Caldeirão da Bolsa

Ai esta a esperada-Fusao BCP_BPI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 25/10/2007 22:30

Sob esse ponto de ista sim, estava a responder a quem estava a dizer que ao preço X não valia a pena.

Mas ainda não percebi porque achas que este preço é um péssimo negócio para os accionistas do BCP. Acredito que só para quem quer especular no curto prazo sera mau porque retira a OPA do cenário, caso a fusão vá avante.

E é por isso que aposto que amanhã ouviremos o Berardo aos berros...

O preço foi o do mercado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por empirico » 25/10/2007 22:25

Ulisses para mim as fusões têm preço :wink:

Eu posso considerar que a relação de 0,8 acções BPI para 1 BCP ser mais justa do que a proposta de 0,5.

Quando falo em preço é nesta razão.

Registado: 5/11/2002 0:16

por Alien » 25/10/2007 22:23

Apenas uma nota: As fusões não têm preço... Há apenas uma relação de troca.

Exactamente, e é por isso que todos podem ficar a ganhar.
Neste caso, não se sabe a que preços será a eventual fusão, apenas se sabe que, se for aprovada nos termos propostos pelo BPI, o resultado final será 2-1.

Abraços e BN,
Alien

Registado: 8/9/2006 1:02

por Ulisses Pereira » 25/10/2007 22:13

Apenas uma nota: As fusões não têm preço... Há apenas uma relação de troca.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pvk » 25/10/2007 22:01

Correcção:

De acordo com dois jornalistas do Diário Economico e Expresso que estão na SICNoticias, esta fusão foi negociada entre Jardim Gonçalves e mais dois/três administradores de confiança e o BPI.

Registado: 2/7/2004 18:11

por Alien » 25/10/2007 21:59

Continuo a acreditar que uma OPA deverá surgir e que a este preço (3,26) a fusão está condenada ao fracasso.

A fusão nunca será a este preço.
O eventual sucesso desta fusão para os accionistas reside no facto de ser 2BCP=1BPI, porque as acções de ambos os titulos vão passar a estar emparelhadas e isso vai criar valor para todos os accionistas. A partir de amanhã, só acredito que o BCP volte a cotar a 3,26€ se a fusão falhar, até porque vai também existir a pressão motivada pela especulação de uma possível OPA espanhola.

Abraços e BN,
Alien

Registado: 8/9/2006 1:02

por pvk » 25/10/2007 21:59

De acordo com a SICNoticias esta fusão foi negociada entre Jardim Gonçalves e mais dois/três administradores de confiança e o BPI.

Fusão provocará venda de participações entre os dois bancos

por pvk » 25/10/2007 21:47

Fusão provocará venda de participações entre os dois bancos
O presidente do BPI, Fernando Ulrich, afirmou hoje que como resultado da fusão entre as duas entidades bancárias, os dois bancos vão vender as posições que detêm em cada um deles para evitar a perda de mil milhões de euros.

Tiago Figueiredo Silva

Recorde-se que o BPI detém 6,2% do BCP e este controla quase 10% do banco presidido por Fernando Ulrich, o que a concretizar-se a proposta de fusão entre as duas entidades resultaria no abatimento destas participações no capital da nova instituição Millennium BPI e a perda de mil milhões de euros.

Para evitar esta situação, Fernando Ulrich anunciou a venda das posições antes da fusão.

Deste modo, o BPI venderia os 6% aos accionistas do BCP, e este venderia a posição de quase 10% aos accionistas do BPI.

Questionado sobre a 'luz verde' dada pelos três accionistas do BPI, Fernando Ulrich limitou a afirmar "que proposta foi hoje aprovada no Conselho de Administração do BPI por unanimidade", e o La Caixa ficará com cerca de 8% do capital da nova instituição contra os 25% que detém actualmente no BPI.

Pragmatismo ou talvez não...

por AMR » 25/10/2007 20:44

a este preço (3,26) a fusão está condenada ao fracasso.

Penso mais o contrário, que uma fusão a esse preço faz todo o sentido e cria valor para os accionistas de ambos os lados (Berardo incluído se "Millenium BPI" disparar).

Uma OPA hostil a esse preço, estou em crer, estaria condenada ao fracasso, ainda mais com as crises no BCP que não se pode dar ao luxo de parecer valer mais ainda.

E a não ser que o BCP estivesse muito depenado, e tal a depender do crédito mal parado, depenar por aí ainda deve estar a uns meses/anos de distância, jamais aceitaria uma OPA nesses moldes...

A fusão funde ambos, logo, a ser benéfica ou não, é para os dois lados. Certo?

Em termos de mercado, não estou a ver isto disparar, mas mais tipo hoje, na onda do carrocel, pois não está a ser criado (ainda) valor nenhum. Se a fusão for confirmada, acredito que suba sustentadamente, mais ainda com os contra ataques da concorrência para competir com o novo banco, e não na compra do BCP que cada vez "vale 'menos'".

