Sonae SGPS - Tópico Geral
cogumelo Escreveu:A sonae sgps tem o defeito de ser mais forte que o mercado, no bull sobe muito mais, no bear cai muito mais...
Achas isso correspondência com a realidade!?Não deveria a Sonae Sgps incorporar isso na cotação!? Não é o que eu vejo, o titulo continua em queda! Por isso mesmo digo que a cotação do titulo em nada tem a ver com o que se passa na empresa...
Desculpem a insistência, mas ao ler isto fico com a sensação que se insinua que algo de menos correcto se passa com esta acção, pelo que volto a perguntar como se pode justificar esta aparente falta de correspondência entre a empresa e a sua cotação?
Não é algo menos correcto.
O titulo simplesmente é assim...
Compara lá um gráfico da Sonae Sgps com um gráfico do Psi20...
A sonae sgps já caiu cerca de 72% e o psi20 apenas 40%.
Agora vê lá quanto ela subiu no bull e o psi20...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
artista Escreveu:Elias, obviamente que se esta for uma crise como outras que tevémos nas últimas décadas nenhum mal virá ao mundo, antes pelo contrário, elas são importantes para fazer a "limpeza" dos mercados...
Eu também não faço a minima idéia da forma como irá evoluir esta crise mas já há algum tempo que não me importo muito com os mercados porque nestas condições não penso entrar, e tenho virado a minha atenção para o estado da economia. Por isso tenho tido algum receio que isto evolua para algo que nós nunca vimos, algo parecido com a grande depressão de 1929/33... neste momento todos nós conhecemos casos de pessoas que vivem com dificuldades (nem que seja pelos relatos da TV) mas isto ainda não seria nada se viéssemos a ter uma crise daquele género!
E se isso acontecer, ninguém poderá ficar contente porque os mercados cairam 90% mas nós estávamos fora, de uma forma ou de outra todos seremos afectados...
Obviamente espero que tenhas razão e que esta crise seja igual ás muitas que passámos nos últimos 30 anos, eu não faço a minima idéia, talvez porque de economia percebo pouco... ou nada!
Um abraço
artista
Infelizmente essa a pior das realidades, neste momento, a crise que começou há mais de uma ano e que supostamente se iria resolver por si só... continua a alastrar e a criar cada vez mais vitimas... pequenos e grandes.
E nós por cá, em Portugal, que estamos em crise durante toda esta década, e até agora, ainda beneficiávamos com o crescimento dos outros lá fora na europa...
agora, o grande problema é que essa muleta foi-se, pois também eles estão a entrar/já entraram em recessão... o que complicará a vida a cada um de nós, quer estejamos dentro ou fora da bolsa.
Enfim...
estou muito pessimista em relação à nossa economia e à mundial... pois sem ter total consciência de toda a realidade económica actual, só o facto de pessoas mais velhas e experientes nos mercados dizerem que esta é a pior crise desde a grande depressão... dá para assustar...
Não sei quais eram os comentários em 2000 acerca do quebrar da bolsa... se calhar também se dizia o mesmo...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Elias, obviamente que se esta for uma crise como outras que tevémos nas últimas décadas nenhum mal virá ao mundo, antes pelo contrário, elas são importantes para fazer a "limpeza" dos mercados...
Eu também não faço a minima idéia da forma como irá evoluir esta crise mas já há algum tempo que não me importo muito com os mercados porque nestas condições não penso entrar, e tenho virado a minha atenção para o estado da economia. Por isso tenho tido algum receio que isto evolua para algo que nós nunca vimos, algo parecido com a grande depressão de 1929/33... neste momento todos nós conhecemos casos de pessoas que vivem com dificuldades (nem que seja pelos relatos da TV) mas isto ainda não seria nada se viéssemos a ter uma crise daquele género!
E se isso acontecer, ninguém poderá ficar contente porque os mercados cairam 90% mas nós estávamos fora, de uma forma ou de outra todos seremos afectados...
Obviamente espero que tenhas razão e que esta crise seja igual ás muitas que passámos nos últimos 30 anos, eu não faço a minima idéia, talvez porque de economia percebo pouco... ou nada!
Um abraço
artista

Um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Mesmo essas inverteram um dia, não voltaram a subir para os valores anteriores mas inverteram...
É discutível. Depende daquilo a que chamas inversão.
artista Escreveu:Pois mas acho que estás a olhar para a crise apenas como trader... há altos e baixos, mas penso que a história nos prova que já houve alguns "baixos" que foram muito complicados para a humanidade... que não é só feita de alguns governados que investem na bolsa!
