Caldeirão da Bolsa

Cramer: "Merrill Writedown Confirms We're Back in 1990

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Surfer » 24/10/2007 15:43

nunofaustino Escreveu:
Surfer Escreveu:
Na minha opinião o efeito do arrebentamento da bolha imobiliária e os seus efeitos nos sistemas financeiros a nível mundial só não foram maiores e mais graves porque já "todos" saibamos desde de 2000/2001 que mais tarde ou mais cedo assim teria de acontecer e os bancos assim como o FED conheciam bem o problema.

Será que sabiam? Eu não acredito que a maioria dos bancos saibam qual o impacto de uma crise no refinanciamento e no crédito hipotecário nos EUA possa ter nos seus resultados (ou pelo menos que errem por menos de 25%)... o report da Merril de hoje mostra isso, pois o writedown era de 5B no início do mês e hoje foi de 7.9BUSD (40% a mais, e acredito que seja conservador).

Nuno... Senão sabiam quem mais ou melhor do que eles para o saberem, até porque isso já é assunto comentando ao longo de vários anos por conhecidos e respeitados analistas financeiros.

Assim como hoje se fala da bolha gigante da bolha imobiliária aqui dos nossos vizinhos do lado. É uma questão de tempo até estoirar e nessa altura é natural que essa sim gere maiores efeitos colaterais na nossa economia do que a bolha americana.

É tudo uma questão de tempo...
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por nunofaustino » 24/10/2007 15:36

Surfer Escreveu:
Na minha opinião o efeito do arrebentamento da bolha imobiliária e os seus efeitos nos sistemas financeiros a nível mundial só não foram maiores e mais graves porque já "todos" saibamos desde de 2000/2001 que mais tarde ou mais cedo assim teria de acontecer e os bancos assim como o FED conheciam bem o problema.

Será que sabiam? Eu não acredito que a maioria dos bancos saibam qual o impacto de uma crise no refinanciamento e no crédito hipotecário nos EUA possa ter nos seus resultados (ou pelo menos que errem por menos de 25%)... o report da Merril de hoje mostra isso, pois o writedown era de 5B no início do mês e hoje foi de 7.9BUSD (40% a mais, e acredito que seja conservador).

Tal como disse, a onda ainda está inclinada para cima e temos de a seguir até dar sinal de mudar... o dax já deu alguns sinais de aviso, mas o nas100 está imparável e não para de bater máximos (isto apesar de estar a cair 50 pontos hoje)... mas tal como disse, a aapl, a goog e a rimm vão dar o sinal de aviso (espero pois são estas as empresas que estou a seguir como leading indicators).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Surfer » 24/10/2007 14:37

nunofaustino Escreveu:O gd problema, para mim, é que o corte do FED só vai adiar o problema e permitir que as grandes empresas consigam passar para outras a batata quente...

O dólar vai continuar a cair, e as bolsa até podem continuar a subir, mas estes empréstimos são mesmo uma batata quente prestes a ficar sem mãos para ser passada... ou seja, alguém tem de se queimar com isto, e não deverá demorar muito...

Até lá é ir aproveitando os máximos da AAPL, RIMM e GOOG... estas (em particular a AAPL que vale 12% do nasdaq100) vão marcando o ritmo e devem sinalizar qdo é que se deve sair do mercado...

Um abr
Nuno

Nuno,

Compreendo o teu ponto de vista e concordo contigo, mas eu creio que depois do arrebentamento da bolha imobiliário dos EUA, mas será como dantes.

O FED vai continuar a cumprir o seu papel como até aqui, mas as regras ao crédito estão e vão mudar, vai continuar a "alimentar" e controlar a liquidez dos sistemas financeiros, mas as regras serão outras.

Apesar de que ainda recentemente Alan Greenspan ter referido de que ainda era cedo para entender a vastidão desses efeitos e a sua duração.

Eu sinceramente abstendo-me das noticias e olhando somente para os gráficos, assim como apercebendo do sentimento de "receio" que atinge agora os mercados... Estou como o Cramer. Mais bullish não poderia estar, sinto-me mais confiante do que alguns meses atrás quando o mercado "só" subia e fazia máximos.

Não significa porém que no meu caso particular, devido ao meu sentimento bullish, entre com a força toda de um Touro.

Cumprimentos
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

SLUMP ON THE WAY

por jlaranjeira » 24/10/2007 14:25

the market will slump, 12500 on the way again, é uma questão de tempo (pouco), não HÁ nenhum mercado que aguente uma persistente onda de noticias más.

LIFE JACKETS ON :mrgreen:

Registado: 11/10/2007 16:37

por nunofaustino » 24/10/2007 13:59

O gd problema, para mim, é que o corte do FED só vai adiar o problema e permitir que as grandes empresas consigam passar para outras a batata quente...

O dólar vai continuar a cair, e as bolsa até podem continuar a subir, mas estes empréstimos são mesmo uma batata quente prestes a ficar sem mãos para ser passada... ou seja, alguém tem de se queimar com isto, e não deverá demorar muito...

Até lá é ir aproveitando os máximos da AAPL, RIMM e GOOG... estas (em particular a AAPL que vale 12% do nasdaq100) vão marcando o ritmo e devem sinalizar qdo é que se deve sair do mercado...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 24/10/2007 13:50

"Smell Deflation in MER's Writedown"

By Jim Cramer
RealMoney.com Columnist
10/24/2007 9:45 AM EDT

"Deflation. This Merrill Lynch (MER - commentary - Cramer's Take - Rating) announcement is rampantly deflationary. We are now beginning to talk about tens of billions of dollars in losses and writedowns on these destructive structured products.

