Caldeirão da Bolsa

Numeros de por triste até os mais insensiveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Re

por LS » 27/11/2007 22:44

nunoand99 Escreveu:Eu não vou a um balcão da CAIXA faz uns anos valentes, mas quando ia parecia uma repartição de finanças, o que aliás, se aplica também aos CTT

Não fiques preocupado. Provavelmente é um pequeno problema de dislexia.

Registado: 8/10/2006 16:14

por Vic » 27/11/2007 22:09

Parabens pata. Pena não haver mais gente assim.

So espero que trabalhes no BCP :wink: :wink:

Jinhos

Registado: 5/11/2002 1:17

por Pata-Hari » 27/11/2007 21:54

Para quem não tem acesso, tens um horário bué flexivel (vide os teus posts). Eu tenho net, tenho bloomberg, tenho jornais, tenho tudo à disposição, se calhar porque faz sentido que tenha e porque é util saber o que se passa em tempo real. E nem é por isso que abuso, pelo contrário. Dou muito mais em horas e em trabalho do que aquilo para o qual fui contratada. Aliás, como também verás pelas minhas participações, quando vou trabalhar de manhã já sei exactamente o que se passou em todo lado. Quando entro no meu emprego, já li os jornais, já sei o que se passou nos mercados, já estou operacional. Levanto-me uma hora mais cedo todas as manhã para o fazer. Quantas pessoas conheces tu que o façam?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por nunoand99 » 27/11/2007 21:35

LS Escreveu:
nunoand99 Escreveu:
LS Escreveu:
Rui12ld Escreveu: Quero dizer o que escrevi. Em 90% das vilas de Portugal 50% das pessoas quase não pagam impostos, e os outros 50% são funcionários públicos (CTT, CGD, Junta, etc).

Errado. CTT e CGD não são funcionários públicos.

Tens razão...

São os "arraçados" :lol:

Um funcionário da Caixa Geral de Depósitos é mais 'arraçado' a um funcionário do BCP, do BPI ou do Santander que a um funcionário público. Aliás, não tem nada a ver com os funcionários públicos. Atreve-te a chamar funcionário público a alguém da CGD. Que alguem me desminta se não for assim.

Regime de contratação, esquemas de segurança social, assistencia na doença tudo é diferente.

O que pode levar à confusão é o facto de o Estado ser o maior (ou único) accionista. Mas isso não torna os funcionários dos CTT, da TAP, da PT, da CP, da CARRIS, da RTP ou da CGD, funcionários públicos.

Não é por nada. Não tenho nada contra uns ou, contra outros. Mas, se não houver rigor nestas discussões todas ralham e ninguém tem razão.

Não me parece que a CAIXA seja mais parecida com o BCP ou o BPI

Aliás, basta averiguar o tempo de espera ao balcão da caixa comparado com outros para veres do que estamos a falar.

Eu não vou a um balcão da CAIXA faz uns anos valentes, mas quando ia parecia uma repartição de finanças, o que aliás, se aplica também aos CTT

Registado: 16/5/2005 21:38

por LS » 27/11/2007 20:21

nunoand99 Escreveu:
LS Escreveu:
Rui12ld Escreveu: Quero dizer o que escrevi. Em 90% das vilas de Portugal 50% das pessoas quase não pagam impostos, e os outros 50% são funcionários públicos (CTT, CGD, Junta, etc).

Tens razão...

Um funcionário da Caixa Geral de Depósitos é mais 'arraçado' a um funcionário do BCP, do BPI ou do Santander que a um funcionário público. Aliás, não tem nada a ver com os funcionários públicos. Atreve-te a chamar funcionário público a alguém da CGD. Que alguem me desminta se não for assim.

Regime de contratação, esquemas de segurança social, assistencia na doença tudo é diferente.

O que pode levar à confusão é o facto de o Estado ser o maior (ou único) accionista. Mas isso não torna os funcionários dos CTT, da TAP, da PT, da CP, da CARRIS, da RTP ou da CGD, funcionários públicos.