Depende. Para começar eu não acredito na crise. É uma palavra que ouço desde que sou pequeno "isto está tudo muito mal", "estamos em crise", etc etc. Parece que é uma crise continuada da qual não saímos há 30 anos.
Lembras-te dos títulos dos jornais no mês passado a dizer que o turismo do Algarve estava em crise e que este tinha sido o pior ano de sempre (isto depois de ter caído 3% face ao ano anterior que fora o melhor de sempre?). Só mostra como a palavra crise é usada abusivamente para qualquer situação em que o crescimento sustentado teve uma súbita interrupção.
Encaro esta descida dos mercados mais como uma fase de pessimismo dos investidores (redução de expectativas) do que de uma crise.
Quando ouço falar de crise, lembro-me logo da crise que é servida no restaurante do senhor Manel: basicamente é um bitoque sem bife

1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Quanto à tua afirmação de que ela um dia inverterá, isso já é um pouco de futurologia. Não faltam casos de empresas que caíram e nunca mais se levantaram (Lisnave, Pararede…).
Mesmo essas inverteram um dia, não voltaram a subir para os valores anteriores mas inverteram...
Elias Escreveu:artista, correndo o risco de ser muito politicamente incorrecto, deixa-me dizer-te que me dá tanto gozo ver o mercado cair quando estou curto que vê-lo subir quando estou longo.
Sim mas isso é diferente, estar curto e o mercado cair significa ganhar dinheiro, eu referia-me ao facto de estar fora... obviamente também fico algo contente quando estou fora e o mercado cai, mas a expressão "dar gozo" parece-me forte de mais, mas é apenas a minha opinião, neste caso não é uma questão de ter razão ou deixar de a ter

Elias Escreveu:Bem sei que existe a ideia feita (muito propagada pela comunicação social) de que as subidas são “boas” e as descidas são “más”.
Mas quem se mete nos mercados tem de aprender que os mercados não sobem eternamente, que há ciclos de subida e ciclos de descida e que os ciclos de descida também representam oportunidades.
artista, uns ganham outros perdem. Os mercados são assim mesmo. Quando os mercados sobem há muitos “curtos” que perdem, mas desses ninguém tem pena porque os curtos são conotados como os “maus” da fita (com o beneplácito dos políticos, que alinham nisto ao proibir os shorts, etc.).
Acho que acima de tudo é importante alertar as pessoas para os riscos que correm quando investem em produtos cujo funcionamento desconhecem..
Obviamente... aqui estamos de acordo!
Elias Escreveu:É evidente que a crise económica arrastará problemas sociais de dimensão desconhecida.
Mas a história é feita de altos e baixos, de crises e de problemas, que alternam com períodos de prosperidade. Vem em qualquer manual de história que "não há evolução sem crise". E vem nos manuais de bolsa que é nos momentos de crise, de guerra, etc., quando os mercados se encontram deprimidos, que surgem as melhores oportunidades de ganhar dinheiro.
Se fosse tudo muito estável e previsível, os mercados perderiam todo o interesse, pois toda a gente estaria de acordo quanto ao valor das empresas e a cotação não variaria.
Da imprevisibilidade e da instabilidade resultam as oportunidades.
Nota que não estou a defender que a crise económica seja boa ou má: estou a aceitá-la como uma inevitabilidade e a adaptar-me para poder identificar as oportunidades que daí resultem.
São estas as regras do jogo.
Pois mas acho que estás a olhar para a crise apenas como trader... há altos e baixos, mas penso que a história nos prova que já houve alguns "baixos" que foram muito complicados para a humanidade... que não é só feita de alguns governados que investem na bolsa!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
cogumelo Escreveu:Desculpem a insistência, mas ao ler isto fico com a sensação que se insinua que algo de menos correcto se passa com esta acção, pelo que volto a perguntar como se pode justificar esta aparente falta de correspondência entre a empresa e a sua cotação?
pensa em harmonios, ou em elásticos, ou em molas:
uns mais fortes, outros menos;
se esticam mais, depois, tambem libertam mais energia....

A sonae sgps tem o defeito de ser mais forte que o mercado, no bull sobe muito mais, no bear cai muito mais...
Achas isso correspondência com a realidade!?
Não deveria a Sonae Sgps incorporar isso na cotação!? Não é o que eu vejo, o titulo continua em queda! Por isso mesmo digo que a cotação do titulo em nada tem a ver com o que se passa na empresa...
Desculpem a insistência, mas ao ler isto fico com a sensação que se insinua que algo de menos correcto se passa com esta acção, pelo que volto a perguntar como se pode justificar esta aparente falta de correspondência entre a empresa e a sua cotação?
