Caldeirão da Bolsa

Cobrir posições longas.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maverick » 15/11/2007 23:00

Pois... o pior é mesmo encontrar situações para o fazer. São situações pontuais e como está visto as soluções nem sempre existem no mercado. :P

Mas fica a promessa, a primeira vez que tiver oportunidade de fazer algo do género... posto aqui o resultado, quer seja bom, quer seja mau. :wink:
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por scpnuno » 15/11/2007 22:59

Pata-Hari Escreveu:maverick, depois vai reportando o resultado. Nos warrants, I mean :roll:

:shock: Ufffffffffffff (levo cada susto)

Vou dormir, podem falar de coisas serias
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Pata-Hari » 15/11/2007 22:04

maverick, depois vai reportando o resultado. Nos warrants, I mean :roll:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por maverick » 15/11/2007 21:45

Exactamente longBlackCandle. É era essa a estratégia que queria tomar. Quando li alguma documentação sobre warrants, pensei que seria uma óptima coisa para fazer quando se torna "óbvio" descidas em preços sem querer fechar posições.
É uma forma de minimizar riscos em periodos em que quedas nos preços são prováveis e sem cair na tentação de tentar vender no máximo para comprar no mínimo, coisa que não gosto de tentar fazer.

Obrigado nunofaustino... fiquei com uma ideia de como funcionam os futuros (embora não invista neles sem pesquisar melhor, claro). Mas estive a ver e também não encontrei futuros da Galp. Parece que esta estratégia era impossível neste caso.

Obrigado pelo feedback.
Cumprimentos

por maverick » 15/11/2007 21:25

Exactamente longBlackCandle. É era essa a estratégia que queria tomar. Quando li alguma documentação sobre warrants, pensei que seria uma óptima coisa para fazer quando se torna "óbvio" descidas em preços sem querer fechar posições.
É uma forma de minimizar riscos em periodos em que quedas nos preços são prováveis e sem cair na tentação de tentar vender no máximo para comprar no mínimo, coisa que não gosto de tentar fazer.

Obrigado nunofaustino... fiquei com uma ideia de como funcionam os futuros (embora não invista neles sem pesquisar melhor, claro). Mas estive a ver e também não encontrei futuros da Galp. Parece que esta estratégia era impossível neste caso.

Obrigado pelo feedback.
Cumprimentos

por longBlackCandle » 15/11/2007 21:14

scpnuno Escreveu:Por causa do nome do topico, ohh "longa vela negra por cobrir" ....

Um topico com este nome a pedir instruções dá-me logo vontade...hummm... vou ficar caladinha, antes que saia asneira

O teu nick hoje anda pelos graficos do mundo inteiro - estás mais famoso que o Cristiano Ronaldo!

(helicoptero!! eu tenho que me vingar!! eu, um passarinho inocente e inofensivo)

LOL :P

Registado: 2/6/2005 13:54

por scpnuno » 15/11/2007 21:11

Por causa do nome do topico, ohh "longa vela negra por cobrir" ....

Um topico com este nome a pedir instruções dá-me logo vontade...hummm... vou ficar caladinha, antes que saia asneira

O teu nick hoje anda pelos graficos do mundo inteiro - estás mais famoso que o Cristiano Ronaldo!

(helicoptero!! eu tenho que me vingar!! eu, um passarinho inocente e inofensivo)
Podes não chegar á Lua

por longBlackCandle » 15/11/2007 21:05

scpnuno Escreveu::-#

Porque ficas caladinha helicoptero? ;)

por scpnuno » 15/11/2007 20:56

:-#
Podes não chegar á Lua

por longBlackCandle » 15/11/2007 20:49

Encontrei na minha biblioteca digital :) um guia de warrants criado pelo bigonline em 2000.

Retirei a seguinte secção sobre "Estratégias de Hedging". Foi precisamente isto que pretendi explicar e parece ser também o que o maverick pretendia seguir.

bn
Anexos
hedging.PNG
hedging.PNG (0 Bytes) Visualizado 1447 vezes

por Pata-Hari » 15/11/2007 20:14

long, seria giro fazer uma simulação dos custos dados dois ou três cenários.

