Caldeirão da Bolsa

*** Special Weekly Report ****

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 21/10/2007 13:38

Olá a todos,

1º que tudo quero dizer que esta semana não vai haver a analise semanal ao S&P500.

Este "estudo", que aparentava ser simples, está-se a tornar em algo muito mais complexo e ao mesmo tempo esclarecedor.

O Elias levantou duvidas que me levaram a rever toda uma linha de pensamento que já vinha de à muito tempo.

Passei grande parte da madrugada e já vi que assim vai continuar durante todo o dia de hoje a analisar os graficos e os indicadores para tentar perceber as falhas.

No entanto, quero esclarecer aqui uns pontos.
Eu não acredito na total falha do sistema monetário a nível mundial, não para já. Enquanto os bancos centrais conseguirem controlar a situação as coisas tenderão a manter-se estáveis com os normais precalços.

Mas vamos ver uma coisa, os bancos não param de imprimir dinheiro pois quer queiramos ou não, por cada 1 dolar pedido, os bancos criam do nada 9 dolares. Quanto mais dinheiro (papel) é criado menos ele vale e para que isto seja controlado é necessário retira-lo do mercado, ou seja, subir a taxa de juros, ou seja, fazer precisamente o inverso do que a FED fez. A FED neste momento está a desvalorizar ainda mais o dolar para que as empresas americanas não entrem em falência devido ao elevado nível de endividamento que elas têm. Naturalmente que também não podemos esquecer que também a população têm um elevado nível de endividamento.

A FED com o baixar da taxa de juros está a dizer ao povo americano que estes estão "mais ricos" mas estão a esquecer-se de dizer que este sentimento de riqueza é falso pois o dolar está a ser desvalorizado.

Naturalmente que quando o dolar dar sinal de fundo e começar a subir, invertendo a sua tendência de curto prazo, os investidores estrangeiros irão voltar a investir nas empresas americanas pois com o dolar a subir é natural que o mercado de acções caia e seja criado aquela sensação de que as empresas estão mais baratas devido à queda que sofreram. No entanto o problema mantem-se no longo prazo. Iremos continuar a ver os bancos centrais a imprimir dinheiro, inundando cada vez mais o mercado e desvalorizando cada vez mais a moeda apesar de naquele momento não ser visivel devido à procura gerada pela espectativa de uma inversão da moeda.

Reparem que o SPX subiu desde 10-10-2002 87% enquanto o dolar caiu 46%. O Elias tem toda a razão, comparando o SPX com o USD ou o DAX com o EUR, quando compramos um, estamos a vender o outro, ou seja, quando compramos o SPX estamos a vender o dolar.

A FED irá continuar a desvalorizar a moeda na esperança de que os bancos e as empresas consigam equilibrar as contas e pagarem parte da dívida sem que para isso deitem o mercado de acções abaixo.
Vão desvalorizando a moeda, fazendo assim com que o mercado de acções continue a subir, fazendo com que os bancos e as empresas vão fechando parte das suas carteiras de acções e vão fazendo com que a população, enganada com o sentimento de estarem mais ricos devido ao corte das taxas de juros, continuem a comprar acções com os índices a fazerem máximos historicos. Tecnicamente falando, está a ser criado um padrão de distribuição, indicando um topo.

A isto se chama a FED a controlar a situação como referi no inicio deste post. O problema é se a FED perde o controlo.
Imaginem só um George Soros a especular contra o USD e a FED não ter capacidade de o sustentar. Imaginem as consequencias que isso iria produzir no dolar estando este tão fraco. Não digo que seria o fim do sistema monetário americano mas certamente que seria a falência de muitos bancos e empresas americanas, trazendo assim uma recessão, ou na pior das hipoteses uma depressão de proporções idênticas à de 1929.

Não estou a dizer que isto irá acontecer daqui a 2 ou 3 anos. Não estou dizer que isto irá acontecer daqui a 10 ou 20 anos. Mas enquanto a politica de "deitar abaixo o dollar" se mantiver e quando falo do dollar falo também das outras moedas, o futuro vislumbra-se muito negro.

O teu ponto de vista tem fundamentação científica ou trata-se de uma dedução tua?

A fundamentação do meu ponto de vista está fundamentado nos graficos que publiquei. O que eu apresentei não é nada de novo pois à muito que este tipo de analise é apresentado por varios analistas no mundo inteiro. A questão aqui é que não há interesse em falar muito sobre isto pois é importante manter o "povo" ignorante visto ser a unica maneira de o manter controlado :wink:

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Serrano » 21/10/2007 12:03

Arnie,

O teu ponto de vista tem fundamentação científica ou trata-se de uma dedução tua?