Não é por nada. Não tenho nada contra uns ou, contra outros. Mas, se não houver rigor nestas discussões todas ralham e ninguém tem razão.
Editado pela última vez por LS em 27/11/2007 20:23, num total de 1 vez.

por EMILIA » 27/11/2007 20:17

nunoand99 Escreveu:
LS Escreveu:

Tens razão...

São os "arraçados" :lol:[/quot

Bom, não me queria ter nesta discussão,mas, enfim :?:
90% das vilas deste país não têm CGD nem CTT( já agora moro numa cidade que nem CGD nem CTT nem GNR nem Rede de esgotos, nem .... :oops: ), bom e honestamente não vejo onde estão os outros 50% de Funcionários públicos.
:mrgreen:
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por Pata-Hari » 27/11/2007 19:59

Bolsa, fica a citação da wikipedia relativamente ao que ford fez, porquê que o fez e com que objectivo. Se calhar tem bastante a ver com o que eu estou a defender e que se prende com questões de produtividade e questões de capacidade técnica. Deixo ao teu critério:

Filosofia de trabalho
Henry Ford foi um pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa de cinto dólares por dia. O programa revolucionário incluía uma redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados

Editado pela última vez por Pata-Hari em 28/11/2007 0:16, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

por michael » 27/11/2007 19:58

PIKAS Escreveu:
Bolsa, os cursos superiores têm propinas muito reduzidas nas universidades públicas.

D. Pata:

Reduzidas o tanas. No Técnico são 900 euros/ano ( a pagar em Dezembro e em Maio ). É um preço em conta? Se nos lembrar-mos que muitos dos " descontadores " para este Estado ganham 600 euros/mês, desconheço onde vão buscar os aérios para pagar as propinas dos filhos.
Claro que isto são só propinas. E o resto?
Cumprimentos,

Nos Estados Unidos os estudantes trabalham ou endividam-se até ao pescoço e trabalham 2 anos para abater os empréstimos. A propina cá é a meu ver ridiculamente baixa.

Registado: 28/12/2006 1:38

por Jiboia Cega » 27/11/2007 18:36

Rui12ld Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:
Rui12ld Escreveu: eu conheço um pouco o meio rural para saber que quase ninguem paga impostos, e usufruem muito do que o estado tem para dar.

Que é que tu queres dizer com isso?

Quero dizer o que escrevi. Em 90% das vilas de Portugal 50% das pessoas quase não pagam impostos, e os outros 50% são funcionários públicos (CTT, CGD, Junta, etc).

E também concordo que qq dia isto dá o estoiro, mas é do lado dos que pagam 42%.

Abraço

Rui, eu compreendi o que escreveste, mas não atingi o alcance das tuas palavras.

Registado: 21/3/2006 10:46

por gonzaga » 27/11/2007 18:13

"In every city in the world there will be one hotel, and in this hotel there will be two rooms most certainly occupied the most expensive and the most cheap one"

in J.P. Getty "The way i see it"

Registado: 11/3/2004 12:48

Re: Numeros de por triste até os mais insensiveis

por pedrom » 27/11/2007 15:05

Vic Escreveu:Dizem os numeros:

- 1 em cada 5 portugueses vive no limiar da pobreza (21% da população total, cerca de dois milhões e trezentas mil pessoas vivem com menos de € 360 por mês.

- 12.4% da população activa (5531.6) ganha o salário minimo nacional (€ 374,70).

- 7.2% da população activa esta desempregada,

- 26.3% dos reformados recebe menos de € 200,00/mês de reforma,

- 79,4% da população activa não terminou o ensino secundátio,

- A taxa de analfabetismo, é de 9% da população (quase 1 milhão de pessoas). 11.5% para as mulheres e de 6.3% para os homens,

- 300 mil familias (8% da população) vivem em habitações sem condições minimas.