Eu entendo que faça sentido se tiveres enormes posições que são dificeis de desfazer e refazer no mercado. Não me parece que seja o caso.

Entendo também que o queiras fazer se tiveres uma carteira "completa" e que queiras temporáriamente cobrir o risco mercado por, por exemplo, sobrecompra.

Se acreditares que és um Às do stock picking, até acredito que queiras ter posição longa em acções e neutral em mercado protegendo-te para a mesma % de exposição a indices.

No caso especifico, teria mesmo que ver os números para me convencer que faz sentido (à partida não faz pelo simples facto de que o emitente vai ter que ganhar dinheiro no negócio, logo não pode ser soma nula para o investidor).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por nunofaustino » 15/11/2007 19:28

maverick Escreveu:Só encontrei esses 4 put warrants... alguém conhece outros que existam no mercado com preços de exercício que davam para fazer aquilo que desejava?

E já agora existem futuros com alavancagem?

Tb só encontrei esses 4 warrants...

Qto aos futuros, eu não sei se há futuros para a Galp ou não, mas todos os futuros são produtos alavancados... e tu é que decides a alavancagem que utilizas e está é dinâmica, variando com a cotação... vou-te dar um exemplo meramente teórico...

Imagina que a acção X está a 10€ e que existem futuros para essa acção em que cada futuro corresponde a 1.000 acções. Ou seja, quando compras 1 futuro, estás a comprar 1.000 acções X. Mas a corretora só te exige 20% desse valor na tua carteira. Ou seja, permite que compres 10.000€ da acção X com apenas 2.000€ na conta. Ou seja, o valor máximo de alavancagem é de 5 (10.000/2.000). Mas se tu tiveres 5.000€ na conta, a alavancagem já não é de 5, mas sim de 2 (10.000€/2.000€).

Um segundo exemplo para explicar a dinâmica da alavancagem, imagina que qdo compras o futuro referido no exemplo anterior tens 5.000€ na conta (alavancagem de 2). A acção cai para os 7.000€. Nessa altura o futuro já só vale 7.000€ e tu já só tens na tua conta 2.000€ (alavancagem de 3.5). Se a acção depois subir para os 15, o futuro passará a custar 15.000€, a tua conta terá 10.000€ e a tua alavancagem será de 1.5.

Um abr
Nuno

PS - aconselho vivamente a leres e entenderes bem os produtos em que investes...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por maverick » 15/11/2007 19:15

Só encontrei esses 4 put warrants... alguém conhece outros que existam no mercado com preços de exercício que davam para fazer aquilo que desejava?

E já agora existem futuros com alavancagem?
Cumprimentos

por basher » 15/11/2007 17:12

Basicamente tens duas alternativas. "Trancar" as accoes da GALP, tomando uma posicao oposta a que ja tens, do mesmo tamanho. Neste caso nao tens perdas nem ganhos, mas estas imune ao mercado.

Ou, comprar put options (como warrants) e fazer hedging, continuas a poder ganhar, tanto se a accao descer, como se subir, mas perdes o dinheiro que pagaste pelo warrant, se a accao subir. Basicamente funciona como um "seguro", em que se tudo correr bem, perdes o "premio". Mas cuidado com o prazo e strike price dos warrants.
Riding the wave..

Registado: 12/12/2002 1:41

por nunofaustino » 15/11/2007 16:18

longBlackCandle Escreveu:
Ois Nuno,

Talvez não tenha sido muito claro mas acredita que estou certo naquilo que tentei explicar ;)

Repara que ao venderes 1000 CFDs de uma acção de que já detens 1000, não estás a cobrir rigorosamente nada, certo? O que ganhas numa perdes na outra, o saldo final é sempre 0 (esquecendo os spreads e os juros).

No caso dos warrants não é assim, porque nunca irás perder mais do que aquilo que gastaste neles, e que pela sua natureza alavancada, é sempre uma pequena fracção da tua exposição no activo. A cobertura aqui funciona como uma especie de seguro, entendes?

Abraço

Já percebi o que o Maverick queria fazer, e para isso os Warrants são o melhor instrumento... mas vê o caso específico da Galp... olha para os quatro Warrants puts que existem para a Galp (indicados no primeiro post) e depois vê se dava para utilizar algum deles para proteger os lucros.

