Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 25/8/2009 20:59

Será que uma entrada na zona dos 3,40€, nesta altura é uma boa entrada no titulo :?: :?: :?:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 25/8/2009 16:43

Nyk Escreveu:A Motinha está a querer por-se a jeito. :-k
Parece-me que vou dar uma volta na Motinha.


Ainda não me convenceu, por hoje ainda fiquei apeado, é melhor aguardar não vá cair da motinha. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por otangas » 25/8/2009 11:06

pmpcpinto Escreveu:Aos dois primeiros troços concorreram apenas 2 consórcios, se a proposta da SC/Brisa é a mais vantajosa para o Poceirão/Caia, logo, e como estamos em Portugal ......

O TGV não parou, ao contrário do que tentaram passar para a opinião pública, os concursos seguiram e seguem os prazos previstos.

Mais, devido aos prazos, era impossível adjudicar e contratar o 1º troço nesta legislatura.

No entanto, não acredito que travem esta "fase" Lisboa/Caia.

Duas obras de mil e muitos milhões de euros cada, são muito importantes para as construtoras portuguesas, pois tirando o Parque Escolar, praticamente não há obras públicas de relevo.

Pedro


1 - Ao primeiro troço concorreram 4 consórcios, 2 deles passaram à fase seguinte.

2 - Não se pode dizer, sem qualquer dúvida, que a proposta SC/Brisa é mais vantajosa, até porque o preço não é tudo na avaliação das propostas.

3 - A Alta Velocidade (não TGV) não "parou", mas o objectivo sempre foi adjudicar o 1º troço antes das eleições (eventualmente até os 2 troços Lisboa - Madrid). Felizmente isso foi adiado para depois das eleições, e a verdade é um novo governo pode alterar significativamente as coisas (eventualmente até lançar novos concursos, com alterações mais ou menos profundas).

4 - Obviamente a AV é relevante para as nossas construtoras, mas não é crítico para o seu futuro. E quanto a obras relevantes em Portugal, está a esquecer-se dos muitos km's de auto-estradas lançados por este governo (algumas delas já em construção). E cada vez mais o crescimento futuro das nossas construtoras passam pelo estrageiro, não por grandes obras lançadas pelo nosso governo.

Só pretendi com os meus comentário não sobre-avaliar a importância da AV no futuro imediato das nossas construtoras. Num futuro + próximo daria mais importância ao resultado das nossas eleições, que até podem levar o país a um impasse, caso haja dificuldade em formar governo. A relação "partido no poder" / "construtora X" têm alguma importância em Portugal...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por Nyk » 25/8/2009 10:55

A Motinha está a querer por-se a jeito. :-k
Parece-me que vou dar uma volta na Motinha.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por agany » 25/8/2009 9:15

pmpcpinto Escreveu:
My friend:

1 - A SC não ganhou o Poceirão - Caia.

2 - A abertura de propostas é só a primeira etapa de um longo percurso, que é um concurso desta dimensão.

3 - Antes das eleições nada fica decidido, e as eleições pode mudar muita coisa.

4 - "Provável vitória da Mota"?? - Esta nem comento...

5 - O futuro das nossas construtoras (e respectiva cotação) não está dependente das nossas linhas de Alta Velocidade (felizmente!). Avalie a cotação da Mota-Engil de outro ângulo...


Aos dois primeiros troços concorreram apenas 2 consórcios, se a proposta da SC/Brisa é a mais vantajosa para o Poceirão/Caia, logo, e como estamos em Portugal ......

O TGV não parou, ao contrário do que tentaram passar para a opinião pública, os concursos seguiram e seguem os prazos previstos.

Mais, devido aos prazos, era impossível adjudicar e contratar o 1º troço nesta legislatura.

No entanto, não acredito que travem esta "fase" Lisboa/Caia.

Duas obras de mil e muitos milhões de euros cada, são muito importantes para as construtoras portuguesas, pois tirando o Parque Escolar, praticamente não há obras públicas de relevo.

Pedro




Propostas são propostas e, valem o que valem. Até podem concorrer 1000 empresas. Depois vem a adjudicação/aceitação e, finalmente, o contrato (mera formalidade).
São 3 fases distintas do Concurso.
A fase de adjudicação é a mais importante.
Em termos de Bolsa, a pré-selecção importa aos especuladores que somos todos nós que andamos aqui :wink:
 
Mensagens: 760
Registado: 29/11/2007 1:44

por pmpcpinto » 25/8/2009 8:53

My friend:

1 - A SC não ganhou o Poceirão - Caia.

2 - A abertura de propostas é só a primeira etapa de um longo percurso, que é um concurso desta dimensão.

3 - Antes das eleições nada fica decidido, e as eleições pode mudar muita coisa.

4 - "Provável vitória da Mota"?? - Esta nem comento...

5 - O futuro das nossas construtoras (e respectiva cotação) não está dependente das nossas linhas de Alta Velocidade (felizmente!). Avalie a cotação da Mota-Engil de outro ângulo...


