Caldeirão da Bolsa

Abuso de posição dominante: Microsoft nas vendas de novos PC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sei lá » 5/11/2007 15:41

Muita discussão em torno da Microsoft dá sempre azedume :mrgreen: mas deixem-me relembrar-lhes desta que me parece esquecida.

No início deste ano a Microsoft OBRIGOU os fabricantes de portáteis a venderem o Windows Vista, acabando com as versões OEM do Windows XP para portáteis. Passados muitos milhões e pc vendidos, muitas centenas de milhar de reclamações, e centenas de horas de pressão dos fabricantes, a Microsoft decidiu recuar e estudar uma forma de permitir três coisas:
- Comprar o PC com Windows Vista
- Comprar com Windows XP
- Comprar uma licença de Windows Vista que permkite o downgrade para XP.

Como isto é relativamnte recente, não sei ainda o efeito que teve no mercado.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por masterpro » 5/11/2007 15:39

LS Escreveu:noddyx,
Tu desculpa lá mas, eu agradeço que o PC já venha com SO. E de preferencia, um bom SO.

De resto se não estivermos interessados, é simples. O ultimo portatil que comprei, um VAIO, vinha com XP Home. Como para este PC preferia o XP Professional, removi a partição e aí vai disto. O vendedor, simpaticamente, ofereceu-se para fazer isso mas, recusei. Se preferisse qualquer flavour de Linux, era o mesmo. Não sei mporque tenho de me chatear com isso.

Os VAIO vêem todos agora com uma panóplia de software formidável que dá um jeitão: Norton, Adobe Photoshop, Premiere, Distiller, Roxio, Works, etc. (1) . Vamos processá-los a todos?

Um abraço para ti e bom fim de semana,
ls

(1) Só falta trazer o Metastock ;-). Ias-te chatear se te oferecessem o Metastock?



Tens mesmo a certeza que esse software todo é Oferta??

Olha que não é , isso te garanto eu, que tenho uma Empresa de Informática Hardware e serviços.



A questão que se põe aqui, e acho que bem, é porque são os consumidores obrigados a comprar o SO da microsoft, caso não tenham intenção de usar, esse msmo SO.

A grande maioria das principais marcas assinaram protocolos muito vantajosos mesmo , para incorporarem obrigatóriamente ( são obrigados pelo protocolo que assinam com a microsoft)os seus produtos neste caso o SO, mas também já tem o novo protocolo da pré instalação do Office que deverá de vir já com a grande maioria dos Portáteis.


Para fazer uma analogia, é a mesma coisa que quem vái adquirir um carro ser obrigado a comprar um carro seres obrigado a usar gasolina , ou gasóleo só da GALP ( neste caso a galp teria de praticar os preços mais elevados para que a analogia fosse mais correcta).


De lembrar também que se possuirem o Microsoft Windows XP ou qualquer outro SO na forma Retail e forem reformar o outro PC e o quiserem usar no novo, vontinuam á mesma a pagar a licença para o novo SO.


Um caso que aconteceu muito recentemente, foi a própria DELL ser obrigada pelos clientes a meter como opção o Microsoft Windows XP, uma vez que muitos não queria ser obrigados a usar o Vista ( coisa que as marcas através de outro protocolo foram obrigadas a fazer ou seja só venderem com Windows Vista e não Windows XP.



8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por tunes » 5/11/2007 15:33

MarcoAntonio Escreveu:Tunes, lê a mensagem privada que te enviei. Estás totalmente equivocado sobre o que disseste...


Tu apenas discordas de mim (e estás no teu direito, é claro). Agora dizer que eu desconheço o assunto só porque não sou da tua opinião, não está correcto.

Eu conheço a situação, não concordo minimamente com ela.


Eu discordo da tua opinião, até aí tudo bem. Agora a forma como começas a citação com o exemplo do solitário acho que é abuso.

Como toda a gente sabe a Microsoft tem o monopólio dos sistemas operativos "desktop", ainda não domina nos servidores mas nos computadores pessoais tem cerca de 95% de quota de mercado. Esta situação só por si é muito delicada e merece uma constante vigilância.