Cumprimentos.

Registado: 4/11/2002 23:35

por Rui Aires » 21/10/2007 11:58

Basta comparar com os anos 80 e se alguns se lembrarem, qual era a tx de juro? quase 30%!!!! e a inflação? Elevadissima, recordo que o ouro nessa altura cotava a 800 usd, tal como agora mas o endividamento agora é brutal e por isso pode ser muito mais grave

Registado: 31/8/2005 14:07

por Pata-Hari » 21/10/2007 8:33

Vamos olhar para o 1º gráfico onde temos o S&P500.
Desde 10-10-2002 este índice subiu 87% mas ao mesmo tempo podemos ver que o USD perdeu 46% comparativamente com o S&P500.

Ou seja, temos um índice a fazer máximos historicos quando a moeda está a cair a pique. A pergunta que se faz é, até que ponto pode um mercado de acções subir com a sua moeda a cair a pique?

Arnie, e se tiveres liquidez a fugir para os estados unidos (ou seja, para os mercados americanos, quer obrigacionista quer accionista) exactamente porque a paridade do poder de compra sugere que é impossivel a prazo que o dolar se continue a desvalorizar infinitamente?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por xallamec » 20/10/2007 23:45

Elias Escreveu:
Rui Aires Escreveu:Em momentos de grande inflação, podemos ter taxas de juro de 20% e o melhor é cash. Já viram ter depositos com taxas de 20%?

Ter depósitos com taxas de 20% em períodos de inflação a 20% parece-me tão interessante como depósitos a 2% em períodos de inflação a 2%. Ou seja, não há uma valorização real do capital.

Seria interessante saber o comportamento das acções e das obrigações nessa situação...

Com o actual sistema monetário internacional, como pensas ser possivel ter uma inflacção a 20% com taxas de juro a 20% ?

A inflacção aumenta com a oferta de moeda...se a moeda escassear e o seu preço for elevado, a tendencia será de diminuição da inflacção, e a diminuição na procura de produtos, provocada pela falta de dinheiro (moeda) para os comprar poderá criar desinflacção ou mesmo deflacção e não inflacção. Os preços dos produtos dimimuirão pois há menos pessoas a poder comprá-los.

Ou seja "A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação.Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário.Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa.As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas que têm vendendo abaixo do custo. Em suma, a deflação é um crescimento negativo dos preços médios."

Por outro lado, com o devido respeito pelas ideias de cada um, eu vejo neste post o fim do sistema financeiro internacional...Se o que dizem acontecer então vamos ver empresas com patrimonios incalculáveis a ser compradas por algumas toneladas de ouro? É que o ouro não produz nada... Nesse cenário de grande recessão quais os termos de comparação reais com a situação de há quase 100 anos?

Eu sinceramente ainda não estou a conseguir entrar bem neste tópico...não o estou a digerir bem...parece-me que se fala do fim do sistema financeiro e monetário internacional,e se isso acontecesse onde ficariam as democracias com as falencias e a fome instaladas na Europa e nos EUA (e naturalmente no resto do mundo)???

Acreditas mesmo nessa possibilidade Arnie?

Registado: 12/5/2007 9:52

por Rui Aires » 20/10/2007 22:32

Este fundo da agricultura parece ser muito bom. Onde se pode ter acesso e existe algum estruturado? Obrigado

Rendibilidade

por leal » 20/10/2007 22:21

Já agora, interessante a forma como a curva de rendibilidade se inclina no momento actual ...
Imagem

Registado: 19/6/2007 14:29

Commodities

por leal » 20/10/2007 22:06

Ainda no que diz respeito às commodities, aqui fica uma proposta interessante para quem quer investir em agricultura.
Cumprimentos !
http://www.schroders.com/StaticFiles/Schroders/Market%20Strategy%20And%20News/Schroders%20Insight/Portugal/Schroders-Insight-200707-PTPT.pdf

Registado: 19/6/2007 14:29

por Elias » 20/10/2007 21:13

Rui Aires Escreveu:Em momentos de grande inflação, podemos ter taxas de juro de 20% e o melhor é cash. Já viram ter depositos com taxas de 20%?

Ter depósitos com taxas de 20% em períodos de inflação a 20% parece-me tão interessante como depósitos a 2% em períodos de inflação a 2%. Ou seja, não há uma valorização real do capital.

