Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lapa Serra » 15/5/2009 14:47

Mais uma boa notícia para este título:

" A Bestinver Gestión aumentou a sua posição na Sonae SGPS para 2,087% do seu capital, voltando, assim, a deter uma participação qualificada na empresa presidida por Paulo Azevedo.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa sublinha que recebeu um comunicado a informar que a Bestinver Gestión passou a deter 41.745.391 acções da Sonae, o que corresponde a 2,087% do seu capital.

Antes deste valor, a gestora de fundos espanhola, que marca presença no capital de várias cotadas portuguesas, detinha 39.242.841 acções da Sonae.

De sublinhar que a empresa espanhola deixou de ter uma participação qualificada na Sonae dia 30 de Abril, pelo que agora voltou a ter uma participação superior a 2%."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 57
Registado: 23/3/2009 18:38
Localização: 13

por jromeira » 15/5/2009 14:37

pedrosantosslb Escreveu:
jromeira Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:sem duvida...esta é uma excelente resposta da sonae...mesmo em ex-dividendo o interesse comprador continua


A questá é mais: Será q se vai manter no final da sessão?
Pelo sim pelo não tenho ordem de compra a .649


0.649? isso é uma descida de 7% ou não?


3% sobre o preço de abertura.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por bp1511 » 15/5/2009 14:20

Sim, tens direito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Pimenta_ » 15/5/2009 14:14

Uma questão: ontem eu comprei acções da SONAE SGPS. se eu vender hoje essas mesmas acções (dia de ex-diviendo) vou ter direito a receber o respectivo dividendo embora este so venha a ser pago para a semana?
Um abraço
 
Mensagens: 54
Registado: 28/4/2009 8:33
Localização: 16

por Resina » 15/5/2009 12:10

Assim, sim...
Entrada ontem muito perto do fecho, tendo mesmo no fecho ficado com a carteira a 100% de Sonae Sgps, entretanto liquidei tudo hoje...
Vou aguardar para ver o que se sucede uma vez que notei uma ligeira quebra nos mercados estando alguns já a entrar em terreno negativo, os futuros Norte-Americanos estão tambem em queda...
Se o preço ficar novamente atractivo sou capaz de entrar com 50% do capital novamente. Pelo menos já deu para receber mais um dividendo sem perder na cotação do titulo.
E grão a grão lá vai a carteirinha recuperando das perdas do ano passado. O que me deixa mais descançado no meio disto tudo é que a minha grande venda situa-se 10% acima do valor actual, por isso quando mais descer (se o fizer) mais aproveito a queda para re-entrar para um medio prazo.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por pedrosantosslb » 15/5/2009 10:09

jromeira Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:sem duvida...esta é uma excelente resposta da sonae...mesmo em ex-dividendo o interesse comprador continua


A questá é mais: Será q se vai manter no final da sessão?
Pelo sim pelo não tenho ordem de compra a .649


0.649? isso é uma descida de 7% ou não?
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por jromeira » 15/5/2009 10:05

pedrosantosslb Escreveu:sem duvida...esta é uma excelente resposta da sonae...mesmo em ex-dividendo o interesse comprador continua


A questão é mais: Será q se vai manter no final da sessão?
Pelo sim, pelo não, tenho ordem de compra a .649
Editado pela última vez por jromeira em 15/5/2009 14:34, num total de 1 vez.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por pedrosantosslb » 15/5/2009 9:53

sem duvida...esta é uma excelente resposta da sonae...mesmo em ex-dividendo o interesse comprador continua
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por pjota1 » 15/5/2009 9:41

O que interessa é que respondeu bem ao ex-dividendo.
Rica SONIA... :mrgreen:
 
Mensagens: 42
Registado: 30/4/2009 15:34
Localização: Almada

por jromeira » 15/5/2009 9:38

dvck Escreveu:
pjota1 Escreveu:Uma dúvida: se o dividendo já foi descontado hoje porque não me aparece como mínimo do dia (atá agora) os 0,669? :-k


Penso que o dividendo ainda não foi descontado.


