Sonae SGPS - Tópico Geral
quarta-feira, 27 de Maio de 2009 | 19:22 Imprimir Enviar por Email
Sonae Sierra investiu 6 M€ para reduzir acidentes para metade
A Sonae Sierra investiu seis milhões de euros desde 2004 no projecto de segurança Personae, que permitiu reduzir para metade os dias perdidos devido a acidentes de trabalho dos funcionários, anunciou hoje a empresa.
De acordo com o responsável do projecto, Pedro Soveral Rodrigues, em 2008, face a 2004, o total de dias de absentismo devido a acidentes diminuiu 52%, tendo a redução sido superior a 62% se contabilizados os acidentes por trabalhador.
Falando no Porto durante a cerimónia de atribuição dos Prémios Personae 2008 aos lojistas da Sonae Sierra em Portugal (o hipermercado Continente do AlgarveShopping e o restaurante O Pátio do 8ª Avenida foram os vencedores), o responsável explicou que o projecto integrou também os centros comerciais da empresa em Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Brasil, onde foram também atribuídos dois prémios em duas categorias.
Segundo o presidente da Sonae Sierra, Álvaro Portela, o objectivo foi "desenvolver uma cultura de prevenção de acidentes", que proteja desde os colaboradores da empresa aos lojistas, fornecedores e visitantes dos centros comerciais, tendo estado envolvidas mais de 70.000 pessoas.
Para Álvaro Portela a preocupação com a segurança impõe-se numa empresa que, só em 2008, recebeu mais de 400 milhões de visitantes nos seus centros comerciais, onde emprega 1.300 colaboradores e tem 50.000 lojistas.
"No nosso negócio temos uma responsabilidade enorme porque temos muitas pessoas envolvidas, além do valor dos activos que temos sob gestão, na ordem dos 6.000 milhões de euros".
E se até 2004 a Sonae Sierra "se limitava" a cumprir a legislação relativa à segurança nos seus centros comerciais, Álvaro Portela confessa que a viragem se deu "depois do incêndio de 2003 num centro comercial no Paraguai. Sentimos que não estávamos preparados, deixámos de dormir descansados", admitiu. Desde então a empresa promotora e gestora de centros comerciais do grupo Sonae investiu seis milhões de euros no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Segurança & Saúde, através do programa de formação e prevenção Personae. Procedeu também à certificação deste sistema de acordo com a norma internacional OHSAS 18001, tornando-se a primeira empresa do sector a obtê-la a nível europeu.
Nos últimos anos o Personae foi distinguido com vários galardões internacionais, como os Dupont Safety Award for Visible Management Commitment (2007), o Prémio ECO da Câmara Americana de Comércio (2006) e, este mês, o European Risk Management Award.
Diário Digital / Lusa
Sonae Sierra investiu 6 M€ para reduzir acidentes para metade
A Sonae Sierra investiu seis milhões de euros desde 2004 no projecto de segurança Personae, que permitiu reduzir para metade os dias perdidos devido a acidentes de trabalho dos funcionários, anunciou hoje a empresa.
De acordo com o responsável do projecto, Pedro Soveral Rodrigues, em 2008, face a 2004, o total de dias de absentismo devido a acidentes diminuiu 52%, tendo a redução sido superior a 62% se contabilizados os acidentes por trabalhador.
Falando no Porto durante a cerimónia de atribuição dos Prémios Personae 2008 aos lojistas da Sonae Sierra em Portugal (o hipermercado Continente do AlgarveShopping e o restaurante O Pátio do 8ª Avenida foram os vencedores), o responsável explicou que o projecto integrou também os centros comerciais da empresa em Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Brasil, onde foram também atribuídos dois prémios em duas categorias.
Segundo o presidente da Sonae Sierra, Álvaro Portela, o objectivo foi "desenvolver uma cultura de prevenção de acidentes", que proteja desde os colaboradores da empresa aos lojistas, fornecedores e visitantes dos centros comerciais, tendo estado envolvidas mais de 70.000 pessoas.
Para Álvaro Portela a preocupação com a segurança impõe-se numa empresa que, só em 2008, recebeu mais de 400 milhões de visitantes nos seus centros comerciais, onde emprega 1.300 colaboradores e tem 50.000 lojistas.
"No nosso negócio temos uma responsabilidade enorme porque temos muitas pessoas envolvidas, além do valor dos activos que temos sob gestão, na ordem dos 6.000 milhões de euros".
E se até 2004 a Sonae Sierra "se limitava" a cumprir a legislação relativa à segurança nos seus centros comerciais, Álvaro Portela confessa que a viragem se deu "depois do incêndio de 2003 num centro comercial no Paraguai. Sentimos que não estávamos preparados, deixámos de dormir descansados", admitiu. Desde então a empresa promotora e gestora de centros comerciais do grupo Sonae investiu seis milhões de euros no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Segurança & Saúde, através do programa de formação e prevenção Personae. Procedeu também à certificação deste sistema de acordo com a norma internacional OHSAS 18001, tornando-se a primeira empresa do sector a obtê-la a nível europeu.
Nos últimos anos o Personae foi distinguido com vários galardões internacionais, como os Dupont Safety Award for Visible Management Commitment (2007), o Prémio ECO da Câmara Americana de Comércio (2006) e, este mês, o European Risk Management Award.
Diário Digital / Lusa
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Tirando a questão das escalas...
Sempre pensei que a saída dos 0.73 fosse mais fácil hoje
Ela começou bem mas não conseguiu aguentar e os 0,73 estão carregados de vendas. Vamos ver o que acontece nos próximos dias
Até porque poderia muito bem tocar os 0.75 retrair um pouquinho para depois partir para os 0.82 aproximadamente.
calma... Roma e Pavia... não se fizeram num dia
Sempre pensei que a saída dos 0.73 fosse mais fácil hoje

