Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 11

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carcanhol » 2/12/2007 22:51

Boa noite JAS!

É claro que não foi a venda do warrant que estava numa posição delicada que mostrou a sua preocupação. Essa atitude está mais do que certa assino por baixo.

Por isso mesmo é que eu disse que a venda era um "acessório".

Nesta questão e realçei o comentário sobre a não subida para além dos 3 euros no orizonte mais próximo "BCP tem teimado em permanecer na zona dos 3,00". Que denuncia que ainda que não tenha fé numa ida aos tais 2,60 pelo mênos acredita que tão depressa não passa dos 3€ e bem pode passar o mês de Dezembro todo nisso.

Os 2,60 pode ser que não mas com o fecho de sexta-feira deixa antever uma ida aos 2,90 ou aos2,75 anteriores não concorda?

Um abraço!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

Bcp

por jarc » 2/12/2007 17:23

Despachar esse warrant foi uma aposta sensata. Com a maturidade à porta o risco de que falei há um tempo (valer zero) está lá todo. Ainda a propósito do bcp e do bpi, talvez cheguem mesmo a fundir-se (o bpi está em piores lençóis que o bcp, basta olhar para os negócios em África para perceber que o bpi precisa urgentemente de uma bóia de salvação), o problema é saber quando e a água que vai correr até lá. Por via das dúvidas esse call para Março pode vir a ser uma boa aposta, mas mais barato que está por agora.

Registado: 23/7/2003 16:05

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 30

por JAS » 2/12/2007 14:18

JAS Escreveu:Parece que andam muito pessimistas com o BCP.
Não é caso para isso...

Quando eu escrevi isto os ATzinhos apontavam para uma ida aos 2,60.
Coisa em que eu não acreditava.

carcanhol Escreveu:Neste caso o warrant é apenas um acessório, o essencial é "BCP tem teimado em permanecer na zona dos 3,00"

Parece que o amigo JAS finalmente mostra alguma falta de fé na agonia do BCP.

Eu nunca tive "fé na agonia do BCP" mas acho que estarias a querer dizer exactamente o contrário.

O essencial é o BCP aguentar na zona dos 3,00.
Regressar às subidas é uma questão de tempo.

O ter vendido o "W baratinho" não afecta nada a minha aposta no BCP.
Mantenho uma posição forte em acções e uma posição forte no W com strike 3,00/Março 08.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 30

por carcanhol » 1/12/2007 18:10

Boa tarde JAS!

Há uns dias.....

JAS Escreveu:Parece que andam muito pessimistas com o BCP.
Não é caso para isso...

Sexta feira 30 de Novembro...

JAS Escreveu:(8184Z)

BCP
O 8152Z, com strike 3,20 e maturidade em Dezembro, estava demasiado out-of-money para o meu gosto pois o BCP tem teimado em permanecer na zona dos 3,00.
Aproveitei uma subidinha para fechar o trade a 0,07 com um ligeiro prejuízo.

Neste caso o warrant é apenas um acessório, o essencial é "BCP tem teimado em permanecer na zona dos 3,00"

Parece que o amigo JAS finalmente mostra alguma falta de fé na agonia do BCP.

Ontem estive para largar os excedentes a 3,05 quando estava a subir 2,0% com um volume de 15 milhões, pois estava com um palpite que no fim do dia a coisa ficava pelo 1%, mas um episódio doméstico desviou-me do PC :x :twisted: . Tiro e queda uma hora depois a compra estava a 3€ e com o dobro do volume negociado em apenas Hora e meia.

O meu palpite estava certo podia ter vendido com lucro, e recomprado bem barato mais barato do que previa, Podendo assim soportar uma vinda mais abaixo.

Temos descargas! E com volume, e boa coisa não pode ser.

Ainda que não desça parece que tão depressa não sobe, pois material para descargar não falta!

Registado: 16/11/2006 12:47

por Pata-Hari » 1/12/2007 0:04

O de dia 28 era:

Tem sido um mês bem difícil mas próximo do final tenho que concluir que a carteirinha aguentou bem a crise...