Seria interessante saber o comportamento das acções e das obrigações nessa situação...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Rui Aires » 20/10/2007 21:07

Em momentos de grande inflação, podemos ter taxas de juro de 20% e o melhor é cash. Já viram ter depositos com taxas de 20%?

Recessão

por Clinico » 20/10/2007 20:10

Obrigado Arnie por mais esta excelente aula e pela amabilidade me me responder.
Um abraço grande
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por BullPower » 20/10/2007 20:02

Boas.

Concordo com o ponto de vista do Elias, penso que não faz sentido comparar DAX com Euro. Que significado tem? Se investir todos os Euros em DAX durante um ano com este a manter-se no mesmo valor, se o Euro tiver subido 10 % o que aconteceu ao meu dinheiro investido no DAX? Nada (por acaso num depósito a prazo tinha ganho mais :wink: ). Acho que faz mais sentido comparar com a inflacção ou com a taxa de líquidez criada pelo BCE no nosso caso (Europeu).

Se ocorrer um grande período de recessão (ou depressão), eu penso que são muito poucos os activos que deveremos investir. E estes deverão ser activos raros. O petróleo não deve ser bom investimento se o mundo entrar em grande período de recessão.

Talvez metais preciosos, arte e dinheiro pois em ambiente de desemprego e deflacção geral, "cash is king".

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por Elias » 20/10/2007 19:51

arnie Escreveu:Entendo a tua pergunta mas confesso que não tenho uma resposta clara para te dar.

Bem mas parece-me que este ponto é essencial à boa compreensão e interpretação da análise DAX-EUR.

arnie Escreveu:Uma coisa é certa, se estás a comprar euros, estás a vender uma outra moeda. Não há volta a dar. Se comprares SAP estarás a comprar euros visto que a moeda base dessa acção é em euros

Pois, mas eu vejo a coisa ao contrário: acho que se compro SAP não estou a comprar euros. Estou a vender euros para comprar acções.

Além disso, se eu hoje comprar 1000 euros em açcões da SAP e ela de um dia para o outro valorizar 10% e depois eu vender, o produto dessa venda é 1100 euros. Fiz uma mais-valia de 10%. Contudo, o EURO não se desvalorizou 10% por causa disso.

1 abr
Elias

por arnie » 20/10/2007 19:32

Elias Escreveu:
arnie Escreveu:Quando compras DAX, PTC, SIE, FTE, BCP, IBEX, TEF, SAP, PSI, CAC, seja que titulo ou index for europeu, tu estás a comprar euros.

Bem, se estou a comprar euros, estou a vender o quê?

Entendo a tua pergunta mas confesso que não tenho uma resposta clara para te dar.

Uma coisa é certa, se estás a comprar euros, estás a vender uma outra moeda. Não há volta a dar. Se comprares SAP estarás a comprar euros visto que a moeda base dessa acção é em euros, isto, na alemanha pois se comprares o ADR nos states, estarás a comprar dollars, logo, a venderes euros.

Hum... esta será uma possível resposta para o problema, ou seja, quando compras uma empresa que também está cotada noutro mercado, noutra moeda, estarás sempre a vender a moeda base desse mesmo outro mercado. Apesar de que aqui surge o problema das empresas que não estão cotadas noutros mercados.

Opiniões sobre esta questão serão bem vindas.

Maromatics... any thoughts?

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re: recessão

por Sulla » 20/10/2007 19:09

arnie Escreveu:
Clinico Escreveu:Desculpe que eu talvez devesse ser um pouco mais específico com a minha pergunta:
1 - Será que devemos investir na parte de commodities em agricultura dado que pode ser o futuro dos combustíveis biodegradáveis? qualquer dia o pão está ao preço do petróleo...
2 - Será que se deve ir para os petróleos em que já há muito tempo se falava em contratos futuros nos 250 doláres o barril lá para 2010??
3 - Será que o refúgio pode ser o ouro ou a prata?
4 - Será que as companhias de venda a retalho não serão um bom refúgio? todos temos que comer...
Enfim, commodities há muitas e com sectores diferentes, mas provavelmente o melhor será mesmo o certificado de aforro...
Abraço
Clínico

Olá clinico,

As commodities de eleição será o Ouro, o Petroleo e o Trigo.

