Caldeirão da Bolsa

Será que eu estou louco ou as coisas mudaram?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bala » 11/12/2007 0:14

Pata-Hari Escreveu:Bala, referes-te à novissima técnica da regressão linear...?? aquela cena muito à frente?

Sim, é essa mesmo.
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Pata-Hari » 10/12/2007 23:41

Bala, referes-te à novissima técnica da regressão linear...?? aquela cena muito à frente?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 10/12/2007 23:05

A tua questão é mais complexa do que aparenta. Porque cada um tem a sua opinião. Já a abordei várias vezes aqui no Caldeirão e tenho defendido que é das questões mais subjectivas da Análise Técnica. SOu incapaz de dizer que uma LT traçada pelos extremos é que é a correcta ou outra traçada pelo interior das velas é que está correcta. Há milhares de investidores pelo mundo fora a utilizarem a AT. Uns com sucesso outros não. E, muitas vezes, a diferença entre o sucesso e o insucesso é a sensibilidade com que se traçam as linhas, como se "sente" o mercado. Eu diria que optar entre uma ou outra linha é quase como que um toque de Picasso num quadro...

Pessoalmente ou uso os extremos das velas ou os valores de fecho. E a utilização de um ou outro depende mesmo da forma como o gráfico me parece mais "coerente". Difícil explicar...

Agora, por favor, não tracem linhas de tendência com menos do que 3 pontos de toque. É criminoso :)

Disclosure: Longo na apreciação dos quadros de Picasso

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bala » 10/12/2007 22:59

Ulisses Pereira Escreveu:a mim não me incomoda nada novas abordagens da análise técnica, com alguma inovação.

Agora que estamos a falar nisso, agradecia se me puder esclarecer umas dúvidas.
Há algum tempo atrás reparei que o Midas andava a traçar as linhas de tendência pelos corpos das velas e não pelas sombras. Experimentei e comigo têm funcionado bastante bem... Agora, nunca mais encontrei nenhum material didáctico que apoiasse este pormenor. Será que estou a fazer disparates?

Agradeço desde já a sua resposta.

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.

por Ulisses Pereira » 10/12/2007 17:23

Bala, também não estou nesa linha de raciocínio. Mas repara... a mim não me incomoda nada novas abordagens da análise técnica, com alguma inovação. O que considero errado é, mantendo como pressupostos as técnicas clássicas, traçar linhas sem respeitar os padrões mais fiáveis da AT.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/12/2007 15:20

Bem a propósito deste assunto vou colocar um dos Artigos Didácticos do «velho» Caldeirão.Vai ficar num tópico separado dado que será movido para o Forum dos Artigos Didácticos...

As Linhas de Tendência Vistas à Lupa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 10/12/2007 14:52

SCPNuno, a questão de se traçar gráficos "à nossa medida", ou "à medida do nosso coração" é um facto mas que já estou habituado a ver há muitos anos. Acho que faz parte da nossa fragilidade como seres humanos. O que eu não esperava era que se programassem máquinas sem respeitar os mais básicos princípios da análise técnica. Mas sabes o que me preocupa mais? É que o ser humano também tem a tendência de achar que o que vem de uma máquina está correcto. E está tão errado...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Será que eu estou louco ou as coisas mudaram?

por Bala » 10/12/2007 14:32

Old Trader Escreveu:Será que mudou a análise técnica, eu estou louco ou está tudo louco?

Curioso, pensei no mesmo quando ontem vi no tópico do BCP um gráfico com as linhas de cotação andarem para a frente e para trás, fazendo ondas com crista... Diz que desvio padrão e tal... Cada vez percebo menos disso.. :oops: :shock: :?

Abraço...
O Bala
PS: ainda estou na dúvida se aquilo é brincadeira ou uma maneira muito evoluída de AT.

por scpnuno » 10/12/2007 14:24

Ulisses Pereira Escreveu:Ah... e no dia em que eu colocar uma análise que não respeite esse princípio, atirem-me com esta spalavras à cara, se faz favor :)

Um abraço,
Ulisses

Eu, que sou uma pessoa muito prática, fiquei com uma duvida...

Exactamente, como é que a gente faz isso? Imprime este post, amassa o papel, vai até ao teu iate e atira-te com o papelzinho amassado à cara? Que trabalheira, pá!!!!

Por isso é que eu e AT temos uma relação conturbada... dá muito trabalhoooooooo

Quanto ao "traçamento" de linhas, se permitem a minha humilde opinião, o pessoal anda mais a traça-las com o coração que com a regua...se não há ponto de toque, azar o dele, que houvesse. E como outras coisas na vida, quando a gente deixa a emoção (ou o coração) sobrepor-se à razão, dá raia (ou dá asneira, ou dá linhas tortas, ou o que gostarem mais)

Abraços e Boas Linhas (credo, isto ficou com mau aspecto dito desta maneira) - a ideia é Boas LTAs, LTDs e LTLs
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 10/12/2007 14:14

Old, olha que eu às vezes também coloco essa pergunta a mim próprio. Se soubesses a quantidade de MP`s que referencia esta ou aquela análise em que só há às vezes 1 ponto de toque!!!

O problema são muitas análises técnicas feitas automaticamente que violam por completo alguns dos mais básicos princípios da análise técnica.

Naturalmente que cada um terá o seu método, mas eu continuo a defender que os investidores cometem um erro grande em negociar com base em linhas de tendência que não tiverem 3 toques.

Ah... e no dia em que eu colocar uma análise que não respeite esse princípio, atirem-me com esta spalavras à cara, se faz favor :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por empirico » 10/12/2007 14:09

É o ressurgir do "Picasso" :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 0:16

Será que eu estou louco ou as coisas mudaram?

por Old Trader » 10/12/2007 14:05

Ando a ver por aí em vários sites, linhas de tendência com apenas dois pontos de toque e às vezes até só um? Será que mudou a análise técnica, eu estou louco ou está tudo louco?

Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 87 visitantes