Caldeirão da Bolsa

S&P e os 1490-1500pts de novo...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nnascimento » 15/11/2007 23:21

eheh Ola Marco,

é aqui q os sistemas tendencias se despencam por completo. Neste momento é mais facil negociar em s/r do q buy and hold por sistema tendencial. Mas como dizes e bem é um beijinho do Urso :mrgreen: alem da decada de 70 que referiste, o inicio da bolha de 2000 tb foi parecido. Os sistemas tendencias (a maior parte deles baseados no famoso 20 day breakout) davam e pelos vistos dao dores de cabeça a quem os segue.

Um abraço

Nuno Nascimento
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por MarcoAntonio » 15/11/2007 23:06

Garfield Escreveu:dá mesmo a ideia de ser apenas mais um "counter trend" para testar o anterior suporte dos 1490-1500.

E foi isso mesmo que acabou por acontecer. Testou os 1490pts (agora resistência) e nestas duas sessões anulou a subida daquela sessão...

O que isto significa é a afirmação/confirmação da condição de mercado lateral e o aprofundamento das dúvidas e indefinição quanto ao futuro imediato dos mercados.

Definitivamente o Bull Market está em stand-by.

Relativamente a um mercado lateral, tanto pode ser quebrado por um regresso ao movimento de alta como por uma inversão (dizer por exemplo que o bear market começou só porque o mercado já não consegue subir, ou pelo menos para já não consegue subir, seria prematuro). Aliás empiricamente (e também baseado no facto de que os mercados passam mais tempo a subir do que a cair) diria que as lateralizações são quebradas mais vezes por movimentos de alta.

Contudo também há que referir que lateralizações muito prolongadas correspondem a um bear market muito suave (esse cenário ainda está longínquo mas um exemplo disso é a lateralização da década de 70 que na prática tratou-se de um ligeiro bear market dado o efeito da inflacção ao fim de uns anos ser significativo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Garfield » 14/11/2007 2:16

dá mesmo a ideia de ser apenas mais um "counter trend" para testar o anterior suporte dos 1490-1500.

se nao for quebrada em alta de forma convincente ou decente como lhe queiram chamar :) acho bem que coloquem os cintos de segurança e os paraquedas ( inclusive o suplente se tiverem um ) porque estamos sujeitos a uma montanha russa de fim de ano.

o Japao acordou a seguir a ultima moda por isso meus caros colegas se a Europa amanhã tambem acordar verdinha é a altura certa para 2 possiveis caminhos :

1- se acreditas na continuidade do Bull vem beber RedBull connosco e voar até ao céu, adiram ao "panic buy" e ajudem à festa;

2- se acreditas que chegou o Bear então vem saltar connosco e traz o teu paraquedas favorito. nada de fazer vendas shorts porque senao arriscas-te a ajudar a malta do ponto 1 :)

BN

Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por MarcoAntonio » 13/11/2007 23:58

Aqui fica um update do gráfico.

A situação no Dow Jones e nos principais índices europeus como o DAX e o CAC é bastante semelhante: tudo lateral.

Reparei noutro post com uma notícia que destacava a maior subida do ano: o mercado tem de ser analisado de uma forma mais abrangente e uma sessão isolada não significa nada só por si. Há que filtrar os movimentos de curto-prazo e no médio-prazo o mercado está mais lateral de que nunca.

.
Anexos
sp500.PNG
sp500.PNG (0 Bytes) Visualizado 1763 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por scpnuno » 6/11/2007 16:28

OLDMAN Escreveu:Minha querida amiga, máximo decente :roll: ... vou tentar um exemplo :oh:

Tás a ver aquelas histórias que se contam nalgumas empresas sobretudo sobre algumas senhoras (também as há de senhores...) de que se diz que "subiram na carreira na horizontal"?
Tás a ver? Tás mesmo a ver!?...
Pois essas subidas a máximos (nesses casos na carreira), não são decentes!
Assim não vale!
Portanto, idas a máximos nessas condições não validam a tese acima para restabelecer a confiança. Tás a ver!?...Se não for decente, não há confiança!
Tem lógica, não tem!? :oh: :mrgreen:

Beijocas
OLDMAN

Até que enfim um analista tecnico a falar português de gente!

Quer dizer, o SP tem que ir para maximos (decentes) sem dormir com ninguém para ajudar.

Ok, neste momento já temos os fut do Nas 100 negativos, portanto acho que este não está a ajudar. Vou ver se descubro o que é que o Dow anda a fazer (ou com quem anda "na horizontal") para aferir da honestidade da subida do SP.

Isto tá dificil!!

Com as bolsas com estes comportamentos, de caminho as noticias economicas são publicadas nas revistas cor de rosa:

"Depois da separação do SP do Nas, consta-se que passou o fim de semana passado com o Nikkei. No entanto, há fotos do SP e do Dax em atitudes de grande intimidade num iate nas quentes aguas chinesas..."

