Sonae SGPS - Tópico Geral
Esta vela é uma falling star (ou coisa que o valha; mais coisa menos coisa vai tudo dar ao mesmo!). Indicia uma grande probabilidade de inversão nas velas (neste caso dias) seguintes. E volto a vincar: grande probabilidade. Nada é garantido nestas coisas.
Neste caso concreto, não é surpreendente nem alarmante, na minha opinião. A SON deu um bom esticão nas últimas sessões e estava mesmo a pedir uma correcção para procurar uma linha de tendência mais... como direi?... "razoável".
Pessoalmente estou "longo" na Sonae SGPS.
Já agora: se visse uma vela destas num gráfico semanal... aí sim, seria de me preocupar. Agora no diário, parece-me apenas pronunciar uma correcção. A tendência parece-me de alta e isto não a deve afectar (para já).
Abraço.
Neste caso concreto, não é surpreendente nem alarmante, na minha opinião. A SON deu um bom esticão nas últimas sessões e estava mesmo a pedir uma correcção para procurar uma linha de tendência mais... como direi?... "razoável".
Pessoalmente estou "longo" na Sonae SGPS.
Já agora: se visse uma vela destas num gráfico semanal... aí sim, seria de me preocupar. Agora no diário, parece-me apenas pronunciar uma correcção. A tendência parece-me de alta e isto não a deve afectar (para já).
Abraço.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
et pluribus unum Escreveu:Peço desculpa pela ignorancia caro Quico mas no meu caso a velinha não é muito fácil de interpretar. Será que algum entendido poderá dar uma breve explicação acerca da mesma e já agora dizer se a vela de hoje influencia a tendência de curto prazo que tem sido de subida.
Desde já o meu Obrigado
neste site falam bastante de velinhas
Peço desculpa pela ignorancia caro Quico mas no meu caso a velinha não é muito fácil de interpretar. Será que algum entendido poderá dar uma breve explicação acerca da mesma e já agora dizer se a vela de hoje influencia a tendência de curto prazo que tem sido de subida.
Desde já o meu Obrigado
Desde já o meu Obrigado
- Registado: 17/3/2008 21:58
gravestone doji ou shooting star
TRSM Escreveu:son
esse software é interessante mas parece-me um pouco baralhado quanto à terminologia das candlesticks...
o que julgo ver neste caso será das duas uma:
-uma shooting star (parece-me ser o caso) ou
-um dragonfly doji (embora neste caso o a abertura e fecho se devessem ter dado em minimos)
de qq forma será um sinal de (potencial) reversão, devendo ser confirmado pela convergencia de outros sinais, o que parece ser o caso: RSI14 em 81, estocastico (full) com K a cruzar D e acima de 80, o máximo do dia a encostar à MM200...
é melhor ajustar stops...
abraço
chaves7 Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Se passar os 0,52 com volume, penso ser um sinal que pode chegar mais perto dos 0,60
Achas que foi hoje?
Óptimo indicador TRSM.
Tenho a opinião que vimos o máximo deste movimento da SONAE para já.
Por mim podia ir perto dos 0,52 assustar os gulosos e confirmar a ruptura, para depois quem sabe subir mais lentamente.
Se tivesse certeza seria milionário. Portanto é uma opinião.
disclosure: já não tenho títulos Sonae.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Olá Grande Cem,
os meus trades são em mercados tendenciais e de preferencia longos, por isso.....saí em Junho/julho 2007 até hoje. O ano passado aproveitei uns etf's do lado curto mas o mercado curto é muito perigoso(lembram-se do Merck, estava correcto na tendencia mas...). Por isso, aproveito para estudar mais e passar para excell todos os testes feitos com os mais variados indicadores, etc. Além disso estou a acabar o mestrado e por isso não posso estar a negociar(ainda bem). Espero lá para 2011/12 voltar aos trades em position. Como é obvio devo tudo ou quase tudo ao Cem, guardo religiosamente todos as formulas, indicadores, etc.
Até lá, capitalizo o capital.Posso gabar-me que tenho dsciplina de ferro...e os indicadores que utilizo nos gráficos semanais estão curtos ou no máximo neutros.
Um abraço e acima de tudo, muita saúde para ti e para os teus.
