Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiagopt2 » 20/2/2009 16:06

Nyk Escreveu:A minha menina vai de mal a pior, a malandreca da-me cabo do coração, mas não há nada a fazer quando se esta apaixonado, a não ser sofrer.

Nyk, ela não te merece! Troca-a por outra :wink:
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Nyk » 20/2/2009 15:57

A minha menina vai de mal a pior, a malandreca da-me cabo do coração, mas não há nada a fazer quando se esta apaixonado, a não ser sofrer.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 18/2/2009 19:23

Hoje teve uma vinda aos 0,451€ onde reagiu positivamente depois de ter tocado na lta, será desta que temos uma lta defenida? :-k
Anexos
SONAE18022009.JPG
SONAE18022009.JPG (73.36 KiB) Visualizado 4194 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 18/2/2009 14:31

Belmiro de Azevedo garante
"Não vai haver despedimentos na Sonae em Portugal"
O presidente do Grupo Sonae afirmou hoje que não haverá despedimentos na Sonae, deixando, contudo, um aviso que os empregos serão mantidos se houver consumidores.

--------------------------------------------------------------------------------

Susana Domingos
sdomingos@negocios.pt

O presidente do Grupo Sonae afirmou hoje que não haverá despedimentos na Sonae, deixando, contudo, um aviso que os empregos serão mantidos se houver consumidores.

Belmiro de Azevedo considera, no entanto, que os consumidores “gostam dos produtos da Sonae” e, por isso, não considera que haja necessidade de cortar postos de trabalho.

O líder do Grupo Sonae disse, à margem da conferência do Fórum para a Competitividade intitulada “No novo quadro macroeconómico, as medidas anti-crise e a revisão do PEC” que “não pode haver emprego sem actividade económica”.

por Nyk » 18/2/2009 13:11

Belmiro de Azevedo
"Temos uma crise de líderes"
Belmiro de Azevedo afirmou hoje que Portugal tem uma crise de líderes tanto no Governo, como nos partidos, nos empresários e nos sindicatos. O patrão da Sonae, na abertura do Fórum para a Competitividade, acusou os políticos de falarem "do que não sabem e prometerem o que não podem cumprir".

--------------------------------------------------------------------------------

Susana Domingos
sdomingos@negocios.pt

Belmiro de Azevedo afirmou hoje que Portugal tem uma crise de líderes tanto no Governo, como nos partidos, nos empresários e nos sindicatos. O patrão da Sonae, na abertura do Fórum para a Competitividade, acusou os políticos de falarem “do que não sabem e prometerem o que não podem cumprir”.

“Temos uma crise de líderes no Governo, temos uma crise de líderes nos partidos, temos uma crise de líderes entre os empresários e temos uma crise de líderes nos sindicatos”, afirmou hoje o presidente do grupo Sonae referindo-se à forma como se tem lidado com a actual crise.

O empresário considera que os sindicatos continuam a defender “o emprego para a vida” regressando a uma teoria que já foi abandonada nos anos 80 e que não se coaduna com realidade actual.

“Os políticos falam do que não sabem e prometem o que não podem cumprir”, afirmou referindo que durante anos “os governos acreditaram que o milagre de uma receita elástica é eterno”.

“O Estado tem-se comportado sob a permissa de que tem uma máquina de fazer notas e que tem acesso a crédito ilimitado”, disse o responsável.

Belmiro alertou para os perigos da dívida pública demasiado elevado dizendo que “agora que se começa a fazer o downgrading das notações financeiras percebe-se que o dinheiro não é tão abundante assim, pode tender para zero, e seguramente tende para infinito em termos de encargos e juros no longo prazo”.

por Nyk » 18/2/2009 11:45

Que deu a minha menina, está a perdeu a vergonha toda, a malandra vai ter que levar uma tareia não tarda muito.

por fitas » 16/2/2009 20:34

hummmmmmmmm, no fecho apareceram compradores a 0,50£!!!

Eu vi mal, ou isso aconteceu realmente.

Se afirmativo, o gráfico apresentado tem fundamento.