JMT
Novos máximos anuais (e máximo de alguns 10 anos...) e o Dia do Investidor só é na 6ª feira.
Estas subidas parecem indicar que algo de muito positivo irá ser anunciado.
Resolvi reforçar a posição de longo prazo com compra de um novo warrant 8184Z (strike 4,40 e maturidade Março).
Venderam-me poucos a 1,24 e acabei por comprar mais já a 1,32.

SEM
Continua em letargia mas a PTI já começou a subir...
Apenas fiz um movimento e foi uma venda a 9,78 apenas para acerto de quantidades.

JAS

Não consegui recuperar a imagem.

O de dia 29:

Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 29

--------------------------------------------------------------------------------

Dia calmo...

JMT
Para hoje tinha deixado 2 tipos de ordens, venda de acções (caras...) e compra de W's (baratos...).
Acordei já com mais uns 8154Z em carteira a 1,28 e as acções não tinham saído.
Depois ainda reforcei no 7649Z a 1,02.
Para contrabalançar vendi umas acções a 5,49-5,53 mas nem foram muitas.

VAA
Regressei às loiças e comprei um "serviço" a 0,13.
Para já não deve ter risco nenhum pois não deverá ser difícil vender a este preço.

JAS

As imagens é que não consegui recuperar, Jas. Sorry.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 1/12/2007 0:00

Jas, eu consigo resolver-te isso... como queres que te passe isso?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 30

por JAS » 30/11/2007 23:39

Durante a migração limparam-me os posts dos dias 28 e 29.
Paciência, não os vou escrever outra vez...

JMT
O dia não me correu nada mal.
A minha estratégia implica mudar dos W's de Dezembro para W's de Março.
Como já tinha comprado uma boa dose destes últimos (8184Z) só faltava começar a vender os de Dezembro.
Fechei o trade no 8182Z com venda a 1,42 e rendeu-me bem.
Embora não tivesse grande pressa em vender o 7649Z pareceu-me que os 5,65 estavam difíceis de passar pelo que vendi alguns a 1,10-1,12.
Depois, houve uma correcção, e não resisti à tentação de os recomprar, e até de reforçar, comprando a 1,07-1,08 e ainda a 1,03.
No fecho estava 1,5M de cada lado, coisa nunca vista na JMT.
Fechou a 5,49, nada de grave pois com esses números tanto podia ter fechado a 5,00 como a 6,00...

BCP
O 8152Z, com strike 3,20 e maturidade em Dezembro, estava demasiado out-of-money para o meu gosto pois o BCP tem teimado em permanecer na zona dos 3,00.
Aproveitei uma subidinha para fechar o trade a 0,07 com um ligeiro prejuízo.

No final do mês a rentabilidade voltou a aproximar-se do máximo anual registado em 31 de Outubro.
Isso significa que passei relativamente bem por este Novembro que foi bem difícil...

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 11-30.png
cart 11-30.png (77.46 KiB) Visualizado 1854 vezes

Re: Re

por Jaimek » 28/11/2007 1:28

JAS Escreveu:Eu ando nela porque tem um target de "apenas" 15,40...

Bem, então tens o Banif que também tem um target de "apenas" 7,80 EUR ... :)

Registado: 21/9/2007 16:30

Re

por JAS » 28/11/2007 1:23

Tripeiro Escreveu:também eu detenho um posição grande de SEMAPA.
Qual achas que será a sua evolução?

A SEM é uma acção de que gosto muito e que sigo habitualmente.
Mas é tremendamente arreliadora quando entra em meses de letargia.

Eu ando nela porque tem um target de "apenas" 15,40...

E porque têm que a fazer acordar depressa pois de contrário arrisca-se a sair do PSI.

Um abraço,
JAS
------------------------

Semitela Escreveu:Dezembro está aí e o Bcp abaixo dos 3€ ,não é um perigo investir nesse warrant com os mercados em total indefinição ?. E como sabes cada dia que passa o warrant desvaloriza

Andar neste W é uma mera jogada de poker mas a aposta é baixa.

Nota que eu tenho um break point de 0,078 pelo que o prejuízo não passa daí...

Perder metade não aquece nem arrefece, ganhar o dobro é possível mas só dará gozo pois o investimento é muito reduzido.