Sabem que mais? Vou voltar para a Pararede, aquilo sim, era mercado puro e duro (mais duro do que puro, mas prontos)

Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 6/11/2007 16:19

Sim, também foi só para esclarecer o meu ponto de vista para o caso de não ter ficado claro. A minha referência ao pré-determinismo e à futurologia também não se referia ao teu post mas à forma como vejo o mercado e a Análise Técnica em particular...
Imagem

Administrador Fórum

por Surfer » 6/11/2007 16:15

MarcoAntonio Escreveu:
Surfer Escreveu:Não me parece que seja decisiva em termos de referencia da continuidade do actual bullmarket, embora abaixo desta zona o medo dominará o sentimento nos mercados.

Também não creio que vá ser decisiva, não foi isso que eu disse. Na verdade, quando eu disse que poderia ajudar a definir o rumo dos mercados foi precisamente para transmitir o mesmo tipo de ideia que estás a transmitir aqui: se for quebrado poderá levar o mercado a afundar-se numa profunda lateralização (ou eventualmente algo pior) e a desacreditar o bull-market. Enfim, aumentar a incerteza ou mesmo o medo. Se segurar, poderá servir de base para novos subidas (mas o mais decisivo sería a realização de um máximo em condições que este último não convence - pelo menos a mim não convence - pois foi realizado por uma margem muito curta face ao anterior).

Surfer Escreveu:contudo parece-me claro que a oscilação da referencia desta zona como suporte/resistência demonstra bem o sentimento esperado ao longo de 2007, indecisão logo volatilidade nos mercados. Sentimento esse que ameaça prolongar-se por 2008 adentro.

Exacto, é isso que eu penso e daí ter sublinhado o facto de ser a primeira vez que me recordo de ver o indice oscilar tanto tempo e tantas vezes em torno de uma referência horizontal desde que abandonamos o Bear Market...

Sinceramente não sei se é o fim do Bull, se é uma longa consolidação/lateralização. Como não sou futurologista e também não acredito no pré-determinismo do mercado entendo que é um período de indefinição/incerteza.

Para mim o mais importante desde que entramos neste Bull Market.

Marco,

Plenamente de acordo, não estava citar a tua análise, somente aproveitei o teu gráfico bem oportuno para sustentar a minha analise.

Relativamente ao pré-determinismo, não vejo isso nem no gráfico nem na minha analise.
Eu recordo-me bem de no final de 2006 vários analistas terem alertado para a possibilidade de entramos num período de Volatilidade e lateralização.

Quanto tempo vai durar?!... Como é óbvio não sei nem me atrevo a especular, mas analisando o histórico do SP500 vemos períodos longos de lateralização. Creio até que houve uma década quase totalmente marcada por lateralização e volatilidade.

Não faço ideia do prolongamento desta Volatilidade, mas sei que enquanto não se fizerem novos máximos, daqui não saimos...

Em todo o caso existem boas oportunidades, uma lateralização com uma boa Volatilidade não é de todo mau... 8-)
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por OLDMAN » 6/11/2007 16:10

scpnuno Escreveu:Posso perguntar aos "experts" que me antecederam neste post que diacho é um "máximo decente"?

È por oposição a "máximo indecente"? tipo, maximo em roupa interior ou em topless? ou boxers, que nem sei se é macho ou femea? Se "máximo decente" quer dizer um maximo-com-muita-roupa-todo-tapadinho é melhor esperar que as temperaturas descam qualquer coisa...

Eu digo-vos, a AT está a ficar cada dia mais dificil - além de tudo o que me tem baralhado, como shampoos, chavenas, breakouts, amendoins (peanuts, não era, Quico?) RSI e LTAs, agora os indices têm que ir a maximos mas sem ofender a moral publica?

(já estou a imaginar o SP de casaco comprido e botas de salto alto, cachecol e gorro a tocar os 1600, a ver se o pessoal do Caldeirão acha que ele(a) vai decente...)

Credo!!!

Minha querida amiga, máximo decente :roll: ... vou tentar um exemplo :oh:

Tás a ver aquelas histórias que se contam nalgumas empresas sobretudo sobre algumas senhoras (também as há de senhores...) de que se diz que "subiram na carreira na horizontal"?
Tás a ver? Tás mesmo a ver!?...
Pois essas subidas a máximos (nesses casos na carreira), não são decentes!
Assim não vale!
Portanto, idas a máximos nessas condições não validam a tese acima para restabelecer a confiança. Tás a ver!?...Se não for decente, não há confiança!
Tem lógica, não tem!? :oh: :mrgreen:

Beijocas
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por MarcoAntonio » 6/11/2007 16:03

Surfer Escreveu:Não me parece que seja decisiva em termos de referencia da continuidade do actual bullmarket, embora abaixo desta zona o medo dominará o sentimento nos mercados.

Também não creio que vá ser decisiva, não foi isso que eu disse. Na verdade, quando eu disse que poderia ajudar a definir o rumo dos mercados foi precisamente para transmitir o mesmo tipo de ideia que estás a transmitir aqui: se for quebrado poderá levar o mercado a afundar-se numa profunda lateralização (ou eventualmente algo pior) e a desacreditar o bull-market. Enfim, aumentar a incerteza ou mesmo o medo. Se segurar, poderá servir de base para novos subidas (mas o mais decisivo sería a realização de um máximo em condições que este último não convence - pelo menos a mim não convence - pois foi realizado por uma margem muito curta face ao anterior).

