Caldeirão da Bolsa

Abuso de posição dominante: Microsoft nas vendas de novos PC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por maverick » 3/11/2007 16:57

Também não existe nenhuma lei que o proíbe. Se eu quiser comprar um portátil da vaio sem um processador da intel... será que também posso fazer queixa?

Há portáteis e desktops que trazem de série certas especifcações e detalhes. Se não gostas, compras outro... e se procurares bem encontras aquilo que queres. Pode é não ser da marca que intencionavas, mas isso já é outra estória.

Registado: 25/10/2007 11:17

por Cardoso » 3/11/2007 16:04

Não me tinha apercebido disto... em que lei é que diz que um PC novo tem que vir com SO da Microsoft?

Registado: 19/12/2002 14:11

por Branc0 » 3/11/2007 16:03

És capaz de ter mais sorte em enviar a carta para as autoridades da UE ... eles gostam de "cascar" na Microsoft :)

De qualquer das formas há muitas lojas de informática que te vendem computadores de marca branca sem sistema operativo ou até com um sistema operativo gratuito.

Há até marcas que te fornecem computadores com outros sistemas operativos pagos como a Apple.

Posto isto, não sei onde está a falta de concorrência (talvez no segmento de portáteis concorde mais contigo) mas boa sorte.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Abuso de posição dominante: Microsoft nas vendas de novos PC

por noddyx » 3/11/2007 15:49

Submeti hoje uma queixa perante a autoridade da concorrência por esta não fazer nada perante a vergonha que é a taxa da Microsoft, ou seja sempre que se compra um computador novo temos que pagar pelo sistema operativo da Microsoft mesmo que não se vá usar o mesmo. O que é que isto tem a ver com a economia ? ora o fluxo de €€ que vai para o outro lado do atlãntico para uma empresa que abusa da sua posição dominante, para algo que não é mais que o cartel do software. Os senhores que gravam dvds e cobram 500€ por cada dvd gravado aos pobres ignorantes que não sabem o suficiente para escolher outro SO.

Segue então a minha queixa, e se houver pessoal que concorde comigo que se junte ao esforço.
---
Denunciados

Nome
Microsoft

---
Produto
Software

Serviço ou Produto alternativo
Linux, MacOS, FreeBSD, etc

-----------

Abuso de Posição Dominante
Prática
Abuso de Posição Dominante

Ao comprar um computador desktop ou laptop não é possivel adquiri-lo sem o software, mesmo que não se vá usar esse software. Isto parece uma taxa a favor dos distribuidores de software neste caso a Microsoft, visto não ser possivel adquirir o computador de outra forma. Pretendo adquirir um laptop brevemente e não há forma de escapar à taxa da Microsoft, visto eu ser utilizador do sistema operativo gratuito Linux e ficar sem opção sem ser pagar por algo que não uso(windows).

Gostaria então que obrigassem os vendedores de hardware a desacoplarem o sistema operativo que acrescenta custos adicionais sem beneficios ao hardware e limita a venda e a propagação de outros sistemas operativos com menos custos e mais liberdade de mercado.

-------

Qualificação
# Recusar, directa ou indirectamente, a compra ou a venda de bens e a prestação de serviços

Não é possivel adquirir um PC sem o sistema operativo da Microsoft.

-------

Efeito
# Aumento dos preços

Os PCs ficam mais caros.

# Limitação da entrada de concorrentes

Ora se as pessoas não puderem escolher o seu sistema operativo não há concorrência.

Registado: 12/3/2007 22:52

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Dragon56, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, novato e 78 visitantes