Prejuízo estou a ter no outro W "muito mais seguro" e que parece "dinheiro em caixa"...

Um abraço,
JAS

por Semitela » 27/11/2007 21:05

Este é para Dezembro e tem strike 3,20.
Na 6ªa feira vendi 3/4 entre 0,12 e 0,14...
Recomprar hoje uma parte a 0,10 pode vir a ser bom negócio.

Boas Jas ,

Dezembro está aí e o Bcp abaixo dos 3€ ,não é um perigo investir nesse warrant com os mercados em total indefinição ?. E como sabes cada dia que passa o warrant desvaloriza :|

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por Kik1978 » 27/11/2007 20:28

JAS,

como tu, também eu detenho um posição grande de SEMAPA.

Qual achas que será a sua evolução?

Obrigado!
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

.

por Guzziman » 27/11/2007 20:27

hum...

Ontem comprei a 0.40 ... mas hoje não!

Aliás, ontem terminei as compras.

6(5 MILHOES EM 2 DIAS... mas não fui só eu heheh)

Veremos para onde a levam, mas já liguei ao tio "Berardo" para fazer aliança ehehehe

Next stop 3.20 ...

Nem peço mto...

É sentar no banco de trás do autocarro e esperar :)

Muito Bull mesmo :)

Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 27

por JAS » 27/11/2007 20:12

Parece que andam muito pessimistas com o BCP.
Não é caso para isso...
Entretanto a JMT continua a sustentar-me todos os vícios.

BCP
Apareceu um comprador para o 8154Z a 0,40 e eu vendi.
E com esse desinvestimento comprei muito mais 8152Z a 0,07-0,08.
No fecho também lá fui buscar mais umas acções a 2,97.

SEM
Fiz uma pequena venda a 9,62 mas depois reforcei a 9,60.
Dá-me ideia que é desta que tivémos um fundo...

JAS

P.S. - Bolsa_Aprendiz, o break point baixo da TDU resulta de ter vendido grande parte com lucro.
Anexos
cart 11-27.png
cart 11-27.png (0 Bytes) Visualizado 2455 vezes

Re: re

por Machado » 27/11/2007 16:21

Bolsa_Aprendiz Escreveu:
Machado eu já ñ acredito numa ida aos 2.60, pois penso que em momentos mais conturbados ñ foi, ñ penso que vá agora pois existem iniciativas para se estabelecer um novo rumo...

Abraço

Acho que a diferença na perspectiva é que eu acho que os momentos mais conturbados ainda estão para vir :)

De qualquer maneira ... nada como ter calma e esperar pra ver. também não acho que vá para os 2.60 sem parar, certamente vai ter altos e baixos, mas o caminho parece-me para baixo a curto e médio prazo.

Registado: 25/9/2007 12:52

por Bolsa_Aprendiz » 27/11/2007 16:08

Machado Escreveu:
Bolsa_Aprendiz Escreveu:
JAS Escreveu:Não acredito que o BCP desça baixo dos 3,00 ou que isso aconteça sustentadamente.

Um abraço,
JAS

Gostava de estar assim tão optimista, mas penso que amanha é exactamente isso que irá acontecer :(

Também não partilho do optimismo.
O suporte que tenho como target para uma possível entrada é de 2.60, parece-me perfeitamente plausível que chegue lá nos próximos 3 meses. Estamos sempre a falar do Subprime para justificar isto e aquilo, mas neste caso trata-se de um Banco, o suposto sector mais afectado. A meu ver o pior ainda está para vir.

Apesar disto, também não me parece acertado estar a entrar curto, porque a nossa bolsa é pequena, e rumores são coisa que não falta para fazer subir a cotação.

Resumindo, acho que o BCP neste momento é completamente imprevisível, ia sentir-me a jogar no totoloto com uma entrada neste titulo.

Já agora JAS, jogas poker? Jogo há 5 anos, e invisto na bolsa apenas $ que ganho no Poker. Neste momento o poker continua de longe bem mais lucrativo ;)

Pois é, veio-se a confirmar a falta de optimismo...temos BCP a 96 - 97 neste momento...