Claro q foi. Basta fazer as contas do percentual de subida vezes 0.669, dará a cotação actual.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por aaugustobb_69 » 15/5/2009 9:36

pjota1 Escreveu:Uma dúvida: se o dividendo já foi descontado hoje porque não me aparece como mínimo do dia (atá agora) os 0,669? :-k


Então porque o mercado achou que a cotação deveria abrir acima desse valor. :wink:

BN
 
Mensagens: 689
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

por dvck » 15/5/2009 9:35

pjota1 Escreveu:Uma dúvida: se o dividendo já foi descontado hoje porque não me aparece como mínimo do dia (atá agora) os 0,669? :-k


Penso que o dividendo ainda não foi descontado.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por pjota1 » 15/5/2009 9:33

Uma dúvida: se o dividendo já foi descontado hoje porque não me aparece como mínimo do dia (atá agora) os 0,669? :-k
 
Mensagens: 42
Registado: 30/4/2009 15:34
Localização: Almada

por Lapa Serra » 15/5/2009 2:01

Para quem ler este post, a minha declaração de interesse: possuo acções da Sonae SGPS (cerca de 40% da minha carteira).
A minha intervenção tem a ver com o muito que se tem escrito sobre os anunciados prejuízos da Sonae Sierra.
Julgo que este caso é um exemplo claro do mau jornalismo por cá praticado, um jornalista deve explicar claramente o significado das notícias e se não souber em profundidade a matéria sobre que se está a pronunciar deve ir estudar e depois sim comunicar.
Penso que nestes últimos dias muita boa gente desfez-se da sua posição nesta acção por causa da notícia dos prejuízos da Sonae Sierra.
Ora convém esclarecer que sendo a notícia verdadeira, devia ter sido explicado o porquê desse facto. Correndo o risco de ser elementar para muitos participantes deste fórum, mas útil para outros, eis a razão desse prejuízo:
Tal como acontece com todo o edificado, o valor da construção dos centros comerciais detidos pela Sonae vale menos do que o ano passado, ora na análise da empresa o item referente a este capítulo é menor agora que há um ano (tal como qualquer loja ou apartamento do país vale menos hoje em temos de valor de mercado que há 1 ano!).
Ora os apregoados prejuízos não passam de uma situação meramente circunstancial.
Importantes (e que devem ser reflectidos na cotação, mas a Sonae também transaccionava a mais de 1,5 Euros e agora está a menos de 50%!), mas no que toca a esta situação meramente circunstancial, em nada afectando o valor essencial da empresa.
Acredito que os resultados a apresentar sejam menores, em relação há um ano, todos sabemos que o consumo de uma forma geral diminui com a crise, mas continuam a gerar muitos milhões de lucro em termos efectivos.
Para curto prazo acredito que a barreira de 1 Euro deva ser quebrada.
Em termos de longo prazo a expansão para Angola que está em curso levará esta empresa a reforçar imenso o seu valor.
Por isso parafraseando o Mr. Pontes: "recomendo comprar fortíssimamente e maciçamente Sonae SGPS" :)
Espero que o meu comentário possa ser esclarecedor para alguém menos dentro destas matérias e desculpa aos restantes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 57
Registado: 23/3/2009 18:38
Localização: 13

por pedrosantosslb » 14/5/2009 22:37

cannot Escreveu:sim, e acho que vai ficar interessante o gráfico depois da correcção dos dividendos. Se a acção amanhã conseguir fechar acima daquela zona dos .65 (ou .64) penso que será muito bom sinal. Assim poderia pensar que podia mesmo testar a zona acima dos .8 (.85).

Gosto do cruzamento das médias MM50 com MM200, e nova subida podia mesmo levar ao cruzamento com a MM100!

Para já estou dentro na expectativa de ver se amanhã se aguenta na zona que referi acima.

As últimas velas também me fazem ficar moderadamente optimista, ontem fez uma vela que indicaria muita indecisão, depois da grande queda do dia anterior, com os touros a equilibrarem no final da sessão. Hoje fez uma vela de inversão, mínimo bem abaixo da abertura mas com domínio total dos touros no final e fechando no máximo do dia. Mas isto é só a minha leitura dos que o gráfico me diz, veremos amanhã.

Abraço


sem qualquer tipo de motivação ou justificação objectiva...acho que a sonae amanha vai superar este valor e até mesmo fechar acima do maximo de hoje
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por xpeculating » 14/5/2009 22:27

A SON fez nestas últimas sessões um padrão de retracção quase perfeito. Anteontem, dia 12, desceu praticamente até aos 23.60% de fibo (aprox. 0.691) e ontem, dia 13, fez o minimo nos 0.64 coincidente com o 2º nivel de fibonacci, 38.20%.

Tanto ontem como na sessão de hoje, a SON fechou acima do importante suporte dos 0.661. De realçar, também, que na sessão de hoje o volume aumentou em relação ao volume das sessões de queda.

Na minha opinião a SON apresenta um padrão muito bullish e os 0.820€ deverão nas próximas sessões vir a ser testados.

