Caldeirão da Bolsa

OFF Topic: Não se deixem enganar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por masterpro » 25/10/2007 10:39

Mesmo vendo só por aqui pelo caldeirão, vendo os que vão comprar, não são propriamente pessoas necessitadas, alias pelos posts alguns já tem pelo menos 1 portatil ou computador em casa, isto sem contar com os casos que conheço pois pertenço ao ramo, quem vái beneficiar não são necessáriamente os mais necessitados, logo aqui se vê que a medida não é assim tão necessária, mas mais propagandista, e continuo a afirmar que os principais beneficiados são as Operadoras Móveis.

Mas pronto se calhar sou eu que estou a ver mal a coisa.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Camisa Roxa » 25/10/2007 10:13

mesmo ficando de fora do programa, no site da zapp também têm 1 promoção de desconto de 5€ na assinatura para estudantes e professores, para além de devolverem o dinheiro do telemodem
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Os "desconfiados"...

por FRAGON » 25/10/2007 9:32

...já acedem à net, porque não vão visitar o site eescolas para esclarecerem as "dúvidas" ?!
Citação do referido site: ". A quem é dirigido o programa?
Aos alunos que se vão matricular em 2007/08 no 10º ano (1ª Fase), aos professores do ensino básico e secundário e aos trabalhadores em formação, inscritos nas Novas Oportunidades."
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

...

por englishman » 25/10/2007 9:15

MarcoAntonio escreveu:

Não sei se é verdade, mas se for, não me espanta muito nem acho estranho. Como tu próprio disseste, a ideia é dar meios a quem necessita e tem parcas posses.

Quanto aos alunos, existem colégios privados que têm regime de internato, ou seja, os alunos internos e "necessitados" não podem aceder à e.escola?? :) :roll: Isto nem sempre é tão linear assim... :idea:

Quanto aos professores... qual é a diferença entre um professor do ensino público e um do privado?? :roll:

Bem, vou encomendar também um que (um dos meus) já é antigo... :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Cumps. EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por pvg80713 » 25/10/2007 8:45

depois de ler este topico e de vários dias a decidir vou optar por comprar...
preciso de mais um portátil, tinha 2 e o meu filho deixou cair um copo de coca-cola em cima de um deles e ficou sem arranjo... e agora é uma guerra, parece que já ninguém sabe viver sem computador...

a net móvel também dá jeito mesmo tendo fixa... nas ferias etc etc

cumprimentos
Editado pela última vez por pvg80713 em 25/10/2007 9:21, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por kostta » 25/10/2007 8:27

Porque é que a empresa Zapp ficou de fora deste projecto??

talvez pq a zapp nao usa a tecnologia 3g : financiado fundamentalmente pelos operadores móveis (Optimus, TMN e Vodafone) ao abrigo das obrigações para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, como contrapartida pela atribuição das licenças das comunicações da terceira geração.

Registado: 17/1/2006 23:16

Re: ...

por MarcoAntonio » 25/10/2007 0:33

EnglishMan Escreveu:Segundo o que me disseram, porque é que só os alunos e professores do ensino público têm acesso ao "e.escola"?? Achei estranho!! :roll:

Não sei se é verdade, mas se for, não me espanta muito nem acho estranho. Como tu próprio disseste, a ideia é dar meios a quem necessita e tem parcas posses.

O ensino privado é caro, se se pode suportar o custo do ensino privado, não se deve ser muito necessitado...

(os professores do ensino privado é que podem sair prejudicados com isso pois não são necessarimente bem pagos)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

...

por englishman » 24/10/2007 23:14

Tanto murmúrio, meus senhores, apenas porque foi tomada uma medida que beneficia aqueles que necessitam e não aqueles "chicos espertos" que queriam ganhar algum coisa com esta iniciativa. Foi para dar acesso a meios informáticos e à internet a quem não tem... foi para esses que foi criado este programa. Mas penso que a maioria não entendeu, ou não quer entender. :lol: :roll:

Os destinatários deste programa são alunos do 10º ano, professores do ensino básico e secundário e pessoas que estão em formação nas Novas Oportunidades. Mas não são todas... apenas aquelas que não têm acesso à internet e não têm computador. Claro que as que já têm portátil (mesmo que seja só para mudar para um mais recente) e acesso à internet podem usufruir deste programa mas não é isso que se pretende. Certo ou errado?
Para estas pessoas significa um passo importante no seu desenvolvimento escolar/profissional e até mesmo pessoal e são estas que deveriam ter a iniciativa de comprar estes computadores.
Agora, se desvirtuarmos o objectivo do programa vamos ter pessoas com 3 e 4 computadores portáteis em casa (que nem necessitam deles) quando os que necessitam não ficam nem com um. É a "gulodice" portuguesa e ter a oportunidade de ter um privilégio "roubado" que nos faz sentir bem... :roll: :roll:

Será este programa perfeito? Não parece, mas pretende melhorar o acesso a ferramentas actuais de aprendizagem. :idea:

Perguntas:
Porque é que a empresa Zapp ficou de fora deste projecto?? :?:

Segundo o que me disseram, porque é que só os alunos e professores do ensino público têm acesso ao "e.escola"?? Achei estranho!! :roll:

Cumprimentos a todos.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Rui Aires » 24/10/2007 21:36

Deixemo-nos de conversas e de justificações. Quem deve fornecer o material e no minimo um computador para trabalhar é o patrão e como tal, se não existem nas escolas não trabalhem, pois é preciso muita lata um patrão "obrigar" a comprar um pc por 150 eur mais 17,5 eur X 36 meses=788 eur!! quando toda a gente ou quase tem net mais rápida em casa e vai ficar a pagar duas para quê?? Não enviem contrato nenhum que assim ninguem se chateia nem ficam com dor de cotovelo, pois afinar para quem está servido é desnecessário. Os alunos agora é que vão passar horas no messenger, etc.....vai ser giro

Registado: 31/8/2005 14:07

por kostta » 24/10/2007 19:56

Paulo Moreira Escreveu:
kostta Escreveu:qualquer empresa coloca ao dispor dos seus funcionários o material necessário para desenvovler o seu trabalho.
No entanto, o estado nao o faz, tendo que ser os profs, em grande parte dos casos, a pagar dos seu bolso, computador, impressora, tinteiros, papel, copias, ....
Por isso o que o estado está a fazer é dar uma oportunidade aos profs de comprarem material, material esse necssário na sua actividade, em vez de que o colocar à sua disposição de forma gratuita.
os profs não deveriam ter acesso a este programa se o estado fizesse a sua obrigação. mas como nao faz.....

Quando chama um canalisador à casa, também lhe fornece as ferramentas de trabalho?
Eu não sou contra o estado fornecer o material de trabalho como um portátil, mas o material pertence à escola. No fim do contrato, é devolvido à escola.

1ºclaro que nao lhe forneço. mas se ele trabalhar por conta propria comprou-a ou entao se tiver uma entidade patronal, essa entidade comprou as ferramentos. De certeza que o empregado nao vai comprar as ferramentas para fazer o trabalho que precisa de fazer

2º sou 100% a favor do material ser da escola e ser colocado ao dispor do funcionario durante o tempo necessario para o desenvolvimento do seu serviço. preferia isso do que ter que gastar 600 o0u 700 eruos nm pc

Re: Programa e-escola

por 1963 » 24/10/2007 18:16

Roooy Escreveu:
1963 Escreveu:Sobre o programa em questão, gostaria de dizer que estou inscrito, mas ainda não enviei o contrato, embora já o tenha assinado :) e provavelmente nem vou enviar.

Caro 1963, já agora pode esclarecer por que motivo não vai enviar o formulário? É simplesmente pk já tem um portátil ou considera que o negócio não é assim tão interessante??

1 abraço,

Roooy

Pelas duas coisas caro amigo. O principal problema para mim, prende-se com serviço da net, deve ser uma coisa irritantemente lenta. Além disso, também desconfio um pouco da cobertura, e para estar a pagar uma coisa que se pretende móvel e que só se pode utilizar em certos locais!!...

Se não tivesse potátil, não olharia para trás. E se não tivesse net (fixa no caso) também não. Portanto, tudo o que disse não é com o objectivo de minimizar o projecto. Julgo ser positivo e, lá está, só compra quem quer.

Um abraço
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por Roooy » 24/10/2007 17:52

1963 Escreveu:Sobre o programa em questão, gostaria de dizer que estou inscrito, mas ainda não enviei o contrato, embora já o tenha assinado :) e provavelmente nem vou enviar.