Machado eu já ñ acredito numa ida aos 2.60, pois penso que em momentos mais conturbados ñ foi, ñ penso que vá agora pois existem iniciativas para se estabelecer um novo rumo...

Se o rebound ñ acontecer nesta zona, penso que o poderemos ter por volta dos 2.81...isto também se a conjuntura internacional ajudar...

Por outro lado, há que salientar a boa saúde da TDU, que lembro se BCP caisse 2%, ela normalmente caia 4%...portanto penso que seja bom sinal...

Já agora JAS, tem a certeza do BreakPoin que tem para a TDU ? É que tenho tado a seguir e parece-me que ñ seja esse a ñ ser que me tenha escapado algo!

Abraço

Registado: 25/10/2007 11:47

por Machado » 27/11/2007 1:45

Bolsa_Aprendiz Escreveu:
JAS Escreveu:Não acredito que o BCP desça baixo dos 3,00 ou que isso aconteça sustentadamente.

Um abraço,
JAS

Gostava de estar assim tão optimista, mas penso que amanha é exactamente isso que irá acontecer :(

Também não partilho do optimismo.
O suporte que tenho como target para uma possível entrada é de 2.60, parece-me perfeitamente plausível que chegue lá nos próximos 3 meses. Estamos sempre a falar do Subprime para justificar isto e aquilo, mas neste caso trata-se de um Banco, o suposto sector mais afectado. A meu ver o pior ainda está para vir.

Apesar disto, também não me parece acertado estar a entrar curto, porque a nossa bolsa é pequena, e rumores são coisa que não falta para fazer subir a cotação.

Resumindo, acho que o BCP neste momento é completamente imprevisível, ia sentir-me a jogar no totoloto com uma entrada neste titulo.

Já agora JAS, jogas poker? Jogo há 5 anos, e invisto na bolsa apenas $ que ganho no Poker. Neste momento o poker continua de longe bem mais lucrativo ;)

Registado: 25/9/2007 12:52

por Bolsa_Aprendiz » 27/11/2007 1:09

Um abraço,
JAS

Registado: 25/10/2007 11:47

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 26

por JAS » 26/11/2007 23:25

charles Escreveu:
Recomprei a 0,10 alguns dos W's baratinhos numa perspectiva de muito curto prazo.

Tinhas-em dito em tempos que comprar warrants só com eles acima de 0.50/0.60€, eu sei que este deve ser um de maio mas mesmo assim com perca de valor temporal e com o bcp ainda muito incerto quanto a quedas ou subuidas, que contas fazes para que esta compra dê lucro!?

Este é para Dezembro e tem strike 3,20.

Na 6ªa feira vendi 3/4 entre 0,12 e 0,14...
Recomprar hoje uma parte a 0,10 pode vir a ser bom negócio.

De qualquer forma o meu prato forte é um W para Março e strike 3,00.
Posso esperar, tenho muito tempo.

Um abraço,
JAS
---------------------------

DC Escreveu:Cada vez penso menos que este cenario de opa's etc, sao inviaveis.
Penso que nem em janeiro a cotaçao chega aos 3,40.

Eu também não acredito que haja qualquer OPA enquanto os máximos de Agosto contarem para a média ponderada dos 6 meses.

Mas todos sabemos que não é preciso haver OPA para a cotação subir, basta haver boatos...

E também não preciso do BCP a 3,40, chegam-me muito bem os 3,30.

Um abraço,
JAS
-------------------------------------

Nyk Escreveu:estás a reduzir a tua posição na TD devido a quê? Já não acreditas no titulo ou achas que ele vai cair e esperas recomprar mais abaixo?

Hoje achei que iria cair pelo que reduzi, espero recomprar mais abaixo.

Um abraço,
JAS

por Nyk » 26/11/2007 20:32

JAS, estás a reduzir a tua posição na TD devido a quê? Já não acreditas no titulo ou achas que ele vai cair e esperas recomprar mais abaixo?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por DC » 26/11/2007 20:24

Cada vez penso menos que este cenario de opa's etc, sao inviaveis.
Penso que nem em janeiro a cotaçao chega aos 3,40.
:cry:
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

Registado: 28/8/2007 23:49

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 26

por charles » 26/11/2007 20:23

Recomprei a 0,10 alguns dos W's baratinhos numa perspectiva de muito curto prazo.