- Registado: 4/9/2008 18:31
Nyk, os 0,5 são completamente irrelevantes do ponto de vista técnico. Acho que o gráfico mostra bem que a acção se encontra sem suportes e os terá que construir no futuro. Onde serão? Não faço a menor ideia. 0,5; 0,45; 0,37; 0,21? É completamente indiferente e impossível de prever.
Para quê adivinhar? Para quê tentar ser mais um herói a tentar apanhar fundos? Para ser esmagado como a maioria dos que tentam?
A Sonae dará sinais de inversão e, mesmo que os detectemos apenas meses depois, haverá muito tempo para se ganhar dinheiro com as acções do Eng.
Um abraço,
Ulisses
Para quê adivinhar? Para quê tentar ser mais um herói a tentar apanhar fundos? Para ser esmagado como a maioria dos que tentam?
A Sonae dará sinais de inversão e, mesmo que os detectemos apenas meses depois, haverá muito tempo para se ganhar dinheiro com as acções do Eng.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-sonae1.GIF (36.8 KiB) Visualizado 6260 vezes
-
- forum-sonae2.GIF (26.45 KiB) Visualizado 6263 vezes
-
- forum-sonae3.GIF (25.98 KiB) Visualizado 7172 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:47
Concluindo, será que os 0,50€ aguentaram o titulo a curto/médio prazo?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Viva artista,
Tens toda a razão. Não devia ter sido tão taxativo, pois é uma questão de probabilidades. Na verdade a probabilidade é que a tendência de queda se mantenha.
Quanto à tua afirmação de que ela um dia inverterá, isso já é um pouco de futurologia. Não faltam casos de empresas que caíram e nunca mais se levantaram (Lisnave, Pararede…).
artista, correndo o risco de ser muito politicamente incorrecto, deixa-me dizer-te que me dá tanto gozo ver o mercado cair quando estou curto que vê-lo subir quando estou longo.
Bem sei que existe a ideia feita (muito propagada pela comunicação social) de que as subidas são “boas” e as descidas são “más”.
Mas quem se mete nos mercados tem de aprender que os mercados não sobem eternamente, que há ciclos de subida e ciclos de descida e que os ciclos de descida também representam oportunidades.
artista, uns ganham outros perdem. Os mercados são assim mesmo. Quando os mercados sobem há muitos “curtos” que perdem, mas desses ninguém tem pena porque os curtos são conotados como os “maus” da fita (com o beneplácito dos políticos, que alinham nisto ao proibir os shorts, etc.).
Acho que acima de tudo é importante alertar as pessoas para os riscos que correm quando investem em produtos cujo funcionamento desconhecem.
É evidente que a crise económica arrastará problemas sociais de dimensão desconhecida.
Mas a história é feita de altos e baixos, de crises e de problemas, que alternam com períodos de prosperidade. Vem em qualquer manual de história que "não há evolução sem crise". E vem nos manuais de bolsa que é nos momentos de crise, de guerra, etc., quando os mercados se encontram deprimidos, que surgem as melhores oportunidades de ganhar dinheiro.
Se fosse tudo muito estável e previsível, os mercados perderiam todo o interesse, pois toda a gente estaria de acordo quanto ao valor das empresas e a cotação não variaria.
Nota que não estou a defender que a crise económica seja boa ou má: estou a aceitá-la como uma inevitabilidade e a adaptar-me para poder identificar as oportunidades que daí resultem.
1 abraço,
Elias
artista Escreveu:Elias, a tendência é de baixa, sabemos que a probabilidade de cair é maior que a de subir, sabemos que não devemos entrar, mas não sabemos se essa tendência se vai manter... um dia inverterá, jamais entraria na Sonae com o gráfico que tem, mas na realidade também não podemos dizer que a tendência de queda se vai manter, apenas podemos dizer que tecnicamente as probabilidades de as quedas continuarem são maiores do que as de uma inversão...
Tens toda a razão. Não devia ter sido tão taxativo, pois é uma questão de probabilidades. Na verdade a probabilidade é que a tendência de queda se mantenha.
Quanto à tua afirmação de que ela um dia inverterá, isso já é um pouco de futurologia. Não faltam casos de empresas que caíram e nunca mais se levantaram (Lisnave, Pararede…).
artista Escreveu:E já agora não me dá grande gozo ver isto a cair desta forma, obviamente sinto-me aliviado e confiante porque hoje me sei defender disto, mas não me dá um gozo particular
artista, correndo o risco de ser muito politicamente incorrecto, deixa-me dizer-te que me dá tanto gozo ver o mercado cair quando estou curto que vê-lo subir quando estou longo.
