Caldeirão da Bolsa

A força do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 21/10/2007 3:13

Acrescentar que o grafico superior é de 02-01-2006 até hoje e o grafico inferior é da "crise do subprime" - de 10 de Julho de 2007 até 19 de Outubro.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

A força do PSI20

por Branc0 » 21/10/2007 3:07

Olá a todos.

Gostava de partilhar convosco um gráfico sobre o qual tenho trabalhado hoje. Refere-se ao caminho que o PSI20 teve desde 01-01-2006 até hoje e de um indicador "A/D" (Advance / Decline).

O que é o A/D e como é que eu o usei? O A/D criei-o, para efeitos de amostra, a 01 de Janeiro de 2006 com valor 100. A partir desse ponto ele mostra qual a quantidade de acções no PSI20 que sobem num determinado dia e quantas é que descem. É portanto um índice (feito à unha) que pretende reflectir a força do principal índice nacional (isto nem sempre é tão fácil de ver devido aos pesos que cada titulo tem no índice).

Assim sendo se hoje subirem 10 titulos e descerem 5 o titulo passa a 105, se amanha subirem outros 10 e descerem 9 o valor passa a ser 106 - este valor é representado pela linha azul na parte inferior do grafico.

A linha vermelha representada no grafico é o Rate Of Change (ROC) a 21 dias do "índice A/D".

Problemas na formulação do indice que eu gostava de resolver com a vossa ajuda:
1) Só tenho preços de fecho a partir de 2006 (pelo menos em formato facilmente exportável para Excel ou qualquer outra aplicação que eu possa tratar facilmente). Gostava de fazer um backtest pelo menos até 2000 para apanhar o bear market e ver como se comportam os sinais de compra e venda que podem vir deste índice.
2) Até 24-10-06 só estão contados 18 titulos, altura em que entrou a GALP Energia no PSI20 e passaram a ser contabilizados 19 titulos.
3) A partir de 10-07-2007, com a entrada da REN passaram a ser contabilizados os 20 titulos.

Tentações iniciais:
1) Usar sempre este indicador em conjunto com outros como é obvio.
2) Sinais de venda despoletados quando o ROC passa a 0 vindo de valores superiores a 0
3) Sinal de compra quando o ROC passa a ser superior a -50 quando traçada uma linha de baixo (ou seja, passou de -60 para -49).
4) Sinal de compra quando o ROC passa a positivo.

Pela observação do gráfico vemos com facilidade que a zona entre -50 e -100 é sobre-vendida enquanto 0 e -50 é zona normal de correcção.

Quero lembrar que o nosso índice é pequeno e é dificil aplicar este tipo de medidas a índices tão pequenos como o nosso e que o que aqui escrevo deve ser tomado com algum cepticismo.

De qualquer das formas, e é para isso que aqui escrevo, gostava de ter algum feedback vosso e alguma ajuda a resolver os problemas que enunciei acima (principalmente o backtest deste sistema para os anos 2000-2005)

Boa noite que já é tarde :)
Anexos
001.JPG
001.JPG (0 Bytes) Visualizado 441 vezes
002.JPG
002.JPG (0 Bytes) Visualizado 440 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1 e 118 visitantes