Bem haja
os meus trades são em mercados tendenciais e de preferencia longos, por isso.....saí em Junho/julho 2007 até hoje. O ano passado aproveitei uns etf's do lado curto mas o mercado curto é muito perigoso(lembram-se do Merck, estava correcto na tendencia mas...). Por isso, aproveito para estudar mais e passar para excell todos os testes feitos com os mais variados indicadores, etc. Além disso estou a acabar o mestrado e por isso não posso estar a negociar(ainda bem). Espero lá para 2011/12 voltar aos trades em position. Como é obvio devo tudo ou quase tudo ao Cem, guardo religiosamente todos as formulas, indicadores, etc.
Até lá, capitalizo o capital.Posso gabar-me que tenho dsciplina de ferro...e os indicadores que utilizo nos gráficos semanais estão curtos ou no máximo neutros.
Um abraço e acima de tudo, muita saúde para ti e para os teus.
Bem haja
- Registado: 26/4/2003 21:51
Empresas
Projecto cria 3 mil empregos
Sonae Sierra investe 88 milhões em novo shopping no Brasil
2009/04/06 17:02Redacção / RPVAAAA
Manauara Shopping abre as portas esta terça-feira
A Sonae Sierra prossegue a sua estratégia de expansão no Brasil e abre ao público esta terça-feira o seu décimo centro comercial neste país.
O investimento estimado do Manauara Shopping contempla 88 milhões de euros (260 milhões de reais) e vai criar 3 mil postos de trabalho.
Com este projecto, a empresa espera 12 milhões de visitas anuais.
O novo espaço terá 47 mil metros quadrados de área bruta locável, com 96% dessa área já comercializada. No total, o Manauara Shopping terá 227 lojas, incluindo um teatro com 550 lugares e estacionamento para 2.750 veículos.
«Com esta inauguração prosseguimos a nossa expansão internacional, ao mesmo tempo que reforçamos a nossa presença no mercado brasileiro onde temos registado um crescimento sustentado. Prova disso, é a inauguração do nosso décimo centro comercial neste país e os três projectos que temos em carteira em Londrina, Minas Gerais e Goiânia», diz o presidente executivo da empresa, Álvaro Portela, em comunicado.
«Mas a estratégia de crescimento da Sonae Sierra não se fica por aqui, pois no último trimestre deste ano iremos inaugurar o Loop5 em Weiterstad, Alemanha», acrescenta.
Projecto cria 3 mil empregos
Sonae Sierra investe 88 milhões em novo shopping no Brasil
2009/04/06 17:02Redacção / RPVAAAA
Manauara Shopping abre as portas esta terça-feira
A Sonae Sierra prossegue a sua estratégia de expansão no Brasil e abre ao público esta terça-feira o seu décimo centro comercial neste país.
O investimento estimado do Manauara Shopping contempla 88 milhões de euros (260 milhões de reais) e vai criar 3 mil postos de trabalho.
Com este projecto, a empresa espera 12 milhões de visitas anuais.
O novo espaço terá 47 mil metros quadrados de área bruta locável, com 96% dessa área já comercializada. No total, o Manauara Shopping terá 227 lojas, incluindo um teatro com 550 lugares e estacionamento para 2.750 veículos.
«Com esta inauguração prosseguimos a nossa expansão internacional, ao mesmo tempo que reforçamos a nossa presença no mercado brasileiro onde temos registado um crescimento sustentado. Prova disso, é a inauguração do nosso décimo centro comercial neste país e os três projectos que temos em carteira em Londrina, Minas Gerais e Goiânia», diz o presidente executivo da empresa, Álvaro Portela, em comunicado.
«Mas a estratégia de crescimento da Sonae Sierra não se fica por aqui, pois no último trimestre deste ano iremos inaugurar o Loop5 em Weiterstad, Alemanha», acrescenta.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Será oportuno....
reforçar a estes preços, ou esperar mais uns dias de correcção, ou não.
Estou dentro, na casa dos 0.455.
Abraços
Estou dentro, na casa dos 0.455.
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Antonio Vieira Escreveu:Grande Cem,
era bom que pudesses postar uma opinião sobre o mercado, tipo projecções para ondas, etc. Aquele indicador Cem- Tromba Rija ainda é util?