Ouro porque é a "moeda" mais estável que se conhece. Em 1900 1 onça de ouro paga 1 semana de ordenado. Em 2000 1 onça de ouro continuava a pagar uma semana de ordenado, ou seja, em 100 anos o ouro manteve-se estavel com os normais precalços em tempos conturbados. Li isto algures num site

O petroleo é o combustivel deste planeta e assim irá continuar durante as próximas décadas. A procura naturalmente que irá aumentar de ano para ano.

O trigo, bem o trigo precisamos dele para quase tudo na nossa alimentação. Altamente volatil como podemos ver pela performance desde o inicio do ano onde já subiu 79% e estando 75% acima dos máximos de 1980.

Naturalmente que quando se fala em investir em commodities, o mesmo será dizer, até certo ponto, investir nas empresas produtores ou extractoras dessas mesmas commodities.

um abraço
arnie

Parece-me que acabaste de me responder a uma mensagem que te enviei :mrgreen:

Obrigado e Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

Re: recessão

por arnie » 20/10/2007 19:02

Clinico Escreveu:Desculpe que eu talvez devesse ser um pouco mais específico com a minha pergunta:
1 - Será que devemos investir na parte de commodities em agricultura dado que pode ser o futuro dos combustíveis biodegradáveis? qualquer dia o pão está ao preço do petróleo...
2 - Será que se deve ir para os petróleos em que já há muito tempo se falava em contratos futuros nos 250 doláres o barril lá para 2010??
4 - Será que as companhias de venda a retalho não serão um bom refúgio? todos temos que comer...
Enfim, commodities há muitas e com sectores diferentes, mas provavelmente o melhor será mesmo o certificado de aforro...
Abraço
Clínico

Olá clinico,

As commodities de eleição será o Ouro, o Petroleo e o Trigo.

Ouro porque é a "moeda" mais estável que se conhece. Em 1900 1 onça de ouro paga 1 semana de ordenado. Em 2000 1 onça de ouro continuava a pagar uma semana de ordenado, ou seja, em 100 anos o ouro manteve-se estavel com os normais precalços em tempos conturbados. Li isto algures num site

O petroleo é o combustivel deste planeta e assim irá continuar durante as próximas décadas. A procura naturalmente que irá aumentar de ano para ano.

O trigo, bem o trigo precisamos dele para quase tudo na nossa alimentação. Altamente volatil como podemos ver pela performance desde o inicio do ano onde já subiu 79% e estando 75% acima dos máximos de 1980.

Naturalmente que quando se fala em investir em commodities, o mesmo será dizer, até certo ponto, investir nas empresas produtores ou extractoras dessas mesmas commodities.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por Elias » 20/10/2007 18:31

arnie Escreveu:Quando compras DAX, PTC, SIE, FTE, BCP, IBEX, TEF, SAP, PSI, CAC, seja que titulo ou index for europeu, tu estás a comprar euros.

Bem, se estou a comprar euros, estou a vender o quê?

por arnie » 20/10/2007 18:30

J.matias Escreveu:boa tarde.

caro Arnie,não faz uma analise ao s&p500,como nos tem brindado todas as semanas?

obrigado

abraço

J.matias

Olá J.matias,

Se nada em contrário surgir espero durante o dia de amanhã publicar a analise semanal ao SPX.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por arnie » 20/10/2007 18:23

Elias Escreveu:Olá arnie, tudo bem?

Há algo na tua última análise (DAX vs EURO) que eu não percebi muito bem. Quando escreves "Pois é, este índice europeu subiu 188% desde 10-10-2002 e o EUR caiu 65% relativamente ao DAX."

Chegado aqui fico com a seguinte dúvida: até que ponto faz sentido comparar a valorização do EURO com a do DAX e concluir que o EURO se desvalorizou porque o DAX subiu mais?

Imaginemos o seguinte exemplo: durante o espaço de seis meses o EURO e o DOLAR mantêm-se estáveis entre si (ou seja, o câmbio não varia). Nesse mesmo espaço de tempo, o DOW Jones sobe 10% e o DAX sobe também 10% (momento típico do bull market). Será legítimo concluir que nesse espaço de tempo tanto o Dólar como o Euro perderam 10%? Se for assim como dizes, então quanto mais a bolsa subir, menos o dinheiro vale... E se a bolsa cair o dinheiro valoriza-se...

No entanto, as moedas e as acções são grandezas de dimensões diferentes. Não existe uma taxa de câmbio EURO-DAX, ou existe? E a bolsa não é uma medida do valor do dinheiro, mas sim das empresas.

