Carteira Shpongle - 2007 - Mês 12
21 mensagens
|Página 1 de 1
Bem, num dia desastroso como o de hoje a carteira portou-se bem graças a subida da Impresa, apesar de nem ter sido assim tão bem aproveitada.Penso que possa ter sido um belo dia para ir as compras, até prova do contrário. Com os mercados assim prefiro não me arriscar muito e por isso mantenho a elevada liquidez.
Aqui vai o resumo dos movimentos
Impresa
Vendi mal, pois acordei tarde, despachei mais de metade da posição a 2.23 . Começo a notar um padrão entre o ficar a dormir e os lucros
Aumentou a rentabilidade da carteira quase 1%.
Cimpor
Entrei na cimpor novamente a 6,14 , vamos ver no que dá... não planeio ficar com elas muito tempo, penso que poderá reagir amanhã já, caso haja uma recuperação dos mercados.
Aqui fica a imagem :
Aqui vai o resumo dos movimentos
Impresa
Vendi mal, pois acordei tarde, despachei mais de metade da posição a 2.23 . Começo a notar um padrão entre o ficar a dormir e os lucros
Cimpor
Entrei na cimpor novamente a 6,14 , vamos ver no que dá... não planeio ficar com elas muito tempo, penso que poderá reagir amanhã já, caso haja uma recuperação dos mercados.
Aqui fica a imagem :
- Anexos
-
- carteira shpongle-dia 6.png (48.59 KiB) Visualizado 1174 vezes
Caro lutav, também ando ha uns tempos a lutar contra essa indisciplina de não deixar correr os lucros, mas por outro lado as vezes também penso que é sensato não deixar os lucros fugirem e normalmente esse pensamento acaba por levar a melhor.Aliás os conselhos que me deu também ando ha uns tempos a dá-los a mim próprio por isso os agradeço, pode ser que assim os acabe por interiorizar
Em relação ao dia de hoje, foi um grande dia para saldos, e um péssimo dia para ficar a dormir
A carteira ontem não foi actualizada porque não houve movimentos. Aqui fica o único movimento do dia e a imagem da carteira:
Impresa
Continuo a acreditar nela, e passei a acreditar mais depois de ver todas as compras que houveram hoje, que acho que ajudaram a atenuar a pressão vendedora que se fazia sentir no título. Reforcei a 2,17 e penso que esta semana ela tem espaço para subir.
Em relação ao dia de hoje, foi um grande dia para saldos, e um péssimo dia para ficar a dormir
A carteira ontem não foi actualizada porque não houve movimentos. Aqui fica o único movimento do dia e a imagem da carteira:
Impresa
Continuo a acreditar nela, e passei a acreditar mais depois de ver todas as compras que houveram hoje, que acho que ajudaram a atenuar a pressão vendedora que se fazia sentir no título. Reforcei a 2,17 e penso que esta semana ela tem espaço para subir.
- Anexos
-
- carteira shpongle-dia 5.png (43.96 KiB) Visualizado 1367 vezes
ora boas;
só para esclarecer (para o caso de nao me ter explicado bem), que em momento algum pus em causa o criterio para tua decisao (sim, tambem te agradeço que me retribuas o "tu", senao isto fica mto complicado
); o meu comentario, teve mais a ver com a minha indisciplina (ja estou bem melhor) e consequente "overtrading", em que pior que entrar mal, era mesmo saídas precipitadas.
Por outro lado, com essa variável psicologica de quereres fechar (parcial ou totalmente) trades que te afectavam por terem estado negativos algum tempo, nada a apontar... seja como for, num dia negativo como o de hoje a CPR fez das suas
Uma outra coisa, que me tentaram ensinar, e ainda hoje acabo por nao fazer: é importante "conhecer" os papeis, e de certa forma rotula-los. Ex: Altri será um papel um pouco mais volatil e especulativo (até pelo historico), e Brisa, mais de refugio e com tendencia para contraciclo...
beijos e abraços
(nice design nessa sheet!
