Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fasf » 9/7/2009 0:14

Ulisses Pereira Escreveu:fasf, mas não é possível que dois analistas tenham opiniões opostas em relação a um activo? Se todos tivessem a mesma opinião, quem comprava e vendia?

E quando falo de análise fundamental falo também da análise técnica.

Um abraço,
Ulisses


Boa noite Ulisses,
É verdade que se todos tivessemos a mesma opinião em certos momentos havia só compradores e noutros só vendedores.
Mas este tipo de avaliações baseiam-se em números concretos das empresas, e a parte subjectiva terá uma quota parte menor.
Por isso, a minha admiração face à discrepancia entre os targets apresentados.
E ainda porque as avaliações do Millennium em quase 100% das análises saem bastante ao lado.
De qualquer forma, obrigado pelo teu comentário.

Um abraço
fasf
Um dia hei-de perceber disto...
 
Mensagens: 75
Registado: 29/11/2007 3:13
Localização: 16

por Luka! » 8/7/2009 23:04

Nyk Escreveu:Renováveis atenta aos mercados espanhol e brasileiro
Sónia Santos Pereira
07/07/09 19:35


--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: A EDP Renováveis está a posicionar-se para concorrer aos principais concursos para produção de energia eólica em Espanha, que vão decorrer este ano e no próximo, avançou Ana Maria Fernandes, CEO da empresa.

Estão previstos concursos para as províncias da Cantábria, Castilha de La Mancha, Aragão e Catalunha. Nesta altura, está a decorrer o concurso para a atribuição de 450MW nas Astúrias, no qual a EDP Renováveis está envolvida, disse António Mexia, presidente do grupo EDP no decorrer da cerimónia de comemoração dos dois anos da compra da norte-americana Horizon Wind Energy.

A empresa portuguesa, que é o quarto maior operador do mundo nas renováveis e a segundo maior operador em termos de capitalização bolsista, vai também participar no final do ano num leilão dedicado à energia eólica no Brasil.

Segundo António Mexia, o "Brasil é uma prioridade" para a empresa, tem "um enorme potencial", sendo que o objectivo é conseguir desenvolver uma plataforma neste mercado, cujo primeiro passo foi dado com a aquisição em Março passado da Elebrás.

António Mexia afirmou ao Económico que o plano de crescimento da EDP Renováveis até 2012 é "essencialmente orgânico", assumindo uma estratégia baseada na premissa de "criação de valor quando somos nós a desenvolver" os projectos.

O presidente da EDP voltou a referir que o investimento da EDP Renováveis ronda os dois mil milhões de euros/ano até 2012 e que a prioridade da empresa é desenvolver o ‘pipeline', que ascende a 28.042 MW distribuídos pelos vários mercados onde opera (América e Europa).



GoldmAn Sachs
O banco norte-americano subiu em 4% o 'target' da EDP, de 3,75 para 3,9 euros, melhorando em mais de 14% o preço-alvo para a Renováveis, de 7,7 para 8,8 euros.

Como riscos eventuais para o preço-alvo da EDP, o Goldman Sachs aponta, contudo, a possibilidade desta não conseguir vir a crescer no negócio das energias renováveis, eventuais mudanças regulatórias e as flutuações dos preços de venda da electricidade.

Os mesmos riscos são vistos para a EDP Renováveis, com foco para os preços da energia em Espanha, com a adição de que a empresa liderada por Ana Maria Fernandes também está vulnerável a flutuações do câmbio do dólar e a eventuais dificuldades de financiamento.

No documento, o Goldman Sachs diz ainda ter revisto em alta as suas estimativas para o preço médio do petróleo, de 75 para 85 dólares por barril a partir de 2010.

Ás 8h59, a EDP perdia 0,18% para 2,74 euros, enquanto a EDP Renováveis crescia 0,90% para 7,14 euros.



Sobre um duplo ponto de entrada
MM50 (historicamente tem dado resultado)
e LTA

Por outro lado reve uma subida consistente e com VOLUME ;;;
(a estes niveis ando nas compras de EDP Renovaveis)

:wink:
Anexos
edp R.bmp
EDP Renovaveis >> BUY POINT
edp R.bmp (241.25 KiB) Visualizado 10401 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

por Um curioso... » 8/7/2009 20:35

Ulisses Pereira Escreveu:Compreendo o que dizes e concordo na sua globalidade, mas se por acaso espreitares o tópico "Novos mínimos a caminho", ainda hoje, com o S&P nos 872 pontos, a maioria dos participantes falava na quebra de um suporte e na possibilidade de um bom "short" enquanto , para mim, o índice estava num suporte e era tudo menos um bom "short". Foi apenas um exemplo de como pode haver 2 visões antagónicas (compra/venda) numa análise técnica.

