Off Tópic.. Porque fogem os jovens quadros portugueses?
MozHawk Escreveu:nunoand99,
Dizer mais o quê? Proclamar alto e bom som o sucesso (relativo, como tudo na vida) que tive na vida? Em função disso, podia não fazer mais do que olhar sempre para cima mas, na realidade, nunca deixarei de olhar também para baixo e em frente.
MozHawk
MozHawk,
Estas palavras são sábias, e não me parece que tenha feito sequer algo como "proclamar".
Antes pelo contrário, procuro ter um caracter pedagógico dando a entender que existem as oportunidades por aí.
Ficam aqui os links para estudos de remuneração em Portugal:
http://www.michaelpage.pt/content.html;jsessionid=HMhrvBL5KbvLpzgVWwXMNnKJx9bvLRwJYMjWczzB4BgpJZjgrmtb!751681891?subsectionid=10469
Ia por também o da HAYS, mas parece que essa secção do site está em baixo.
Talvez fosse interessante também , para quem o souber fazer, pôr um tópico de escolha multipla para os ordenados de cada um
- Registado: 16/5/2005 21:38
Existem estatísticas, dados minimamente fiáveis, para inúmeras questões que aqui se levantam.
Contudo, é pena, que como em outras tantas ocasiões na vida, muita gente fale só por falar; não procurando ter um raciocínio lógico e fundamentado, atirando números e afirmações da boca para fora, sem o mínimo bom senso.
É pena!...

Contudo, é pena, que como em outras tantas ocasiões na vida, muita gente fale só por falar; não procurando ter um raciocínio lógico e fundamentado, atirando números e afirmações da boca para fora, sem o mínimo bom senso.
É pena!...
- Registado: 1/5/2007 21:23
Já agora só aqui um apontamento ... sem querer entrar em guerras desnecessárias para as pessoas que estão agora a começar na bolsa especialmente os mais novos :
O dinheiro ganho em bolsa é para levar para casa, é para ajudar ao orçamento familiar mulher e para os filhos, só assim é que se dignifica esta actividade e se dá bom uso ao dinheiro, vale mais um trader que só faça 500 mas o canalize para ajudar "lá em casa " do que o faça 5000 mas estoire tudo em disparates egoistas
Cumpts
O dinheiro ganho em bolsa é para levar para casa, é para ajudar ao orçamento familiar mulher e para os filhos, só assim é que se dignifica esta actividade e se dá bom uso ao dinheiro, vale mais um trader que só faça 500 mas o canalize para ajudar "lá em casa " do que o faça 5000 mas estoire tudo em disparates egoistas
Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
MozHawk Escreveu:nunoand99 Escreveu:MozHawk,
Eu logo no primeiro tópico referi que lá fora a probabilidade de o conseguires é maior, o que não invalida que cá também haja.
O que interessa não é quantos há, mas se nós estamos à altura de os agarrar!!!
O problema é que como as pessoas estão mentalizadas que em Portugal se ganha pouco, e são bombardeados com peças jornalisticas que falam de ordenados MÉDIOS de 800€ mês, quando lhe oferecem uns 1000€ já dão saltos de contentes e acham que ganham mais que os outros
nunoand99,
No que à tua frase a bold diz respeito, das duas uma: ou és muito novo ou não vives no mesmo país em que eu vivi. Que o céu nunca te caia sobre a cabeça...
Quanto ao último parágrafo, não julgues os outros por ti.
MozHawk
Estás muito cáustico...
Não julgo por mim, nem por ti, julgo pelas realidades que conheço ou que vivi
Não me estava a referir a ninguém especificamente, a não ser que a carapuça tenha servido.
Quanto a idade, não tenho problema em dizer, aliás já ficou implicito->28 anos
Financeiramente independente (completamente) há pelo menos 6 anos...
Quanto à frase a "bold", deixo doutra forma trocada por miúdos, como dizia um ex-colega meu:
"...Ele só sonha com os 5000€ mês mas nem vale 1000€..."
~
Se querem fazer deste tópico um "muro das lamentações", go ahead, mas não contem comigo para isso
nunoand99 Escreveu:Julgo que me estás a dar razão...