We can sit here and talk about how high the price of oil is or how much more expensive corn is, but the big issue, the 15% issue -- as in 15% of the American economy may revolve around homes -- is ridiculously deflationary.

The weak dollar, oil, corn -- give me a break.

What's going on is crunching of paper assets. That's the definition of deflation.

In a deflationary environment, if the Fed doesn't ease, then you can own only the indestructibles.

If the Fed eases, you can own everything but the stuff that is credit-damaged.

Let me emphasize again that these losses are not going to be contained yet. Remember the math: 7 million buyers who used exotics, with an average loan balance of $250,000.

All are at risk when homes decline in value. All. "

(in www.realmoney.com)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lemor » 24/10/2007 13:48

Entre a cruz e a espada, parece estar o FED, conforme o Maromatics escreveu em outro tópico:

maromatics Escreveu:Olá,

Alguns dados que sairam ontem:

- ICSC Chain store sales: -1.5%. Anterior : +1.0%.

- Redbook Retail Sales Index: -0.2%. Anterior: +1.0%.

- Richmond Fed Manufacturing Index: -5. Anterior: 14.

O consumidor Americano está a quebrar.

Os gráficos em after hours mostram que, para já, as subidas de ontem já foram practicamente apagadas.

A Ásia fechou negativa, e os Futuros americanos estão 0,7% para baixo.

Nada mudou quanto aos riscos que temos estado a identificar.

O Problema da FED é o seguinte: se as taxas baixarem já, a taxa de juro de mercado vai subir, apertando ainda mais o consumidor (tal como já aconteceu desta última vez).

A escolha da FED está entre "salvar" o consumidor (mantendo as taxas) ou salvar os Bancos (baixando-as).

Hoje provavelmente teremos outro dia de quedas.

Registado: 8/3/2007 15:37

por Ulisses Pereira » 24/10/2007 13:47

Sim, ele continua muito "bullish". Ontem defendeu que era melhor retirar alguma exposição porque, no curto prazo, os mercados podiam retrair um pouco, mas continua muito "bullish" no médio prazo. Sempre com base na permissa de que a FED ajuda se isto se complicar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Paionense » 24/10/2007 13:43

É minha impressão ou o Cramer está com um sentimento ainda muito Bull?

Estão todos a contar como certo com o corte da FED... e se não acontece?

Realmente, isto não está famoso para os maçaricos como eu...

Registado: 28/6/2007 16:26

Cramer: "Merrill Writedown Confirms We're Back in 1990

por Ulisses Pereira » 24/10/2007 13:25

"Merrill Writedown Confirms We're Back in 1990"

By Jim Cramer
RealMoney.com Columnist
10/24/2007 7:52 AM EDT

"We're back in 1990 again. That was when commercial construction threatened to wipe out the U.S. banking system and the S&P 500 went down 13% in a heartbeat between the spring and the fall.

I trotted out this analogy in the summer to explain what a disaster could look like if the Fed, which at that time knew nothing, didn't do anything or, heaven forbid, did what the clueless Bill Poole wanted them to do, and tighten.

The market's been fighting with 1990 ever since. When I read about the losses and the need for the banks and the insurers to shore up capital -- $7.9 billion for Merrill, Dougie? Say it ain't so! -- I think to myself, "Oh my, it is 1990 when funding became a problem for every major bank." (Tremendous credit to my friend Doug Kass on flagging this.)

There is a big difference though between now and 1990. Then you could short every materials and commodities play because you knew that the building industry was paralyzed. Now you short them and you are shorting China and India and Latin America. You go against the industrials that were crushed in 1990 and you are shorting Latvia and Qatar .

The model only works for the pure domestic businesses -- retail, homebuilding, domestic auto and of course all lenders and buyers of credit. Unfortunately I make that part of the market about 30% of the S&P.

Fortunately there is the other 70%.

Now of course when you have these kinds of crises rates go lower, which allows you to pay more for Apple (AAPL - commentary - Cramer's Take - Rating) and Google (GOOG - commentary - Cramer's Take - Rating) and Research In Motion (RIMM - commentary - Cramer's Take - Rating) (but not the unfortunate Amazon (AMZN - commentary - Cramer's Take - Rating), which finally stumbled on margin issues and is probably done for now).

That's why you get these kinds of moves in First Solar (FSLR - commentary - Cramer's Take) and Garmin (GRMN - commentary - Cramer's Take - Rating). They are intimidating moves that we all know end in various degrees of heartbreak. But we recognize that this is the way the market works in times of slowing. It takes up the Hologics (HOLX - commentary - Cramer's Take - Rating) and the Medcos (MHS - commentary - Cramer's Take - Rating) and the Intuitive Surgicals (ISRG - commentary - Cramer's Take - Rating) endlessly, until finally everyone owns them and they slip up. Stocks do not go down on overvaluation. Never have, never will. So the short game doesn't work on these companies.

Anyway, we are now in the time when the Fed has to cut, the credit markets are again stunned at the defaults even as they have just begun to happen, and any business with good growth is going to get gobs of points added to its stock multiple.

Seems wrong. Seems like if Merrill's (MER - commentary - Cramer's Take - Rating) taking this size of writedown and banks left and right are in trouble and homebuilders are going belly-up that everything should go down.

But it just doesn't work that way. "

(in www.realmoney.com)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m, Mr.Warrior, Xacal e 86 visitantes