Um abraço,
Ulisses


O S&P, que não negoceio porque não me sinto preparado, é também onde tenho mais dificuldade de fazer avaliações, principalmente no curto prazo.
E isso tem também um pouco a ver com o papel de farol que o índice assumiu para todo o mundo. Tem vida própria, é o lobo dominante da alcateia e é difícil ler-lhe a alma.
E o tópico que referes, é o tópico da argumentação provocatória (no bom sentido), que os "forenses" escolheram para esplanar as suas certezas e incertezas. Daí as divergências...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 8/7/2009 20:17

Compreendo o que dizes e concordo na sua globalidade, mas se por acaso espreitares o tópico "Novos mínimos a caminho", ainda hoje, com o S&P nos 872 pontos, a maioria dos participantes falava na quebra de um suporte e na possibilidade de um bom "short" enquanto , para mim, o índice estava num suporte e era tudo menos um bom "short". Foi apenas um exemplo de como pode haver 2 visões antagónicas (compra/venda) numa análise técnica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Um curioso... » 8/7/2009 20:09

Ulisses Pereira Escreveu:fasf, mas não é possível que dois analistas tenham opiniões opostas em relação a um activo? Se todos tivessem a mesma opinião, quem comprava e vendia?

E quando falo de análise fundamental falo também da análise técnica.

Um abraço,
Ulisses


Não sei se estou de acordo.
A divergência de opiniões que normalmento vejo é muito maior em relação à análise fundamental do que em relação à análise técnica.
SE reparares as tuas análises, em que usas com mestria apenas suportes, resistências e limhas de tendência raramente são contestadas. A utilização de outros parâmetros técnicos que se aprendem nas Faculdades e pós graduações, apenas me parece que servem para complicar, embora cada um seja livre de usar aquilo que muito bem entender e com que sente mais seguro.
A pedagogia que tens patenteado neste forum, tem sido extremamente útil.
A análise fundamental das empresas, se confirma os sinais técnicos, poderá servir como um sinal de conforto e aumento da confiança com que tomamos as nossas decisões.
Aliás um dos factores que fez com que abandonasse a AF como critério de investimento foi a simplicidade das análises que usas, embora todos saibamos que não há metodologias exactas nas Bolsas.
Os malabarismos contabilísticos que as empresas usam, tornam quase impenetrável a sua avaliação real.
Dai as enormes divergências a que todos os dias assistimos, por parte das avaliações que são feitas pelas casas de investimento.
Foi esse um dos problemas dos enormes erros de rating, que potenciaram a actual crise mundial.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 8/7/2009 19:48

fasf, mas não é possível que dois analistas tenham opiniões opostas em relação a um activo? Se todos tivessem a mesma opinião, quem comprava e vendia?

E quando falo de análise fundamental falo também da análise técnica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Manipulação

por fasf » 8/7/2009 19:41

Curiosamente hoje Negócios online, saíram duas notícias contraditórias.
Assim, e resumidamente:
1. A Goldman Sachs subiu em 14% o preço-alvo atribuído à EDP Renováveis, passando dos anteriores 7,7 euros por acção para os actuais 8,8 euros. Também a EDP viu o seu preço-alvo ser revisto em alta pela Goldman Sachs, passando o preço-alvo dos anteriores 3,75 euros para os actuais 3,90 euros.
2. O Millennium revela ter reduzido o preço-alvo da EDPR de 7,25 euros para 7,15 euros. E cortou a avaliação para as acções da EDP de 3,55 euros para 3,50 euros.

Ora no mesmo dia, uma sobe o preço alvo e a outra desce.
Já sabemos que as avaliações do Millennium são um desastre. É normal o comportamento de uma acção ser contrário às suas avaliações.

Quem estar a tentar manipular estas cotações?
Um dia hei-de perceber disto...
 
Mensagens: 75
Registado: 29/11/2007 3:13
Localização: 16

por vitorigus » 8/7/2009 18:59

A este preço porquê comprar caro? Com um potencial de "ganho" de 2% (EPS/cot). Ha empresas mais baratas e sobretudo menos endividadas.

Nao será melhor esperar por um melhor momento para entrar/reforçar?

Têm outros critérios?

A EDPR está cara!

Estou enganado?
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por Elias » 8/7/2009 14:24

Dado que o gráfico de ontem estava incorrecto, aproveito para deixar novo gráfico actualizado às 14h15m de hoje.

Apesar de ter hoje uma forte subida (+2,3%) não me parece que isso tenha um significado especial, já que a cotação continua dentro do range.