Amanhão será novo dia. :mrgreen:

Bons sonhos.

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Nyk » 16/2/2009 18:56

Só para actualizar o gráfico de curto prazo, se a lta que tracei tiver alguma importância, amanhã dará sinal disso, cá estaremos para ver!
Anexos
SONAE16022009.JPG
SONAE16022009.JPG (60.49 KiB) Visualizado 5094 vezes

por tiagopt2 » 16/2/2009 14:16

PIKAS Escreveu:Tiago:

Muito boa análise.
Não é pedir muito se de tempos a tempos fores fazendo uns up-dates?
Obrigado,

Obrigado, pikas :)
Sempre que houver novidades dignas de relevo, eu dou notícias :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por DC89 » 16/2/2009 13:43

PIKAS Escreveu:Tiago:

Muito boa análise.
Obrigado,

Tambem agradecia, porem nao é de desvalorizar a forma como os cofres se tem portado e aguentado penso ser algo a ter em conta especialmente neste tempos que tem corrido.

Cumprimentos
Sect

Registado: 26/12/2007 15:50

por PIKAS » 16/2/2009 10:57

Tiago:

Muito boa análise.
Obrigado,

Registado: 23/8/2006 18:53

por tiagopt2 » 16/2/2009 1:01

A vencedora da análise semanal foi a Sonae SGPS, depois de uma aguerrida luta com a Galp. A análise desta semana vai ser diferente, já que a lateralização dos últimos tempos não trouxe muitas novidades.
A análise desta vez será feita no gráfico semanal (cada vela corresponde a uma semana, em vez de um dia, como é habitual). Assim, podemos ter mais facilmente uma visão de longo prazo. Em períodos de lateralização a análise ao longo prazo é fulcral, já que nos permitirá com um maior rigor prever o próximo passo.

Como eu já disse diversas vezes, este título será um dos escolhidos para integrar a minha carteira no próximo bull market. A empresa tem qualidade e a sua capacidade para exacerbar os movimentos do mercado encanta-me. É como investir num produto alavancado, mas com um risco pouco superior ao implícito em outras acções.
Olhando para ela por este ponto de vista, não é necessário apanhar o "fundo" para conseguir um negócio lucrativo quando começar a subir. No último bull subiu mais de 800%, e mesmo que tivéssemos perdido mais de um ano a descobrir que este já estava em curso teríamos conseguido com relativa facilidade ganhar 200 ou 300%.

O contrário também se aplica, se tivéssemos entrado cedo demais, na bull trap do início de 2002, teríamos incorrido numa perda potencial de 60%! E mesmo para uma estratégia de buy & hold, só passados quase 3 anos o capital investido chegaria ao break-even. Muito tempo para ter capital negativo, mesmo para os mais crentes e pacientes.

Olhando para o RSI, podemos tirar algumas conclusões bastante interessantes.
Após uma rápida análise, há algo que salta à vista: o anterior bull market iniciou-se com uma forte divergência entre o indicador e o preço, o actual bear market foi "anunciado" pelo RSI com uma divergência ainda mais poderosa.
É fácil constatar também que antes do gigantesco bull market, sempre que havia uma zona de sobrevenda, as cotações respondiam com um rally. Neste bear market, as cotações estão em sobrevenda há um ano e o rally só agora parece ter começado.
E era aqui que eu queria chegar.

Olhemos para a zona assinalada com o número 1. É uma zona de tendência secundária, que aconteceu após um período de exacerbada sobrecompra. É normal acontecer isso em bull market, é um movimento necessário para o mercado tomar fôlego e continuar o seu caminho. É geralmente denominado de movimento de consolidação. Esse movimento durou cerca de 5 meses, depois disso recuperamos o caminho inicial, a subida continuou.
Facilmente reparamos nas similaridades entre a zona 1 e 2 (no RSI). Acredito que o actual movimento seja de consolidação, tal como aconteceu na zona 1. Nada do que vemos no gráfico aponta para a inversão da tendência principal por isso não tenho razões para crer que já atingimos o fundo.

