Caldeirão da Bolsa

Off Topic - 2 Assaltos a Bancos no mesmo dia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pemides » 19/11/2007 21:58

Sim, tens razão
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por MarcoAntonio » 19/11/2007 21:14

Pemides Escreveu:mas não estou para ir ali desenterrar as tabelas de distribuições estatísticas para tu depois dizeres que isso não tem qualquer validade

Acho que tu não percebeste a questão.

Não te serve de nada ires buscar essa tabelas (eu tb as tenho, tenho ali o Ogata na estante, que era assim como uma biblía da estatística no meu tempo de estudante) porque tu não tens qq informação sobre a amostra. A amostra nem sequer é aleatória (se fosse, ainda poderias fazer alguns cálculos - com base no facto de ser aleatória - e claro que para o tamanho da amostra e o tamanho da população o erro ia ser enorme).

Mas o problema é que a amostra, nós sabemos que não é aleatória (antes fosse) mas distorcida (com determinado enfase em determinadas idades, extractos sociais e possivelmente sexo - isso acontece bastante em determinados sites que são muito mais consultados por um sexo ou por outro).

Se pelo menos soubessemos que a amostra era aleatória, isso aumentaria a qualidade da mesma. Mas nós sabemos que não é e sabemos que enormes faixas (extractos) da população não viram sequer o inquérito, quanto mais responder a ele.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pemides » 19/11/2007 21:14

MarcoAntonio Escreveu:É completamente impossível estabelecer qq grau de confiança com base na informação e resultados apresentados pelo Sapo, dado que nem sequer as respostas são credíveis.

Totalmente de acordo, pela falta de credibilidade das respostas. Contudo, e apesar de todas as condicionantes que referiste, que poderiam afectar a validade do intervalo de confiança, acho que não podes dizer que 1500 respostas no já votei são desprovidos de qualquer validade estatística :P (são, porque não há seriedade nas respostas... eu cada vez que lá vou ver os dados, em vez de carregar em resultados carrego em "já assaltei" :mrgreen: )

Quanto aos fundamentos da estatística, tens razão no que dizes... muitos estão a ser violados... mas não são sempre? É impossível cumpri-los à risca... claro que em sondagens mais sérias os erros são minimizados, e aqui não há grandes preocupações com isso...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

por MarcoAntonio » 19/11/2007 21:03

Pemides Escreveu:Eina pá... eu tenho mais confiança nas potencialidades dos testes estatísticos... tens noção que estás a questionar todos os fundamentos da estatística não tens? Sondagens, não têm para ti qualquer valor?

Não, estou a sublinhar a importância e os verdadeiros fundamentos da estatística.

O inquérito do Sapo não segue nenhum deles.

Pemides Escreveu:Eu até te construía aqui um intervalo de confiança a 95% para a verdadeira percentagem de pessoas que assaltaram bancos

Com base em quê?

Onde está a informação sobre a amostra? Nem existe tal informação pois as pessoas não fornecem esses dados quando respondem à pergunta.

Como estão divididos os votantes por sexo, idade, extracto social, etc, etc e como se comparam com a verdadeira distribuição na população portuguesa?

É completamente impossível estabelecer qq grau de confiança com base na informação e resultados apresentados pelo Sapo, dado que nem sequer as respostas são credíveis.

.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pemides » 19/11/2007 20:58

MarcoAntonio Escreveu:Se supusermos que as pessoas que responderam, responderam a sério, a única asserção que podes fazer é que (pelo menos) 0.004% da população portuguesa já assaltou um banco. Qualquer extrapolação que se tente fazer a partir daí não tem qq validade...

Eina pá... eu tenho mais confiança nas potencialidades dos testes estatísticos... tens noção que estás a questionar todos os fundamentos da estatística não tens? Sondagens, não têm para ti qualquer valor?

Eu até te construía aqui um intervalo de confiança a 95% para a verdadeira percentagem de pessoas que assaltaram bancos (assumindo que as respostas foram sérias), mas não estou para ir ali desenterrar as tabelas de distribuições estatísticas para tu depois dizeres que isso não tem qualquer validade :wink:

Agora é óbvio que na nossa sondagem, as respostas não têm qualquer seriedade

por Cubriclas » 19/11/2007 20:50

Se for uma amostra e 10% votar "já assaltei" então cerca de 1 milhão de portugueses já assaltou bancos! :mrgreen:
Já passamos o Brasil? :mrgreen:

Registado: 23/7/2007 20:55

por MarcoAntonio » 19/11/2007 20:45

Pemides Escreveu:ou se interpretar um peso relativo de uma resposta em relação ao número de pessoas da população

Não é disparate, é a única asserção que podes fazer na ausência de qq informação sobre a qualidade da amostra.