Assinalo, contudo, o forte volume - a esta hora já vai em mais de 800 mil quando em muitos dias se fica pelos 500 mil em toda a sessão.

1 abraço,
Elias
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (31.96 KiB) Visualizado 10753 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por surviver » 8/7/2009 9:51

Tal como previ ontem, a acção está claramente em contra ciclo com a tendência do PSI.
Para além disso o volume sustenta a subida.
Falta saber se consegue superar e quebrar a resistência que se avisinha hoje ou amanha, ou se volta a testar o suporte com possiveis tomadas de mais valias.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: EDPR

por surviver » 8/7/2009 0:50

Um curioso... Escreveu:
surviver Escreveu:Será que é desta que saí da lateralização?


Estar a lateralizar no momento actual do mercado, é sinal de pujança!!!
"Os analistas" que escrevem na nossa imprensa e as "casas" opinativas são engraçados.
Até há pouco tempo diziam que para comprar EDPr, era mais barato comprar indirectamente através da EDP. Agora afirmam que a EDP está valorizada 10% em relação às congéneres e é preferível comprar directamente a EDPr... Isto no espaço de 1 ou 2 semanas e sem argumentação.
Apesar de estar dentro, não aconselho ninguém a comprar (nem esta nem nenhuma), enquanto o actual movimento de correcção geral de curto prazo não tiver terminado.


Estou completamente de acordo. Acrescento ainda que o facto de se manter acima do forte suporte e estar a lateralizar num período de correcção com um baixo volume diário,´faz-me crer um curto/médio prazo risonho.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: EDPR

por Um curioso... » 7/7/2009 21:32

surviver Escreveu:Será que é desta que saí da lateralização?


Estar a lateralizar no momento actual do mercado, é sinal de pujança!!!
"Os analistas" que escrevem na nossa imprensa e as "casas" opinativas são engraçados.
Até há pouco tempo diziam que para comprar EDPr, era mais barato comprar indirectamente através da EDP. Agora afirmam que a EDP está valorizada 10% em relação às congéneres e é preferível comprar directamente a EDPr... Isto no espaço de 1 ou 2 semanas e sem argumentação.
Apesar de estar dentro, não aconselho ninguém a comprar (nem esta nem nenhuma), enquanto o actual movimento de correcção geral de curto prazo não tiver terminado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

EDPR

por surviver » 7/7/2009 21:15

Será que é desta que saí da lateralização?
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

por Nyk » 7/7/2009 19:40

Renováveis atenta aos mercados espanhol e brasileiro
Sónia Santos Pereira
07/07/09 19:35


--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: A EDP Renováveis está a posicionar-se para concorrer aos principais concursos para produção de energia eólica em Espanha, que vão decorrer este ano e no próximo, avançou Ana Maria Fernandes, CEO da empresa.

Estão previstos concursos para as províncias da Cantábria, Castilha de La Mancha, Aragão e Catalunha. Nesta altura, está a decorrer o concurso para a atribuição de 450MW nas Astúrias, no qual a EDP Renováveis está envolvida, disse António Mexia, presidente do grupo EDP no decorrer da cerimónia de comemoração dos dois anos da compra da norte-americana Horizon Wind Energy.

A empresa portuguesa, que é o quarto maior operador do mundo nas renováveis e a segundo maior operador em termos de capitalização bolsista, vai também participar no final do ano num leilão dedicado à energia eólica no Brasil.

Segundo António Mexia, o "Brasil é uma prioridade" para a empresa, tem "um enorme potencial", sendo que o objectivo é conseguir desenvolver uma plataforma neste mercado, cujo primeiro passo foi dado com a aquisição em Março passado da Elebrás.

António Mexia afirmou ao Económico que o plano de crescimento da EDP Renováveis até 2012 é "essencialmente orgânico", assumindo uma estratégia baseada na premissa de "criação de valor quando somos nós a desenvolver" os projectos.

O presidente da EDP voltou a referir que o investimento da EDP Renováveis ronda os dois mil milhões de euros/ano até 2012 e que a prioridade da empresa é desenvolver o ‘pipeline', que ascende a 28.042 MW distribuídos pelos vários mercados onde opera (América e Europa).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12178
Registado: 2/9/2005 12:45

EDP Renováveis tiene proyectos en España para instalar 4.866

por semoke » 7/7/2009 19:10

La filial de energías renovables de EDP, EDP Renováveis, tiene una cartera de proyectos para instalar en España 4.866 megavatios (MW) hasta el próximo año, según dijo el consejero delegado del grupo EDP Energías de Portugal, Antonio Mexia, en una presentación recogida por Efe Dow-Jones. Mexia aseguró que España "sigue siendo" un mercado prioritario, y por ello la compañía está "bien posicionada" en los principales concursos del país a corto y a medio plazo


Nos bastidores a EDP R está referenciada a furtura lider do Mundo nas renováveis. Será Verdade?
 