Agora valores MENSAIS

- O presidente da ERSE - € 16.344,42

- O presidente da CGD - € 26.611,59

- O governador do Banco de Portugal - € 19.473,43

- Gestores do QREN - € 5.625,64 mais prémios

- Milhares de assessores a meio tempo e tempo inteiro - € 2.500,00

- As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17% do PIB Nacional - 22,4 mil milhões de euros.

- O pais tem a pior distribuição de riqueza no seio da União Europeia com os 20% mais ricos a controlar 45,9% do rendimento nacional.

- 10800 pessoas têm rendimentos de cerca de 816 mil euros mensais.

Falta aqui os nossos queridos deputados, que ao fim de 3 legislaturas completas têm direito á reforma por INTEIRO.

...e muito mais haveria para acrescentar...

De quando são estes valores?

Parecem-me desactualizados!!! O salário minimo nacional é de 403 euros para 2007 e está quase a ser alterado. Os 374,70 penso que já são de 2005.

De qualquer forma em relação aos outros números não me deixam triste, porque se isto são números oficiais existem outras realidades que não se conseguem quantificar: vendas sem factura, ordenados não declarados, rendimentos diversos não declarados, etc.

Se tivesse num dos lugares bem remunerados que aqui se falam ainda me preocupava menos!!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por nunoand99 » 27/11/2007 9:49

LS Escreveu:

Tens razão...

por LS » 27/11/2007 8:18

por MozHawk » 27/11/2007 8:14

Pata-Hari Escreveu:E a educação é uma escolha que se faz, não pelos individuos mas pela sociedade e pelos governos que o podem definir como prioridade absoluta. Foi uma decisão dessas nos anos 70 que fez com que a Finlandia se transformasse no país que hoje é.

Não podia concordar mais contigo.

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por charles » 27/11/2007 1:18

Valete

Disses-te algo muito pertinente e que sempre me fez um pouco de confusão, que é aquilo a que eu chamo a dança das cadeiras,os governantes passam de ministerio em ministerio, como é possivel os srs governantes serem sabedores e conhecedores de todos os assuntos e ma terias, entao o mai é a mesma coisa que o m.j. ou outro qualquer ministerio ou departamento do estado...ou....ou isso não interessa nada, os mais competentes nos lugares mais adequados ao perfil de cada um não seria algo mais util ao pais, enfim é o tal analfabetismo doutorado extensivel á politica.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re

por bolsa » 27/11/2007 1:17

Pata-Hari Escreveu:Bolsa, a ideia da Ford era exactamente construir a um preço tão barato que até os operários (deles e todos os outros) pudessem comprar. Foi o inicio da produção para as massas. Não tem nada a ver com pagar mais aos operários para poderem comprar bens (ainda) de luxo.

O custo da educação é elevado, sim, dai ser necessário que seja feita uma opção fundamental, uma opção nacional e não individual.

Não deverá ser isto que quererias dizer.

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Valete » 27/11/2007 1:08

Em Portugal trabalha-se pouco e mal, quando comparado com a média europeia, logo temos direito a menos bens materiais. Em compensação temos mais tempo livre para outras actividades igualmente importantes.
No entanto temos ainda de acrescentar duas variáveis. A primeira é que a maior parte dos empresários são fracos e se puderem chular o empregado chulam. A segunda são as pessoas que andam de cargo em cargo, a que eu chamo pau para toda a obra. Hoje são ministros da defesa, amanhã dos negócios estrangeiros, mais tarde Presidentes de uma Câmara Municipal depois directores de uma empresa pública, etc. Abençoado povo que tem entre ele, uma elite tão sabedora de tantas áreas diferentes. Claro que tendo nós uma elite tão sapiente, é nossa obrigação votar neles, ajudar á sua rotação entre cargos públicos de modo a que caiam na monotonia e nunca sejam tentados a abandonarem o serviço público, e levarem tão importante conhecimento para o sector privado. Sujeitos a apanharem um patrão chulo pela frente. Não , eu não quero tal coisa, por isso sou recenseado e voto sempre. Votar é um dever, desde pequeninos que alguém nos ensina isso.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por PJBM2 » 27/11/2007 1:05

charles Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Bolsa, a ideia da Ford era exactamente construir a um preço tão barato que até os operários (deles e todos os outros) pudessem comprar.