Agora, é necessário recuar uns anos para tentar perceber o que se passa com o WMP e a importância que tem para o mercado global. Numa altura em que a Real Networks liderava os players de video a Microsoft começou a ameaçar essa liderança com o WMP, não porque era melhor, apenas porque já vem pré-instalado com o sistema operativo ( alguém se lembra como foi com o netscape e o I.E. ? ). Acontece que como a grande maioria dos produtos Ms, estes não correm noutros sistemas operativos, obrigando a usar o windows para abrir páginas com o IE por exemplo (chegou a ser desenvolvido para o Mac OSX acabando descontinuado.) Estas particularidades aliadas aos codecs da Microsoft automáticamente colocam a microsoft em vantagem para a próxima grande guerra (isto recuando para o ínicio da década) que é o mercado de entretenimento doméstico. Ou seja, através do seu monopólio, a microsoft pode fácilmente criar um novo no mercado de entretenimento doméstico.

Os monopólios são maus para os consumiddores, todos nós sabemos, vimos o que se passou em portugal com a PT, vimos também o que aconteceu com IE 6 da microsoft que após ter ganho mais de 90% de mercado ficou com o desenvolvimento parado durante anos, só tendo um facelift ( IE7 ) e umas tabs quando o firefox ganhou 2 casas decimais de quota de mercado.

Por isso acho redutor esse comentário do solitário, é desvalorizar um mercado de muitos mil milhões de euros qua a microsoft tenta dominar a toda força, é normal que o faça e também é normal que seja regulada.

A EU queria que a Ms criasse interfaces para os outros sistemas comunicarem (coisa que a ms sempre dificultou) ao que a Ms respondeu com pedaços de código (que não serviam para nada muito menos para os outros sistemas comunicarem ) dizendo que até fez mais do que a união europeia pediu, manipulando mais uma vez a opinião público e passando por vitimas da malvada união europeia.

Isto é só a ponta do iceberg, como te disse agora estou sem tempo para muito mais, mas logo que possa podemos continuar com mais argumentos.


Este artigo está interessante:
http://edition.cnn.com/2004/BUSINESS/03 ... rosoft.eu/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

por longBlackCandle » 5/11/2007 15:29

No caso dos portáteis é praticamente impossivel conseguir comprar um com o Windows na lingua original, i.e., inglesa.

Isto obriga o utilizador a instalar uma versão pirateada do Windows quando afinal de contas tem uma versão genuina mas não pode, na pratica, ser utilizada por estar em portugues.
Os meus portateis têm todos versões piratas do XP apenas por este motivo.

ps: Sou utilizador do Windows desde o seu aparecimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 304
Registado: 2/6/2005 13:54
Localização: 16

por MarcoAntonio » 5/11/2007 15:09

Tunes, lê a mensagem privada que te enviei. Estás totalmente equivocado sobre o que disseste...


Tu apenas discordas de mim (e estás no teu direito, é claro). Agora dizer que eu desconheço o assunto só porque não sou da tua opinião, não está correcto.

Eu conheço a situação, não concordo minimamente com ela.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41948
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tunes » 5/11/2007 15:05

MarcoAntonio Escreveu:
tunes Escreveu:Este comentário demonstra total desconhecimento sobre o assunto, por isso não há muito mais a dizer.


Tens a certeza?
:roll:


Já coloquei em cima, logo que posso vou colocar aqui mais artigos relacionados para tentar desmistificar a situação.

O problema aqui é que há muita contra-informação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

por MarcoAntonio » 5/11/2007 15:03

tunes Escreveu:Este comentário demonstra total desconhecimento sobre o assunto, por isso não há muito mais a dizer.


Tens a certeza?
:roll:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41948
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tunes » 5/11/2007 15:03

MarcoAntonio Escreveu:Pergunto quando é que começam a multar a Microsoft por incorporarem o Solitário no Sistema Operativo...
:mrgreen:

Sinceramente acho uma «parvoíce» multar a Microsoft por incorporar o Browser IE no sistema operativo. Há muito (e praticamente desde sempre) que os SO trazem aplicações que não são propriamente sistema operativo e nunca ninguém foi multado por isso. E os outros browsers até são (e já eram antes da incorporação do IE no SO) de borla...

Eu acho muito bem, muito bem mesmo, que o IE venha com o Windows. E eu uso essencialmente o Firefox (mais de 90% dos tempo)...


Este comentário demonstra desconhecimento sobre o assunto.

