Caldeirão da Bolsa

O poder de acções Longo Prazo ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por USA Boy » 7/12/2007 14:19

Eu penso que uma estratégia Buy & Hold é a melhor, só que deve ser fléxivel. Deve haver datas de observação para avaliar tomadas de mais-valias ou alterações à carteira. Numa situação ideal, o investidor deve encerrar as suas posições o mais próximo possivel do topo de um bull market e retomá-las o mais próximo possível do fundo de um bear. Mas falar é fácil. :)

Caro TraderBoy

Eu não disse que o sr. estava a defender o Berardo. Eu acho é que a sua estratégia não é comparável coma de Buffet.

Cumprmentos.

Registado: 29/11/2007 14:05

Re: O poder de acções Longo Prazo ...

por artista_ » 7/12/2007 13:50

joao bravo Escreveu:Espantou-me foi a rentabilidade total cerca de 65% até agora .... ele não faz daytrading nem nada disso comprou deixou estar e agora após um ano analisa boa altura para vender ou rever o portfolio ou seja está relativamente afastado dos acontecimentos da bolsa e não perde tempo. Eu no meu dia-a-dia fartava-me de ler cenas e tive uma rentabilidade que não chegou a a metade da dele ... no mesmo período.

Já alguns aqui referiram que num bull market não é assim tão difícil conseguir uma boa rentabilidade, mas para quem investe a longo prazo penso que devia começar a fazer a sua carteira quando os mercados estão fortemente deprimidos, o ano passado o bull já vai avançado e os riscos são bastante maires... sobretudo se a estratégia é esperar um ano e decidir o que fazer porque isso não me parece que seja uma estratégia de longo prazo...

joao bravo Escreveu:Foi só mesmo um desabafo e apresentar aqui uma estratégia "um pouco diferente ...", acho que é caso para dizer que mais vale um momento de inspiração que muitas horas de trabalho.

Pois mas estás a generalizar, foi apenas uma estratégia aplicada num ano que não pode ser representativa do investimento em bolsa... qualquer estratégia só podes ser verificado seu grau de sucesso quando passar um ciclo Bull/Bear!

Eu sei que comparaste essa estratégia com a tua, investido em trades de curto prazo ou daytrading, mas provavelmente tens pouca experiência e conhecimentos de bolsa para investir a curto prazo ou daytrading??!! isto não é fácil é bastante complexo, não é para qualquer um, meter isso na cabeça é o primeiro passo a dar para se poder começar a aprender... se queres que te diga eu invisto há 10 anos e ainda não sei o que consigo tirar dos mercados!!!

Boa sorte e bons negocios!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AAASecurities » 7/12/2007 13:44

A discussão entre qual a melhor forma de se estar no mercado, se numa perspectiva de trading (curto prazo) se numa perspectiva de gestão activa (médio/longo prazo)será algo eterno e que como já foi referido depende muito do "gosto" do investidor. A meu ver as duas formas de actuação complementam-se, sendo que eu costumo utilizar as duas (chego a ter posições abertas no mesmo activo nas duas vertentes, sendo que o que difere é a entrada e a sáida). Importante é ter em conta que o trading activo necessita de um acompanhamento intenso e de se "acertar" no momento de entrada (a saída é sempre mais fácil) e da definição de um stop loss (disciplina é como todos sabemos a alma do negócio nos mercados). Vantagem do trading é que podemos livrar-nos das correcções (coisa que num investimento a média prazo não é possível). Vantagem do médio/longo prazo é que permite um maior afastamento da bolsa, o que implica maior tranquilidade e evita precipitações na altura do profit taking (no trading curto prazo muitas vezes vende-se precipitadamente - obvio que com estratégias de subida do stop loss isso pode ser minimizado).

Resumindo, a escolha depende muito do perfil do investidor, no que respeita ao risco, ao conhecimento de bolsa e a disponibilidade para acompanhar os mercados.

Registado: 6/12/2007 12:52

por StockGalaxy » 7/12/2007 13:30

joao bravo Escreveu:Quiz aqui apresentar o investimento feito por um amigo meu o qual me tem ensinado alguma coisa e que usou uma série de critérios para seleccionar acções portuguesas, nomeadamente potencial futuro da empresa, os relatorios financeiros e a rentabilidade dos últimos anos.
Ele comprou as seguintes acções à cerca de um ano atrás todas elas com aproximadamente igual peso apostando forte nas construtoras.

Compra Rentabilidade
Altri - 3.79 € 57%
Mota-Engil - 5.21 € 5%
Teixeira Duarte - 1.98 € 13%
Banif - 5.09 € -12%
Soares da Costa - 0.69 € 207%
Galp - 6.71 € 120%

Espantou-me foi a rentabilidade total cerca de 65% até agora .... ele não faz daytrading nem nada disso comprou deixou estar e agora após um ano analisa boa altura para vender ou rever o portfolio ou seja está relativamente afastado dos acontecimentos da bolsa e não perde tempo. Eu no meu dia-a-dia fartava-me de ler cenas e tive uma rentabilidade que não chegou a a metade da dele .... no mesmo período. Foi só mesmo um desabafo e apresentar aqui uma estratégia "um pouco diferente ...", acho que é caso para dizer que mais vale um momento de inspiração que muitas horas de trabalho.
Isto foi só um desabafo mas dá que pensar ...