a questão da formação tambem a considero transversal a todas as profissões o analfabetismo doutorado tambem existe.

cumpt

Eu antes diria o doutorado acomodado. O analfabetismo doutorado é um contra senso.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Rui12ld » 27/11/2007 0:34

Jiboia Cega Escreveu:
Rui12ld Escreveu: eu conheço um pouco o meio rural para saber que quase ninguem paga impostos, e usufruem muito do que o estado tem para dar.

Que é que tu queres dizer com isso?

Quero dizer o que escrevi. Em 90% das vilas de Portugal 50% das pessoas quase não pagam impostos, e os outros 50% são funcionários públicos (CTT, CGD, Junta, etc).

E também concordo que qq dia isto dá o estoiro, mas é do lado dos que pagam 42%.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por LS » 26/11/2007 23:39

Pata-Hari Escreveu:LS, fala-se mas não acontece. E nem é por falta de dinheiro investido(nos gastos em educação em % do pib estamos bem avançados...). Agora, olha para os resultados...

Excesso de reformas... Desde que me conheço já perdi a conta às reformas do ensino. Cada papalvo que chega ao poder quer fazer a sua reforma. Seja ela lá do que for. É na saúde, é na educação, é na justiça, é na policia, é na administração pública, é no ambiente, etc., etc.

Digo papalvo porque a maior parte dos ministros que temos tido não passam disso mesmo. Chegam aos sitios e destroem tudo o que há, para serem eles a mostrar trabalho. Quantos ministros da educação a sério tivemos depois do 25 de Abril? Muito provavelmente 2. O Roberto Carneiro e o Marçal Grilo. Confesso que saí do ensino aquando da reforma do Roberto Carneiro. Senti aí o inicio do descalabro. Mas reconheço que havia um plano e havia uma politica educativa (com a qual eu não concordava). O Marçal Grilo, porém, pareceu-me incapaz para prosseguir o sonho do engº Guterres. E deixou uma herança pesada com a história do concurso dos professores. É o que faz rodearem-se de gente do partido. O mal não está em serem do partido está em serem ineptos. E, geralmente, nos partidos, os ineptos são os que estão mais à frente.

O Ministério da Educação já tem um sistema de informação que lhe permita saber em tempo real informação crucial sobre o universo educativo? Muito, muito provavelmente, não. E quantos já foram para o lixo? Uma série deles. Uns ainda embrionários, outros já não tanto.

Por isso, parece às vezes que investimos muito mas, na verdade gastamos é muito.

por Pata-Hari » 26/11/2007 23:17

Bolsa, a ideia da Ford era exactamente construir a um preço tão barato que até os operários (deles e todos os outros) pudessem comprar. Foi o inicio da produção para as massas. Não tem nada a ver com pagar mais aos operários para poderem comprar bens (ainda) de luxo.

O custo da educação é elevado, sim, dai ser necessário que seja feita uma opção fundamental, uma opção nacional e não individual.
Administrador Fórum

por Jiboia Cega » 26/11/2007 23:13

Rui Aires Escreveu:Aqui atrasado, vi uma reporagem da Romenia numa faculdade de Medicina em que os professores se passavam, pelos alunos Portugueses chegarem sempre tarde às aulas. Todos os outros de diversos paises eram pontuais. Quando os entrevistaram a justif era que, a cama era boa..... Alguem tem coragem de me desmentir????