)
só para esclarecer (para o caso de nao me ter explicado bem), que em momento algum pus em causa o criterio para tua decisao (sim, tambem te agradeço que me retribuas o "tu", senao isto fica mto complicado
Por outro lado, com essa variável psicologica de quereres fechar (parcial ou totalmente) trades que te afectavam por terem estado negativos algum tempo, nada a apontar... seja como for, num dia negativo como o de hoje a CPR fez das suas
Uma outra coisa, que me tentaram ensinar, e ainda hoje acabo por nao fazer: é importante "conhecer" os papeis, e de certa forma rotula-los. Ex: Altri será um papel um pouco mais volatil e especulativo (até pelo historico), e Brisa, mais de refugio e com tendencia para contraciclo...
beijos e abraços
(nice design nessa sheet!
lutav Escreveu:
nao fazia mais sentido usares "trailing stops", em vez de ires fazendo mais valias com saidas parciais de titulos que até podem continuar a subir?
só uma ideia para pensares, e para comparares durante a proxima semana. (com a evolucao da cotacao, poderás comparar varios cenarios possiveis de posturas que poderias ter tido)
Caro lutav, tenho a certeza que essa seria a melhor opção, no entanto o que pesou na minha decisão foi ter o trade negativo já há uns tempos e tentei assegurar alguns lucros, não fosse a cimpor fazer duas suas (o que não seria a primeira vez). Costumo por norma sair das posições antes de tempo e tenho noção que isso afecta a rentabilidade, por isso agradeço-lhe o conselho porque é algo a ter em conta futuramente, ainda que tenha que actualizar os "trailing stops" manualmente.
Hoje foi um dia com poucos movimentos, com o psi 20 a não inspirar confiança, a descer com tudo a subir que fará ele quando tudo descer?
Estava aqui com umas dúvidas no calculo das rentabilidades em relação ao breaking point, tive que pedir ajuda ao jas, espero que esteja tudo direito.
Fica aqui o resumo do único movimento
Cimpor
Alguns dias mais vale acordar tarde,mas este não foi um deles pois a cimpor chegou quase ao meu target de 6,36 e como costumo vender mal se aproxime, perdi a minha oportunidade quando foi aos 6,34. Acabei por fechar o trade a 6,28 e aguardo melhores dias para poder reentrar talvez num fecho com força acima da zona dos 6,36 6,40 . Moral a retirar: acordar mais cedo ou deixar a ordem
Aqui fica a imagem:
- Anexos
-
- carteira shpongle-dia 4.png (44.83 KiB) Visualizado 1578 vezes
Se vamos por aí, tinha vendido galp na primeiro GAP, e tinha perdido de fazer 23% a seguir... (eu sei que é exemplo radical...)
Apesar da conjuntura, eu acho que tirando a Sonae, ele tem bons preços de entrada.... e assim sendo, diz-me, qual é a diferença entre vender CPR a 6.21, ou tendo ela fechado acima desse valor, deixar um stop para a proxima semana? A diferença, é que se ela for testar a conhecida resistencia dos 6.40, sao 0.2€ que se perdem....
my 5 cents, que nao servem para converter ninguem; apenas acho, que dados os PM's das compras, e os fechos de certa forma positivos, haveria margem para alternativas seguras, e mais compensadoras
beijos e abraços
Apesar da conjuntura, eu acho que tirando a Sonae, ele tem bons preços de entrada.... e assim sendo, diz-me, qual é a diferença entre vender CPR a 6.21, ou tendo ela fechado acima desse valor, deixar um stop para a proxima semana? A diferença, é que se ela for testar a conhecida resistencia dos 6.40, sao 0.2€ que se perdem....
my 5 cents, que nao servem para converter ninguem; apenas acho, que dados os PM's das compras, e os fechos de certa forma positivos, haveria margem para alternativas seguras, e mais compensadoras
beijos e abraços
Boas,
Eu acho que ele fez muito bem , não vá a semana que vem dar para o torto .
Oh Lutav quando estivermos em tendencia clara de subida , entao sim usar isso .
Agora da forma que isto anda , tanto subimos 5% em 3 dias como os descemos no mesmo tempo .