A situação não é assim tão linear, logo que posso vou colocar aqui mais informação.
Editado pela última vez por tunes em 5/11/2007 15:04, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

por MarcoAntonio » 5/11/2007 14:33

Pergunto quando é que começam a multar a Microsoft por incorporarem o Solitário no Sistema Operativo...
:mrgreen:

Sinceramente acho uma «parvoíce» multar a Microsoft por incorporar o Browser IE no sistema operativo. Há muito (e praticamente desde sempre) que os SO trazem aplicações que não são propriamente sistema operativo e nunca ninguém foi multado por isso. E os outros browsers até são (e já eram antes da incorporação do IE no SO) de borla...

Eu acho muito bem, muito bem mesmo, que o IE venha com o Windows. E eu uso essencialmente o Firefox (mais de 90% dos tempo)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41948
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por noddyx » 5/11/2007 14:27

Olá a todos, é com contentamento que vejo que este tópico se mantém activo e que tive alguns apoiantes.
Vou então tentar dar a minha opinião sobre as vossas opiniões :)


@Pemides sobre a inclusão do media player no sistema operativo.

O problema da inclusão do windows media player a meu ver não é com o media player em si, mas sim com os codecs (coders/decoders) de formatos de video que a MS tem o poder de standarizar e assim exigir royalties e definir formatos na industria alargando ainda mais os seus tentáculos.

@LS sobre o bom SO e software instalado
Norton, Adobe Photoshop, Premiere, Distiller, Roxio, Works, etc. + metasotck . Vamos processá-los a todos?

Ora bem falas mesmo da perspectiva de quem vê o mundo das TI através de janelas... recomendo que sais um bocadinho e vejas o mundo das TI como ele é... por outras palavras que experimentes o linux.

Então o software que tu falar é interessante mas...:
Norton - deves estar-te a referir ao software que para procurar virus e malware torna o computador insuportavelmente lento. Sabias que no linux não há virus nem malware ? vais dizer que não há porque o linux n interessa... errado... não há virus nem malware porque o linux é codigo aberto e é possivel ao utilizador saber realmente o que tem instalado na sua máquina, o mais perto disso que encontras no windows é ver o task manager e tentar perceber o que é que está a correr.

outros: tens alternativas mt boas, por exemplo o gimp (photoshop), o cinelarra(premiere e after-fx), latex/openoffice (distiller), k3b (roxio)... e qt ao metastock é ires ao http://sf.net e fazeres uma busca por software de finance ou stock.

A questão sobre o software a correr em windows não é o que existe... é mais o que a MS deixa que exista, pois ela ao ter controlo sobre o seu sistema operativo pode lançar produtos concorrentes á adobe, norton, etc que vão fazer com que as pessoas passem a usar os da MS pois estes vêm já instalados ou recomendados que funcionam sem problemas no software da MS... O linux é uma plataforma neutra que garante que todas as companhias têm iguais preferências perante os utilizadores.

Mais argumentos para o sistema operativo não vir com o portátil:
Já paguei por ele antes ! já tinha outro portátil e quero transferir a licença do windows home para este ! É possivel ? Claro que não... A MS até lançou outro SO só para dizer que não é o mesmo que eu já tinha pago !

Mais algumas informações:

Mandriva a distribuição que eu uso e recomendo a novatos:
http://www.mandriva.com/en/linux/

Ubuntu a distribuição que está a fazer furor:
http://www.ubuntu.com/getubuntu

Algum eye candy de linux:
http://pplware.locais.net/2007/11/02/co ... #more-7058
 
Mensagens: 9
Registado: 12/3/2007 22:52

por tunes » 5/11/2007 13:23

Carta aberta do CEO da Mandriva linux a Steve Balmer:

Dear Steve,

Hi, this is François, from Mandriva.

I’m sure we are way too small for you to have heard of us. You know, we are one of these Linux company who is working hard to make its place in the market. We publish a Linux Distro, called Mandriva Linux. Mandriva Linux 2008, our last edition, has a pretty good review and we’re proud of it. You should try it, I’m sure you’d like it. We also happen to be one of the Linux companies that did not sign an agreement with your company (nobody’s perfect).

We recently closed a deal with the Nigerian Government. Maybe you heard about it, Steve. They were looking for an affordable hardware+software solution for their schools. The initial batch was 17,000 machines. We had a good deal to respond to their need: the Classmate PC from Intel, with a customized Mandriva Linux solution. We presented the solution to the local government, they liked the machine, they liked our system, they liked what we offered them, especially the fact that it was open, and that we could customize it for their country and so on.