Bem sei que existe a ideia feita (muito propagada pela comunicação social) de que as subidas são “boas” e as descidas são “más”.
artista Escreveu:porque sei que muita gente está a perder muito dinheiro, alguns dinheiro que lhes fará falta para coisas importantes...
Acho que acima de tudo é importante alertar as pessoas para os riscos que correm quando investem em produtos cujo funcionamento desconhecem.
artista Escreveu:além do mais não me dá gozo pensar que podemos estar perante uma grave crise económica, com todos os problemas sociais que ela trará!
É evidente que a crise económica arrastará problemas sociais de dimensão desconhecida.
1 abraço,
Elias
A sonae sgps tem o defeito de ser mais forte que o mercado, no bull sobe muito mais, no bear cai muito mais...
Continuo a não entender é qual a justificação que encontras para que não haja correspondência. Gostava de perceber.
Concordo contigo neste aspecto, se há empresa que parece sólida e com pujança, é a sonae - excepto a sonaecom - parece-me que vai ter que acontecer alguma coisa brevemente.
cogumelo Escreveu:
Que justificação encontras para essa não correspondência?
Esta situação que referiste já assim era quando o titulo cotava a 2€, a Optimus nem sobe nem desce, os hipers modelo/continente continuam cheios sempre que lá vou, e mesmo nos centros comerciais da sonae...
A MCH está a perder quota de mercado, a sonaecom não sai do red line... talvez a capital, a sierra e a indústria não sejam suficientes para compensar a debilidade actual das 2 primeiras... e daí esta queda
Não deveria a Sonae Sgps incorporar isso na cotação!? Não é o que eu vejo, o titulo continua em queda! Por isso mesmo digo que a cotação do titulo em nada tem a ver com o que se passa na empresa...
Artista, ainda ontem vi que os empreendimentos em Troia, os mais caros (sim, os mais caros), venderam-se em apenas 24 horas!?
E quem ganha com isto!? Sonae Capital, que por sua vez é da Sonae Sgps...
Abraço
E quem ganha com isto!? Sonae Capital, que por sua vez é da Sonae Sgps...
Abraço
artista Escreveu:No caso do Reisina parece-me um comentário despropositado quando dizes que um dia vai cotar a 10 cêntimos, nem tu nem ninguém poderá alguma vez garantir isso, e a forma como escreveste parece que tens certezas... Ainda para mais estando a falar de valores 80% abaixo da cotação actual!!!
E já agora não me dá grande gozo ver isto a cair desta forma, obviamente sinto-me aliviado e confiante porque hoje me sei defender disto, mas não me dá um gozo particular porque sei que muita gente está a perder muito dinheiro, alguns dinheiro que lhes fará falta para coisas importantes... além do mais não me dá gozo pensar que podemos estar perante uma grave crise económica, com todos os problemas sociais que ela trará!
abraços
artista
Os 10 cêntimos foi um valor teórico, até podia dizer 20 ou 30...
A mim também não me dá gozo ver os outros perderem, mas também não me dava gozo se tivesse fora do titulo quando ele subida e os outros ganhavam...
A crise económica afecta todos, mas não me parece que a empresa Sonae esteja em crise... Até porque continuo a observar que expansão é o que não lhe falta...
Acho que o facto dela cotar a 50 cêntimos ou a 2 euros, é irrelevante...
O Belmiro continua a investir da mesma maneira que o fazia há dois anos atrás... Não noto nenhum corte no investimento...
Ah, e não me parece que a sonae com, o modelo/continente e entre outros tantos negócios estejam tão maus como está a cotação da sonae sgps...
Entendes o que digo!?
Elias Escreveu: A tendência é descendente e assim vai continuar.
Resina Escreveu: Ainda vai chegar o dia em que ela vai estar a cotar a 10 centimos, e daqui a uns anos a 2 euros novamente...
Não conscordo com estas duas idéias, sobretudo com o Resina!
Elias, a tendência é de baixa, sabemos que a probabilidade de cair é maior que a de subir, sabemos que não devemos entrar, mas não sabemos se essa tendência se vai manter... um dia inverterá, jamais entraria na Sonae com o gráfico que tem, mas na realidade também não podemos dizer que a tendência de queda se vai manter, apenas podemos dizer que tecnicamente as probabilidades de as quedas continuarem são maiores do que as de uma inversão...