Aos dois primeiros troços concorreram apenas 2 consórcios, se a proposta da SC/Brisa é a mais vantajosa para o Poceirão/Caia, logo, e como estamos em Portugal ......

O TGV não parou, ao contrário do que tentaram passar para a opinião pública, os concursos seguiram e seguem os prazos previstos.

Mais, devido aos prazos, era impossível adjudicar e contratar o 1º troço nesta legislatura.

No entanto, não acredito que travem esta "fase" Lisboa/Caia.

Duas obras de mil e muitos milhões de euros cada, são muito importantes para as construtoras portuguesas, pois tirando o Parque Escolar, praticamente não há obras públicas de relevo.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

por Nyk » 25/8/2009 7:44

Alta velocidade
Consórcios da Mota e da Brisa retomam luta pelo TGV
Nuno Miguel Silva
25/08/09 00:05


--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: Abertura das propostas para Lisboa-Poceirão será a 1 de Setembro. Grupos portugueses lutam por mais de 1.900 milhões e aguardam oposição.

Setembro vai assistir ao regresso da luta entre várias empresas e consórcios privados, portugueses e estrangeiros, pela vitória num dos mais importantes concursos previstos para o projecto nacional de alta velocidade ferroviária, referente à construção e concessão, por 40 anos, do troço entre Lisboa e Poceirão.

Apesar da oposição de diversas individualidades e instituições da sociedade portuguesa, com a Presidência da República à cabeça, a que se juntou a oposição do PSD e do CDS, o Governo decidiu retomar o processo dos concursos públicos internacionais para o TGV, cuja abertura das propostas tem agora data marcada para 1 de Setembro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por Bokas » 24/8/2009 23:07

Nyk Escreveu:Que acham do fecho de hoje da mota engil, será um bom momento para entrar, ou devemos esperar pela quebra de alguma resistência?


A entrar neste momento só após quebra convincente da Resistência nos 3,46€, pelo seguro só após bater o máximo do ano nos 3,50€
Anexos
EGL_24_08_09.jpg
EGL_24_08_09.jpg (59.32 KiB) Visualizado 6412 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Nyk » 24/8/2009 20:00

Que acham do fecho de hoje da mota engil, será um bom momento para entrar, ou devemos esperar pela quebra de alguma resistência?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por otangas » 24/8/2009 18:10

pmpcpinto Escreveu:Dia 1 de Setembro é a abertura das propostas do Troço Lisboa/Poceirão/TTT.

Dada a mais do que provavel vitória da Mota, já que a SC ganhou o Poceirão/Caia, este resultado poderá ter alguma influência na cotação das 2 empresas?

Pedro


My friend:

1 - A SC não ganhou o Poceirão - Caia.

2 - A abertura de propostas é só a primeira etapa de um longo percurso, que é um concurso desta dimensão.

3 - Antes das eleições nada fica decidido, e as eleições pode mudar muita coisa.

4 - "Provável vitória da Mota"?? - Esta nem comento...

5 - O futuro das nossas construtoras (e respectiva cotação) não está dependente das nossas linhas de Alta Velocidade (felizmente!). Avalie a cotação da Mota-Engil de outro ângulo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

por pmpcpinto » 24/8/2009 17:30

Dia 1 de Setembro é a abertura das propostas do Troço Lisboa/Poceirão/TTT.

Dada a mais do que provavel vitória da Mota, já que a SC ganhou o Poceirão/Caia, este resultado poderá ter alguma influência na cotação das 2 empresas?

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

Re: Prudência

por MAV8 » 24/8/2009 15:38

agany Escreveu:
MAV8 Escreveu:Vejamos se esta menina se aguenta acima dos 3,40 durante o resto da sessão.

Caso se confirme a quebra da resistencia não vejo motivos para a saída do titulo. Tal como na Galp só a quebra desse valor em baixa poderá fazer-me sair.

Para Já estou dentro e BULLissimo. LOL


Calma MAV8. Olha que os "Mwangolés" do BA (Banco de Angola) ainda não pagaram às construtoras portuguesas (devem 1.8 mil milhões).


Não há problema, as obras para esta Construtora são inflacionadas, lol, para cobrir casos desses.

O sistema está feito para crescer de qq maneira e rápido, o resultado das eleições podem ser um reves, fora isso não tenho qq receio de estar dentro. O eng. ainda é capaz de nos arranjar mais umas obras nesta legislatura, lol.

PS: Isto com o Coelho é sempre a saltar,

Abraço :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Prudência

por agany » 24/8/2009 15:28

MAV8 Escreveu:Vejamos se esta menina se aguenta acima dos 3,40 durante o resto da sessão.

Caso se confirme a quebra da resistencia não vejo motivos para a saída do titulo. Tal como na Galp só a quebra desse valor em baixa poderá fazer-me sair.

