Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V. » 15/1/2008 11:41

SirPatrickBateman Escreveu:
V. Escreveu:E já agora, viste o fair value dado pelo CBI?

Pois, mesmo assim é baixo porque esta mal calculado.

1-Consideram um alpha para efeitos de equity risk premium no calculo do WACC muito elevado;
2- Consideram um equity beta no cálculo do WACC muito elevado;
3- O crescimento perpétuo esta abaixo da inflação.
4- E ainda consideram em certos momentos um Capex positivo : shock: Como é possível.

Mais uma nota...

Repara que a Inapa vende sempre acima dos custos figurativos pelo menos.

Há empresas do sector ou próximas que o valor de venda é mesmo o minimo só para manter os clientes, ou seja, vende ao preço do custo complexivo.

Ou és mais um "webster", ou então... se realmente sabes do que estás a falar (espero que sim)... então nem preciso de contradizer a tua ideia inicial, de que o Capital Próprio é que era importante...

Tu próprio sabes de onde deverá vir o valor. Muito bem!

PS: Mantenho Inapa... :mrgreen:

Meu caro, desculpa-me mas não vou perder mais tempo a discutir o absurdo. Nota-se que és uma pessoa verde nos mercados e que ainda não sabe bem a diferença entre um balanço, DR e Fluxos de Caixa... Cada uma destas DFs da informação preciosa e toda ela é necessária para a tomada de decisão para o investidor que procura investir pelo valor da empresa.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por Auditor » 15/1/2008 11:02

Está dificil chegar aos 0,70€ qt mais a 1€. :oops:

Está a descer 2/3 ticks com pouco volume. Será que acabaram os despejos? Estaremos perante uma consolidação ou distribuição?

Registado: 28/6/2007 13:25

por cibmic » 15/1/2008 10:34

Mestre08 Escreveu:Tenho Inapa, muitas acções da Inapa.O valor nominal de cada acção da Inapa é 1euro, está a cotar 0,72 euros.
No dia em que vender parte do investimento que fiz na Inapa estará com toda a certeza para cima de 5 euros, e a outra parte venderei a cima de 7,5 euros.

Mestre08:

Esclarece-nos o que é que te fez mudar de ideias tão repentinamente.
Falas agora em vender 10 % de INA até ao fim do mês.

Ora, está difícil que ela chegue a € 1, quanto mais € 5....

Um abraço

Registado: 29/11/2007 2:38

Nyk

por joao4702 » 15/1/2008 9:47

O ideal na tua posição é colocares um stop, esta é mais pura das realidades.

O futuro da Inapa é incerto e normalmente a Inapa faz dos que nela entram verdadeiros sapos que são colocados numa panela de água fria e que depois morrem lentamente sem dar conta que a água já está bem fervida.

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

por aMO-TE » 15/1/2008 3:03

Hoje mandei uma ordem de venda de 10% das Inapas detidas a 1.35€ até final do mês :lol:

Registado: 14/1/2008 1:56

por SirPatrickBateman » 15/1/2008 1:26

V. Escreveu:E já agora, viste o fair value dado pelo CBI?

1-Consideram um alpha para efeitos de equity risk premium no calculo do WACC muito elevado;
4- E ainda consideram em certos momentos um Capex positivo : shock: Como é possível.

Mais uma nota...

Há empresas do sector ou próximas que o valor de venda é mesmo o minimo só para manter os clientes, ou seja, vende ao preço do custo complexivo.

Ou és mais um "webster", ou então... se realmente sabes do que estás a falar (espero que sim)... então nem preciso de contradizer a tua ideia inicial, de que o Capital Próprio é que era importante...

Tu próprio sabes de onde deverá vir o valor. Muito bem!

PS: Mantenho Inapa... :mrgreen:

Registado: 6/11/2002 16:28

por V. » 15/1/2008 0:58

E já agora, viste o fair value dado pelo CBI?

Mais uma nota...

Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por V. » 15/1/2008 0:48

SirPatrickBateman Escreveu:
V. Escreveu:Balanço consolidado (IFRS)

1º Semestre 2007

ACTIVO LÍQUIDO - 769.706 (2006 reexpresso - 786.255)

PASSIVO - 731.281 (2006 reexpresso - 740.940)

CAPITAL PRÓPRIO - 38.426 (2006 reexpresso - 45.315) Sendo que após interesse minoritários teriamos 30.809

Logo, se tivemos a entrada de 122.763 capital próprio sobe, inevitavelmente, para 161.189. Que é 1.075 por acçao.

Em todo o caso, este capital pode ser afectado pelos resultados...

Sendo que se os resultados foram negativos em 6.264 no último semestre de 2007 (indentico ao primeiro semestre) temos um capital proprio de 154.925.

Se quisermos dar uma margem de segurança e afundar os resultados, damos - 2.500 de resultados liquidos e temos 152.425=1.02€ por acçao.

-6.264

e ideia do significado de expected future cash flows? existe?

De que vale os 152.425 de Capital Próprio, se a empresa não faz intenção de distribuir dividendos nos próximos 20 anos?

Se a empresa nesses 20 anos der sempre de prejuizo 10.000 (qq unidade, não interessa)... de que me vale que os Capitais Próprios sejam daquele valor?

:roll:

Diz o closure: detenho Inapa.. meramente por motivos especulativos.

Achas que a empresa vai dar sempre prejuízo?

Repara que uma empresa com capitais próprios fortes e com uma facturaçao de Mil Milhoes, mesmo que esteja flat ou a dar prejuízo, pode ser um alvo apetecivel para outras do sector. Só a capacidade de distribuiçao e armazenagem, pode dar um aproveitamento de sinergias muito grande.

É lógico que o Capital Próprio importa, assim como qualquer outro elemento do balanço, é lógico que nao pode ser visto isolado e que os cash flows futuros interessam e muito.

Mas se aplicares um modelo de discounted cash flows, mesmo com um WACC elevado e baixo capex, tens valores muito altos.

MAIS:

O facto de uma empresa nao distribuir dividendos pode até ser positivo. Se a empresa for mesmo rentável, pode reter os dividendos para investir na sua própria actividade... Isso é grane empresa.

Mas apesar disso a Inapa preve distribuir dividendos em 2009.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por SirPatrickBateman » 15/1/2008 0:38

V. Escreveu:Balanço consolidado (IFRS)

1º Semestre 2007

CAPITAL PRÓPRIO - 38.426 (2006 reexpresso - 45.315) Sendo que após interesse minoritários teriamos 30.809

Logo, se tivemos a entrada de 122.763 capital próprio sobe, inevitavelmente, para 161.189. Que é 1.075 por acçao.

Sendo que se os resultados foram negativos em 6.264 no último semestre de 2007 (indentico ao primeiro semestre) temos um capital proprio de 154.925.

Se quisermos dar uma margem de segurança e afundar os resultados, damos - 2.500 de resultados liquidos e temos 152.425=1.02€ por acçao.

-6.264

e ideia do significado de expected future cash flows? existe?

De que vale os 152.425 de Capital Próprio, se a empresa não faz intenção de distribuir dividendos nos próximos 20 anos?

Se a empresa nesses 20 anos der sempre de prejuizo 10.000 (qq unidade, não interessa)... de que me vale que os Capitais Próprios sejam daquele valor?

Diz o closure: detenho Inapa.. meramente por motivos especulativos.

Registado: 6/11/2002 16:28

por V. » 15/1/2008 0:35

cibmic Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Acresce que depois deste brutal aumento de Capital ( que eu infelizmente subscrevi ), a empresa teve de vender a sede e eu sei lá mais o quê!!!!

É pá, nunca participei tanto no fórum como agora por causa da INA, só para me actualizar demoro meia hora a ler os post sobra a INA

Caro Mfrs1980:

A nova gestão está a seguir com êxito o Plano Inapa 2010.

