poupado no tempo das vacas gordas agora não tinham que se preocupar... ganho -5% que em 2010, e para o ano vou ganhar cerca de 20% que em 2010 e faço a minha vida como sempre fiz e não alterei em nada o meu modo de vida... Agora se no tempo das vacas gordas derretem tudo, não é quando as vacas são só pele e osso que vão conseguir poupar...


Concordo contigo, mas se o dinheiro é menos e não diminuis a tua qualidade de vida, é sinal que a tua poupança vai ser menor. Se a tua poupança vai ser menor, vais investir menos, se investe menos, a tua riqueza vai tendencialmente ser menor, se estás menos rico não vais comprar aquele carro que querias ou mesmo deixar o emprego (a investir na bolsa dizem que é possível :wink: ) e aí o teu estilo de vida que pensavas ir ter no futuro vai por água abaixo! :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1352
Registado: 13/5/2010 17:53
Localização: Lx

por Sr_SNiper » 31/10/2011 17:29

Se tivessem poupado no tempo das vacas gordas agora não tinham que se preocupar... ganho -5% que em 2010, e para o ano vou ganhar cerca de 20% que em 2010 e faço a minha vida como sempre fiz e não alterei em nada o meu modo de vida... Agora se no tempo das vacas gordas derretem tudo, não é quando as vacas são só pele e osso que vão conseguir poupar...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por L.S.S » 31/10/2011 16:35

Viver Com Pouco Dinheiro!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/rALUFaLqpMo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

por nunesvito » 31/10/2011 15:44

MarcoAntonio Escreveu:Epá, francamente. Este tópico tinha intenções sérias. Há uma série de posts e sugestões que eu não sei se as pessoas estão a sério ou a brincar pois há uma série de posts onde se deixou de falar em poupança para se falar de um pouco de tudo desde miserabilismo a ladroagem, passando pela porcaria.

Estamos em crise mas a crise não precisa de significar avacalhamento de um tópico como este.


De acordo,a discussão baixou o seu nivel.
 
Mensagens: 137
Registado: 9/8/2011 16:30
Localização: 12

por L.S.S » 31/10/2011 15:34

Conselhos Para Poupar!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/tjgzLJYAkr8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
http://www.youtube.com/user/especuladorzen
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

707, 808, etc

por oscar.coelho » 30/10/2011 17:10

Deixe de usar os indicativos 707 e 808.
A maior parte destes serviços pode também ser acedido por um número começado por 2. É procurar qual é.
Os pacotes com chamadas ilimitadas nāo os incluem.

Um abraço
 
Mensagens: 232
Registado: 12/6/2011 19:11
Localização: 17

Dicas de poupança

por PouparMelhor » 30/10/2011 16:03

No PouparMelhor.com também procuramos incentivar o conhecimento de dicas e técnicas de poupança, que nos permitam poupar dinheiro, mas também outras variáveis, como o tempo. Mas hoje em dia, tudo se reduz quase sempre ao dinheiro, porque o tempo é dinheiro...

Uma das minhas preferidas recentemente é ter descoberto que, nós Portugueses, não somos lá muito eficientes a lavar a loiça: http://www.pouparmelhor.com/praticas/lavar-loica-a-mao-ou-na-maquina/ :lol:

PouparMelhor.com
 
Mensagens: 2
Registado: 30/10/2011 12:24

por artista_ » 30/10/2011 15:39

Excelentes dicas AutoMech! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Automech » 30/10/2011 15:01

altrio Escreveu:
LTCM Escreveu:Adora ler e comprar livros mas o orçamento está apertado? Pode optar pelo e-book. Há já vários sites que disponibilizam obras gratuitamente. Se não é amante do computador compre livros usados ou espere que passe a fase do lançamento e aguarde pelas promoções.


Comprar livros para quê? Uma boa biblioteca pública serve o propósito perfeitamente. Há anos que requisito para a família cerca de vinte livros por mês, que comprados valeriam vários milhares de euros. E muitos nunca foram requisitados, ou seja, estão completamente novos...