Surfer Escreveu:contudo parece-me claro que a oscilação da referencia desta zona como suporte/resistência demonstra bem o sentimento esperado ao longo de 2007, indecisão logo volatilidade nos mercados. Sentimento esse que ameaça prolongar-se por 2008 adentro.

Exacto, é isso que eu penso e daí ter sublinhado o facto de ser a primeira vez que me recordo de ver o indice oscilar tanto tempo e tantas vezes em torno de uma referência horizontal desde que abandonamos o Bear Market...

Sinceramente não sei se é o fim do Bull, se é uma longa consolidação/lateralização. Como não sou futurologista e também não acredito no pré-determinismo do mercado entendo que é um período de indefinição/incerteza.

Para mim o mais importante desde que entramos neste Bull Market.
Imagem

Administrador Fórum

por Surfer » 6/11/2007 15:37

Imagem

A zona dos 1490-1500pts já serviu no passado várias vezes como referencia ora como suporte, ora como resistência.

Não me parece que seja decisiva em termos de referencia da continuidade do actual bullmarket, embora abaixo desta zona o medo dominará o sentimento nos mercados.

contudo parece-me claro que a oscilação da referencia desta zona como suporte/resistência demonstra bem o sentimento esperado ao longo de 2007, indecisão logo volatilidade nos mercados. Sentimento esse que ameaça prolongar-se por 2008 adentro.
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por scpnuno » 6/11/2007 14:55

Posso perguntar aos "experts" que me antecederam neste post que diacho é um "máximo decente"?

È por oposição a "máximo indecente"? tipo, maximo em roupa interior ou em topless? ou boxers, que nem sei se é macho ou femea? Se "máximo decente" quer dizer um maximo-com-muita-roupa-todo-tapadinho é melhor esperar que as temperaturas descam qualquer coisa...

Eu digo-vos, a AT está a ficar cada dia mais dificil - além de tudo o que me tem baralhado, como shampoos, chavenas, breakouts, amendoins (peanuts, não era, Quico?) RSI e LTAs, agora os indices têm que ir a maximos mas sem ofender a moral publica?

(já estou a imaginar o SP de casaco comprido e botas de salto alto, cachecol e gorro a tocar os 1600, a ver se o pessoal do Caldeirão acha que ele(a) vai decente...)

Credo!!!
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por nunoand99 » 6/11/2007 14:54

Belo tópico Marco.

É exactamente por isso (relevância do suporte) que fica no ar a possibilidade de passarmos a bear.

De qualquer modo, e no sentido do posto anterior, eu agora recuaria esses dois niveis em 10 pontos, pelo que ficavamos com os 1490 e os 1480.

Já aumentei a ponderação de shorts desde a ultima súbida da tx de juro e faço-o novamente perante a derrocada dos 1490 (em fecho).

Registado: 16/5/2005 21:38

por Antonio Vieira » 6/11/2007 14:47

Olá Marco,
penso que também pode ficar a ideia de que, quanto mais vezes um suporte for testado, mais fraco se torna, não é? pelo menos, é essa ideia que tenho de ler algures. Por isso, se um máximo decente não for feito, penso que no médio prazo a consolidação pode -se transformar numa tendencia de queda com minimos e máximos inferiores.
Abraç

Registado: 26/4/2003 21:51

S&P e os 1490-1500pts de novo...

por MarcoAntonio » 6/11/2007 14:20

Já há bastante tempo que não via um suporte/resistência tão relevante num grande índice quanto a zona dos 1490-1500pts no S&P...

Isso acontece em grande medida porque o mercado está há vários anos num Bull Market bastante consistente, intercalado aqui e ali por uma ou outra correcção mais importante. Mas de uma forma geral ia sempre subindo e nunca chegava a formar suportes/resistêncais de grande relevo.

Penso que pela primeira vez desde que o mercado saíu du Bear Market, um suporte/resistência vem sendo visitado de um lado e do outro: entre Maio e Julho serviu de suporte por 3 vezes; durante a correcção Julho/Agosto serviu de resistência por duas vezes; agora tem vindo a servir de suporte nas duas últimas semanas.

Para quem acreditar ainda no Bull-market, este é um ponto de entrada de risco relativamente baixo, com um suporte muito bem definido bastante próximo.

Pessoalmente, considero que em termos de longo-prazo a melhor definição ainda é de bull-market. Não encontro sinais claros/evidentes de que este tenha terminado. Em termos de médio/prazo vejo contudo uma enorme indefinição e uma lateralização que se começa a arrastar.

O comportamento face a este importante suporte poderá ajudar a redefinir melhor o futuro do índice (e dos mercados em geral) mas para restabelecer a confiança nas subidas será preciso um novo máximo decente...
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (0 Bytes) Visualizado 2369 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, OSTC e 107 visitantes