Caldeirão da Bolsa

Ilusões do Caldeirão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 20/11/2007 19:50

nunofaustino Escreveu:
artista Escreveu:
Auditor Escreveu:Ulisses,no último Bear Market qts acções do nosso psi continuaram Bull ? houve alguma ?

Houve uma excepção à regra bem mais clara que a Brisa, não tenho o gráfico dela mas sei que a Somague foi, mais ou menos, dos 3 aos 9 euros, até ser comprada pelos espanhóis...

A somague, se não me engano, estava a 6€ em 2000, foi aos 3€ em 2001/2002 e depois foi até aos 9€...

A Brisa não teve nenhum período em que tenha perdido cerca de 50%, e foi a acção refúgio de 2000 a 2002...

Como disse não tenho o gráfico mas sei que ela manteve uma tendência clara e consistente de alta dos 3 aos 9 euros e que foi durante o Bear market, não sei exactamente quando se iniciou essa tendência... de qualquer forma se foi, como dizes em 2001/2002 estavamos em pleno bear market!

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por dvck » 20/11/2007 19:35

majomo Escreveu:
LTCM Escreveu:
majomo Escreveu:Apesar de ser novo nestas andanças e de não ter a experiência dos que atrás escreveram...

A situação que relatam é a realidade e já-me apercebi disso.
Até há uns tempos (dias/semana), estava convencido que o mercado seria capaz de voltar a subir.
Ao dia de hoje (estou 100% liquido, desde hoje) não estou convencido que o mercado volte a recuperar no curto prazo.

Daí que mais vale assumir as responsabilidades e tomar opções.
Eu escolhi afastar-me um pouco, reduzir ao mínimo o risco, até porque actualmente para ganhar dinheiro é preciso arriscar muito e ter muito tempo para acompanhar, o que não tenho.

Boa sorte...

Deixo uma pergunta:

Neste mês de Novembro, estão a conseguir ganhar dinheiro?

A perder bastante.
Aliás tenho a maior sequência mensal de "trades" perdedores da minha vida de negociação.

Eu também tenho uma grande sequência de trades negativos, "salvos" pela galp...

Eu fiz o meu 1º investimento na bolsa no fim do mês de Outubro. Mas foi na Galp. Tive sorte porque o mercado não está para brincadeiras nem aventuras. :|

Registado: 16/11/2007 18:38

por majomo » 20/11/2007 19:05

LTCM Escreveu:
majomo Escreveu:Apesar de ser novo nestas andanças e de não ter a experiência dos que atrás escreveram...

Até há uns tempos (dias/semana), estava convencido que o mercado seria capaz de voltar a subir.
Ao dia de hoje (estou 100% liquido, desde hoje) não estou convencido que o mercado volte a recuperar no curto prazo.

Eu escolhi afastar-me um pouco, reduzir ao mínimo o risco, até porque actualmente para ganhar dinheiro é preciso arriscar muito e ter muito tempo para acompanhar, o que não tenho.

Boa sorte...

Deixo uma pergunta:

A perder bastante.
Aliás tenho a maior sequência mensal de "trades" perdedores da minha vida de negociação.

Eu também tenho uma grande sequência de trades negativos, "salvos" pela galp...

Registado: 25/7/2007 15:52

por LTCM » 20/11/2007 19:02

Boa sorte...

Deixo uma pergunta:

A perder bastante.

Registado: 28/2/2007 14:18

por majomo » 20/11/2007 18:50

Apesar de ser novo nestas andanças e de não ter a experiência dos que atrás escreveram...

Boa sorte...

Deixo uma pergunta:

Registado: 25/7/2007 15:52

por nunofaustino » 20/11/2007 16:00

artista Escreveu:
Auditor Escreveu:Ulisses,no último Bear Market qts acções do nosso psi continuaram Bull ? houve alguma ?

Houve uma excepção à regra bem mais clara que a Brisa, não tenho o gráfico dela mas sei que a Somague foi, mais ou menos, dos 3 aos 9 euros, até ser comprada pelos espanhóis...

A somague, se não me engano, estava a 6€ em 2000, foi aos 3€ em 2001/2002 e depois foi até aos 9€...