Rui, é na Rep. Checa, mais concretamente em Plzen (Pilsen). Tenho lá amigos portugueses a estudar :)

Registado: 21/3/2006 10:46

Re

por bolsa » 26/11/2007 23:10

Tentando responder:
(rui12ld)Onde vivo os pedreiros, mecânicos, agricultores, operários, etc,etc tudo paga impostos na sua grande maioria, os que não pagam e usufruem e que já são muito poucos são vítimas não compreendidas de há cerca de 30 anos atrás e eu não vou falar disso.

(pata)eu até concordo que as propinas são reduzidas, penso que não percebeste, cada aluno custa-nos cerca de 6000 euros por ano e alguém tem de os pagar, sobre o acesso ao ensino superior tocaste na ferida, eu mesmo há 20 e tal anos atrás acabei o secundário e fui trabalhar, queria um curso superior e como o governo não me deu oportunidade e os meus pais não podiam fui fazer na altura algo que não queria, só pude voltar a estudar (de noite)depois de casado e com filhos quando o orçamente familiar já me podia ajudar.

E sou daqueles que acha que de facto a culpa dos pobres serem pobres é em parte dos ricos, não pelas razões ridículas apontadas por alguns partidos mas sim por outras que dificilmente conseguiria explicar MAS VOU TENTAR.

HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS LI UM ARTIGO QUE DIZIA QUE O DONO DA FORD NOS ANOS INICIAIS DA PRODUÇÃO AUTOMÓVEL DESCOBRIU QUE A FORD SÓ SE PODIA DESENVOLVER SE OS SEUS PRÓPRIOS EMPREGADOS TIVESSEM UM ORDENADO QUE LHE PERMITISSE COMPRAR OS SEUS PRÓPRIOS AUTOMÓVEIS, FOI ISSO MESMO QUE ELE FEZ, E FOI UMA DAS MUITAS MEDIDAS TOMADAS PELOS RICOS PARA CRIAR O COLOSSO QUE É HOJE A AMÉRICA.

Cump.s e B.N

Registado: 7/2/2005 18:06

por Rui Aires » 26/11/2007 23:08

Comvemçam-se de uma coisa: POR MUITO QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇAM(E ESFORÇAM-SE QUE EU SEI), "ELES"(ALUNOS) NÃO QUEREM FAZER A PONTA DE UM CHAVO!!!!!QUEREM É ROUPA, TELEMOVEIS, E ACREDITEM, EXISTEM INDICAÇÕES CLARAS DADAS PELO GOVERNO(VIA DRENS), PARA FAZER TESTES DE CONSULTA AOS ALUNOS QUE REPROVEM NOS MODULOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS.!!! Aqui atrasado, vi uma reporagem da Romenia numa faculdade de Medicina em que os professores se passavam, pelos alunos Portugueses chegarem sempre tarde às aulas. Todos os outros de diversos paises eram pontuais. Quando os entrevistaram a justif era que, a cama era boa..... Alguem tem coragem de me desmentir???? Que querem é a papa toda feita, sem trabalho e boas notas.
Ha e se os professores exigirem muito, os pais reunem-se e dizem que os filhos eram bons alunos, tinham boas notas e não compreendem como descem! Os profess é que são maus...claro!

Registado: 31/8/2005 14:07

por nunoand99 » 26/11/2007 23:02

Tipico tópico "tuga".

Os portugueses ganham pouco existe uma minoria que ganha que não deve :roll:

A minha opinião....

As estatisticas estão carregadas para baixo (para dar um ar negro à coisa) e os quadros de topo que constam do tópico ganham POUCO (REN's, QREN's e quejandos)

Parece-me que este tipico assunto é propicio ao alimentar das expectativas da classe média, fazend-os acreditar que terão de trabalhar a vida toda a ganhar uns miseros 1500€ - 2000€ mês (OK, vivo em Lisboa) como se isso fosse uma grande coisa :wink:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m, manuelvasco, paulopereira.pp36.pp e 89 visitantes