Abraços e parabéns pelo excelente passo que deste ao tornares publica a tua carteira .
Eu acho que ele fez muito bem , não vá a semana que vem dar para o torto .
Oh Lutav quando estivermos em tendencia clara de subida , entao sim usar isso .
Agora da forma que isto anda , tanto subimos 5% em 3 dias como os descemos no mesmo tempo .
Abraços e parabéns pelo excelente passo que deste ao tornares publica a tua carteira .
pareces ter boas entradas....
nao fazia mais sentido usares "trailing stops", em vez de ires fazendo mais valias com saidas parciais de titulos que até podem continuar a subir?
só uma ideia para pensares, e para comparares durante a proxima semana. (com a evolucao da cotacao, poderás comparar varios cenarios possiveis de posturas que poderias ter tido)
beijos e abraços
beijos e abraços
Hoje foi um bom dia para a carteira, perdi uma oportunidade de entrada na Ren pois já andava com ela debaixo de olho há uns tempos e ela finalmente fechou acima dos 3,70 penso que tem espaço para subir mais.
Havia um pequeno erro na carteira anterior relativamente ao peso da impresa, já foi corrigido
Como não gosto de ir de fim de semana muito investido hoje reduzi algumas posições, aqui vai o resumo:
Cimpor
Apesar de continuar a achar que vai subir decidi reduzir a posição a 6,21, talvez não tenha sido a melhor das ideias.Mas às vezes mais vale agarrar o lucro para ele não fugir.
Impresa
Hoje não estava a ver grande força para subidas e reduzi para metade a posição com venda a 2,21.
Mota Engil
Esta tão depressa entrou como saíu da carteira, entrei a 5,49 e saí a 5,48.A ideia era ter feito day trade, achei viável a perspectiva do midas, mas depois de ver um acumular de ordens e ao facto de ter que me ausentar decidi acabar o trade por ali. Não afectou substancialmente a rentabilidade
Aqui vai a actualização de hoje:
Havia um pequeno erro na carteira anterior relativamente ao peso da impresa, já foi corrigido
Como não gosto de ir de fim de semana muito investido hoje reduzi algumas posições, aqui vai o resumo:
Cimpor
Apesar de continuar a achar que vai subir decidi reduzir a posição a 6,21, talvez não tenha sido a melhor das ideias.Mas às vezes mais vale agarrar o lucro para ele não fugir.
Impresa
Hoje não estava a ver grande força para subidas e reduzi para metade a posição com venda a 2,21.
Mota Engil
Esta tão depressa entrou como saíu da carteira, entrei a 5,49 e saí a 5,48.A ideia era ter feito day trade, achei viável a perspectiva do midas, mas depois de ver um acumular de ordens e ao facto de ter que me ausentar decidi acabar o trade por ali. Não afectou substancialmente a rentabilidade
Aqui vai a actualização de hoje:
- Anexos
-
- Carteira Shpongle - Dia 3.png (48.04 KiB) Visualizado 1947 vezes
Shpongle Escreveu:Hoje não houve movimentos na carteira, passei a maior parte do dia a tirar sestase também porque o nosso psi 20 não estava nos seus melhores dias. Um pequeno reparo em relação à carteira, como eu estou a usar conta margem o peso de cada posição é relativo ao capital total ou seja capital x + margem no entanto a rentabilidade é calculada relativamente ao meu capital. Não sei se é a maneira correcta de pôr a coisa, por isso agradecia sugestões em relação a isto.
É a forma quanto a mim mais correcta.
Alavanca os ganhos...e as PERDAS!!!! Por isso cuidado.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Olá Semitela,
Eu nunca mantenho as posições por muito tempo e tento usar o menos possível a conta margem, mas acaba por servir em alturas que tenho pouca liquidez e quero entrar noutros títulos, ou às vezes day trade. Por falar nisso tenho que começar a calcular o valor dos juros a pagar e a reduzir o valor na rentabilidade. Também não me agrada a ideia de pagar juros, mas o que acabo por fazer é tentar gerir esse dinheiro de uma forma cuidada e nunca estar totalmente investido. Além disso não pedi a totalidade do crédito, tenho só essa pequena reserva de capital para poder usar quando precisar.