E, para quem precise de livros estrangeiros, a opção de segunda mão é muito vasta e a preços excelentes.

Por exemplo comprei em segunda mão o livro "A Mathematician Plays The Stock Market" recomendado pelo LTCM neste tópico por apenas 1 cêntimo, acrescido de 3 euros de transporte na www.amazon.de
Hoje está um pouco mais 'caro' a 52 cêntimos + 3 euros de transporte. Tenho dezenas de livros comprados assim, com descontos significativos em relação ao preço dos livros novos.

Em tempo deixei uma dicas sobre livros em segunda mão aqui
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Supermann » 30/10/2011 13:55

AutoMech Escreveu:[b]

16. É daquelas pessoas que está inscrita no ginásio há um ano e se aproveitou um mês foi muito?! Já pensou que existem inúmeras formas de praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita? Caminhar, correr ou andar de bicicleta são apenas alguns exemplos. Quer experimentar ioga ou Pilates? Compre um DVD e passe o ginásio para dentro da sua casa! Existem ainda ginásios online, caso deste, que lhe permite fazer diversas aulas por mês, no conforto da sua casa, por apenas €10!


http://saberpoupar.com/artigos/20-dicas ... r-dinheiro


Perfeitamente...

Aliás, nem é preciso gastar 10 € o que não falta são videos por ai com rotinas pré feitas.

Ao fazeres em casa, poupas duas coisas. $ e em tempo e como tempo = $ é duplo $$ poupado.

No meu caso em Janeiro atingi a minha pior forma de sempre - eu que sempre fui bastante atlético, cheguei aos 90 kilos. Comecei a fazer em casa e em cerca de 2-3 meses perdi quase 20 kilos.

Muitas vezes quando chegamos a casa e nos dá a preguiça de ter que ir ao ginásio, porque tem.eos q levar o carro ou é longe, em casa isso acaba por ser colmatado.

Basta ter um bocadinho de imaginação no que toca a exercícios caseiros e como eu até tenho formação na área popderá ter-me servido de ajuda um pouco.
 
Mensagens: 1750
Registado: 18/12/2009 18:54
Localização: 16

por altrio » 30/10/2011 13:42

LTCM Escreveu:Adora ler e comprar livros mas o orçamento está apertado? Pode optar pelo e-book. Há já vários sites que disponibilizam obras gratuitamente. Se não é amante do computador compre livros usados ou espere que passe a fase do lançamento e aguarde pelas promoções.


Comprar livros para quê? Uma boa biblioteca pública serve o propósito perfeitamente. Há anos que requisito para a família cerca de vinte livros por mês, que comprados valeriam vários milhares de euros. E muitos nunca foram requisitados, ou seja, estão completamente novos...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por LTCM » 30/10/2011 12:50

Para poupar há que criar metas. Ter objetivos, por isso estabeleça até onde poderá ir nas suas economias e quando as atingir dê um prémio a si próprio. Mas algo que o mime. Umas pequenas férias, ou uma massagem num SPA. Depois é necessário muita criatividade e alguma mudança de hábitos para tirar uma parte do salário para aforro. Por exemplo, o Natal está à porta e para alguns portugueses sem subsídio, por isso pode começar a pensar em como economizar nesta época festiva. A decoração da mesa pode ser feita com fruta da época, castanhas, folhas secas que caem no outono e que podem ser pintadas por si e pela família, pinhas, azevinho, rebuçados ou chocolates em forma de pai natal podem ser motivos interessantes para que a sua mesa fique deslumbrante a custo quase zero. Depois evite os guardanapos de papel, poupa dinheiro e o planeta. Opte pelos de pano – esta dica é extensível a todo o ano.

Quanto a prendas combine com os amigos uma festa do amigo secreto, estipule um montante a gastar, assim cada um dará apenas uma prenda. Se tiver filhos pode colocá-los a fazer prendas personalizadas para a família como enfeitar uma moldura para oferecer aos avós. Ou pintar uma t-shirt com tinta própria para o efeito.