Era bom pormos aqui outros (vastissimos) exemplos para acabar com este melindre de que não se ganha nada em Portugal->800€ em média
Somos um país de coitadinhos...
E não é preciso ir às antigas "big 5".
Os trabalhos em que se "suja as mãos" (literalmente) continuam a ser muitissimos bem pagos
nunoand99,
Não somos um país de coitadinhos. Longe disso. Aliás, os diversos estudos efectuados por diversas instituições e organizações internacionais apontam exactamente o contrário. Somos apenas um dos países onde as assimetrias são mais gritantes. Como é evidente, nisso concordo contigo, estamos longe de ser um país de coitadinhos...
MozHawk
nunoand99 Escreveu:MozHawk,
Eu logo no primeiro tópico referi que lá fora a probabilidade de o conseguires é maior, o que não invalida que cá também haja.
O problema é que como as pessoas estão mentalizadas que em Portugal se ganha pouco, e são bombardeados com peças jornalisticas que falam de ordenados MÉDIOS de 800€ mês, quando lhe oferecem uns 1000€ já dão saltos de contentes e acham que ganham mais que os outros
nunoand99,
No que à tua frase a bold diz respeito, das duas uma: ou és muito novo ou não vives no mesmo país em que eu vivi. Que o céu nunca te caia sobre a cabeça...
Quanto ao último parágrafo, não julgues os outros por ti.
MozHawk
OK.
Não quero ser insensivel com a situação dessas pessoas.
Era só para não estarmos a falar como se fossem uns coitadinhos.
É que sem custo de habitação, o ordenado minimo afinal é equivalente a cerca de 750€-800€
E em termos de casais, um pode ganhar o ordenado minimo e o outro não...
Aliás é muito frequente (principalmente na faixa etária acima dos 40 que é onde se concentra o ordenado minimo) acontecer no casal a mulher ganhar o minimo mas o marido "sujar as mãos" e tirar uns 1500€
Eu também não vou ao cinema (há mais de 2 anos) nem compro "gadjets"
P.S. Mas jantaradas e ir lá fora é comigo
Não quero ser insensivel com a situação dessas pessoas.
Era só para não estarmos a falar como se fossem uns coitadinhos.
É que sem custo de habitação, o ordenado minimo afinal é equivalente a cerca de 750€-800€
E em termos de casais, um pode ganhar o ordenado minimo e o outro não...
Aliás é muito frequente (principalmente na faixa etária acima dos 40 que é onde se concentra o ordenado minimo) acontecer no casal a mulher ganhar o minimo mas o marido "sujar as mãos" e tirar uns 1500€
Eu também não vou ao cinema (há mais de 2 anos) nem compro "gadjets"
P.S. Mas jantaradas e ir lá fora é comigo
nunoand99 Escreveu:A média de ordenados é mais baixa, mas o custo de vida também.
Aliás entramos na mesma questão de Londres...
E além disso essas pessoas que falas com o ordenado minimo, em grande percentagem (principalmente no interior), ou tem rendas daquelas que tiveram congeladas alguns 30 anos, ou então construiram um clandestino (posteriormente legalizado), o que de qualquer das formas quer dizer que praticamente não tem custo de habitação.
não podes comparar isso...
essas pessoas com o ordenado mínimo que não têm custos com a habitação, mesmo assim não têm dinheiro senão para sobreviver
queres comparar o nº de vezes que uma pessoa com o ordenado mínimo janta fora por mês, quantas vezes vai ao cinema por mês, quantas vezes vai de férias por ano para fora do país, quantos gadjets compra, enfim, o nível de vida de uma dessas pessoas nem pode ser comparado a uma pessoa que ganhe 2000€ por mês quanto mais a alguém de um país mais desenvolvido que o nosso
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
A média de ordenados é mais baixa, mas o custo de vida também.