Mensagens: 490
Registado: 1/5/2009 11:22
Localização: 20

por Nyk » 7/7/2009 18:52

EDP Renováveis investe 2 mil milhões por ano até 2012
António Mexia anunciou hoje que a EDP Renováveis vai investir 2 mil milhões de euros por ano até 2012, para aumentar a capacidade instalada da empresa para 10 gigawatts.

--------------------------------------------------------------------------------

Germano Oliveira


António Mexia anunciou hoje que a EDP Renováveis vai investir 2 mil milhões de euros por ano até 2012, para aumentar a capacidade instalada da empresa para 10 gigawatts.

O anúncio foi feito hoje no Porto, durante um evento que assinalou a compra da Horizon.

O presidente da EDP também anunciou que a empresa vai assinar um protocolo com a China, cujos contornos estão por definir. O presidente da China inicia esta semana uma visita oficial a Portugal.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12178
Registado: 2/9/2005 12:45

por Elias » 7/7/2009 18:07

por lapso o gráfico não tem a sessão de hoje mas como fechou 0,1 cêntimos abaixo não altera em nada o que escrevi.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 7/7/2009 18:02

Alterei o valor da resistência (passei-o de 7,32 para 7,40).

Fica o gráfico actualizado com o fecho de hoje.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (41.25 KiB) Visualizado 11232 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por bp1511 » 4/7/2009 9:28

Só para ficar uma ideia diferente...
Anexos
EDPR2.jpg
EDPR2.jpg (92.79 KiB) Visualizado 11530 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

Re: Entre 7 e 7,40

por Um curioso... » 3/7/2009 17:50

cedilha Escreveu:A menina já passa mais de um mês "estrangulada" entre os 7,00 e os 7,40. É um range de +/- 5% e ela não sai daí...

Será que só a quebra de um dos dois definem a tendência?

BN


A EDPr tem um valor nominal de 5,00€.
Na prática está a oscilar entre um valor de 1,40€ e 1,48€.
Para uma acção que subiu 100% em 6 meses, esta consolidação parece-me extremamente saudável.
Continuo dentro, com uma mais-valia potencial confortável, depois de 2 falsas entradas.
Deixem a acção respirar!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

Entre 7 e 7,40

por cedilha » 3/7/2009 16:56

A menina já passa mais de um mês "estrangulada" entre os 7,00 e os 7,40. É um range de +/- 5% e ela não sai daí...

Será que só a quebra de um dos dois definem a tendência?

BN
 
Mensagens: 61
Registado: 15/9/2008 12:56
Localização: Lisboa

por Elias » 3/7/2009 16:41

Já vai sendo um hábito: à sexta-feira aparecem compras no final da sessão e a EDP-Renováveis fecha no máximo.

Gráfico actualizado.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por leo_pt » 2/7/2009 11:51

Olhando para o dia de hoje que conta com uma desvalorização acima do PSI, serão os ursos a levá-la aos 7€?

Elias: Eu sei que a bocado alertas-te-me para que o inicio da negociação não dita a tendência. Mas esta tarde também não se avizinha saudável em termos de empregos nos EUA...

Bem a ver vamos....

BN
Quem tudo quer tudo perde!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 63
Registado: 8/4/2009 17:19
Localização: Quarteira

por leo_pt » 2/7/2009 9:46

Elias Escreveu:leo, tenho verificado que emites frequentemente as tuas opiniões pouco tempo depois da abertura do mercado.

No entanto, a primeira hora é caracteriza-se geralmente por pouca liquidez e muita turbulência e muitas vezes a tendência muda ao longo do dia.

Permite-me um conselho: deixa o mercado estabilizar antes de formares a tua opinião.

1 abraço,
Elias


Elias eu sei, tens razão. é de estar de férias, pk normalmente nunca faço isto de ficar aqui no pc a observar...

BN
Quem tudo quer tudo perde!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 63
Registado: 8/4/2009 17:19
Localização: Quarteira

por Elias » 2/7/2009 9:28

leo, tenho verificado que emites frequentemente as tuas opiniões pouco tempo depois da abertura do mercado.

No entanto, a primeira hora é caracteriza-se geralmente por pouca liquidez e muita turbulência e muitas vezes a tendência muda ao longo do dia.

Permite-me um conselho: deixa o mercado estabilizar antes de formares a tua opinião.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Google Adsense [Bot], josehenry400, latbal, Shimazaki_2 e 134 visitantes