Um abraço
Caro António:
Oi, há muito tempo que não te via por aqui, espero que os teus negócios estejam a correr sobre rodas.
Para projecções e ondas deixei-me um pouco desses métodos de Elliott e Gann, são muito bonitos, porque dão targets que é aquilo que pretendemos adivinhar até onde vai pontualmente o mercado, mas raramente acertam!
O melhor ainda são os métodos passivos e principalmente os de seguimentos de tendências.
Embora actualmente esteja a utilizar na SON o "Masteroid 2009" numa outra thread ao lado, resolvi deixar-te os outputs dum outro método de negociação antigo que introduzi aqui no Caldeirão perto do ano 2000, o "Barras Cem".
Trata-se dum sistema muito simples que penso já conheceres de ligações de barras que funciona de forma muito eficiente em papéis que gostam muito de seguir tendências, como é o caso da Sonae.
Fica o gráfico em causa, cuja última ordem teria sido uma compra aos 0,49 e cujo stop de reversão de venda se encontra actualmente nos 0,50.
Abraço, obrigado pela mensagem e vai aparecendo,
Cem
- Anexos
-
- Sonae Diário: Até onde resistirá a onda eufórica ascendente actual?
- SON Barras Cem 20090406A.png (17.51 KiB) Visualizado 6523 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Se os EUA abrem red......
HOT-Sonae sobe 7,5 pct com optimismo mercados
(06 Apr 2009)
--------------------------------------------------------------------------------
LISBOA, 6 Abr (Reuters) - A Sonae <YSO.LS> subiu 7,5 pct para o máximo desde Outubro de 2008 a beneficiar de melhores perspectivas em relação à recuperação económica e do sentimento positivo nos mercados accionistas, devendo continuar suportada, disseram traders e analistas.
A Sonae, dona da maior empresa de retalho alimentar em Portugal, valorizou 20 pct nas últimas quatro sessões e acumula um ganho de 41 pct desde o início do ano.
"A subida da Sonae explica-se com a melhoria do sentimento nos mercados e também de melhores perspectivas económicas devido às medidas que têm sido tomadas, tanto a nível político como dos bancos centrais", disse um analista.
"A Sonae é um título que reaje mais rápido nas descidas mas também o faz nas subidas e é isso que está a acontecer. Os price targets para o título apontam para um bom potencial de subida e é natural que a Sonae continue a valorizar", adiantou.
Em 2008, a Sonae registou uma queda de 75 pct na Euronext Lisbon.
Negociaram-se 10.761.144 acções da Sonae a subir 6,3 pct para os 0,6090 euros, enquanto o PSI20 <.PSI20> sobe 2,03 pct e o índice DJ Stoxx para o retalho <.SXRP> recua 0,08 pct.
A Sonae beneficia ainda da subida da Sonaecom <SNC.LS> que valorizou 48 pct desde o início do mÊs de Março e acumula uma subida de 63 pct desde o princípio do ano.
A dona do terceiro maior operador móvel, Optimus, tem estado suportada na expectativa de que vai fazer parte de um movimento de consolidação no sector das telecoms em Portugal, segundo analistas.
Negociaram-se 315.903 acções da Sonaecom a subir 4,6 pct para 1,6120 euros.
(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Cumps.
(06 Apr 2009)
--------------------------------------------------------------------------------
LISBOA, 6 Abr (Reuters) - A Sonae <YSO.LS> subiu 7,5 pct para o máximo desde Outubro de 2008 a beneficiar de melhores perspectivas em relação à recuperação económica e do sentimento positivo nos mercados accionistas, devendo continuar suportada, disseram traders e analistas.
A Sonae, dona da maior empresa de retalho alimentar em Portugal, valorizou 20 pct nas últimas quatro sessões e acumula um ganho de 41 pct desde o início do ano.
"A subida da Sonae explica-se com a melhoria do sentimento nos mercados e também de melhores perspectivas económicas devido às medidas que têm sido tomadas, tanto a nível político como dos bancos centrais", disse um analista.
"A Sonae é um título que reaje mais rápido nas descidas mas também o faz nas subidas e é isso que está a acontecer. Os price targets para o título apontam para um bom potencial de subida e é natural que a Sonae continue a valorizar", adiantou.