João,

Parece-me uma rendibilidade perfeitamente normal para quem inicia uma estratégia de buy&hold no inicio ou a meio de um bull market.

Antes de perceber fosse o que fosse de AT também negociava só com base nos fundamentais e deixava andar. O problema disto é que algumas eram compradas em topos e andavam um ano a marinar em perdas sem eu perceber porquê.

Se o teu amigo tivesse o azar de iniciar a carteira num ponto de inversão de mercado temporária que se propagasse por 6 a 8 meses (e com isto não quero dizer necessáriamente um Bear Market de longo prazo, queria ver com que rendibilidade ele teria agora.

O que o teu amigo fez (comprar e deixar andar sem revisões) não é de certeza derivado de nenhum momento de inspiração mas sim de sorte ao ter iniciado a carteira num trend bull.

Seja no curto, médio ou longo prazo não há nada como entrar na altura certa.

abraço

stock
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por DOW » 7/12/2007 13:16

Sem duvida que em Bull Market se não é a melhor, é uma das melhores estrategias de investimento, Buy&Hold...
Tem as suas desvantagens, como não vender a tempo quando uma acção entra em queda acentuada mas também tem as suas vantagens porque não caimos na tentação de vender cedo demais uma acção, seja com mais valias ou perdas...

Da minha experiência pessoal já verifiquei isso também, porque tinha rentabilidades muito maiores quando comprava e consultava de vez em quando as cotações no teletexto da SIC... :lol:

De resto, agora nem tenho coragem de fazer contas ás comissões que paguei nos ultimos anos ao Banco, apesar de continuar com rentabilidade positiva...

Registado: 29/12/2005 1:10

por TraderBoy » 7/12/2007 13:11

De longe defendi quem quer que fosse!

Nem faço intenção de alimentar esse tipo de discussões.

O que referi, foi apenas, única e exclusivamente, o tipo de estratégia que esses dois investidores (Buffet e Berardo) utilizam. Aliás, é disso que este post se trata.
Editado pela última vez por TraderBoy em 7/12/2007 13:18, num total de 1 vez.

Registado: 1/5/2007 21:23

por USA Boy » 7/12/2007 13:08

Não concordo.

Os milhões que ele está a perder são equivalentes às centenas/ milhares de outros.
As acções são um investimento que implica risco, ele devia saber.

Ele não é transparente como o sr. diz, está muito coisa (senão tudo) por explicar sobre o funcionamento da fundação berardo.

O senhor paga impostos sobre as suas mais-valias? Sim. Eu também. Ele não.

por Mariachi » 7/12/2007 13:04

Não sei porque se tem uma imagem do Joe tão mal em Portugal...
O homem pode ter muitos defeitos, pode ser um especulador, mas só compra e só vende quem quer..., so se deixa corromper quem quer...
Em relação ao BCP, o homem está entalado, pois está, mas o que está por detras desse entalanço???
Será que um tal de Jardim não terá qq coisinha a ver com isso?
Se fosse o vosso caso e estivessem a perder não sei quantos milhoes de euros, que faziam? Ficavam de braços cruzados?
Eu acho muito bem que ele denuncie e fale, pois se os membros do nosso governo fossem assim, isto estaria muito melhor... Ao menos o homem dá a cara e diz quanto ganha e quanto tem e o que faz. Se é legal ou menos legal não sei, o que sei é que até hoje não vi ninguem a desafia-lo e a acusa-lo...

Registado: 25/6/2007 11:05

por USA Boy » 7/12/2007 12:53

Concordo com a ideia geral do teu post.
Concordo com o exemplo de Buffet.

Não posso concordar com o exemplo de Berardo.
Editado pela última vez por USA Boy em 7/12/2007 21:31, num total de 1 vez.

por TraderBoy » 7/12/2007 11:17

Quando se fala em investir no médio/longo prazo não significa deixar te estar atento à evolução das acções. Quem o fizer poderá ter surpresas.

Acho que tanto através do day trading, como do long trading, se podem alcançar boas rendibilidades.

Nem uma, nem outra são melhores em si mesmas. É sempre uma questão de opção/gosto do investidor.

Muitos Investidores (Buffet e Berardo p. ex.) não utilizam a estratégia de day trading e são conhecidos pelas suas rendibilidades. :)

Como mtos conhecem, de longe se discute as diferenças e vantagens da AT e da AF. Como tudo na vida, o bom senso ganha sempre!

Registado: 1/5/2007 21:23

por Cali » 7/12/2007 11:03

joao bravo Escreveu:Quiz aqui apresentar o investimento feito por um amigo meu o qual me tem ensinado alguma coisa e que usou uma série de critérios para seleccionar acções portuguesas, nomeadamente potencial futuro da empresa, os relatorios financeiros e a rentabilidade dos últimos anos.
Ele comprou as seguintes acções à cerca de um ano atrás todas elas com aproximadamente igual peso apostando forte nas construtoras.