No caso do Reisina parece-me um comentário despropositado quando dizes que um dia vai cotar a 10 cêntimos, nem tu nem ninguém poderá alguma vez garantir isso, e a forma como escreveste parece que tens certezas... Ainda para mais estando a falar de valores 80% abaixo da cotação actual!!!
E já agora não me dá grande gozo ver isto a cair desta forma, obviamente sinto-me aliviado e confiante porque hoje me sei defender disto, mas não me dá um gozo particular porque sei que muita gente está a perder muito dinheiro, alguns dinheiro que lhes fará falta para coisas importantes... além do mais não me dá gozo pensar que podemos estar perante uma grave crise económica, com todos os problemas sociais que ela trará!
abraços
artista
Elias Escreveu:O público acotovela-se para comprar a 0,50.
Mas basta o urso dar uma patada e cairão todos, como que derrubados por uma rabanada de vento... A tendência é descendente e assim vai continuar.
Ainda vai chegar o dia em que ela vai estar a cotar a 10 centimos, e daqui a uns anos a 2 euros novamente...
É assim a bolsa, é feita de sobe e desce...
Acho que falta de aviso do Ulisses não tem os forenses, quem está fora tem desculpa, agora quem cá dentro anda...
Já todos sabemos que ela está a atravessar um grande Bear, só entra lá quem quer ou é kamikaze... lol (pelos menos neste momento)...
Apanhar fundos, ou facas não é comigo...
Mas gosto de ver a evolução dela... Deu-me muito "gozo" quando andava a ganhar com ela, quando andava perto dos 2€, mas ainda me dá mais gozo quando ela aqui está e eu estou fora apenas a observar...
É irónico, mas se alguém estiver na mesma situação compreende...
Abraço
O público acotovela-se para comprar a 0,50.
Mas basta o urso dar uma patada e cairão todos, como que derrubados por uma rabanada de vento... A tendência é descendente e assim vai continuar.
- Anexos
-
- cofresonae.PNG (28.55 KiB) Visualizado 4781 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Jorge, a Sonae SGPS tem por tradição exacerbar os movimentos dos mercados. Em "Bull Markets" sobe muito mais do que o índice e, em "Bear Markets" cai muito mais do que os índices.
Apenas se está a cumprir um padrão comum no mercado português.
Penso que o gráfico de longo prazo, deixa perceber isso mesmo.
Um abraço,
Ulisses
E um dia quando isto inverter, já sabem: Agarrem-se a ela com unhas e dentes... Claro que se ela corresponder ao que o Ulisses disser...
Abraço
Nyk Escreveu:Sonae Sierra vai abrir 53 centros comerciais
Nos próximos cinco anos, a Sonae Sierra vai abrir 53 centros comerciais. O investimento previsto é de 1,99 mil milhões de euros, com a Roménia a conseguir 45% do valor e Portugal apenas 5%.
Estes não teem falta de dinheiro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Por 273,683 M€ (ACT.) 2007-11-15 17:30
Sonae vende 6,64% do seu capital social ao BPI
A empresa liderada por Paulo Azevedo anunciou ter vendido 132.856.072 acções próprias ao Banco BPI, tendo o negócio trazido um encaixe de 273,683 milhões de euros para a Sonae. As acções da empresa foram vendidas ao preço unitário de 2,06 euros.
Susana Teodoro
As duas empresas confirmaram o negócio em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que esta operação faz com que a Sonae passe a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, que reflectem 0,01% do respectivo capital social.
O comunicado da Sonae indica que o objectivo da venda é permitir à empresa "simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento; monetizar as acções próprias, permitindo reduzir o seu nível de endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira do seu balanço e financiar a estratégia de crescimento dos seus negócios e novas oportunidades de investimento".
O banco liderado por Fernado Ulrich avança ainda que o BPI "celebrou com a Sonae Investments, BV um contrato de equity swap com liquidação meramente financeira (Cash settled Share Swap Transaction), mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das acções da Sonae SGPS". Este último foi celebrado por um prazo máximo de três anos
Esta instituição é o BPI que, apesar de ter comprado a tranche, celebrou o contrato "com vista à cobertura do risco económico inerente às acções adquiridas".
Na prática, o BPI passa a ser o dono das acções, mas a exposição ao sobe e desce dos títulos e aos dividendos continua a ser da Sonae SGPS, por um período de três anos.
No final destes três anos, a Sonae SGPS não terá direito, nem a obrigação, de adquirir essas acções ao BPI.
As acções da Sonae SGPS fecharam inalteradas nos 2,07 euros, com mais de 135 milhões de títulos transaccionados.
Perante este negocio feito em 2007 entre o bpi e a sonae, podemos dizer que a sonae está em grandes apuros!