Disclosure: longo na SON

bn
Anexos
son.png
son.png (47.22 KiB) Visualizado 5887 vezes
 
Mensagens: 43
Registado: 14/5/2009 9:38

Re: comentário

por msp1978 » 14/5/2009 21:40

jotabilo Escreveu:Caro MSP78

És um lince de golpe rápido......fiquei ciente.


cumps


:lol:
Conheço bem esta acção, mas não me dês muito crédito. Sou um reles amador.
Mas sabes que como se costuma dizer: "keep it simple, stupid!"

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

por Nyk » 14/5/2009 20:36

xpeculating Escreveu:
Nyk Escreveu:Fazendo a correcção amanhã a sonae, a correcção é feita sobre o dividento bruto (0,03) corrigindo para os 0,669 ou sobre o dividendo liquido (0,024)corrigindo para os 0,675? :-k


Bruto, como é óbvio. Os 3 centimos é o valor que é retirado à acção. Desse dinheiro uma parte vai para o accionista a outra vai para o estado (imposto).

bn


OK. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12181
Registado: 2/9/2005 12:45

por xpeculating » 14/5/2009 20:14

Nyk Escreveu:Fazendo a correcção amanhã a sonae, a correcção é feita sobre o dividento bruto (0,03) corrigindo para os 0,669 ou sobre o dividendo liquido (0,024)corrigindo para os 0,675? :-k


Bruto, como é óbvio. Os 3 centimos é o valor que é retirado à acção. Desse dinheiro uma parte vai para o accionista a outra vai para o estado (imposto).

bn
 
Mensagens: 43
Registado: 14/5/2009 9:38

por Nyk » 14/5/2009 19:07

Fazendo a correcção amanhã a sonae, a correcção é feita sobre o dividento bruto (0,03) corrigindo para os 0,669 ou sobre o dividendo liquido (0,024)corrigindo para os 0,675? :-k
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12181
Registado: 2/9/2005 12:45

comentário

por jotabilo » 14/5/2009 19:00

Caro MSP78

És um lince de golpe rápido......fiquei ciente.


cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

por Nyk » 14/5/2009 19:00

cannot Escreveu:sim


Thanks. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12181
Registado: 2/9/2005 12:45

por cannot » 14/5/2009 18:43

sim, e acho que vai ficar interessante o gráfico depois da correcção dos dividendos. Se a acção amanhã conseguir fechar acima daquela zona dos .65 (ou .64) penso que será muito bom sinal. Assim poderia pensar que podia mesmo testar a zona acima dos .8 (.85).

Gosto do cruzamento das médias MM50 com MM200, e nova subida podia mesmo levar ao cruzamento com a MM100!

Para já estou dentro na expectativa de ver se amanhã se aguenta na zona que referi acima.

As últimas velas também me fazem ficar moderadamente optimista, ontem fez uma vela que indicaria muita indecisão, depois da grande queda do dia anterior, com os touros a equilibrarem no final da sessão. Hoje fez uma vela de inversão, mínimo bem abaixo da abertura mas com domínio total dos touros no final e fechando no máximo do dia. Mas isto é só a minha leitura dos que o gráfico me diz, veremos amanhã.

Abraço
Anexos
Picture 3.png
Picture 3.png (32.76 KiB) Visualizado 3624 vezes
Editado pela última vez por cannot em 14/5/2009 19:09, num total de 2 vezes.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por Nyk » 14/5/2009 18:28

MSP78 Escreveu:Ganhei mais que o dividendo liquido, e pela tendencia do mercado espero que amanha a acção corrija mais que esse mesmo dividendo (ainda que transitoriamente), possivelmente experimentando novamente o suporte dos 0.64.


Amanhã a sonae entra em ex-dividendos :?: :?: :?:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12181
Registado: 2/9/2005 12:45

por msp1978 » 14/5/2009 18:14

Vendi o meu reforço que comprei ontem a 0.67 a 0.699.
Ganhei mais que o dividendo liquido, e pela tendencia do mercado espero que amanha a acção corrija mais que esse mesmo dividendo (ainda que transitoriamente), possivelmente experimentando novamente o suporte dos 0.64.
Com um mercado mau talvez aproxime até à LTA de médio-prazo que neste momento dá suporte nos 0.61.

Mas atenção, a venda de hoje correspondeu a cerca de 8% do que tenho de SON... Continuo longo... Bem longo nesta acção.

Em suma: suportes amanhã nos 0.64 e 0.61.
Anexos
SON.JPG
SON.JPG (45.98 KiB) Visualizado 3806 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Carrancho_, Investor Tuga, m-m, malakas, MR32, nbms2012, OCTAMA, silva_39, trilhos2006 e 224 visitantes