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por acintra » 25/10/2007 20:39

A linha de sobrevivênçia do BCP que falava o PTP era de 10.000.000.000€. Quanto é que tem que chegar cada acção para atingir esta capitalização na bolsa?
Penso que um valor inferior como o da fusão, não vai ser aceite por já ter havido "conversas" anteriores com outros bancos.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por empirico » 25/10/2007 19:59

Pensemos um pouco...

Todas as empresas têm momentos complicados, iguais aos que o BCP está a viver e alguns bem piores, mas esses momentos ficam nas paredes empresariais. Com tantos focos de instabilidade para os meios publicos que se foram criando em torno do Jardim Gonçalves e do BCP, não me parece que o objectivo seja a fusão com o BPI.

A fusão com o BPI deve ser mais por pressão do Governo do que por vontade do BPI e é certamente para evitar uma fuga para mãos de estrangeiros de grande parte da riqueza de Portugal.

Agora pergunto:
- Qual a origem do foco destabilizador?
Vamos saber se for lançada uma OPA hostil.

E agora estão reunidas as condições para o inimigo dar a cara!

Quanto ao preço, é lógico que é um péssimo negócio para os accionistas do BCP que certamente vão dar a resposta amanhã ao colocar as acções a valores acima dos 0,5 acções do BPI.

Continuo a acreditar que uma OPA deverá surgir e que a este preço (3,26) a fusão está condenada ao fracasso.

por empirico » 25/10/2007 19:54

Pensemos um pouco...

Todas as empresas têm momentos complicados, iguais aos que o BCP está a viver e alguns bem piores, mas esses momentos ficam nas paredes empresariais. Com tantos focos de instabilidade para os meios publicos que se foram criando em torno do Jardim Gonçalves e do BCP, não me parece que o objectivo seja a fusão com o BPI.

A fusão com o BPI deve ser mais por pressão do Governo do que por vontade do BPI e é certamente para evitar uma fuga para mãos de estrangeiros de grande parte da riqueza de Portugal.

Agora pergunto:
- Qual a origem do foco destabilizador?
Vamos saber se for lançada uma OPA hostil.

E agora estão reunidas as condições para o inimigo dar a cara!

Quanto ao preço, é lógico que é um péssimo negócio para os accionistas do BCP que certamente vão dar a resposta amanhã ao colocar as acções a valores acima dos 0,5 acções do BPI.

por torres » 25/10/2007 19:23

E amanhã como é que vai ser?

Quem compra e quem vende o quê?
Mesmo numa troca, alguém vai querer ficar a ganhar, certo?
E se o pretexto é catapultar valores?

Em termos analíticos, deixou de haver explicação para suportes e resistências, mas, abriu-se também o jogo.
A quantas mãos?

Quem vem lá :? :? :?

Registado: 6/10/2003 13:57

por nunoand99 » 25/10/2007 19:19

Vou também deixar a minha marca aqui na discussão.

Pelas contas que estive agora a fazer, as coisas sao simples, mas também não tem nada de novo.

BPI vale o mesmo que hoje e BCP o mesmo que hoje
Business as usual...
Vá lá que o BCP possa ajustar aos 3,26€

Ao contrário do que já aqui foi dito, é o BCP que vai ficar "pegged" ao BPI, e não o contrário.

Aqui sim poderão surgir óptimas oportunidades de arbitragem!

Não foi abordado o assunto das possiveis sinergias, que aquando da OPA foram calculadas em montantes avultados, pelo que presumo que estas não sejam objectivos prioritários da proposta de fusão.

Até porque o historial de obtenção de sinergias tem todo um passado no BCP e seria auma coisa nova no BPI.

Os resultados a apresentar pelo BCP para a semana tornaram-se perfeitamente irrelevantes para a cotação...

P.S. Continuo short, até porque antes tinhamos o fantasma da OPA que agora amaineceu

Registado: 16/5/2005 21:38

por Karamba » 25/10/2007 19:19

Olá Ulísses, Pata, Marco, Tito, Empírico,..e a todos os do período quente de 2001/2002/2003 :lol:

Já há uns bons tempos que não fazia uma visita a esta casa. Está enorme !

Fiz uma leitura na diagonal de vários tópicos/mensagens do fórum, e passados estes anos noto que algumas coisas mudaram (fala-se mais de instrumentos derivados, muitas das pessoas daquele tempo parecem-me ter mudado de vida ou talvez participem menos, gravam-se análises no YouTube ) mas no essencial, os temas, as dúvidas, ilusões etc., são as mesmas do passado. Tal como o Ulisses costumava dizer, há coisas (muitas) que no mercado nunca mudam !
Um abraço aos administradores/moderadores, aos meus companheiros de antigas campanhas, e a todo este pessoal que entretanto continua a dar a este espaço uma dinâmica extraordinária.

Parabéns !

Karamba

Registado: 11/12/2002 2:48

por empirico » 25/10/2007 18:52

Foi por e-mail que os funcionarios souberam após anuncio do lançamento da proosta de fusão por parte do BPI.