Caro 1963, já agora pode esclarecer por que motivo não vai enviar o formulário? É simplesmente pk já tem um portátil ou considera que o negócio não é assim tão interessante??

1 abraço,

Roooy

Registado: 15/2/2007 14:47

Re: Masterpro e Moreira

por masterpro » 24/10/2007 17:49

Be Cool Escreveu:Masterpro, repito: todos tiram algum benefício do programa. Só não vê quem não quer!

Moreira, a comparação que faz não me parece muito feliz. O canalizador, no caso do Ensino/Educação, seria, segundo percebi, o professor. Só que o canalizador é uma entidade independente, externa em relação à casa, enquanto que o professor é uma peça do sistema de ensino, não trabalha por conta própria.
Já em relação à outra questão que levantou, até concordo, por princípio, que o material poderia ser devolvido à escola. Duvido é que, ao fim dos três anos de utilização, ele se apresente ainda com algum potencial para ser reutilizado, tendo em conta a velocidade alucinante com que evoluem hardware e software. Na prática, a medida que propõe, embora bem intencionada, teria pouca ou nenhuma utilidade.

Olha no meu caso tenho bastante prejuizo, pois tenho uma loja de Informática...... vês como não são todos.

Se todos os que cá vieram pedir informações na mihna loja sobre esse programa dos portáteis os realmente comprarem......

Depois tenho prejuizo a nivel pessoal pois os impostos que ando a pagar que estão tão altos são para pagar estas medidas que se, se for medir realmente o peso do Beneficio não é uma coisa tão grande assim como mostram as contas feitas pelo Marco António, verificando que quem mais Beneficia são as Operadoras Móveis pois em vez de Pagarem o devido ao estado, estão a pagar com desconto num investimento de angariamento de clientes e Publicitário.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por 1963 » 24/10/2007 17:31

Paulo Moreira Escreveu:
Razão Pura Escreveu:Este tópico está cheio de incorrecções e demagogias.
O programa e-escola permite a alunos do 10º ano, professores do ensino básico e secundário e formandos da "novas optunidades" aquirir PCs portáteis até ao máximo de 150 € e não de 800 como li acima, e ter uma assinatua de net portátil a preços vantajosos.
Só compra quem quer, e para alunos carenciados pode até ficar à borla.

É uma oportunidade única e realmente não compreendo como é que se pode estar a inventar argumentos falacciosos para pôr abaixo o programa.

Não puderam ter um computador por 150 € estão muito chateados com isso? Paciência, conformem-se.

Esta mentalidade de "Por-abaixismo" deixa-me furiosa.

Por que razão os professores podem adquirir portáteis pessoais quase dado e um cidadão normal do sector privado não o pode ter?
Eles não têm um salário como os outros?

Caro amigo, fala-lhe um professor que, para trabalhar, tem de comprar tudo, desde a simples folha, esferográfica,...etc,até ao computador portátil que vai usando nas suas aulas, tentando contribuir para ir melhorando este nosso ensino.

Sobre o programa em questão, gostaria de dizer que estou inscrito, mas ainda não enviei o contrato, embora já o tenha assinado :) e provavelmente nem vou enviar.

Também gostaria de dizer que è a primeira vez que escrevo num tópico sobre a questão do ensino, e provavelmente será a última. Já me chega ouvir os pais, os alunos, os políticos/governantes, o padeiro, carteiro, (com todo o respeito por estas profissões),...etc, constantemente a dizer mal dos malandros dos professores que tanto ganham e nada fazem.

Quando falarem do ensino, por favor lembrem-se que 60%, ou mais, dos problemas que aí se passam, devem ser procurados a montante da escola, ou seja, na familia e na sociedade.

Portanto, caro amigo termino pedindo-lhe que pense primeiro, antes de ter esse sentimento de inveja por esta "ninharia"que estão a facilitar aos malandros dos professores.

Um grande abraço
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por noddyx » 24/10/2007 17:03

Esse programa serve além disso para :

1) Vazar stocks.
2) Vender já a preço barato o que amanhã vai ser ainda + barato.