Then, your people get in the game and the deal got more competitive. I would not say it got dirty, but someone could have said that. Your team fought and fought again the deal, but still the customer was happy with the CMPC and Mandriva.

We actually closed the deal, we took the order, we qualified the software, we got the machine shipped. To conclude, we did our job. And, the machine are being delivered right now.

Now, we hear a different story from the customer : “we shall pay for the Mandriva Software as agreed, but we shall replace it by Windows afterward.”

Wow! I’m impressed, Steve! What have you done to these guys to make them change their mind like this? It’s quite clear to me, and it will be to everyone. How do you call what you just did Steve? There is various names for it, I’m sure you know them.

Of course, I will keep fighting this one and the next one, and the next one. You have the money, the power, and maybe we have a different sense of ethics you and I, but I still believe that hard work, good technology and ethics can win too.

cheers

François

PS: a message to our friends in Nigeria: it’s still time to do the right thing and make the right choice, you will get lots of support for it and excellent services!


Resposta da Microsoft:

"Microsoft has denied sabotaging Mandriva's deal with the Nigerian government to supply Classmate PCs from Intel along with a customized Mandriva Linux operating system. 'From Microsoft's perspective it's a matter of choice. In the statement sent to InternetNews.com, Microsoft said it believes individuals, governments and other organizations should be free to choose the software and other technologies that best meet their needs. "We are seeing strong market demand for Windows on low-cost devices to help governments in the areas of education, local innovation, and jobs and opportunity," the Microsoft spokesperson said in the statement.' The company's denial is in response to Mandriva's CEO Francois Bancilhon expression of disappointment with Microsoft."


Nota:

Estas empresas levam muito a sério a educação e os países em vias de desenvolvimento, pois serão uma grande percentagem dos futuros utilizadores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

por tunes » 5/11/2007 1:44

O que acontece em relação ao WMP e IE é não ser possível remover estes programas.

Quanto a sistemas alternativos, neste momento uso o Kubuntu e estou muito satisfeito, cada vez mais há alternativas eficazes para 90% dos utilizadores, sendo a grande maioria de borla.

A venda de computadores com Sistema Operativo "SO" microsoft, os chamados "OEM", já está a encontrar oponentes, recentemente em frança um tribunal acedeu a favor de um utilizador, obrigando a Asus a devolver parte do dinheiro pago pelo cliente. Aqui fica o artigo:

http://www.channelregister.co.uk/2007/0 ... ch_ruling/

French court says non to pre-loaded Windows on Acer laptop
By Kelly Fiveash → More by this author
26 Sep 2007 13:32
Man wins €811 damages over €599 laptop
SlashdotDiggdel.icio.usReddit
[Printer][Mobile]

A French man has won a lawsuit against computer maker Acer over a laptop he bought that came pre-loaded with Microsoft's Windows XP and other applications he didn't want.

Antoine Gutzwiller disputed the fact that he had no choice but to buy the €599 Acer notebook with the ubiquitous operating system and software products including Microsoft Works, PowerDVD, and Norton AV.

The court of Puteaux in France ruled that the PC giant, which is the world's third largest computer vendor, should refund Gutzwiller €311.85 to cover the full cost of software loaded on his machine.

Intially, Acer offered to settle for just €30 for the software bundled on Gutzwiller's laptop, but he rejected that sum and took the firm to court - ending up with reimbursements worth nearly double that of the original cost of the machine.

Under the judgement, the court said Acer should also cough up €500 in fees to cover what it described as "abusive resistance and committed expenses".

Apparently, the dispute had rumbled on for nearly a year. It is unknown whether the French court ruling could set a precedent for future European cases involving pre-loaded software.