Para Já estou dentro e BULLissimo. LOL


Calma MAV8. Olha que os "Mwangolés" do BA (Banco de Angola) ainda não pagaram às construtoras portuguesas (devem 1.8 mil milhões).
 
Mensagens: 760
Registado: 29/11/2007 1:44

por MAV8 » 24/8/2009 14:59

Vejamos se esta menina se aguenta acima dos 3,40 durante o resto da sessão.

Caso se confirme a quebra da resistencia não vejo motivos para a saída do titulo. Tal como na Galp só a quebra desse valor em baixa poderá fazer-me sair.

Para Já estou dentro e BULLissimo. LOL
Anexos
EGL MP.bmp
EGL MP.bmp (827.67 KiB) Visualizado 6910 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

...

por MAV8 » 21/8/2009 16:17

Daassssss

Estes gráficos dão cabo de mim, ou são grandes de mais, ou não sei se já estão anexados.

Abraço
Anexos
EGL CP.bmp
EGL CP.bmp (963.18 KiB) Visualizado 7110 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

...

por MAV8 » 21/8/2009 16:14

Médio Prazo
Anexos
EGL MP.bmp
EGL MP.bmp (953.85 KiB) Visualizado 7134 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

...

por MAV8 » 21/8/2009 15:57

Boa Tarde,

Deixo aqui a minha análise da Mota Engil.

Razões de entrada:

1. Criação de uma zona de suporte sustentavel na zona dos 3,00, que em caso de quebra permite sair e reduzir possiveis perdas.

2. Momento bullish dos mercados.

3. O facto de esta ser "a construtora do Estado" também esteve na tomada de decisão.

4. Estar presente nos principais concursos de obras do estado e lá fora em especial nos Palop.

Neste momento:

1. Zona de resistência por volta dos 3,40 que tem sido uma referencia no titulo.

2. LTD de médio prazo que considero apesar de ter só 2 toques.

3. Caso ultrapasse estas resistencias o próximo objectivo são os 4,00 no entanto uma retração dos mercados poderá traze-la aos valores de entrada, 3,00.
Anexos
EGL LP.bmp
EGL LP.bmp (939.65 KiB) Visualizado 7169 vezes
EGL LP.bmp
EGL LP.bmp (939.65 KiB) Visualizado 7148 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por borntired » 19/8/2009 14:49

a mota tá forte... se os mercados ajudassem até voava... vamos lá ver como se comporta até ao fim da sessão... espero que continue com boa velocidade!
 
Mensagens: 149
Registado: 18/6/2009 10:06
Localização: Ponte de Lima

por Rosariom2014 » 19/8/2009 12:02

Mota depois de quebrar a LTD testou. Acho que se os mercados ajudarem vai dar salto interessante. Opiniões?
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por bp1511 » 14/8/2009 18:50

casualside Escreveu:bp1511, dizem os teóricos que uma LTA ou LTD só tem validade depois de 3 toques em que existiu retracção. Na linha de traçaste só existem 2 toques em que isto sucede, o 3º toque não tem retracção logo não valida a LTD, por isso penso que não fará muito sentido te-la em conta. Abraço


O 3º toque foi ontem, pode não fazer sentido para muita gente, mas para mim teve. Negoceio sempre com base nos cruzamentos das médias moveis de 9 dias com a de 30, logo nem devia ligar a esta lina.
Este foi o sinal que me faltava.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por joaoparker » 14/8/2009 18:38

bp1511, dizem os teóricos que uma LTA ou LTD só tem validade depois de 3 toques em que existiu retracção. Na linha de traçaste só existem 2 toques em que isto sucede, o 3º toque não tem retracção logo não valida a LTD, por isso penso que não fará muito sentido te-la em conta. Abraço
 
Mensagens: 415
Registado: 29/11/2007 2:33
Localização: 16

por bp1511 » 14/8/2009 18:25

Quebrou a ltd de curto prazo, foi sem convicção, mas algum guito acho que é de meter.
Se for para valer depois reforço.
Anexos
mota1.jpg
mota1.jpg (100.27 KiB) Visualizado 5185 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por sem2006 » 14/8/2009 15:49

Bem..esta menina acelerou hoje, mas deve ter ultrapassado algum limite de velocidade e levado alguma multa, pois retraiu-se :lol: :?
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

por jabreu3 » 13/8/2009 21:24

penso que fexou bem..nos 3,17 (acima dos 3,15). por momentos pensei que o fosse fazer (era mau) quando os states começaram a ficar vermelhotes.. Vamos lá ver se vai visitar os 3,3 :lol:
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

por Dansousa » 13/8/2009 18:24

Eu percebo pouco disto mas o gráfico e o comentário do bp continuam bastante válidos....em minha opinião...claro...
Aquilo com uma linha inferior até dava ali um "triangulozito" com este toque a representar o 5º toque...mas isso sou eu a sonhar um bocadinho alto (também faz falta de vez em quando).

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: pattern, PAULOJOAO, PXYC e 27 visitantes