A Brisa não teve nenhum período em que tenha perdido cerca de 50%, e foi a acção refúgio de 2000 a 2002...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 20/11/2007 14:58

De 2000 a 2002, a Semapa portou-se em mas depois até 2003 estragou tudo :)

J.Matias, considero que a PTM, ganhou uma nova vida depois do "spin-off". A empresa é a mesma, mas toda a dinâmica me parece diferente e será cada vez menos relacionada com a PT. SInceramente, creio que não será muito interessante observarmos o passado da PTM para estabelecermos suportes e resistências. Não vou apagar o gráfico passado, mas decidi que as análises serão feitas com base apenas naquilo que a PTM fizer a seguir ao "spin-off". E, para já, ainda há poucos dados.

Acredito que a PTm será uma das acções mais espectaulares da nossa praça. E quando utilizo esse adjectivo não estou a pressupor obrigatoriamente fortes valorizações, mas sim forte volatilidade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nunoand99 » 20/11/2007 14:46

A Brisa foi uma verdadeira "estrela" no ultimo "bear"

A SEMAPA também teve anos positivos...
Não sei contudo se teve comportamento positivo ao longo do periodo como um todo (talvez o Ulisses nos possa esclarecer)

Registado: 16/5/2005 21:38

por Pollito » 20/11/2007 14:44

No PSI20 foi a BRISA sim senhor, que se aguentou em Bear market.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Adam hedge » 20/11/2007 14:42

peço desculpa,mas não pode colocar um gráfico com os principais suportes e resistências?

obrigado

Registado: 21/2/2007 18:24

por carrancho » 20/11/2007 14:42

scpnuno Escreveu:
...

P.S. Tentei portar-me como uma pessoa decente e não dizer asneiras 4 paragrafos seguidos! Vejam se apreciam o esforço!

Onde conseguiste isso? Diz lá que gostava muito de ler, só assim acredito!!! :twisted:

Beijos,

Carrancho

PS- não tenho nenhuma acção começada por "P"... p que as pariu!!! :wink:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Adam hedge » 20/11/2007 14:40

obrigado caro Ulisses pela explicação.

abraço

por Ulisses Pereira » 20/11/2007 14:35

Caro J.Matias,

Primeiro, ainda nem sabemos quando é o próximo "Bear Market". Já começou? Começa daqui a 1 mês? 1 ano? 5 anos? Por isso, antes de saber isso já estarmos a falar na acção que vai contrariar a tendência é apressarmo-nos :)

Por outro lado, eu confesso a minha aversão aos fundamentais. Não que negue a sua importância em termos de longo prazo, mas como os meus investimentos são feitos numa óptica temporal mais curta prefiro centrar-me na análise técnica. Além disso, na análise técnica todos temos acesso ao mesmo tipo de informação ao mesmo tempo. Em termos fundamentais, alguns detêm informação antes dos outros...

Por isso, se a PTM tiver potencial, esses sinais aparecerão no gráfico :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adam hedge » 20/11/2007 14:30

boa tarde.

caro Ulisses mesmo a ptm num cenário de concentração,depois de acalmar, com os despejos que tem sido fortes por parte de investidores que ficaram com acções,após o spinn-off,não será uma altura boa para entrar?mesmo que corrija mais um pouco?

na altura da opa da sonae sobre a pt,todos diziam que o eng. belmiro não precisava de elevar muito o preço da ptm,pois caso ficasse com a pt ficava logo com 58% da ptm,aliás todos diziam que a ptm,era os ovos de ouro da pt ,devido ao seu potencial crescimento interno e não só, como das performances fundamentais (a nivel da geração de chash-flow)

e agora parece que não vale nada, e que está cara.

escrevi tudo isto neste tópico para saber se a ptm,caso o mercado fique bear não poderá ser a proxima brisa devido ao efeito especulativo.

sei que ninguem sabe, e futurologia tambem não,mas repetindo-me pis irá haver interessados na empresae devido a isso poderá se valorizar.

abraço

j.matias

por Ulisses Pereira » 20/11/2007 14:28

Em termos de pequenas acções, pode ter havido. Mas no PSI20 só me recordo da Brisa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 20/11/2007 14:23

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Auditor » 20/11/2007 14:19

Obrigado Ulisses, tanto pelo gráfico como pelos vários alertas que nos tens feito.
O importante é seguir a tendência.