Mas principalmente:

3) Vender MS Windows. Ya a MS anda a querer ocultar o sistema operativo Linux que é gratuito, mt melhor, e andar a ganhar popularidade e então vendem computadores com windows para que as crianças cresçam num ambiente microsoft, ou seja como consumidoras. Consumidoras pq ao contrário no linux há software gratuito para quase tudo.

Registado: 12/3/2007 22:52

Masterpro e Moreira

por Be Cool » 24/10/2007 16:08

Masterpro, repito: todos tiram algum benefício do programa. Só não vê quem não quer!

Moreira, a comparação que faz não me parece muito feliz. O canalizador, no caso do Ensino/Educação, seria, segundo percebi, o professor. Só que o canalizador é uma entidade independente, externa em relação à casa, enquanto que o professor é uma peça do sistema de ensino, não trabalha por conta própria.
Já em relação à outra questão que levantou, até concordo, por princípio, que o material poderia ser devolvido à escola. Duvido é que, ao fim dos três anos de utilização, ele se apresente ainda com algum potencial para ser reutilizado, tendo em conta a velocidade alucinante com que evoluem hardware e software. Na prática, a medida que propõe, embora bem intencionada, teria pouca ou nenhuma utilidade.

Registado: 5/10/2005 18:05

por PJBM2 » 24/10/2007 12:08

kostta Escreveu:qualquer empresa coloca ao dispor dos seus funcionários o material necessário para desenvovler o seu trabalho.
No entanto, o estado nao o faz, tendo que ser os profs, em grande parte dos casos, a pagar dos seu bolso, computador, impressora, tinteiros, papel, copias, ....
Por isso o que o estado está a fazer é dar uma oportunidade aos profs de comprarem material, material esse necssário na sua actividade, em vez de que o colocar à sua disposição de forma gratuita.
os profs não deveriam ter acesso a este programa se o estado fizesse a sua obrigação. mas como nao faz.....

Quando chama um canalisador à casa, também lhe fornece as ferramentas de trabalho?
Eu não sou contra o estado fornecer o material de trabalho como um portátil, mas o material pertence à escola. No fim do contrato, é devolvido à escola.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Re: Xallamec

por masterpro » 24/10/2007 11:55

Be Cool Escreveu:Citação:

"Enfim pareces estar a defender o Governo o que é normal em democracia, mas eu não compreendo a tua satisfação com este programa, que considero mediucre e ainda muito mal explicado quanto aos verdadeiros alvos...serão os alunos e os professores ou os envolvidos no negocio?"

Perdão, mas eu não estou a defender nenhum governo, mas sim uma medida que já foi mais do que explicada em tudo o que é sítio. Salvo melhor opinião, parece-me, pois, que o problema reside mais na tua falta de informação do que num eventual défice de explicação acerca do dito cujo. Assim sendo, é difícil de compreender o à vontade com que o classificas de medíocre. Fica-se sempre a pensar que só lhe atribuis esse rótulo pela simples razão de que ele existe...

O facto de todos os envolvidos sairem beneficiados, para além do próprio Sistema de Ensino, é razão mais do que suficiente para eu estar satisfeito. Assim todas as iniciativas governamentais tivessem esse "defeito".

Se algum dos envolvidos é mais "ganhador", não sei, não me interessa e muito menos me preocupa. Nem sei mesmo se isso é quantificável ou comparável. É claro que, em termos teóricos, poderemos sempre idealizar programas melhores, mas sem garantias de exequibilidade. Este, pelo menos, longe de ser perfeito, existe, está a ser posto em prática e merece o benefício da dúvida.

esta medida é uma medida muito má onde Beneficiam claramente as Operadoras a muitos Niveis ( alem de pagarem menos pelas licenças ( porque uma coisa é o preço final que é o que tem de pagar ao estado, outro é o que pagam)e da enorme publicidade, ainda fidelizam clientes, ou portam clientes da Internet Fixa para a Movel) , e claro quem compra ( diga-se que muitos estudantes também não poderão ter acesso a esta medida)!!

Quem fica prejudicado, bem ficamos todos nós, pois era preferivel os estado ter recebido o pagamento das licenças em Cash ( neste momento fazia muito mais sentido, do que este tipo de propaganda) , ficam as Empresas do sector informático ( Distribuição e revenda, e marcas de portáteis que ficaram de fora), e ficamos todos os que não podem beneficiar de tal medida.

