EDP Renováveis - Tópico Geral
Obrigado Ulisses .
Penso que o tema está mais ou menos claro.
Vou dar uma leitura no CVM pode ser que se consiga sacar mais alguma informação.
A relevância de toda esta questão, como deves ter calculado, é saber se o facto de a EDP querer tirar a EDP renovaveis de bolsa se pode tornar num catalisador para a subida da cotação.
Principalmente se tal vontade exigir o lançamento duma OPA.
Penso que o tema está mais ou menos claro.
Vou dar uma leitura no CVM pode ser que se consiga sacar mais alguma informação.
A relevância de toda esta questão, como deves ter calculado, é saber se o facto de a EDP querer tirar a EDP renovaveis de bolsa se pode tornar num catalisador para a subida da cotação.
Principalmente se tal vontade exigir o lançamento duma OPA.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Eu penso que se se controlar 90% de uma empresa, numa AG se possa decidir pela sua saída de bolsa.
É até por isso que penso que a OPA lançada na Brisa, onde a Abertis detém cerca de 15%, não vai resultar nem em saída de bolsa nem em OPA potestativa, pois a José de Mello juntamente com a Arcus não vão conseguir alcançar esse valor.
Abraço
É até por isso que penso que a OPA lançada na Brisa, onde a Abertis detém cerca de 15%, não vai resultar nem em saída de bolsa nem em OPA potestativa, pois a José de Mello juntamente com a Arcus não vão conseguir alcançar esse valor.
Abraço
- Registado: 18/10/2010 23:30
Ulisses Pereira Escreveu:sasajojo, não é nada disso.
Se é preciso uma OPA potestativa ou não para a retirarem da Bolsa, será uma discussão jurídica. Uma OPA terá sempre que haver. E quem não quiser vender, fica com acções que não são transaccionáveis em Bolsa, o que é uma chatice.
Mas eu volto a repetir o que disse: Ninguém anuncia que vai retirar uma empresa da Bolsa antes de o fazer. Ninguém.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses,
Tendo em conta o meu comentário/pedido de esclarecimento anterior, talvez me possas esclarecer
melhor as seguintes questões.
A EDP, para retirar a EDP Renovaveis de bolsa, terá de reunir pelo menos 90% do capital.
É correcta esta afirmação?
Se assim for e como só controla 78% da empresa, terá forçosamente de conseguir o que lhe falta
através duma OPA, ou basta lhe acordos com institucionais que detem o Free Float para garantir
os ditos 90%, sendo depois a decisão tomada em AG sem qualquer lançamento de OPA ?
Atenção, não me estou a referir à OPA potestativa.
Agradeço algumas dicas.
cumprimentos
sasajojo, não é nada disso.
Se é preciso uma OPA potestativa ou não para a retirarem da Bolsa, será uma discussão jurídica. Uma OPA terá sempre que haver. E quem não quiser vender, fica com acções que não são transaccionáveis em Bolsa, o que é uma chatice.
Mas eu volto a repetir o que disse: Ninguém anuncia que vai retirar uma empresa da Bolsa antes de o fazer. Ninguém.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Mas se sai da bolsa deixa de estar cotada na mesma, logo não podemos negociar acções...para que servem as acções então?...não pode ser...tem de existir uma opa, e passamos a deter acções da empresa que ficou com a edpr neste caso, ou seja, por cada acção da edpr passamos a deter x acções da edp. No fundo as acções são trocadas por outras por correlação do valor da acção na altura.
Estou certo ou não é nada disto?...
Estou certo ou não é nada disto?...
- Registado: 11/1/2012 11:41
Olá a todos:
Também detenho uma posição na EdpR e gostava também de ser esclarecido relativamente a esta questão. Pelo que andei a pesquisar aparentemente só com uma OPA como disse o Ulisses. Mas juridicamente "parece" (e comenta-se) que não será necessário uma OPA...
Alguem entendido na matéria poderia dar uma explicação mais detalhada sobre o assunto.
Obrigado
Também detenho uma posição na EdpR e gostava também de ser esclarecido relativamente a esta questão. Pelo que andei a pesquisar aparentemente só com uma OPA como disse o Ulisses. Mas juridicamente "parece" (e comenta-se) que não será necessário uma OPA...
Alguem entendido na matéria poderia dar uma explicação mais detalhada sobre o assunto.
Obrigado
- Registado: 11/1/2012 11:41
Quico Escreveu:mfsr1980 Escreveu:A EDF Renouvables foi adquirida pela mãe EDF a 40Euros a acção (um prémio de 10.4%) ou 13 EDF's por 11 EDF EN detidas.
Algo me diz que estou tramado...
Ora explica lá melhor. Não estou a perceber... O que é que isto tem a ver com a EDP Renováveis?
Quico,
Não me parece que a OPA que a EDP irá fazer, mais ano menos ano, seja por valores que compense o investimento.
A EDP só precisa de comprar uns 12% da EDPR e se lançar uma OPA mesmo com um preço 23% acima do mercado não cobre a queda deste último mês.