Em 2008, a Sonae registou uma queda de 75 pct na Euronext Lisbon.
Negociaram-se 10.761.144 acções da Sonae a subir 6,3 pct para os 0,6090 euros, enquanto o PSI20 <.PSI20> sobe 2,03 pct e o índice DJ Stoxx para o retalho <.SXRP> recua 0,08 pct.
A Sonae beneficia ainda da subida da Sonaecom <SNC.LS> que valorizou 48 pct desde o início do mÊs de Março e acumula uma subida de 63 pct desde o princípio do ano.
A dona do terceiro maior operador móvel, Optimus, tem estado suportada na expectativa de que vai fazer parte de um movimento de consolidação no sector das telecoms em Portugal, segundo analistas.
Negociaram-se 315.903 acções da Sonaecom a subir 4,6 pct para 1,6120 euros.
(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
((---Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Cumps.
Grande Cem,
era bom que pudesses postar uma opinião sobre o mercado, tipo projecções para ondas, etc. Aquele indicador Cem- Tromba Rija ainda é util?
Um abraço
Um abraço
Editado pela última vez por Antonio Vieira em 6/4/2009 13:34, num total de 1 vez.
- Registado: 26/4/2003 21:51
Re: Re
rsacramento Escreveu:Cem pt Escreveu:Essa história do RSI(14) acima dos 70 e abaixo dos 30 já foi chão que deu uvas.
Aliás aproveito para informar quem não sabe que já existe um indicador melhor que o RSI, trata-se do DMI(Close), ou seja, o fecho do Dynamic Momentum Index, uma espécie de RSI da 2ª geração que gera e adapta automaticamente o número de sessões ao tipo de comportamento de mercado existente, em vez de usar permanentemente um número fixo de 14 sessões.
O DMI(C) utiliza internamente um número de sessões inferior a 14 em mercados tendenciais e superior a 14 em mercados laterais.
Mas voltemos ao RSI, pode ser muito útil para swing traders que usem um sistema de negociação do tipo oscilatório mas para quem segue tendências de curto prazo é melhor usar uma regra do tipo:
- Estar comprado quando o RSI(14) > 50.
- Estar vendido quando o RSI(14) < 50.
Espero ter dado uma contribuição positiva nesta matéria.
Cem
a valores de sexta:
Neste caso parecem estar bastante semelhantes... É sempre assim ou a sonae é uma excepção?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Cem (e restantes), obrigado pela contribuição.
Esse tal indicador está presente no ProRealTime?
Para um trader de médio prazo como é o meu caso o RSI pouco deveria interessar. No entanto, gosto de tentar acertar o meu momento de entrada. E sendo assim optei, por um conjunto de factores, por outra acção como referi abocado.
Com esta ideia tentava ir buscar a Sonae mais em baixo (perto do suporte...na altura 0.52). Perdi o comboio. Agora só já o posso fazer nos 0,66. Utilizando Stops é onde o risco/rentabilidade me parece mais favorável...
Esse tal indicador está presente no ProRealTime?
Para um trader de médio prazo como é o meu caso o RSI pouco deveria interessar. No entanto, gosto de tentar acertar o meu momento de entrada. E sendo assim optei, por um conjunto de factores, por outra acção como referi abocado.
Com esta ideia tentava ir buscar a Sonae mais em baixo (perto do suporte...na altura 0.52). Perdi o comboio. Agora só já o posso fazer nos 0,66. Utilizando Stops é onde o risco/rentabilidade me parece mais favorável...
Re: Re
Cem pt Escreveu:Essa história do RSI(14) acima dos 70 e abaixo dos 30 já foi chão que deu uvas.
Aliás aproveito para informar quem não sabe que já existe um indicador melhor que o RSI, trata-se do DMI(Close), ou seja, o fecho do Dynamic Momentum Index, uma espécie de RSI da 2ª geração que gera e adapta automaticamente o número de sessões ao tipo de comportamento de mercado existente, em vez de usar permanentemente um número fixo de 14 sessões.
O DMI(C) utiliza internamente um número de sessões inferior a 14 em mercados tendenciais e superior a 14 em mercados laterais.