Acer has yet to respond to our requests for comment. ®
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 21/12/2004 12:46

por Pemides » 4/11/2007 23:50

Hei, não me batam por causa do internet explorer e por causa do media player... eu também não percebo a lógica dessa multa... agora que penso nisso, ia ser uma chatice ter que arranjar o ficheiro de instalação do firefox sem outro browser :lol:

Ainda quanto aos preços da microsoft, não, não me parece apelativo pagar 150€ para não ter grandes vantagens (aponta-me lá vantagens significativas) e já agora soma aí o preço para validar a suite completa do office 2007 :mrgreen: Na teoria somos todos contra a pirataria, mas numa visita rápida ao site da microsoft, pareceu-me que teria que pagar para cima de 2500€ para validar tudo o que tenho no meu portátil... agora mete aí mais dois computadores em casa :lol:

Eu não percebo muito disto, mas parecia-me uma boa opção (para não prejudicar os lucros provenientes do sector empresarial) praticar discriminação de preços no mesmo produto, consoante a licença seja para uso pessoal ou profissional :)

On topic, continuo a achar que alguém (microsoft ou fabricantes) está a agir mal e alguma autoridade deveria defender o consumidor nesta situação. Tudo o resto que compras num portátil usas... "Eu" que sou utilizador de linux, pago o windows só para chegar a casa e desinstalar. Parece-me uma situação a necessitar de ser regulada :wink:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
Mensagens: 316
Registado: 27/3/2005 22:16

por maverick » 4/11/2007 16:46

Oh Pemides... afinal usas Microsoft só não queres é pagar. :P (eu nunca faria uma coisa dessas... cof cof ) :roll:

Essa da União Europeia é uma fantochada. Eu até sou um grande adepto do Firefox e não uso o Explorer. O facto de ele estar incorporado no sistema operativo não impede de optares por outra solução. E se não tivesse o Explorer... como sacava o Firefox? :P Se a Microsoft fosse um gigante Europeu nunca aplicavam uma multa dessas.

Eu tenho um mercedes com um leitor de CD tão rasco que nem dá para andar para a frente nas músicas, tens d ouvir a musica toda. E tenho de comer com aquele autorádio, porque o formato dele é diferente do normal. Não consigo lá meter outro sem ficar uma porcaria. A união europeia também vai aplicar uma multa à mercedes por não permitir a instalação de auto-rádios diferentes dos da marca? Existem 1001 exemplos onde a União Europeia teria de aplicar multas para mostrar um mínimo de coerência.

Até ha bastante pouco tempo o Sistema Operativo da Apple só funcionava em PC's da Apple. Onde estava todo o interesse da União Europeia nisso? Será que isto não era mais grave que o explorer vir instalado de série?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 25/10/2007 11:17
Localização: bustos

por arnie » 4/11/2007 15:06

Olá Pemides,

Discordo completamente da multa aplicada à MSFT. Considero a multa como um atestado de estupidez ao utilizador do SO. Como se este não tivesse capacidade de escolher o leitor de media e o explorador de internet que lhe interessa usar.

Quanto aos acordos com os fabricantes de portáteis, desde que esse acordo não seja feito sobre pressão não vejo qual o problema. A atribuir culpas não deveriam estas serem atribuidas aos fabricantes que assinaram o acordo? Ninguém lhes apontou uma pistola à cabeça para o assinarem. I hope not :twisted:

Relativamente aos preços, já o disse, acho um abuso mas enquanto o mercado pirata continuar a não fazer mossa não os vejo a reduzirem os preços.

Mas por exemplo, neste momento, apenas se paga 150€ para registrar o XP :) Ora a estes preços é muito apelativo registrar a "nossa" copia pirata, tirando assim partido de todas as vantagens de ser um cliente registado.

Windows XP Genuíno

No canto superior direito clikar em Validação do Windows e vejam quanto custa.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Pemides » 4/11/2007 14:18

arnie Escreveu:Multar a MSFT por fornecer o IE e o Media Player juntos com o SO? :shock:
Isto já parece aqueles tipos que colocam as tabaqueiras em tribunal pois têm um cancro

Mas alguém os obrigou a fumar? Alguém os obrigou a usar o IE ou o Media Player?
É tão simples instalar um Firefox ou um Real Player no SO como... "coça-los".


Não sei se esse ar de espanto é por não saberes que realmente aconteceu (http://idgnow.uol.com.br/mercado/2004/0 ... 5195473883), ou se por discordares. Eu também não tenho nada contra eles incluirem o media player... é um favor que me fazem. Mas acho que entre incluirem o media player no windows e fazerem acordos com fabricantes de portáteis para venderem o seu SO em exclusividade, a segunda é muito mais gravosa... e a primeira já foi multada em 500.000€... se a comissão europeia começasse a investigar a segunda, penso que muitos mais iam ter que pagar.