Tinhas-em dito em tempos que comprar warrants só com eles acima de 0.50/0.60€, eu sei que este deve ser um de maio mas mesmo assim com perca de valor temporal e com o bcp ainda muito incerto quanto a quedas ou subuidas, que contas fazes para que esta compra dê lucro!?
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

re

por JAS » 26/11/2007 20:20

majomo Escreveu:acreditas que as tais guerrinhas, continuarão a manter as cotações do BCP?

Ou, pelo menos enquanto não houver novidades, continuará a descer, voltando a menos de 3€...

No fim da sessão houve muitas vendas...

Voltamos a ter o bando dos 7 entalados bastante aflito, não é?

O engraçado é que uma AG em Janeiro favorece o bando do JG.
Portanto os entalados terão que comprar mais...

Não acredito que o BCP desça baixo dos 3,00 ou que isso aconteça sustentadamente.

Um abraço,
JAS

por majomo » 26/11/2007 19:50

Jas,

com o fim da novela BPI,

acreditas que as tais guerrinhas, continuarão a manter as cotações do BCP?

Ou, pelo menos enquanto não houver novidades, continuará a descer, voltando a menos de 3€...

No fim da sessão houve muitas vendas...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 26

por JAS » 26/11/2007 19:33

Dia de revisão da matéria...

BCP
Com o fim do casamento com o BPI passemos para uma nova fase das guerrinhas internas e da preparação da AG agendada para meados de Janeiro.
A possível venda das participações cruzadas entre o BCP e o BPI poderia penalizar ambos os títulos mas não me parece que venha a haver hostilidades desse tipo.
De qualquer forma seria prudente que o BCP alterasse os estatutos, aumentando a actual limitação dos 10% dos votos, ou que esteja preparado para uma compra de acções próprias...
Julgo que a queda de hoje, acentuada por ser também dia de ex-dividendos, ficou dentro dos limites previstos e que o título pode recuperar nos próximos dias.

TDU
Esperando uma queda do BCP tornava-se lógico reduzir na TDU.
Ontem à noite deixei uma ordem de venda ao melhor para a abertura e saíram a 2,17.
Ao acordar reduzi mais com vendas a 2,16.

JMT
Aproveitarei a lateralização/correcção para reforçar posições.
Hoje apenas uma compra do 7649Z a 0,88.

JAS
Anexos
cart 11-26.png
cart 11-26.png (0 Bytes) Visualizado 3469 vezes

Carteira JAS*2007 - Mês 11 - dia 23

por JAS » 23/11/2007 19:43

Um dia de olhos postos no BCP...

BCP
Parece que temos casamento apesar dos noivos terem passado a semana amuados...
Hoje era um dia crítico para os meus W's baratinhos dado que na 2ª feira o BCP já negoceia em ex-dividendos e uma correcção de 0,03 poderia diminuir o valor do W em 0,01.
Mas o mercado parece ter acreditado que o casamento seria celebrado na próxima semana e o BCP subiu.
Isso permitiu-me vender grande parte dos W's dos 0,12 aos 0,14.
Como tenho abundância dos que têm strike 3,00 e maturidadew Março não há problema em reduzir esta posição que era de alto risco.
Fora disso apenas fiquei com mais umas acções a 3,07 do resto da ordem de ontem.

Com as fortes valorizações do BCP e da TDU, e ainda com valorizações mais reduzidas na SEM e JMT, não admira que a rentabilidade esteja novamente a rondar os máximos anuais.

Num dia em que o Caldeirão também entra em "fusão" não poderia deixar de deixar aqui uma palavra de agradecimento aos Administradores por me terem aturado todos estes anos.
E um beijinho em duplicado para a Pata por ser objecto de "fusão dupla"...

Bom fim de semana,

JAS
Anexos
cart 11-23.png
cart 11-23.png (0 Bytes) Visualizado 3790 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], m-m, malakas, manuelvasco, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, severalmal e 126 visitantes