Entretano a JPMorgan, sempre viu o BCP como um alvo e o reforçe deles no BPI, intrigou-me :?

Continuo a acreditar que vai surgir uma OPA hostil agora que foi anunciada a proposta de fusão...aguardemos :wink:

por charles » 25/10/2007 18:51

BCP/BPI: Governo vai acompanhar com atenção fusão entre os dois bancos - Ministro das Finanças
25 de Outubro de 2007, 19:39

Lisboa, 25 Nov (Lusa) - O ministro das Finanças afirmou hoje que o Governo vai acompanhar com atenção a proposta de fusão entre o BCP e o BPI, com "a distância necessária" por se tratar de um negócio entre privados.

"O Governo mantém-se atento ao desenrolar desta proposta, mas não porque haja necessidade de intervenção", disse Teixeira dos Santos, que falava aos jornalistas à saída da audição na Comissão Parlamentar de Finanças.

Fernando Teixeira dos Santos explicou aos jornalistas que se manterá atento ao negócio, "enquanto ministro das Finanças do país" e para acompanhar o funcionamento do sector financeiro, de modo a que este "mantenha a robustez e a confiança dos investidores".

"Competirá aos decisores do BCP apreciar a proposta recebida", disse, escusando-se a emitir uma opinião sobre a operação.

Quanto aos possíveis efeitos deste negócio sobre a concorrência, Teixeira dos Santos considerou que "em princípio, não haverá problema, uma vez que a Autoridade da Concorrência - que se pronunciará sobre a operação - aprovou anteriormente a OPA" lançada pelo BCP sobre o BPI.

O banco BPI anunciou hoje que enviou ao Conselho de Administração Executivo do BCP uma proposta de fusão dos dois bancos.

O BPI oferece meia acção sua por cada acção do BCP na proposta de fusão por incorporação que fez chegar à administração do banco concorrente, tendo esta até 15 de Novembro para dizer se aceita.

RRA/TD.

Lusa/fim
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por batigol » 25/10/2007 18:42

empirico Escreveu:Para alimentar esta discução:

Segundo umas informações que tive acesso, caso o BCP não informasse sobre esta fusão amanhã o BBVA ia avançar com uma OPA, inclusive já tinha informado os seus funcionários.

Ainda muita coisa está para acontecer...

Esta desculpa lá mas não faz sentido nenhum...que o BBVA esteja a estudar há algum tempo uma OPA sobre o BCP aceito perfeitamente, agora informar os seus funcionários..... geralmente o que se faz numa OPA é manter ou pelo menos tentar manter algum secretismo...

A menos que o BBVA queira dar um bónus aos seus empregados sem gastar nada com isso....dá-lhes informação priveligiada em vez de dinheiro....

Mas concordo que muito ainda está para ser visto nesta história.... cá estaremos para acompanhar.

Já agora estimativas para a abertura do BCP amanhã?

Registado: 9/1/2006 11:50

por JTsamouris » 25/10/2007 18:33

Vic Escreveu:O Berardo continua mudo!!!! Sera que não esta em Portugal???

Como acionista do BCP, não me agrada esta troca, mas como sou pequeno, isso não interessa...

É claro que o Berardo não vai aceitar esta fusão com o preço do BCP a 3,26, quando o Berardo comprou perto dos 4 Euros ou mesmo acima.

Registado: 1/10/2007 18:28

ok

por luislobs » 25/10/2007 18:27

ok ulisses tens razao.

Siga dança, boa vvista para o novo millenio.. :wink:

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por redhot » 25/10/2007 18:24

Vic Escreveu:O Berardo continua mudo!!!! Sera que não esta em Portugal???

Como acionista do BCP, não me agrada esta troca, mas como sou pequeno, isso não interessa...

Acho que está ao telefone com os tipos do BBVA...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Vic » 25/10/2007 18:23

O Berardo continua mudo!!!! Sera que não esta em Portugal???

Registado: 5/11/2002 1:17

por Ulisses Pereira » 25/10/2007 18:19

Luis, tu dizes o que quiseres. O que eu te digo é que discursos encriptados podem ser bons para séries policiais, para o Caldeirão não.

Por que é que não falamos claro?

Bolas, eu assino com o meu nome, dou a cara e nem por isso preciso de andar aqui com meias palavras.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

df

por luislobs » 25/10/2007 18:14

Ulisses Pereira Escreveu:Luis, pedia-te que não dissesses frases do género:

Hum chegam-me uns mails que trazem agua no bico..

Este género de especulações sem sequer dizeres do que se trata é tudo o que sempre impedimos que acontecesse no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Certo mas posso mandar a dica de sociedades detidas por ambas as partes, basta fazer contas.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Ulisses Pereira » 25/10/2007 18:12

Luis, pedia-te que não dissesses frases do género:

Hum chegam-me uns mails que trazem agua no bico..

Este género de especulações sem sequer dizeres do que se trata é tudo o que sempre impedimos que acontecesse no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Dragon56, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, novato e 79 visitantes