Registado: 28/6/2007 13:25

por GOE » 20/11/2007 14:14

Uma das coisas que mais confusão me faz nos investidores é a sua persistência em determinados papeis quando estes começam a derrapar..

Utilizando pensamentos do género "Ah..caiu mas há-de subir", "Isto não pode descer para sempre", "Ai caiu? ainda aproveito para reforçar mais"..

Pois é caros colegas mas e se não subir?! e se continuar a descer? e se a tendencia for mesmo descendente?..

Vale a pena continuar?

Eu acho que não..eu pessoalmente gosto de assumir as minhas perdas, corto-as logo pela raiz assim que possível, para não as alongar ainda mais e tornar-se cada vez mais doloroso olhar para as cotações...

Bons negócios :wink:

Registado: 26/8/2007 23:23

por scpnuno » 20/11/2007 14:13

Eu ontem tentei dizer isso, embora com uma prosa mais prosaica (passe a figura de estilo!) no post da Portucel.

Aquele post faz-me lembrar uma musica que era:

"quanto mais me bates, quanto mais gosto de ti"
"esse é o meu retrato, não me mudem, sou assim"

E eu digo isto porque eu já passei por essas fases todas, as dos fundamentais, as do "já caiu tanto que não pode cair mais" e a do "que se lixe, agora aguento que um dia há-de subir"
Nada disto é verdade e só se aprende ou ouvindo o que nos dizem ou dar pior maneira

E por sinal, vá-se lá saber porquê, estas coisas costumam acontecer com acções que começam por "P" - há por aí accionistas da PTM a 130€? da PAD a 1€? e de caminho temos os da Portucel a juntarem-se ao grupo.

Eu li algures aqui no Caldeirão, nem sei se é o rodapé de algum colega "as oportunidades são infinitas, o capital não" - esta é uma grande verdade.

Abraços

P.S. Tentei portar-me como uma pessoa decente e não dizer asneiras 4 paragrafos seguidos! Vejam se apreciam o esforço!
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 20/11/2007 14:12

Aqui está a excepção á regra...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-brisa.GIF
forum-brisa.GIF (0 Bytes) Visualizado 2340 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Auditor » 20/11/2007 14:10

Ulisses,no último Bear Market qts acções do nosso psi continuaram Bull ? houve alguma ?

Registado: 28/6/2007 13:25

Ilusões do Caldeirão

por Ulisses Pereira » 20/11/2007 14:01

À medida que a correcção vai chegando a cada vez mais acções, leio muitas opiniões semelhantes de alguns participantes no Caldeirão:

"Isto está a cair, mas não vou vender. Vou guardá-las para o longo prazo". Se quando as compraram, foi com um horizonte temporal de longo prazo, é verdade que variações de curto prazo não devem provocar alterações de estratégia embora também não faça sentido que esses investidores de longo prazo todos os dias apareçam a atrar culpas a alguém pelas quedas de curto prazo). Contudo, o que acontece é que a maioria das vezes os investidores compram para vender uns dias/semanas depois e, quando o mercado vai contra eles, acabam por transformar esse negócio de curto prazo em longo prazo, num dos erros mais comuns e graves nos mercados.

"A empresa continua a aumentar lucros, por isso, vai acabar por subir"
. Isto é uma ilusão enorme. Porquê? Porque as cotações em Bolsa incorporam expectativas e muitas das vezes as subidas de lucros não justificaram valorizações tão fortes como as que as acções têm. Por exemplo, em 2000, as empresas cotadas batiam todos os recordes de lucro. E foi aí o topo do mercado. Perguntam-me se eu quero comprar um BMW. É um carro com bons fundamentais, mas a questão da comprar ser boa ou não depende do preço. Com as acções é a mesma coisa.
"A empresa tem bons fundamentais", dizem alguns para justificar a manutenção de posições perdedoras. Mas bons fundamentais não é apenas ter lucros. Para os preços a que estão cotadas as acções, bons fundamentais implica não só um aumento de lucros, mas um aumento de lucros a taxas superiores às actuais.

É fácil chegar aqui e dizer que uma acção tem bons fundamentais. Mas já é difícil prová-lo com números.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, manuelvasco, paulopereira.pp36.pp e 88 visitantes