Ora, eu comprei as minhas EDPR a 3.86 e já estou a imaginar que dificilmente irei recuperar o investimento.

Abraço mfsr1980
- Registado: 3/5/2007 13:55
Saída de Bolsa -- Como vai ser ???
Storgoff Escreveu:Eldred Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Drecksack, numa OPA potestativa (que a acontecer seria só depois da OPA normal e se a empresa tiver mais de 90%) não és obrigado a vender as acções. O problema é ficares com acções que não são negociadas em Bolsa, o que depois - quando as quiseres vender - te cria bastantes complicações.
Um abraço,
Ulisses
A não ser que a lei tenha mudado, numa OPA protestativa és obrigado a vender. Eu sei diso porque tive acções da Efacec, não aceitei a OPA normal e depois como os ofertantes ficaram com mais de 90% desencadearam a OPA protestiva e as minhas acções foram automaticamente adquiridas ao preço da OPA normal.
O que pode acontecer é retirar a empresa da bolsa sem OPA protestativa se numa assembleia geral 90% dos accionistas votarem favoravelmente. Foi o que aconteceu na Lisnave em que a Thyssen tem cerca de 75% a administração 15 a 20% e os pequenos accionistas uns 5%. A Thyssen não pode fazer uma OPA protestativa mas em conjunto com a administração tinham mais de 90% para fazer passar a proposta de retirada da bolsa. De resto os pequenos accionistas não tem sido prejudicados. Perderam a possibilidade de transacção em bolsa mas nestes ultimos 10 anos tem recebido bons dividendos que em muitos casos já terá dado para cobrir o investimento inicial várias vezes.
Caríssimos,
Como é que isto se pode adaptar à EDPR ?
A própria administração ja fala na possibilidade de retirar a empresa de Bolsa quem sabe em 2013.
Estive a ver e a EDPR tem basicamente a EDP como accionista de referencia com quase 79%.
EDP directamente 62% e indirectamente via Hidroelectrica del Cantabrico 15.5 %
Ou seja temos cerca de 22,5% de free float.
Como é que se pode operar aqui uma retirada de bolsa sem lançar uma OPA??
Gostava de saber a vossa opinião
Obrigado
Ulisses Pereira Escreveu:Sem lançar uma OPA não me parece possível.
Um abraço,
Ulisses
Pois eu ainda não me dei ao trabalho de ler exaustivamente o que diz o CVM. Provavelmente deve haver por lá alguma resposta a esta questão.
Mas como não sou jurista, não me sinto la muito à vontade para entrar por esses campos.
A EDP de facto controla quase 80% portanto se conseguir convencer alguns institucionais que somados dê os 90 %, pelos vistos bastaria lhe então uma AG para decidir o tema.
De qualquer forma não sei qual a viabilidade desta hipótese tanto no plano legal como no plano dos interesses dos institucionais.
Partindo da hipótese da OPA, para atingir os 90%, significaria que a decisão de retirar a EDP renováveis de bolsa seria sempre um catalisador para a subida da cotação.
Ora para meu espanto, ja li, penso que no JdN, que as quedas recentes da EDP Renováveis também se deviam ao facto da EDP ter admitido a possibilidade de a tirar de bolsa.
Enfim, alguém que me faça luz !!

mfsr1980 Escreveu:A EDF Renouvables foi adquirida pela mãe EDF a 40Euros a acção (um prémio de 10.4%) ou 13 EDF's por 11 EDF EN detidas.
Algo me diz que estou tramado...
Ora explica lá melhor. Não estou a perceber... O que é que isto tem a ver com a EDP Renováveis?

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Eldred Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Drecksack, numa OPA potestativa (que a acontecer seria só depois da OPA normal e se a empresa tiver mais de 90%) não és obrigado a vender as acções. O problema é ficares com acções que não são negociadas em Bolsa, o que depois - quando as quiseres vender - te cria bastantes complicações.
Um abraço,
Ulisses
A não ser que a lei tenha mudado, numa OPA protestativa és obrigado a vender. Eu sei diso porque tive acções da Efacec, não aceitei a OPA normal e depois como os ofertantes ficaram com mais de 90% desencadearam a OPA protestiva e as minhas acções foram automaticamente adquiridas ao preço da OPA normal.
O que pode acontecer é retirar a empresa da bolsa sem OPA protestativa se numa assembleia geral 90% dos accionistas votarem favoravelmente. Foi o que aconteceu na Lisnave em que a Thyssen tem cerca de 75% a administração 15 a 20% e os pequenos accionistas uns 5%. A Thyssen não pode fazer uma OPA protestativa mas em conjunto com a administração tinham mais de 90% para fazer passar a proposta de retirada da bolsa. De resto os pequenos accionistas não tem sido prejudicados. Perderam a possibilidade de transacção em bolsa mas nestes ultimos 10 anos tem recebido bons dividendos que em muitos casos já terá dado para cobrir o investimento inicial várias vezes.
Caríssimos,
Como é que isto se pode adaptar à EDPR ?
A própria administração ja fala na possibilidade de retirar a empresa de Bolsa quem sabe em 2013.