A ideia é a seguinte.
É pá, isto não está a dar..., temos muitos custos que não servem para produzir valor, temos armazéns que dão prejuízos e nalguns países os negócios correm mal.

Solução:

Países onde não somos competitivos e só estamos a ter prejuízos: fecha, tchau, passem bem.

Activos que não produzem, tipo "sede" no centro de Lisboa. Para quê? Armazéns que estão às moscas, com elevados custos e onde só temos umas toalhitas de bebé para a Margaret, vende-se e se for preciso alugamos qq coisa mais perto.
Vende-se e aplica-se no que produz e rentabiliza.

Ena, tanta coisa espalhada e que só complica.
Bem, vamos apostar na Alemanha e noutros locais onde temos vantagens competitivas e margens bastante boas.

Além disso, vamos ver se o mercado acredita em nós e nos dá uma carga brutal de dinheiro, quase 5 vezes o capital próprio.
É pá, e incrivelmente, o mercado deu (tb que uma parte foi o accionista Estado e alguns credores e que uns 15 % foram comprados pelo sindicato colocador). E o pessoal (onde eu me incluo) comprou...

E a INA passou a estar mais confortável, sem estar à rasca dependente do financiamento ou com grandes encargos finaceiros.

Agora, porra, digam-me lá se não é de ter esperança que as coisas melhorem.
Eu só tenho pena de apostar tão pouco, porque sou demasiado prudente.
Caso contrário, investia fortemente. Mas cada um sabe de si, e nunca é demais avisar... isto a bolsa é um negócio perigoso...

Já agora:
É sempre bom consultar as comunicações das cotadas ao mercado através da CMVM.
A ideia é dar transparência ao mercado.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... P%20%20%0A

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR13254.pdf

http://www.inapa.pt/Uploads/%7BF1D2A92F-5BDE-4565-915C-A942CD4FA638%7D.pdfhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR13254.pdf

Excelente visao. Nem há mais nada a dizer. Isto basta.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por V. » 15/1/2008 0:33

Balanço consolidado (IFRS)

1º Semestre 2007

-6.264
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por cibmic » 15/1/2008 0:25

mfsr1980 Escreveu:Acresce que depois deste brutal aumento de Capital ( que eu infelizmente subscrevi ), a empresa teve de vender a sede e eu sei lá mais o quê!!!!

É pá, nunca participei tanto no fórum como agora por causa da INA, só para me actualizar demoro meia hora a ler os post sobra a INA

Caro Mfrs1980:

A nova gestão está a seguir com êxito o Plano Inapa 2010.

A ideia é a seguinte.
É pá, isto não está a dar..., temos muitos custos que não servem para produzir valor, temos armazéns que dão prejuízos e nalguns países os negócios correm mal.

Solução:

Países onde não somos competitivos e só estamos a ter prejuízos: fecha, tchau, passem bem.

Activos que não produzem, tipo "sede" no centro de Lisboa. Para quê? Armazéns que estão às moscas, com elevados custos e onde só temos umas toalhitas de bebé para a Margaret, vende-se e se for preciso alugamos qq coisa mais perto.
Vende-se e aplica-se no que produz e rentabiliza.

Ena, tanta coisa espalhada e que só complica.
Bem, vamos apostar na Alemanha e noutros locais onde temos vantagens competitivas e margens bastante boas.

Além disso, vamos ver se o mercado acredita em nós e nos dá uma carga brutal de dinheiro, quase 5 vezes o capital próprio.
É pá, e incrivelmente, o mercado deu (tb que uma parte foi o accionista Estado e alguns credores e que uns 15 % foram comprados pelo sindicato colocador). E o pessoal (onde eu me incluo) comprou...

E a INA passou a estar mais confortável, sem estar à rasca dependente do financiamento ou com grandes encargos finaceiros.