E além disso essas pessoas que falas com o ordenado minimo, em grande percentagem (principalmente no interior), ou tem rendas daquelas que tiveram congeladas alguns 30 anos, ou então construiram um clandestino (posteriormente legalizado), o que de qualquer das formas quer dizer que praticamente não tem custo de habitação.
ninguém diz que não há empregos bem pagos em Portugal., Mas não é a regra, aliás, muito longe disso.
Depois tens de ver que Portugal não é Lisboa e Porto! Se tirares essas 2 cidades, a média de ordenados é verdadeiramente ridícula!
há centenas de milhar de pessoas a ganhar o ordenado mínimo...
Depois tens de ver que Portugal não é Lisboa e Porto! Se tirares essas 2 cidades, a média de ordenados é verdadeiramente ridícula!
há centenas de milhar de pessoas a ganhar o ordenado mínimo...
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Julgo que me estás a dar razão...
Era bom pormos aqui outros (vastissimos) exemplos para acabar com este melindre de que não se ganha nada em Portugal->800€ em média
Os trabalhos em que se "suja as mãos" (literalmente) continuam a ser muitissimos bem pagos
nunoand99 Escreveu:Uma pessoa que entre para uma casa dessas aos 25 anos e aos 30 ainda esteja lá a ganhar menos que os 2500€-3000€ liquidos, não soube orientar bem a sua vida.
epa, entrei para a E&Y 1 mês antes de fazer 22 anos! Devia ter-me deixado lá ficar, e hoje, 9 anos depois, estava milionário lol
90% das pessoas que conheço que entraram para as então big 5, saíram antes dos 30 anos... quem por lá ficou está na casa dos 2000/2500 líquidos no máximo
e mesmo dentro das maiores varia muitíssimo de empresa para empresa
o que dá mesmo é ser partner, esses sim, enchem-se aos milhares, mas isso é para muito poucos...
Camisa Roxa Escreveu:nunoand99 Escreveu:Aliás Auditor, quanto é que ganham os melhores auditores da empresa onde trabalhas? (se é que a pergunta se aplica)
um auditor com menos de 30 anos a ganhar 4000€ líquidos? estás a sonhar, não?
e olha que conheço vários desde a KPMG à E&Y à Deloitte...
Epá, os 3800€ já eram a subir um bocadinho para cima.
Ainda foste falar nos 4000€...
2500€, não?
Na KPMG, E&Y e afins
E estamos a falar da média (das grandes, OK)
Uma pessoa que entre para uma casa dessas aos 25 anos e aos 30 ainda esteja lá a ganhar menos que os 2500€-3000€ liquidos, não soube orientar bem a sua vida.
Existem possibilidades de, com um "background" desses, aos 30 estar à vontade nos 5000€ liquidos
É preciso saber aproveitar as oportunidades que se nos deparam ao longo da vida
nunoand99 Escreveu:Aliás Auditor, quanto é que ganham os melhores auditores da empresa onde trabalhas? (se é que a pergunta se aplica)
um auditor com menos de 30 anos a ganhar 4000€ líquidos? estás a sonhar, não?
e olha que conheço vários desde a KPMG à E&Y à Deloitte...
Auditor Escreveu:Os melhores auditores ou os mais bem pagos? Há auditores que ganham imenso dinheiro, mas coincidência ou não todos os Auditores que conheço que ganham muito bem, são de familia ricas.
Pura coincidência
Isso das familias "ricas" é subjectivo.
Não sei o que isso quer dizer...
Imenso dinheiro também é subjectivo...
Se sabes agradecia que quantificasses.
Eu faço ideia, mas parece que era bastante pedagógico para alguns membros do forum
Auditor Escreveu:Empregos a ganhar 3800 Euros/mês líquidos ? Existe claro, mas só tens se tiveres cunhas ou dormires com alguém. Este é o país real em que vivemos.
Só para sublinhar que concordo genericamente com o que disseste.
Somente não é o meu caso pessoal.
(acho que não tinha ficado explicito)
Esta é capaz até de ser uma das grandes razões da emigração dos quadros superiores...
Auditor Escreveu:Empregos a ganhar 3800 Euros/mês líquidos ? Existe claro, mas só tens se tiveres cunhas ou dormires com alguém. Este é o país real em que vivemos.