Eu nunca mantenho as posições por muito tempo e tento usar o menos possível a conta margem, mas acaba por servir em alturas que tenho pouca liquidez e quero entrar noutros títulos, ou às vezes day trade. Por falar nisso tenho que começar a calcular o valor dos juros a pagar e a reduzir o valor na rentabilidade. Também não me agrada a ideia de pagar juros, mas o que acabo por fazer é tentar gerir esse dinheiro de uma forma cuidada e nunca estar totalmente investido. Além disso não pedi a totalidade do crédito, tenho só essa pequena reserva de capital para poder usar quando precisar.
Hoje não houve movimentos na carteira, passei a maior parte do dia a tirar sestas
e também porque o nosso psi 20 não estava nos seus melhores dias. Um pequeno reparo em relação à carteira, como eu estou a usar conta margem o peso de cada posição é relativo ao capital total ou seja capital x + margem no entanto a rentabilidade é calculada relativamente ao meu capital. Não sei se é a maneira correcta de pôr a coisa, por isso agradecia sugestões em relação a isto.Fica agora um pequeno comentário às minhas posições, de futuro tenciono justificar com gráficos.
Brisa
Esta posição é suposto ser de longo prazo (sempre que digo isto acabo por vender cedo demais, mas logo se vê) porque acredito na empresa e no bom desempenho futuro.
Sonae Sgps
Esta é outra que planeio conservar durante algum pelo menos até ao spin off, mas lá está como sou trader de curto prazo não há garantias de a conservar até lá
Cimpor
Entrei cedo demais nos 6,26 depois acabei por reforçar a 6,03, mas continuo a acreditar que irá subir. O meu target para ela está algures pelos 6,36
Impresa
Entrei na Impresa depois de a ver reagir a um suposto suporte na zona dos 2.05, depois vi alguma força e resolvi entrar.
Aqui fica a imagem actualizada, apesar de não ter havido qualquer movimento
Brisa
Esta posição é suposto ser de longo prazo (sempre que digo isto acabo por vender cedo demais, mas logo se vê) porque acredito na empresa e no bom desempenho futuro.
Sonae Sgps
Esta é outra que planeio conservar durante algum pelo menos até ao spin off, mas lá está como sou trader de curto prazo não há garantias de a conservar até lá
Cimpor
Entrei cedo demais nos 6,26 depois acabei por reforçar a 6,03, mas continuo a acreditar que irá subir. O meu target para ela está algures pelos 6,36
Impresa
Entrei na Impresa depois de a ver reagir a um suposto suporte na zona dos 2.05, depois vi alguma força e resolvi entrar.
Aqui fica a imagem actualizada, apesar de não ter havido qualquer movimento
- Anexos
-
- Carteira shpongle-dia 2.png (55.36 KiB) Visualizado 2219 vezes
Carteira Shpongle - 2007 - Mês 12
Olá a todos, este é o meu primeiro post neste espaço, porém acompanho silenciosamente há muito tempo e aprendi imenso com vocês, apesar de ainda ser um bocado novato. Decidi publicar a minha carteira com o objectivo de disciplinar o meu trading. Conto também com as vossas sugestões e críticas e são todos bem vindos para qualquer tipo de comentário. Inspirei-me na carteira do jas para ter uma noção ao fazer a folha em excel, mas ainda está em desenvolvimento, daí ser provável que haja erros. Vou tentar justificar as minhas entradas, para não levar nas orelhas do ulisses
Ainda sou bastante novato como já disse, por isso dêem o desconto, e desculpem qualquer erro que possa haver.
Vou tentar actualizar regularmente a carteira, e vamos ver como corre.
E aqui fica a carteira...
Ainda sou bastante novato como já disse, por isso dêem o desconto, e desculpem qualquer erro que possa haver.
Vou tentar actualizar regularmente a carteira, e vamos ver como corre.
E aqui fica a carteira...
- Anexos
-
- carteira shpongle.png (47.63 KiB) Visualizado 2657 vezes
21 mensagens
|Página 1 de 1