Agora, porra, digam-me lá se não é de ter esperança que as coisas melhorem.
Eu só tenho pena de apostar tão pouco, porque sou demasiado prudente.
Caso contrário, investia fortemente. Mas cada um sabe de si, e nunca é demais avisar... isto a bolsa é um negócio perigoso...

Já agora:
É sempre bom consultar as comunicações das cotadas ao mercado através da CMVM.
A ideia é dar transparência ao mercado.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... P%20%20%0A

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR13254.pdf

http://www.inapa.pt/Uploads/%7BF1D2A92F-5BDE-4565-915C-A942CD4FA638%7D.pdfhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR13254.pdf

por V. » 15/1/2008 0:16

MozHawk Escreveu:
V. Escreveu:O Capital Social=Activo-Passivo

:mrgreen:

MozHawk

Capital Proprio=Activo-Passivo

Enganei-me claro... Mas estavamos a falar de capital proprio por isso acho que todos perceberam.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

por cibmic » 14/1/2008 23:51

Mestre08 Escreveu:Tenho Inapa, muitas acções da Inapa.O valor nominal de cada acção da Inapa é 1euro, está a cotar 0,72 euros.
No dia em que vender parte do investimento que fiz na Inapa estará com toda a certeza para cima de 5 euros, e a outra parte venderei a cima de 7,5 euros.

Mestre08:

Eu tb tenho INA, já perdi algum dinheiro com a INA (mais do que esperava), já tenho adiantado (ok, um pouco toscamente) as minhas razões para continuar a acreditar na INA.
Mas já agora, estás tão convicto do valor da INA e da possibilidade da mesma valorizar mais de 500 %, partilha connosco as razões da tua convicção.

Um abraço

Cibmic

por cibmic » 14/1/2008 23:46

MozHawk Escreveu:cibmic, depende. Só depois de se ter acesso às contas é que podemos concluir se o PBV da Inapa é ou não igual, inferior ou superior a 1 Euro...
Um abraço,
MozHawk

Caro MozHawk

Deixo a minha resposta, nas respostas do V., que me parece que analisou seriamente as contas da INA.
E de facto, as próximas contas da INA não sairão mt distintas das contas do trimestre anterior ... não há "Tupis" na distribuição de papel.

Acrescento Um forte Abraço

Cibmic

por cibmic » 14/1/2008 23:42

mfsr1980 Escreveu:Pelo pouco que percebo a INAPA fez um aumento de capital para baixar a divida.
Essa divida que era de 400 milhões passou para 300 milhões. Um passivo horroroso que é neste momento o dobro do Capital Social. Ou seja o Capital Social não dá para pagar a divida, não é assim?

Caro Mfrs:

Eu realmente percebo mt pouco disto e a minha área está muito distante da contabilidade, mas, como o "V." já disse, o capital próprio é Activo menos o passivo.

Isto é o passivo somado ao capital próprio são iguais ao Activo.

Ora o capital próprio é positivo.

Portanto, se hoje liquidasses a Inapa, uma vez que o activo é superior ao passivo, ainda dividias o capital próprio.

V. tu que analisas-te bem o Balanço (aliás, já te andaste a pegar com outro forense... ó pá, acalmem-se, só estamos a discutir ideias, não é preciso argumentar com contundência e nem ficar picado), diz lá se não é algo assim:

Activo 550 M€
Passivo 400 M€
Capital Próprio 150 M€

Logo se hoje se liquidasse a Inapa cada accionista recebia € 1 por acção.