Um abr
Nuno

por maverick » 15/11/2007 12:45

Também partilho da ideia do longBlackCandle e no pouco que li sobre warrants, umas das suas funcionalidades era a cobertura de posições longas, o tal hedging, em que sem fechar as tuas posições longas podes capitalizar nestas situações pontuais de descida.
Mas infelizmente não encontrei nenhum warrant no mercado que encaixá-se naquilo que queria fazer, nem sei se existia. Os únicos que encontrei foram os que coloquei no meu post inicial com um preço de exercício desadequado.

CFD's não conheço tão bem o funcionamento deles e não posso opinar sobre a utilidade deles para fazer o que pretendia. Mas do pouco que sei acho que existem futuros alavancados também... talvez funcionasse. Vou estudar melhor essa solução.

Mas a título de curiosidade, ninguem "shortou" a Galp quando atingiu aquele pico após a descoberta no Brasil ultrapassandos todos os price-targets ja corrigidos? Parecia-me óbvio que iam corrigir. (Não que eu perceba muito disto :p)
Cumprimentos

por longBlackCandle » 15/11/2007 1:13

nunofaustino Escreveu:
Branc0, repara que o maverick não pretende abrir uma posição curta mas sim, cobrir, proteger a sua posição longa. Parece a mesma coisa mas não é.

No caso que querer abrir uma posição curta, o que não faria sentido uma vez que ele detem uma longa, utilizaria por exemplo CFDs ou Futuros.

Como ele pretende cobrir a posição, os warrants são o único instrumento que dispõe.

bn

Oi longa vela preta...

aqui estou em desacordo contigo...

Imagina que ele tem 1.000 acções da GALP e quer proteger-se da queda.

Pode comprar warrants puts da galp (se por exemplo for com paridade 1:1, compraria 1000) ou vender 1000 CFDs da GALP. Em termos de protecção é a mesma coisa. A venda de CFDs relativamente aos W teria alguma vantagem pois ele iria receber juros pela posição curta, mas por outro lado implicaria teres mais $$ na conta. Mas em termos de valorização/protecção seria a mesma coisa (penso eu de que).

Ois Nuno,

Talvez não tenha sido muito claro mas acredita que estou certo naquilo que tentei explicar ;)

Repara que ao venderes 1000 CFDs de uma acção de que já detens 1000, não estás a cobrir rigorosamente nada, certo? O que ganhas numa perdes na outra, o saldo final é sempre 0 (esquecendo os spreads e os juros).

No caso dos warrants não é assim, porque nunca irás perder mais do que aquilo que gastaste neles, e que pela sua natureza alavancada, é sempre uma pequena fracção da tua exposição no activo. A cobertura aqui funciona como uma especie de seguro, entendes?

Abraço

por Thunder » 15/11/2007 0:54

Olá 8-)

Só queria deixar uma pequena opinião. Para usar futuros para hedge teriamos que ter uma posição longa de dimensões significativas, devido a dimensão da maioria dos contratos de futuros.
Usar contratos de crude para fazer hegde com este momento de volatilidade pode ser meio caminho andado para perder-se 2 ou 3 mil usd em algumas horas (pois iriamos entrar contra o trend),como facilmente tem-se constatado em sessões anteriores em que tivemos variações superiores a 3 usd por barril.

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por nunofaustino » 15/11/2007 0:50

Branc0, repara que o maverick não pretende abrir uma posição curta mas sim, cobrir, proteger a sua posição longa. Parece a mesma coisa mas não é.

No caso que querer abrir uma posição curta, o que não faria sentido uma vez que ele detem uma longa, utilizaria por exemplo CFDs ou Futuros.

Como ele pretende cobrir a posição, os warrants são o único instrumento que dispõe.

bn

Oi longa vela preta...

aqui estou em desacordo contigo...

Imagina que ele tem 1.000 acções da GALP e quer proteger-se da queda.