Estive a ver e a EDPR tem basicamente a EDP como accionista de referencia com quase 79%.
EDP directamente 62% e indirectamente via Hidroelectrica del Cantabrico 15.5 %
Ou seja temos cerca de 22,5% de free float.
Como é que se pode operar aqui uma retirada de bolsa sem lançar uma OPA??
Gostava de saber a vossa opinião
Obrigado
LTD
Parece ter batido na LTD de médio prazo e já está a recuar.
- Anexos
-
- edpr2.JPG (40.09 KiB) Visualizado 6981 vezes
- Registado: 28/4/2009 12:36
Forte queda de quase 5%. Continuo curto e sem fecho de posição à vista.
A subida de ontem de 3% foi com pouco volume, ao contrário da queda brutal de hoje, que teve volume maior. É a força do Grande Urso.
Estamos em terra de ninguém, mínimos de sempre.
A tendência é clara.
NOTA: Este Urso, para quem se lembra, apareceu três dias depois da OPA em 2008 e massacrou a cotação desde os 8,00 até aos 3.40 em dois meses!
A subida de ontem de 3% foi com pouco volume, ao contrário da queda brutal de hoje, que teve volume maior. É a força do Grande Urso.
Estamos em terra de ninguém, mínimos de sempre.
A tendência é clara.
NOTA: Este Urso, para quem se lembra, apareceu três dias depois da OPA em 2008 e massacrou a cotação desde os 8,00 até aos 3.40 em dois meses!
- Anexos
-
- EDPR
- EDPR.gif (20.39 KiB) Visualizado 7176 vezes
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
nuuuno Escreveu:Blue Epsilon Escreveu:Fechei a posição curta há uns dias e abri ontem novo short na EDPR.
Porquê?
Continua a parecer-me uma acção sem força e com a tendência descendente intacta, independentemente das notícias que me parece estarem a ser descontadas à algum tempo.
Não consigo ter grandes resultados com posições longas no PSI, excepto com a JMT. Continuo a ter de estar no chamado "dark side".
usaste CFD's?
nao te preocupa o facto de estar oversold e a dar divergencias (RSI) ?
Fechei o anterior curto com base no oversold. É verdade que pode ter uma reacção temporária. Mas as probabilidades estão do lado short.
Não usei CFD's mas sim Factor Certificates (alav.3x). É tipo um ETF sem necessidade de conta margem.
Blue Epsilon Escreveu:Fechei a posição curta há uns dias e abri ontem novo short na EDPR.
Porquê?
Continua a parecer-me uma acção sem força e com a tendência descendente intacta, independentemente das notícias que me parece estarem a ser descontadas à algum tempo.
Não consigo ter grandes resultados com posições longas no PSI, excepto com a JMT. Continuo a ter de estar no chamado "dark side".
usaste CFD's?
nao te preocupa o facto de estar oversold e a dar divergencias (RSI) ?
- Registado: 10/11/2011 10:05
Fechei a posição curta há uns dias e abri ontem novo short na EDPR.
Porquê?
Porquê?
Fechei a posição curta há uns dias e abri ontem novo short na EDPR.
Porquê?
Continua a parecer-me uma acção sem força e com a tendência descendente intacta, interdependente das notícias.
Porquê?
Continua a parecer-me uma acção sem força e com a tendência descendente intacta, interdependente das notícias.
Segundo o comunicado com os dados operacionais previsionais, a EDP teve uma queda de 21% na produção das centrais que vendem em mercado, para 3.530 GWh, enquanto as centrais abrangidas por contratos de longo prazo em Portugal (barragens e carvão) tiveram uma descida de 35%, para 3.200 GWh. A produção em regime especial no mercado ibérico recuou 11%, para 608 GWh.
Do lado da produção eléctrica, ainda assim, a EDP contou com contributos positivos da produção hídrica no Brasil, que cresceu 4,6%, para 2.647 GWh, e das eólicas da EDP Renováveis, com um crescimento de 18%, para 5.213 GWh.
Sim, também acredito que re-comprem as acçõs EDPR, até porque a médio prazo parece ser o principal motor do crescimento da EDP.
Do lado da produção eléctrica, ainda assim, a EDP contou com contributos positivos da produção hídrica no Brasil, que cresceu 4,6%, para 2.647 GWh, e das eólicas da EDP Renováveis, com um crescimento de 18%, para 5.213 GWh.
Sim, também acredito que re-comprem as acçõs EDPR, até porque a médio prazo parece ser o principal motor do crescimento da EDP.
- Registado: 28/4/2009 12:36
the mind Escreveu:Eu ja tinha avisado... Na minha opinião foi desde a vitoria deste governo. Agora so recuperará quando o PS ganhar novamente.
Não se preocupem que ela vai subir quando decidirem recomprar as acções q emitiram. Quanto mais baixa, mais eles consideram essa hipótese.... recomprar acções a metade do seu valor será bastante apelativo para a empresa. E há de acontecer antes de apresentarem um belo plano de investimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, IX Hispana e 34 visitantes