Gosta de patuscadas mas o seu orçamento não estica para ir a um bom restaurante? Organize em sua casa um jantar ou almoço. Combine com os seus amigos para que cada um leve um prato distinto, ou uma bebida ou sobremesa. Ou então, juntem uma “vaquinha” e façam uma mariscada a metade do preço. O que importa é mesmo o convívio.

Adora ler e comprar livros mas o orçamento está apertado? Pode optar pelo e-book. Há já vários sites que disponibilizam obras gratuitamente. Se não é amante do computador compre livros usados ou espere que passe a fase do lançamento e aguarde pelas promoções. Por falar em ler, o papel… Todos os dias se gasta papel desnecessário. Em todas as áreas, incluindo a pessoal. Se está constipado utilize um lenço de algodão para se assoar, o seu nariz agradece e mais uma vez poupa o planeta e a carteira. Crie os seus blocos de notas com as folhas que sobram e faça embrulhos de natal originais com folhas de jornal, por exemplo. Use e abuse da imaginação.

Já agora poupe 2 cêntimos em alguns supermercados quando vai às compras, levando um saco reciclável para trazer o que adquiriu. É ecológico e mais económico. Um saco de plástico demora 500 anos a desaparecer da face da terra. Gosta de ir ao pronto a comer? Então leve a embalagem de casa e negoceie o desconto da mesma com o dono do restaurante. Mais uma vez estará a poupar o planeta, evitando produzir mais lixo.

É um dos casos únicos em Portugal porque recebeu um dinheiro extra? Finja que isso não aconteceu e aproveite para amealhar esse montante. Compre um porquinho mealheiro e tente lá colocar todos os dias um euro, assim vai fazendo um pé-de-meia sem dar conta. E sempre são uns trocos que poderá utilizar, quem sabe para ir de férias…


http://noticias.sapo.pt/especial/poupan ... index.html
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por Automech » 30/10/2011 2:27

Já agora fica aqui um site com dicas sobre como gerir o orçamento, como poupar, etc. elaborado numa parceria entre a DECO e a Santa Casa, com o apoio do Instituto do Consumidor:

www.gerirepoupar.com
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 30/10/2011 2:01

20 dicas para poupar dinheiro (cont.)

15. Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte e não só. Muitas vezes, encontrará restos de colecção do Outono/Inverno nos saldos de Verão e vice-versa, mas dá-lhes pouca atenção porque afinal está calor! Passe a procurar esses artigos e prepare-se para os meses frios a metade do preço! Ou se quiser dar uma lufada de ar fresco ao seu guarda-roupa, troque vestuário que já não veste ou que já não aprecia com o seu irmão ou melhor amiga e vice-versa. Terá roupa nova sem gastar um único cêntimo!

16. É daquelas pessoas que está inscrita no ginásio há um ano e se aproveitou um mês foi muito?! Já pensou que existem inúmeras formas de praticar exercício físico de forma mais barata ou até gratuita? Caminhar, correr ou andar de bicicleta são apenas alguns exemplos. Quer experimentar ioga ou Pilates? Compre um DVD e passe o ginásio para dentro da sua casa! Existem ainda ginásios online, caso deste, que lhe permite fazer diversas aulas por mês, no conforto da sua casa, por apenas €10!

17. Aproveite as ofertas culturais gratuitas que proliferam um pouco por toda a parte. Esteja sempre atento à sua agenda cultural e desfrute de concertos ao ar livre, palestras e workshops na biblioteca municipal, teatro infantil no centro comercial ou sessões de contos na associação do seu bairro. Aproveite a manhã de domingo para visitar os museus locais, as entradas são grátis! Se a sua grande paixão é a sétima arte, não deixe de ir ao cinema, vá no dia da semana em que os bilhetes custam metade do preço!