Se supusermos que as pessoas que responderam, responderam a sério, a única asserção que podes fazer é que (pelo menos) 0.004% da população portuguesa já assaltou um banco. Qualquer extrapolação que se tente fazer a partir daí não tem qq validade...

No limite, todos (ou praticamente todos) os assaltantes poderiam ter respondido ao inquérito.

É claro que eu nem sequer acredito que as respostas sejam sérias mas usam-se estes inquéritos com pouca validade a torto e a direito, até canais de televisão usam estes números em programas de grande audiência quando deveriam ter mais cuidado em utilizar números com um mínimo de validade.
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 19/11/2007 20:32

MarcoAntonio Escreveu:Pois mas é essa generalização que está mal, não tem validade nenhuma. O universo dos portugueses é com toda a certeza muito diferente do universo dos votantes naquele inquérito (já para não questionar a validade das respostas que concerteza são na sua maior parte inventadas).

Como é óbvio... mas por alguma coisa estava o smiley :lol: à frente

Agora não sei o que é mais disparatado, se generalizar um resultado de uma sondagem que foi obviamente respondida "no gozo" para a população, ou se interpretar um peso relativo de uma resposta em relação ao número de pessoas da população, em vez de o fazer em relação ao total dos inquiridos :roll: com o devido respeito :wink:

por MarcoAntonio » 19/11/2007 20:13

Pois mas é essa generalização que está mal, não tem validade nenhuma. O universo dos portugueses é com toda a certeza muito diferente do universo dos votantes naquele inquérito (já para não questionar a validade das respostas que concerteza são na sua maior parte inventadas).
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 19/11/2007 20:06

MarcoAntonio Escreveu:400 está mais para os 0.004%...

:roll:

10% das pessoas que votaram... generaliza-se a amostra para a população

por MarcoAntonio » 19/11/2007 18:37

400 está mais para os 0.004%...
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 19/11/2007 18:26

Dada a seriedade da pergunta, já fui votar "Já assaltei" :mrgreen:

E fiquei a saber que 10% da população portuguesa já assaltou um banco :lol:

por MarcoAntonio » 19/11/2007 17:38

Lion_Heart Escreveu:Ao que chega o nosso jornalismo

http://www.sapo.pt/

Vejam A pergunta do inquérito

Não se trata de jornalismo, quem coloca aquilo não são jornalistas certamente mas quem gere o portal (que nem sequer é bem um site de notícias, as notícias que tem são fornecidas por agências externas e etc).
Imagem

Administrador Fórum

por Paionense » 19/11/2007 17:29

Já assaltei!!

lololololol

:shock: :shock: 202!

Registado: 28/6/2007 16:26

por Lion_Heart » 19/11/2007 17:26

Ao que chega o nosso jornalismo

http://www.sapo.pt/

Vejam A pergunta do inquérito
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: Off Topic - 2 Assaltos a Bancos no mesmo dia

por acintra » 19/11/2007 17:11

Lion_Heart Escreveu:Assaltantes barricados em agência bancária de Vila do Conde
19 de Novembro de 2007, 15:21

Porto, 19 Nov (Lusa) - Dois assaltantes da Caixa Geral de Depósitos de Vila do Conde estão barricados dentro da dependência bancária, tendo consigo, como reféns, pelo menos dois funcionários, disse fonte policial.

O assalto ocorreu cerca das 14:00.

Cerca de meia centena de elementos da PSP estão a cercar as instalações, situadas à margem da estrada nacional que liga a Póvoa de Varzim a Vila do Conde.

JGJ.

in Lusa/fim

Se fizeram refens, é atirar-lhes pelo menos ás pernas pois devem estar dispostos a tudo.
Enquanto não anular-mos algumas quadrilhas, Portugal continua a ser o objectivo para assaltos a qualquer estabelecimento, principalmente bancos.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por Lion_Heart » 19/11/2007 17:08

Pois é , hoje de manha mais três foram presos a assaltar uma Agência do Finibanco.
Será que a policia começa a actuar !
Acho bem , que isto já está a ser demasiado mesmo para Portugal.

A Ordem tem que prevalecer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Off Topic - 2 Assaltos a Bancos no mesmo dia

por Lion_Heart » 19/11/2007 17:07

Assaltantes barricados em agência bancária de Vila do Conde
19 de Novembro de 2007, 15:21

Porto, 19 Nov (Lusa) - Dois assaltantes da Caixa Geral de Depósitos de Vila do Conde estão barricados dentro da dependência bancária, tendo consigo, como reféns, pelo menos dois funcionários, disse fonte policial.

O assalto ocorreu cerca das 14:00.

Cerca de meia centena de elementos da PSP estão a cercar as instalações, situadas à margem da estrada nacional que liga a Póvoa de Varzim a Vila do Conde.

JGJ.

in Lusa/fim

Lion_Heart

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], m-m, malakas, manuelvasco, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, pedrofpais_goog, severalmal e 146 visitantes