Resumindo uma grande manobra publicitária para o Governo e para as Operadoras ( e marcas dos tais Portáteis), com mais prejuizo que Beneficio, para Pais ( exceptuando claro aqueles que vão beneficiar)

8-) 8-) 8-) 8-)

por kostta » 24/10/2007 11:13

qualquer empresa coloca ao dispor dos seus funcionários o material necessário para desenvovler o seu trabalho.

por Fast_Cris » 24/10/2007 10:59

Paulo Moreira Escreveu:
Por que razão os professores podem adquirir portáteis pessoais quase dado e um cidadão normal do sector privado não o pode ter?

Concordo... da a sensação que agora o governo esta a dar uma esmola aos professores para minimizar os danos irreparaveis que foram feitos anteriormente. :|

Registado: 7/12/2002 13:57

por Branc0 » 24/10/2007 10:59

Acho que não me fiz entender.

O programa é positivo? É!
Vai resolver os problemas do nosso ensino? Não!

A mensagem que quis passar é que se anda a propagandear este tipo de medidas que pouco fazem pelo "bottom line" da nossa situação como país quando se podia estar a alocar recursos a outros processos e desenvolvimentos que não sendo tão "sexy" se calhar tinham mais retorno.

Estas e outras medidas que entram no "choque tecnológico" são obviamente bem vindas e boas para o país. Mas o problema está nas bases e estar a colocar recursos em bases que não são solidas é muita vez, mandar dinheiro fora.

Quanto ao que disse da TMN confesso que não fui à loja que não faço parte dos abrangidos pelo programa. No entanto conheço quem foi e das duas uma: Ou a lhe deram informação errada ou ele não mo soube explicar em detalhe o que lhe disseram, ou ainda não o terei eu compreendido na totalidade.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por PJBM2 » 24/10/2007 10:54

Razão Pura Escreveu:Este tópico está cheio de incorrecções e demagogias.
O programa e-escola permite a alunos do 10º ano, professores do ensino básico e secundário e formandos da "novas optunidades" aquirir PCs portáteis até ao máximo de 150 € e não de 800 como li acima, e ter uma assinatua de net portátil a preços vantajosos.

É uma oportunidade única e realmente não compreendo como é que se pode estar a inventar argumentos falacciosos para pôr abaixo o programa.

Não puderam ter um computador por 150 € estão muito chateados com isso? Paciência, conformem-se.

Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Ed » 24/10/2007 10:34

Não querendo entrar em discussões sobre o mérito ou não deste programa, o que me chateia é uma medida em que as empresas de telecomunicações vem interferir no mercado informático. Sobre as familias mais carenciadas ainda posso aceitar, mas sobre as restantes isso vai fazer que muitos revendedores e lojas de informática baixem o numero de vendas de portáteis e, em consequencia, deixem de ter tanta capacidade de negociação de quantidades fazendo que no mercado português os mesmos não baixem tanto como noutros mercados (não esqueçam que o teclado dos portáteis deve ser PT, pelo que um espanhol não é igual.)

Outro lado da questão é que eu, tendo uma empresa de informática, não posso criar por aqui uma rede para vender NET. Será que o CAE da TMN pode dar vender informática. Os mesmo se passa nos bancos, que também vem portáteis ("ou o crédito"). Ora eu, se me apetecer não posso "vender" dinheiro, senão sou agiota. Eles são o quê? Inforiotas?

Na prática, o que eu penso que vai acontecer a curto médio prazo (3 a 6 meses), é que as marcas preteridas irão lançar no mercado máquinas iguais ou melhores a preço competitivo com campanhas 0% juros, em que mesmo juntando uma ligação NET melhor as pessoas não paguem muito mais.

E já agora, deveria ser obrigatório os meninos levarem o PC para a escola, pois grande parte destes portáteis estão é ser aproveitados pelos papás para jogar à copa.

Registado: 21/3/2003 18:01

por Machado » 24/10/2007 10:24

Realmente quando há vontade de dizer mal ... nada escapa :roll:

Bem faz ele (Socrates) em não ligar.
Faça o que fizer, as críticas são sempre cerradas, e muitas vezes não-fundamentadas.

Registado: 25/9/2007 12:52

Programa e-escola

por Razao_Pura » 24/10/2007 10:01

Este tópico está cheio de incorrecções e demagogias.

Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, zulu404 e 112 visitantes