O presente movimento leva 2 meses, os ganhos são até bastante modestos. Um movimento de consolidação em bear market é geralmente mais curto do que em bull market, mas pode perfeitamente durar 3-4 meses. Por outro lado, pode acabar de forma repentina e apanhar os mais atrevidos nas suas malhas. Repare-se na diminuição progressiva dos volumes durante a subida, um sinal claro de alerta. Não é em vão que se chama bull trap! Pessoalmente, prefiro perder uma hipotética subida dos 0,5 aos 0,6 do que ser apanhado num movimento brusco de queda.

Como todos os que admiram a Sonae, queria que ela começasse a subir já, de forma consolidada e definitiva. Mas nada do que vejo me aponta nesse sentido, pelo contrário. Então, porquê precipitar-nos? Aguardemos com paciência, quando for altura de comprar chegará certamente para todos...
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (23.84 KiB) Visualizado 5743 vezes

por Nyk » 15/2/2009 10:28

Resina Escreveu:
Nyk Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Nyk Escreveu:Será desta que ela segue para norte? :wink:

O que te leva a pensar isso, NYK?

Nada em especial, penso que mais tarde ou mais cedo terá que subir, mas o facto de estar dentro, pesa um pouco no optimismo que tenho acerca deste titulo.

Porquê é que tem de subir e não de descer!?
Pode ter feito uma pausa para retomar as quedas....
Abraço

Acho que o futuro da cotação da sonae será a subida, penso que já caiu o que tinha a cair, poderá descer mais alguma coisa mas duvido que volte a fazer minimos, até porque acho que este slogan " crise " que nos ultimos tempos tem bombardeado o nosso dia a dia, se está a desmonorar e que daqui para a frente as coisais tenderam a melhorar.

por Resina » 14/2/2009 20:18

Nyk Escreveu:
tiagopt Escreveu:

Nada em especial, penso que mais tarde ou mais cedo terá que subir, mas o facto de estar dentro, pesa um pouco no optimismo que tenho acerca deste titulo.

Porquê é que tem de subir e não de descer!?
Pode ter feito uma pausa para retomar as quedas....
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Aqui_Vale » 14/2/2009 19:36

Eu também, ... mas para mim "ela" está MT alta.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Nyk » 14/2/2009 13:43

Só para deixar o gráfico desta menina por quem ando apaixonado. :wink:
Anexos
SONAE13022009.JPG
SONAE13022009.JPG (68.03 KiB) Visualizado 6441 vezes

por Nyk » 11/2/2009 20:59

tiagopt Escreveu:

por tiagopt2 » 11/2/2009 20:18

por Nyk » 11/2/2009 20:12

Será desta que ela segue para norte? :wink:
Anexos
SONAE11022009.JPG
SONAE11022009.JPG (64.14 KiB) Visualizado 7047 vezes

por Aqui_Vale » 10/2/2009 20:16

Celeste Escreveu:Já coloquei no outro thread da SON, mas pergunto aqui também. Porque é que informação deste nível, de meados de 2007, só é comunicada ao mercado hoje???
Celeste

Isto,... mais me parece desinformação que informação.

Depois só pode haver segundas intenções com esta "noticia". Outra coisa não é de esperar.

Por mim, vai criar confusão e levar às vendas para, mais embaixo os "chicos espertos" comprarem.

Por isso também me vou ficar na "retranca", e comprar se caírem "a geito".

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Celeste » 10/2/2009 18:21

Já coloquei no outro thread da SON, mas pergunto aqui também. Porque é que informação deste nível, de meados de 2007, só é comunicada ao mercado hoje???
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por Nyk » 10/2/2009 18:10

ABN Amro deixa de ter participação qualificada na Sonae SGPS
O ABN Amro alienou 70,2 milhões de acções da Sonae SGPS deixando de ter uma participação no capital da empresa portuguesa.