E arnie, eu não tenho nada contra a microsoft, a não ser os preços aberrantes que praticam. Não há dúvida que é a ela que devemos grande parte das evoluções da informática moderna... mas o tuga pobre tem que pensar na carteira :mrgreen: No dia em que eu for obrigado a pagar para ter produtos da microsoft, podes ter a certeza que migro para o linux :wink:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
Mensagens: 316
Registado: 27/3/2005 22:16

por arnie » 4/11/2007 10:31

Eu não pago um cêntimo à microsoft icon_mrgreen.gif


Não sei se é o teu caso, por isso esta "critica" não é directa a ti mas eu acho piada àqueles que se dizem contra os monopolios e afins.

A MSFT é isto, é aquilo, são uns ladrões, é mais uma corporação a querer governar o mundo, abaixo a MSFT, etc...etc...etc...

No entanto, usam copias piratas do XP, Office, Media Player, IE, etc...

São maus quando se fala em pagar pelos serviços mas são fixes quando se usa os mesmos serviços sem pagar um cêntimo.

Sim, o software é caro, pessoalmente acho um abuso pagar por um Vista ou um Office 400 euros, daí existir opções gratuitas como o Linux que tem crescido a olhos vistos e ter colocado a MSFT em sentido.

Para mim não faz qualquer sentido estar a apresentar queixas contra uma empresa e pela sua dominancia no mercado pois existem alternativas validas e estão ao alcance de todos.

Multar a MSFT por fornecer o IE e o Media Player juntos com o SO? :shock:
Isto já parece aqueles tipos que colocam as tabaqueiras em tribunal pois têm um cancro

Mas alguém os obrigou a fumar? Alguém os obrigou a usar o IE ou o Media Player?
É tão simples instalar um Firefox ou um Real Player no SO como... "coça-los".
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por maverick » 4/11/2007 3:48

Pemides Escreveu:É uma reclamação bem válida. Também eu já tinha pensado nisso... andam a multá-los porque incluem o media player no windows não deixando espaço para a concorrência, e deixam passar esta situação, que para mim é muito mais grave.

Por estas e por outras é que comprei um portátil sem SO. Um compal FT00, na minha modesta opinião uma grande máquina (http://webservinfor.com/php/product_inf ... cts_id=809), a um preço excelente. Estou bastante contente com ele.

Mas apesar de essa situação poder ser contornável com produtos do género barebones+componentes, não deixa de lesar muito o consumidor.



Acho que arnie acertou em cheio e mesmo tu mostraste que existem outras opções no mercado... se as marcas se associam à Microsoft, são opções deles e não és opbrigado a comprar o computador de marca x que traz o sistema operativo y.


Pemides Escreveu:Eu não pago um cêntimo à microsoft :mrgreen:


O que? Tens uma cópia pirata do XP! :) :lol: :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 25/10/2007 11:17
Localização: bustos

por Pemides » 4/11/2007 0:46

É uma reclamação bem válida. Também eu já tinha pensado nisso... andam a multá-los porque incluem o media player no windows não deixando espaço para a concorrência, e deixam passar esta situação, que para mim é muito mais grave.

Por estas e por outras é que comprei um portátil sem SO. Um compal FT00, na minha modesta opinião uma grande máquina (http://webservinfor.com/php/product_inf ... cts_id=809), a um preço excelente. Estou bastante contente com ele.

Mas apesar de essa situação poder ser contornável com produtos do género barebones+componentes, não deixa de lesar muito o consumidor.

Eu não pago um cêntimo à microsoft :mrgreen:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
Mensagens: 316
Registado: 27/3/2005 22:16

por bolso vazio » 3/11/2007 19:04

Eu acho muito bem que se possa comprar portáteis sem SO, e quando se compra com SO também deveria ser possível instalar o SO em outra maquina caso a anterior avariasse senão imaginem, eu compro um portátil + SO daqui a 2 anos avaria, compro outro e claro outro SO igual, se isto não é abusar é o quê?
"É mais fácil manter-se fora do que sair."
Mark Twain
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 24/3/2006 20:30
Localização: Trás-os-Montes

por LS » 3/11/2007 18:44

noddyx,
Tu desculpa lá mas, eu agradeço que o PC já venha com SO. E de preferencia, um bom SO.