Eu nunca tive cunhas!
Já dormi com alguém, aliás, com muita gente até....
Presumo que quisesses dizer tipo ser ****** para subir no emprego, e eu isso também nunca tive.
E devo dizer que conheço pessoas com 29-31 anos a ganhar bem mais, e alguns com o 12ºano ou menos
Aliás Auditor, quanto é que ganham os melhores auditores da empresa onde trabalhas? (se é que a pergunta se aplica)
MozHawk,
Compensa claramente ir lá para fora, o resto são tretas. Só diz que não compensa ir lá para fora, quem nunca esteve lá fora. Gastas mais... mas ganhas muitíssimo mais. Para além de a Europa desenvolvida não ter toda os custos de Londres (um exemplo muito extremo).
Agora que as pessoas não queiram deixar para trás a família, amigos, a vida que contruíram... isso já é outra estória.
Antes dos 30? Se fores o quê cirurgião? Ministro? Pessoas com menos de 30 anos a ganhar isso são estatísticamente irrelevantes. O que aqui são casos à parte, noutros países é muito normal.
Agora que as pessoas não queiram deixar para trás a família, amigos, a vida que contruíram... isso já é outra estória.
nunoand99 Escreveu:Além disso continuo a dizer, 3800€ (liquidos) dá para ganhar cá
Antes dos 30? Se fores o quê cirurgião? Ministro? Pessoas com menos de 30 anos a ganhar isso são estatísticamente irrelevantes. O que aqui são casos à parte, noutros países é muito normal.
Cumprimentos
nunoand99,
Diz-me lá quantos empregos há, em Portugal, em que recebas 3800 Euros/mês líquidos antes dos 30 anos...
MozHawk
Diz-me lá quantos empregos há, em Portugal, em que recebas 3800 Euros/mês líquidos antes dos 30 anos...
MozHawk
nunoand99 Escreveu:JAM Escreveu:nunoand99 Escreveu:Uma casa no centro de Londres (casa tipica classe média) custa cerca de 300€-400€ POR SEMANA.
Isto não é o quadruplo?!?
(...)
Além disso continuo a dizer, 3800€ (liquidos) dá para ganhar cá
Ora bem 300-400 por semana dará 1320-1760 por mês. Pois bem o quadrupulo não será de certeza meu caro. Em Lisboa um T2 pode andar pelos 600-700 Euros (preços médios, pq há a 450 Euros e também há a 1200). Eu inclino-me mais para que seja o dobro e não o quadrupulo.
Digamos que, para estarmos ao nível deles, teríamos de ter um salário minimo de 1000 Euros pelo menos, e ainda não chegamos a isso. Mas estamos a falar de habitação, falta, por exemplo, referir que em supermercado a conta não é o dobro, comprar automóvel, pagar seguro e combustivel não é o dobro, etc etc etc.
3800 Euros cá? Para começar? É comum? È quase tanto como o primeiro ministro.
Falem mais do que interessa sff e menos do clime
JAM, eu não disse que os 3800€ eram para começar, mas concerteza antes de se chegar aos 30 anos.
Quanto à casa em Londres, eu estava a falar de T1's, e a comparação era com T1's em Lisboa.
E estou a falar de preços médios.
Falas em casa, gasolina, seguro, supermercado, etc..
OK, mas isso são gastos correntes, isto é, de sobrevivência.
Poupas muito dinheiro quando pensas voltar para Portugal mais tarde ou mais cedo, porque aí a mesma poupança vale muito mais cá que lá.
Em Dublin nao sei, mas em Londres um gajo com o 9º (a fazer trabalho fabril de linha de montagem, ou em cozinhas de restaurantes) saca 3000€ por mês com uma perna às costas (também trabalha a sério, não e como cá)
Portanto, o Eng que se falou que foi para Dublin está lá muito mal pago.
Eu tive muitos colegas que foram para a City Londrina trabalhar em bancos de investimento, ganhavam cerca de 10.000€ mês com 24-25 anos, mas pagavam rendas de casa de 3000€
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], paulopereira.pp36.pp, Samukinha, tami e 79 visitantes