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

O ABN Amro alienou 70,2 milhões de acções da Sonae SGPS deixando de ter uma participação no capital da empresa portuguesa.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae SGPS revela que ao ABN Amro a informou que, “na sequência da alienação pela sua sucursal de Londres, através de vendas efectuadas em mercado nos dias 01 e 26 de Junho de 2007, de um total de 70.177.704 acções representativas de 3,51% do capital social e, com base na informação então disponível, 3,76% dos direitos de voto da Sonae SGPS, SA, passou a ser titular de 412 acções, deixando de deter uma participação qualificada na referida sociedade”.

A mesma fonte explica que as referidas “ocorreram na sequência da comunicação da aquisição de participação qualificada na Sonae SGPS, SA, resultante de compras, efectuadas em mercado nos dias 14 e 15 de Maio de 2007, de 59.516.651 acções representativas de 2,98% do capital social e, com base na informação então divulgada ao mercado, 3,19% dos direitos de voto da Sonae SGPS”.

pois é

por MõesBalula » 6/2/2009 22:59

Depois de mais um ano sem escrever vou voltar e a escrever com mais regularidade. Gosto bastante das análises do Ulisses e do artista sem menosprezar os outros. Quanto ao tal mr Pontes, houve durante algum tempo algum debate em discutir as análises que o mr dava. Bem, mas vou relembrar que aquando a cisão da sonae e sonae capital este senhor também recomendava comprar massivamente. Quando isto estiver em bull market este senhor poderá ser um ídolo para muitos, no entanto, para mim dou-lhe pouca importância. Aalisando o ano de 2008 este ano foi péssimo para a sonae e este ano ela poderá subir. Contudo, penso que ainda é um pouco cedo para fazer entradas, pois estou à espera do momento da capitulação, isto é o momento em que a bolsa cairá no fundo, até lá estou à espera pacientemente.
Penso que isto ainda não caiu no fundo, mas isso não sei. Da análise técnica sei apenas que há suportes e resistências e que na bolsa há mommentos que seve entrar e momentos que se devem sair e isso aprendi em 2008, pois foi fatídico para muitos investidores, que o diga Joe Berardo.
Quanto ao Ulisses, cito-o novamente, pois parece-me que é um homem bastante prudente que faz análises muito acertadas e que as suas análises têm sempre um carácter muito pedagógico sem ir em aventuras.

Registado: 29/11/2007 10:44

por DC89 » 5/2/2009 16:27

paulosaints Escreveu:
Sect Escreveu:Há mais de mes que está a lateralizar porem eu nao tenho muita pressa, desde que não perca € há muito tempo para o fazer...

Sou novo por aqui e tenho algum investido na Sonae SGPS. Comprei a 0,50 e já tou a perder algum.
Como tal, ainda estou e sempre a aprender, e o conceito de "lateralização" é novo para mim.
O que significa "lateralizar" ?

No dia 17 de Março, a Sonae vai apresentar resultados. Estes resultados poderão ter alguma influência no valor da acção??

Cumps
Paulo

Lateralizar é o que a palavra indica, quase nao sair de um certo limite o que faz com que a acçao crie um forte suporte para o futuro e no qual se baseia a sua subida sustentada.
Praticamente a acçao está a "andar de lado"
:mrgreen:

Claro que os resultados influenciam, porem secalhar o melhor é colocar um stop, é o que eu fiz porque apesar de se estar a encontrar com alguma estabilidade tal pode desaparecer e ela vem novamente por ai a baixo.
Anexos
ZON MULTIMEDIA.png
Aqui fica um exemplo mas o Ulisses tem muitos mais e melhores
ZON MULTIMEDIA.png (53.28 KiB) Visualizado 4352 vezes

Registado: 26/12/2007 15:50

Talvez

por Celeste » 5/2/2009 14:09

Deve haver dois vectores a puxar por ela. Na positiva, a baixa das taxas de juros, que deverá ter um impacto muito forte. Na negativa, a retracção no consumo, que deverá ter um impacto forte. Na minha opinião, a primeira vai sobrepôr-se à segunda.
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot], macau5m, rg7803, TheKuby e 102 visitantes