calma... Roma e Pavia... não se fizeram num dia

rsacramento Escreveu:MSP78 Escreveu:rsacramento Escreveu:
curiosamente se usares escala log tens a LTa mais lenta a comportar-se quase como a mais inclinada
Em log tens é a intermédia quase a comportar-se como a mais conservadora. A mais agressiva ainda é susbtancialmente diferente.
Quanto à opção por linear ou log, no fundo, uso os dois, mas no curto prazo a perda de "resolução" da escala log sonega-me alguma informação relevante.
A projecção em escala logaritmica a 12 meses dá 2.35€.
mas para mim 12 meses já não é curto prazo...

Quanto à escala log de facto permite discernir a grande diferença que é aumentar de 0,20 para 0,40, ou de 1,20 para 1,40, e isso é inquestionável. A questão é se para quem joga pricipalmente a curto-prazo essa informação é fundamental.
No fundo esta discussão é muito velha e os argumentos pró e contra, imensos, talvez porque no fundo os dois modos sejam complementares.
MSP78 Escreveu:rsacramento Escreveu:
curiosamente se usares escala log tens a LTa mais lenta a comportar-se quase como a mais inclinada
Em log tens é a intermédia quase a comportar-se como a mais conservadora. A mais agressiva ainda é susbtancialmente diferente.
Quanto à opção por linear ou log, no fundo, uso os dois, mas no curto prazo a perda de "resolução" da escala log sonega-me alguma informação relevante.
A diferença é que na escala log mantens a resolução constante para a mesma variação de percentagem (quociente entre dois valores), coisa que não acontece na escala decimal, em que mantens a resolução constante para a mesmas diferença de valores.
Para quem não saiba já, isto acontece porque log(a/b)=log(a)-log(b)...
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
MSP78 Escreveu:rsacramento Escreveu:
mas para mim 12 meses já não é curto prazo...
por outro lado, ao analisar LTs com tão pouco tempo de vida estou sempre ciente da sua efemeridade, ou seja, sei que dentro de semanas, senão antes, vou substituí-la por outra, e isto se a subida entretanto se mantiver
de maneira que não sinto que perca o que quer que seja
mas respeito a tua opinião
rsacramento Escreveu:
rsacramento Escreveu:MSP78 Escreveu:Estive a fazer uns exercicios de projecção e mesmo a LTA mais conservadora, dá uma subida de 0.92€ (0.38 a 1.30 partindo do minimo) em 12 meses, o que já não seria nada mau.
Portanto, melhor do que isto pode mesmo ser difícil.
Claro que no curto e médio-prazo também convém ir "deitando " o olho nas outras LTA.
Abraço
Exactamente rsacramento é mesmo essa que eu prefiro. Aliás os meus gráfico são todos em escala log pois o que interessa e guia os traders são as percentagens e não valores absolutos das variações.
Abraço
MSP78 Escreveu:Estive a fazer uns exercicios de projecção e mesmo a LTA mais conservadora, dá uma subida de 0.92€ (0.38 a 1.30 partindo do minimo) em 12 meses, o que já não seria nada mau.
Claro que no curto e médio-prazo também convém ir "deitando " o olho nas outras LTA.
Abraço