Há aqui alguma coisa que me está a escapar... O que me dizes sobre isto?

1 abraço,
Elias

Olá Elias,

Quando compras DAX, PTC, SIE, FTE, BCP, IBEX, TEF, SAP, PSI, CAC, seja que titulo ou index for europeu, tu estás a comprar euros.

Quando compras SPX, IBM, INTC, GE CAT, IXIC, DJI, MSFT, AAPL, ADBE, seja que titulo ou index for americano estás a comprar dollars e aqui neste caso, estas a compras dollars, logo, estás a vender o euro visto ser esta a tua moeda base.

É normal o mercado de acções subir e a moeda descer pois se a taxa de juros desce, a moeda vale menos, logo investe-se mais nas acções e o mercado sobe. Se a taxa de juros sobe, o dinheiro fica mais caro e desinveste-se nas acções pois estas, com o aumento dos custos devido ao aumento dos juros tenderão a ter uma diminuição de resultados, logo, os investidores procuram investimentos mais seguros, como por exemplo as obrigações.

Sempre que compramos uma acção estamos também a comprar a moeda base dessa acção.

Neste momento temos a moeda a cair a pique, temos um mercado de acções a fazer máximos historicos e temos a FED a cortar os juros, fazendo a moeda valer ainda menos.

Isto é fantastico, a FED está basicamente a extinguir o USD em prol da "corporate america".

Enquanto eles conseguirem controlar a situação, a coisa poderá não chegar ao limite o problema é que eles irão chegar a um extremo, a um limite tal que perdendo o controlo, não vai haver retorno e teremos uma fotocopia de 1920.

Uma coisa muito importante que devemos ter em atenção é o facto de que os máximos historicos nos states estarem a ser suportados pelos proprios americanos. Nenhum investidor estrangeiro neste momento está a investir (atenção que eu disee investir e não short term trading) nos states pois é sinónimo de retorno negativo. As acções estão a subir mas na altura de converter a moeda o resultado será negativo.

Em termos de médio/longo prazo os states irão sofrer uma forte queda, bastando para isso que os americanos tomem consciência do verdadeiro estado em que a economia se situa.

Infelizmente não serão apenas os americanos a sofrer :(

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

recessão

por Clinico » 20/10/2007 18:21

Desculpe que eu talvez devesse ser um pouco mais específico com a minha pergunta:
Abraço
Clínico

recessão

por Clinico » 20/10/2007 18:12

Arnie, desclpe a pergunta, mas quando diz que vale a pena investir em comodities, a que comodities se refere?
Abraços
Clinico

por Adam hedge » 20/10/2007 17:56

boa tarde.

caro Arnie,não faz uma analise ao s&p500,como nos tem brindado todas as semanas?

obrigado

abraço

J.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por Elias » 20/10/2007 17:18

Olá arnie, tudo bem?

Há algo na tua última análise (DAX vs EURO) que eu não percebi muito bem. Quando escreves "Pois é, este índice europeu subiu 188% desde 10-10-2002 e o EUR caiu 65% relativamente ao DAX."

Chegado aqui fico com a seguinte dúvida: até que ponto faz sentido comparar a valorização do EURO com a do DAX e concluir que o EURO se desvalorizou porque o DAX subiu mais?

Imaginemos o seguinte exemplo: durante o espaço de seis meses o EURO e o DOLAR mantêm-se estáveis entre si (ou seja, o câmbio não varia). Nesse mesmo espaço de tempo, o DOW Jones sobe 10% e o DAX sobe também 10% (momento típico do bull market). Será legítimo concluir que nesse espaço de tempo tanto o Dólar como o Euro perderam 10%? Se for assim como dizes, então quanto mais a bolsa subir, menos o dinheiro vale... E se a bolsa cair o dinheiro valoriza-se...

No entanto, as moedas e as acções são grandezas de dimensões diferentes. Não existe uma taxa de câmbio EURO-DAX, ou existe? E a bolsa não é uma medida do valor do dinheiro, mas sim das empresas.

Há aqui alguma coisa que me está a escapar... O que me dizes sobre isto?

1 abraço,
Elias

por Sulla » 20/10/2007 17:15

Estou de boca aberta. :shock: Um belo relatório, sem dúvida.
Parabens!

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por maromatics » 20/10/2007 17:06

Arnie,

Excelente tópico.

Registado: 25/1/2007 18:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, GamesOver, m-m, Minsk, tami e 107 visitantes