É isto ou não?
Editado pela última vez por cibmic em 15/1/2008 0:28, num total de 1 vez.

por Nyk » 14/1/2008 22:51

Cali Escreveu:pois é, Nyk, pois é... mas quase aposto que já te tinhas mexido antes, se a malta não te fosse dando cofs sempre que precisas. :roll:
:-k
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por MozHawk » 14/1/2008 22:50

V. Escreveu:O Capital Social=Activo-Passivo

:mrgreen:

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Cali » 14/1/2008 22:47

pois é, Nyk, pois é... mas quase aposto que já te tinhas mexido antes, se a malta não te fosse dando cofs sempre que precisas. :roll:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Nyk » 14/1/2008 22:46

Cali Escreveu:
Pollito Escreveu:
Nyk Escreveu:Alguem me pode informar dos cof´s da inapa no fecho da sessão? :wink:

Aqui os tens.É incrivel como és atacado e ninguém se dignou a responder ao que realmente querias.Digo-te que acho que fizeste um óptimo negócio a esse preço.Parabéns!
Volume do dia (excelente):3.483.536

Sabes porque é que o Nyk ainda não mudou de Banco? Porque tem sempre alguem que lhe diz 'as horas'...

Não é bem isso, tenho lá o meu emprestimo bancário, recebo por la o meu vencimento, contas agua, luz, gás e etc... e não gosto muito de trabalhar com mais de um banco, mas terei que o fazer mais que não seja só para negociar na bolsa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Pollito » 14/1/2008 22:44

Nyk Escreveu:
Pollito Escreveu:
Nyk Escreveu:Alguem me pode informar dos cof´s da inapa no fecho da sessão? :wink:

Aqui os tens.É incrivel como és atacado e ninguém se dignou a responder ao que realmente querias.Digo-te que acho que fizeste um óptimo negócio a esse preço.Parabéns!

Fico agradecido pela tua disponibilidade e compreensão. :wink:

Se achas que fiz um bom negocio, qual é a tua opinião relativamente ao continuar dentro ou não do titulo, será que a inapa vai fazer novas arrancadas e posicionar-se junto do 1€?

Isso acho que ninguém te sabe dizer mas se fosse eu com elas a 0,60 talvez me baseasse naquela máxima de 'cortar nas perdas e deixar correr os ganhos'
Ou seja, hoje tivemos bom fecho nos EUA e há fortes probabilidades de amanhã abrirmos bem.Se estiver a correr bem deixas-te estar.Se der para o torto sais e ainda ganhas sem te entalares.Convém é teres acesso ás cotações para controlares.É a minha opinião.Bons negócios!
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Cali » 14/1/2008 22:41

Pollito Escreveu:

Sabes porque é que o Nyk ainda não mudou de Banco? Porque tem sempre alguem que lhe diz 'as horas'...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por Nyk » 14/1/2008 22:38

Pollito Escreveu:

Fico agradecido pela tua disponibilidade e compreensão. :wink:

Se achas que fiz um bom negocio, qual é a tua opinião relativamente ao continuar dentro ou não do titulo, será que a inapa vai fazer novas arrancadas e posicionar-se junto do 1€?

por Pollito » 14/1/2008 22:29

Anexos
inapacofs.bmp
inapacofs.bmp (138.11 KiB) Visualizado 4056 vezes
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Nyk » 14/1/2008 22:28

Cali Escreveu:
Nyk Escreveu:
I love McDonalds Escreveu:
Nyk Escreveu:Já agora, como ficaram os cof´s no fecho da sessão? :wink:

Ora deixa ver se entendi bem:
Compraste a Inapa a 0,60, não sabes se hás-de vender, fazendo perguntas que só tu podes responder e não tens streamer que te indique a Consolidação de oferta ?

Andas a negociar uma acção tão volátil e incerta como a Inapa sem ter acesso a um streamer ? :|

É isso mesmo, o meus banco (Banco Popular) não tem stremer que indique a consolidação da oferta e procura, mas isso por vezez tambem não é muito revelante, por vezes até nos complica a vida.

E não achas que já era tempo de comprares um relógio, em vez de estares sempre a depender dos outros para saberes as horas? :wink:

Tenho que mudar de banco, tenho me deixado andar, mas mais tarde ou mais cedo é o que terei que fazer.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], niceboy, TTM62 e 173 visitantes