De resto se não estivermos interessados, é simples. O ultimo portatil que comprei, um VAIO, vinha com XP Home. Como para este PC preferia o XP Professional, removi a partição e aí vai disto. O vendedor, simpaticamente, ofereceu-se para fazer isso mas, recusei. Se preferisse qualquer flavour de Linux, era o mesmo. Não sei mporque tenho de me chatear com isso.

Os VAIO vêem todos agora com uma panóplia de software formidável que dá um jeitão: Norton, Adobe Photoshop, Premiere, Distiller, Roxio, Works, etc. (1) . Vamos processá-los a todos?

Um abraço para ti e bom fim de semana,
ls

(1) Só falta trazer o Metastock ;-). Ias-te chatear se te oferecessem o Metastock?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 975
Registado: 8/10/2006 16:14

por lutav » 3/11/2007 18:22

arnie, acho que andas com excesso de fair play :twisted:


qto ao topico, compreendo, nao sei se fará sentido a reclamacao: ha marcas, que fazem protocolos com a MS, com a ideia (ou argumento, como preferirem), que assim, prestam um serviço aos seus clientes (terem o SO mais usado do Mundo, a um preço mais em conta...)...

será que a reclamacao, nao deveria ser contra os fabricantes de PC's? e sendo contra os fabricantes de PC's, e sendo eles VARIOS, a questao de ser a MS a abusar de posicao dominante, deixava de se colocar, nao era? (tipo, os fabricantes, é que deveriam ter PC's com E sem SO...)....

ou seja, tenho uma posicao algo neutra nesta questao, embora admita que quem use linux E TAMBEM queira comprar o tal do PC (ou portatil) de marca, se sinta, algo explorado..

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por arnie » 3/11/2007 18:13

Épá, acham isto normal?
Acabei de crashar um laptop com 2 dias e com o Windows Vista :shock: :shock:

Ia-me dando uma coisa quando vi a janela azul no monitor :shock: :shock:

Como é possível uma simples gravação de um DVD crashar o SO?

Sou mesmo bom!

:twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

É claro que tb ajudei. DVD da Mitsai ou lá como esta coisa se chama, que no gravador velhinho nunca gravou mais de 2.2Gb, quando deveria gravar 4.1Gb no minimo e transferencia de dados via disco externo USB.
Sabem quando se coloca um cd/dvd no leitor/gravador e ele começa a fazer barulhos estranhos?

Puff....

LOLOLOLOLOLOLOLOLOL
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

LinuxRulez;)

por lazarus » 3/11/2007 17:50

:clap: :clap: :clap:
mto parabens ao noddyx pq tem toda a razão e ninguem se mexe para alterar a situação.

a comparação do maverick não é válida pq existe no mercado portateis com praticamente quase todo o tipo de configuração de hardware e não apenas intel. e dentro da intel tb tens vários tipos de processadores. existe uma variedade de combinações de hardware (e preços) que faz com que o cliente tenha decisão de escolha.

já no caso dos sistemas operativos o cliente de um PC não tem qualquer escolha. qd alguem vai a uma loja de informatica e quer comprar um portatil tem de levar com o mais recente sistema operativo da Microsoft. É que nem sequer pode escolher qual dos sistemas operativos da Microsoft quer comprar. Por exemplo, quem compra os portateis de entrada da marca (os baratinhos e mais fraquinhos) poderiam querer continuar a usar o XP em vez do Vista que é mais guloso em termos de recursos. Mas não, toma lá o Vista para mais rapidamentes esse PC estar a rebentar pelas costuras :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 481
Registado: 24/9/2005 19:33

por arnie » 3/11/2007 17:47

Como se costuma dizer, há sempre solução para tudo, só não há é solução para a morte e para uma doença terminal :|

Se formos por aí então estaríamos tramados, pois não só seria a MSFT, como a INTC, a NVDA, a AMD(ATI) e tantas outras empresas que forçam os construtores a "optar" pelos seus produtos com descontos e afins.

Quem não quer pagar o preço de um HP, DELL, ASUS, SONY, ACER etc... só tem uma opção, é montar o PC em casa ou então ir a uma loja "normal" e pedir o PC com as especificações necessárias com ou sem OS.

Naturalmente que estamos a falar de desktops pois no que se refere aos laptops a situação é diferente, ou pelo menos era pois agora já é possivel montarmos o nosso proprio portatil, os chamados barebones.

Vejam aqui.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], fatura.pt, fincas, m-m e 116 visitantes