18. Estipule um valor mensal para pôr de lado e faça-o! Seja numa conta poupança ou numa caixa escondida debaixo da cama, o importante é não fugir ao hábito! Se não tiver margem de manobra para uma poupança mensal, compre um mealheiro e, no final do dia, coloque lá todas as moedas que tiver nos bolsos e/ou na carteira. Ficará cheio em pouco tempo e com uma quantidade muito interessante!

19. Elimine todos os seus cartões de crédito, são uma tentação pura para as compras, muitas vezes impulsivas e supérfluas! Se a ideia de não ter um único cartão de crédito o deixa em estado de pânico, mantenha apenas um… para situações de emergência!

20. Eu sei, está a pensar: “também não me posso privar de tudo aquilo que gosto!”. É verdade, mas antes de comprar mais um par de botas de €100 pense: “preciso mesmo disto?” e pondere a decisão durante, pelo menos, 24 horas. Se mesmo assim a resposta for “sim”, então compre-as, mas coloque de parte ou na sua conta poupança o valor equivalente, ou seja, €100!

http://saberpoupar.com/artigos/20-dicas ... r-dinheiro
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 30/10/2011 2:01

20 dicas para poupar dinheiro (cont.)

11. Reduza as despesas mensais fixas: será que precisa de tantos canais de televisão? Quantos é que realmente vê? Ponha em prática estas dicas de como poupar água e electricidade.

12. Em vez de ter um telefone fixo e dois telemóveis, opte por ter apenas um meio de comunicação: se pensarmos que há 10 ou 15 anos atrás era assim e todos sobreviviam, porque não há-de ser funcional hoje? Ah, e aproveite para fazer as suas chamadas nos horários económicos!

13. Gosta de ler, ouvir música ou ver filmes e gasta fortunas em livros, CDs e DVDs? Volte a ser cliente frequente da biblioteca ou então peça livros emprestados aos amigos e familiares. Pode fazer o mesmo com os CDs e DVDs.

14. Deixe o carro em casa. Tem várias outras opções à escolha – carpooling (combine com os colegas do escritório e cada semana apenas um leva carro e dá boleia aos restantes), vá de transportes públicos, a pé ou de bicicleta! Livre-se das filas de trânsito e das voltinhas e mais voltinhas à procura de estacionamento!

15. Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte e não só. Muitas vezes, encontrará restos de colecção do Outono/Inverno nos saldos de Verão e vice-versa, mas dá-lhes pouca atenção porque afinal está calor! Passe a procurar esses artigos e prepare-se para os meses frios a metade do preço! Ou se quiser dar uma lufada de ar fresco ao seu guarda-roupa, troque vestuário que já não veste ou que já não aprecia com o seu irmão ou melhor amiga e vice-versa. Terá roupa nova sem gastar um único cêntimo!
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 30/10/2011 2:00

20 dicas para poupar dinheiro (cont.)

6. Aproveite os cupões e talões que muitos supermercados e hipermercados oferecem aos seus clientes, mas tenha cuidado para adquirir apenas aqueles produtos que habitualmente compra ou que têm real utilidade para si. Ainda no mesmo âmbito, esteja atenta à publicidade que recebe na sua caixa de correio para poder aproveitar promoções vantajosas. E aproveitar as promoções significa comprar em grandes quantidades, especialmente se forem coisas que não se estragam – detergente para a máquina da roupa, papel higiénico – ou que têm um prazo de validade extenso – arroz, massa, leite. Evite comprar alimentos (garrafas de água ou chocolates, por exemplo) nas máquinas automáticas, nos cafés ou nas estações de serviço – são os locais com os preços mais elevados!

7. Quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais, leve uma lista detalhada das coisas que precisa…e limite-se a comprar apenas aquilo que está escrito! Assim será mais fácil manter-se dentro do seu orçamento, não gastando desnecessariamente. Para além disso, vá com tempo para poder comparar todos os preços disponíveis; e experimente as “marcas brancas”, que oferecem produtos tão bons ou ainda melhores que os das marcas conceituadas.