Pode comprar warrants puts da galp (se por exemplo for com paridade 1:1, compraria 1000) ou vender 1000 CFDs da GALP. Em termos de protecção é a mesma coisa. A venda de CFDs relativamente aos W teria alguma vantagem pois ele iria receber juros pela posição curta, mas por outro lado implicaria teres mais $$ na conta. Mas em termos de valorização/protecção seria a mesma coisa (penso eu de que).

Maverick, para comprares Warants, qquer banco dá. Para transaccionares CFDs podes utilizar a LJCarregosa, a Dif, a OreyTrade, ... existem várias...

Um abr
Nuno

por longBlackCandle » 15/11/2007 0:34

Branc0 Escreveu:Não tens acesso a CFDs? Permitem abertura de posições curtas.

bn

por longBlackCandle » 15/11/2007 0:26

Pata-Hari Escreveu:explica melhor a tua ideia para a cobertura..... porque não vendes simplesmente algumas acções? qual é a tua ideia exacta?

Pata, a estratégia do maverick é correctissima.
Lembro que um dos propositos principais dos warrants é precisamente fazer cobertura de posições (hedging).

No caso particular o maverick comprando warrants put limita as perdas caso a cotação desca mas continuando a beneficiar caso as acções subam. No caso de subida iria perder apenas o valor investido nos warrants, que é um valor muito inferior ao investido nas acções (devido à alavancagem dos warrants). No caso de descida, teoricamente, não perderia nada, porque o que perdia nas acções ganhava nos warrants. É esta a beleza dos warrants ;)

O mais dificl será escolher o warrant put apropriado, daí a dúvida do maverick.

bn

por Branc0 » 15/11/2007 0:15

Eu percebo-te do ponto de vista psicológico mas acho que do ponto de vista financeiro não faz qualquer sentido.

De qualquer das formas para acesso a futuros e CFDs uso a LJ Carregosa.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por maverick » 15/11/2007 0:09

Branc0 Escreveu:Bom, se achas que vai descer vendes e voltas a comprar mais abaixo... qual é a duvida?

Estares a shortar a acção só vai fazer que gastes dinheiro em comissões porque a tua carteira fica igual quer ela suba ou desça (visto que o que ganhas de um lado perdes do outro).

Não sei se faz sentido, mas aqui vai... As minhas acções da Galp têm uma estratégia de longo prazo em que perdas de sessão ou de uma semana não tem influência relativa no desempenho da carteira, porque vejo as coisas ao ano.
Mas também queria aproveitar estas situações periódicas e se o fizesse melhoravam o meu desempenho global... talvez expliquei-me mal no post inicial.
Cumprimentos

por Branc0 » 14/11/2007 23:57

Bom, se achas que vai descer vendes e voltas a comprar mais abaixo... qual é a duvida?

Estares a shortar a acção só vai fazer que gastes dinheiro em comissões porque a tua carteira fica igual quer ela suba ou desça (visto que o que ganhas de um lado perdes do outro).
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por maverick » 14/11/2007 23:55

Branc0 Escreveu:Não tens acesso a CFDs? Permitem abertura de posições curtas.

Não... tenho conta no millennium e na caixa, não tenho acesso a futuros. Onde negoceias isso?

Pata-Hari Escreveu:Explica melhor a tua ideia para a cobertura..... porque não vendes simplesmente algumas acções? qual é a tua ideia exacta?

Tenho uma carteira longa e é um bocado estática nas minhas acções preferidas. Mas nestas subidas a pico, onde se torna óbvio uma corecção... era boa forma de capitalizar na descida. No caso da Galp kdo chegou aos 15 euros batendo todos os price-targets já a contar com as descobertas do Brasil era óbvio que ia haver mais-valias... ninguem tentou fazer dinheiro na corecção por aqui? E como é que fizeram? Era uma dica para qui o toni :p Já vi várias alturas em que algo do género aconteceu e não sei muito bem que produto é o mais indicado para para capitalizar o dia principal da correcçao.

Queria um produto em que podia ter comprado ao fim da tarde no dia em que chegou aos 15 euros ou na manha do dia a seguir e vender ao fim da tarde, aporoveitando aquela descida de 1 euros. E onde posso negociar este produto?
Cumprimentos

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], KAWA, m-m, Opcard33, OSTC e 124 visitantes