- Anexos
-
- sonae medio prazo 260509.png (12.76 KiB) Visualizado 6478 vezes
-
- sonae 260509.png (9.01 KiB) Visualizado 6488 vezes
Estive a fazer uns exercicios de projecção e mesmo a LTA mais conservadora, dá uma subida de 0.92€ (0.38 a 1.30 partindo do minimo) em 12 meses, o que já não seria nada mau.
Abraço
Abraço
- Anexos
-
- son.JPG (49.08 KiB) Visualizado 6569 vezes
Apesar de como de costume preferir LTA "conservadoras", a impressão que fica é que com esta subida nos states a LTA mais "agressiva" pode prevalecer, e esta está de facto a fechar na resistencia.
A quebra desta resistencia dos 0.72-0.73 pode estar próxima (já amanhã?).
A acontecer deve no mínimo re-experimentar os 0.80.
Declaração de interesses: cancelei hoje todas as ordens de venda.
A quebra desta resistencia dos 0.72-0.73 pode estar próxima (já amanhã?).
A acontecer deve no mínimo re-experimentar os 0.80.
Declaração de interesses: cancelei hoje todas as ordens de venda.

tiopatinhas Escreveu:President, se vires nuns posts atrás nesta pág o Nyk tem-na desenhada a vermelho
Aqui fica.
- Anexos
-
- SONAE26052009.JPG (69.48 KiB) Visualizado 7086 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
tiopatinhas Escreveu:Comunico que reentrei hoje na Sonae SGPS e estou esperançado que amanhã seja activado o corte da linha descendente que vem a ser desenhadoPoderíamos dizer que foi precipitação... não nego´, pois os livros dizem que deverá ser depois do corte mas, na Sonae, isso pode determinar ser já tarde e podermos não apanhar o combóio que deverá estar prestes a partir...
Um abraço e boa sorte
caro tiopatinhas, que ltd te referes?
(jul 08 com maio 09???)
abraço
You're never too old to learn something stupid (;
Deixo o meu gráfico com uma LDa um pouco mais conservadora. Se existem referências mais abaixo porque não as usar?
O meu post de Sexta passada continua completamente válido em relação às minhas referências para esta acção.
O meu post de Sexta passada continua completamente válido em relação às minhas referências para esta acção.
cannot - 22/05/2009 Escreveu:Mas o SP ainda não quebrou, hoje reagiu em alta mais uma vez e segunda não abre...
De qualquer forma são este tipo de saídas que poderão sustentar uma nova subida nos próximos tempos, basta o SP voltar para cima (zona dos 920) e o pessoal que saiu volta logo a entrar, fazendo a pressão compradora que falta para testar novos máximos locais.
Olhando só para o SP como guia, eu só saio se ele quebrar consistentemente os 875 ou quando reagir em baixa a um novo teste na zona dos 925-930.
Claro que ao mesmo tempo temos uma possível LTa da SON intacta que será também um óptimo ponto de saída caso quebrada, e a zona nos .8 que vai certamente oferecer resistência caso seja testada.
Para já vejo como favorável uma consolidação desta acção numa zona entre os .7 e os .73 durante a próxima semana.
Abraço
- Anexos
-
- Picture 5.png (59.95 KiB) Visualizado 3898 vezes
Comunico que reentrei hoje na Sonae SGPS e estou esperançado que amanhã seja activado o corte da linha descendente que vem a ser desenhado
Poderíamos dizer que foi precipitação... não nego´, pois os livros dizem que deverá ser depois do corte mas, na Sonae, isso pode determinar ser já tarde e podermos não apanhar o combóio que deverá estar prestes a partir...
Um abraço e boa sorte

Um abraço e boa sorte
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 105 visitantes