8. Não compre água engarrafada, adquirindo antes um filtro de água em jarra (ex: Brita) ou para aplicar à torneira. Vai recuperar o investimento inicial rapidamente e, a partir daí, é só poupar!

9. Diga não aos sacos plásticos que hoje em dia têm se ser comprados em grande parte dos supermercados. Tenha sempre consigo alguns sacos suplentes ou então adquira sacos de compras em tecido que possam ser reutilizados vezes sem conta! Em vez de comprar sacos próprios para o lixo e para a reciclagem, utilize aqueles que já não cabem na gaveta da cozinha!

10. Na farmácia, sempre que possível escolha medicamentos genéricos – a diferença de preços entre estes e os medicamentos tradicionais podem atingir valores astronómicos… e os produtos são idênticos!
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Automech » 30/10/2011 1:59

OK, vamos lá encarrilhar novamente o tópico. Algumas já foram referidas antes, mas transcrevo o artigo todo:

20 dicas para poupar dinheiro

1. Registe todas as despesas. Pode parecer entediante, mas esta é a forma ideal para descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como pode poupar! Durante um mês, guarde os talões de tudo aquilo que comprar ou consumir, anotando numa folha outros gastos para os quais não tenha talão (renda, hipoteca, créditos, contas água, luz, gás…). No final do mês, quando verificar que gastou €300 a jantar fora e €150 em calçado, já sabe o que tem de fazer: chama-se inteligência financeira! Repita o processo até “afinar” as suas contas. Uma vez iniciado, provavelmente vai manter este controle de despesas porque vai permitir que vigie de perto o seu orçamento e saber quando pode mimar-se com um pequeno luxo e quando tem de “apertar o cinto”!

2. Tome o pequeno-almoço em casa. Mais simples é impossível. Se pensar no valor que gasta diariamente no seu croissant com fiambre e meia de leite directa e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, se calhar terá o montante certo para pagar a conta da electricidade ou para adquirir os lençóis novos que tanto precisava!

3. E quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche! Se pode ir almoçar a casa, então vá! Se não, porque não levar o seu almoço de casa – uma boa sanduíche, um iogurte e fruta ou então um Tupperware com os restos do jantar para aquecer no microondas do escritório! Tenha sempre consigo bolachas e fruta para um lanche saudável e económico! Mesmo que não o faça diariamente, quando começar a aperceber-se da quantidade de dinheiro que pode poupar, vai certamente render-se!

4. Resista à tentação de comer constantemente fora: em alternativa vá almoçar ao parque da cidade e leve um piquenique; ou da próxima vez que marcar um jantar de amigos, faça-o em casa e peça a cada um para trazer um salgado, um doce ou uma garrafa de vinho.

5. Não deite comida fora! O que sobrar do jantar pode perfeitamente servir de almoço ou então ser reaproveitado na noite seguinte: desfaça o que restou do frango de churrasco, junte-lhe legumes e faça uma quiche deliciosa ou então aproveite as sobras de uma salada russa para servir de acompanhamento a um bife grelhado. Se quiser, pode ainda ir mais longe na cozinha: confeccionar o seu próprio pão e pizza; aprender a fazer compotas; comprar recipientes próprios para fazer gelados, enchendo-os com iogurte ou sumo de fruta para uma sobremesa refrescante; plantar alguns vasos com ervas aromáticas.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por MarcoAntonio » 30/10/2011 1:46

Epá, francamente. Este tópico tinha intenções sérias. Há uma série de posts e sugestões que eu não sei se as pessoas estão a sério ou a brincar pois há uma série de posts onde se deixou de falar em poupança para se falar de um pouco de tudo desde miserabilismo a ladroagem, passando pela porcaria.

Estamos em crise mas a crise não precisa de significar avacalhamento de um tópico como este.

:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38813
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], FGD, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, jcovas77, JoeP, Kooc, lito, LMMV, Masterchief, Nietz19, nunorpsilva, pattern, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, psandrade, Shimazaki_2, VALHALLA, vasco007, Xacal e 93 visitantes