Mas voltemos ao RSI, pode ser muito útil para swing traders que usem um sistema de negociação do tipo oscilatório mas para quem segue tendências de curto prazo é melhor usar uma regra do tipo:
Cem
a valores de sexta:
- Anexos
-
- sonae 060409.png (10.42 KiB) Visualizado 7410 vezes
Re: Informação dividendos
acb71 Escreveu:Alguém por favor me pode dizer qual o último dia em que temos de ter em nossa posse as acções da SGPS para termos direito aos dividendos?
5 - Proposta de distribuição de dividendos
Tendo em conta os resultados líquidos apresentados em 2008, o Conselho de Administração da
Sonae irá propor à Assembleia Geral um dividendo bruto de 0,03 euros por acção. Esta proposta
de distribuição de dividendos será realizada não obstante a redução do seu portfolio de
negócios, após a cisão da Sonae Capital do perímetro de consolidação do Grupo a partir de
Outubro de 2007, e da deterioração das condições macroeconómicas, com a crise financeira a
impactar negativamente a confiança dos consumidores e das empresas, e a explicar a redução
abrupta do crédito e do mercado imobiliário. Esta proposta corresponde a um dividend yield de
6,9% face ao preço de fecho a 31 de Dezembro de 2008, e a um rácio de pay-out de 75% dos
resultados consolidados atribuíveis aos accioqnistas da Sonae.
in http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR22718.pdf
Próxima assembleia geral dia 20 de Abril 2009 onde será aprovado o dividendo e definido o periodo de ex-dividendo e pagamento dos mesmos.
in http://www.sonae.pt/pdf/accionistas/200 ... a_2_PT.pdf
É a informação disponível.
Bons negócios.
Sérgio Dias.
Sérgio Dias.
Peugeot Escreveu:acb71, tambem eu gostava de saber, e tambem já perguntei aqui, mas não tive resposta. São muito "forretas" estes forenses... até neste tipo de respostas se sente a crise...
As datas referentes ao direito a dividendos e o pagamento dos mesmos, tanto quanto sei, serão definidas na Assembleia Geral Anual dia 20 de Abril. Corrijam-me se estiver equivocado...
BN
Re
Essa história do RSI(14) acima dos 70 e abaixo dos 30 já foi chão que deu uvas.
Cem
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
- Registado: 4/3/2008 17:21
Champignon Escreveu:Eu estive para entrar nesta acção na quinta feira. No entando, verifiquei que o RSI estava acima de 70 no fecho de quarta. Nesta altura já deve ir bem acima de 80. Pela lógica deveria haver uma correcção.
No entanto, continuo a acreditar na Sonae mas para mim agora só faz sentido comprar quando ela passar os 0.66 com força.
Na altura optei pela Galp, pese embora ser uma acção que nao permita tantos ganhos como a sonae, em caso de descida, nao permite igualmente tantas perdas. A linha de Lta era clara e o dito RSI encontrava-se em valores mais aceitáveis.
Mas continuo a perguntar a mim mesmo....sobrevalorizei o RSI?
Desde meados de Março que o RSI anda com valores superiores a 60.
A minha opinião é que não se deve comprar/vender só por causa disso.
Seguir tendências + suportes/resistências é mais importante, na minha opinião, do que qualquer indicador.
Obviamente que olho para alguns mas não tomo as minhas decisões só por causa deles. Basta ir ver o passado de vários títulos para ver que andaram muito tempo com RSI elevados e continuaram a subir ou RSI baixos e continuaram a descer.
No entanto, acho que a tua entrada na Galp foi uma boa aposta.
Olha para novas oportunidades e esquece as que já passaram.

Eu estive para entrar nesta acção na quinta feira. No entando, verifiquei que o RSI estava acima de 70 no fecho de quarta. Nesta altura já deve ir bem acima de 80. Pela lógica deveria haver uma correcção.
No entanto, continuo a acreditar na Sonae mas para mim agora só faz sentido comprar quando ela passar os 0.66 com força.
Na altura optei pela Galp, pese embora ser uma acção que nao permita tantos ganhos como a sonae, em caso de descida, nao permite igualmente tantas perdas. A linha de Lta era clara e o dito RSI encontrava-se em valores mais aceitáveis.