Compra Rentabilidade
Altri - 3.79 € 57%
Mota-Engil - 5.21 € 5%
Banif - 5.09 € -12%
Galp - 6.71 € 120%

Espantou-me foi a rentabilidade total cerca de 65% até agora .... ele não faz daytrading nem nada disso comprou deixou estar e agora após um ano analisa boa altura para vender ou rever o portfolio ou seja está relativamente afastado dos acontecimentos da bolsa e não perde tempo. Eu no meu dia-a-dia fartava-me de ler cenas e tive uma rentabilidade que não chegou a a metade da dele .... no mesmo período. Foi só mesmo um desabafo e apresentar aqui uma estratégia "um pouco diferente ...", acho que é caso para dizer que mais vale um momento de inspiração que muitas horas de trabalho.

Olá! (é a primeira vez que cá escrevo desde que fizeram a 'joint-venture').

Eu sou day trader. Logo, tenho necessáriamente um visão diferente. Não tenho nada contra carteiras de longo prazo, se bem seleccionadas e vigiadas regularmente. Contudo, o meu sentido critico não pode deixar de reparar no seguinte: se por acaso a Soares da Costa não tivesse subido 200%, a rendibilidade já não era assim tão espectacular, pois não?
Que é que eu pretendo dizer com isto? Se fizermos uma carteira de médio prazo (1 ano não é longo prazo, excepto na perspectiva dos daytaders), e a deixarmos entregue a si propria durante esse periodo, estaremos a correr o risco de fazer uma real asneira. Entendo que as carteiras de médio e longo prazo devem ser vigiadas no minimo mensalmente, e idealmente uma vez por semana.

Se o teu amigo tivesse feito isso, teria tido a oportunidade de desfazer a posição na TDU quando ela estava ainda perto dos 4€, e a da Engil acima dos 7€, e a do Banif perto dos 6€, quando estes titulos deram claros sinais de estar a iniciar a sua tendencia descendente, e assim ele estaria com uma rendibilidade na casa dos 100% (não fiz as contas, é calculo mental). Isso, sim, teria sido em cheio, não era? :wink:
É perigoso não acompanhar carteiras de médio prazo. Se a opção dele é rever a constituição da carteira regularmente, então ele deverá estar atento ao pontos ideais para fazer essa rotatividade, parcelarmente, titulo a titulo, conforme a performance dos mesmos, e não quando chega o final de cada ano. A evolução dos titulos não se condiciona pelo ano civil, não é?
Foi apenas a minha opinião...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por marcolopes » 7/12/2007 5:02

O que o MarcoAntonio disse resume quase tudo. Concordo que o Daytrading causa MUITO desgaste. Costumo fazer trades de dias / semanas, e quase a fechar o ano, posso dizer que o BANCO ganhou mais do que eu, e muito sinceramente, "fechei" o ano com um saldo quase nulo. Se tivesse escolhido uma carteira no inicio do ano, teria ganho valores interessantes.

Ter uma carteira "longo prazo" pode ser um excelente investimento, especialmente se as empresas forem bem escolhidas. A longo prazo, por exemplo, não me importava nada de ter uma Sonae SGPS na carteira. E não é exactamente esse o objectivo da bolsa? Ter empresas cotadas, cujo preço da acção reflete o real valor da mesma? Num cenário de longo prazo, sim, daí a "boa aposta", mas no curto prazo as oscilações são muitas. O mundo económico é um turbilhão de interesses e negócios especulativos que fazem o gosto aos daytraders. No entanto, quem não tiver o tempo e os mecanismos necessários, acaba fácilmente por "perder" o que "ganhou".
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por MarcoAntonio » 7/12/2007 3:43

O investimento agressivo (daytrading e etc) causa um grande desgaste no capital devido às comissões e aos spreads bid/ask. Os investidores por vezes não consideram isso e tendem a fazer aquelas continhas de 1% levantado a não sei quantos (que também é um mito, não se enriquece assim, já agora que se fala de mitos).

Claro que estas valorizações que falas aí e nesse prazo só são possíveis em bull-market (o denominado Buy&Hold). Em Bull Market é bastante difícil bater o Buy&Hold, mesmo para um investidor experiente e informado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

O poder de acções Longo Prazo ...

por joao bravo » 7/12/2007 3:11

Quiz aqui apresentar o investimento feito por um amigo meu o qual me tem ensinado alguma coisa e que usou uma série de critérios para seleccionar acções portuguesas, nomeadamente potencial futuro da empresa, os relatorios financeiros e a rentabilidade dos últimos anos.

Compra Rentabilidade
Altri - 3.79 € 57%
Mota-Engil - 5.21 € 5%
Banif - 5.09 € -12%
Galp - 6.71 € 120%

Registado: 20/1/2007 2:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: belinho2, fatura.pt, m-m, paulopereira.pp36.pp e 94 visitantes