Caldeirão da Bolsa

Sistemas de apoio ao trading;

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Querfrô » 18/10/2007 16:22

Um site muito muito bom com ideias para cambial é o www.acetrader.com. Tem de se pagar mas compensa largamente.
Os cães ladram e a caravana passa!

Registado: 27/9/2007 10:19

por Buzzzo » 18/10/2007 12:28

Cax, apenas escrevi para evidenciar a "nao necessidade" de indicadores. Contudo, peço desculpa.

Buzzzo

Registado: 31/8/2006 20:33

por vitor79 » 18/10/2007 10:21

Só uma coisa para quem está a começar, o vosso sistema pode ser como no meu caso a fusão de dois sistemas de duas pessoas que eu admiro (fogueiro e Quico).
No meu caso o indicador que fui buscar ao fogueiro, dá-me a sensibilidade dos mercados norte-americanos a curto prazo (Nylons).

Quanto ao Quico, fui buscar uma forma de apostar em bolsa, no nosso psi, em que apenas uso o DE investidor como programa auxiliar, tem-me ajudado bastante. Ver http://oinvestidorinseguro.blogspot.com/

Depois junto uma análise feita em excel que são um gráfico de Subidas/descidas do nosso PSI20 e o seu volume diario.

Este é o meu sistema, podem ver o do Quico e o do Fogueiro, penso que tendo assim casos práticos é mais fácil para voçês entenderem.

Nota: Quantos mais indicadores usarem mais fácil é o vosso metodo ficar desactualizado.

PS: Os sistemas também falham, há sempre que juntar a vossa sensibilidade em cada situação.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por investuga » 18/10/2007 9:55

RMFilipe Escreveu:Quais os softwares mais utilizados para calcular/analisar os indicadores?

Estou agora também a iniciar-me na AT, e comecei por usar os sistemas online do BPI Netbolsa e do Boursorama (http://www.boursorama.com).
Entretanto experimentei uma versão emprestada do Metastock. Aparentemente é um dos melhores, mas eu não me entendi com a importação dos dados, e não estive para perder muito tempo com isso, pois o que eu queria era algo mais prático.
Actualmente registei-me no ProRealTime (http://www.prorealtime.com) e estou a gostar bastante das funcionalidades. Trata-se de um software em Java, multiplataforma, e o funcionamento é bastante intuitivo. Tem a vantagem de ser gratuito na versão com os dados actualizados ao final de cada dia.

Registado: 25/6/2007 23:02

por cax » 18/10/2007 9:34

cax Escreveu:Olha, onde leres "os nossos sistemas" deves ler na nossa opinião.

Em negociação, e com o tempo vais aprender isso, cada um cria o seu sistema. E o seu sistema não é mais que um conjunto de indicadores, muitos ou poucos dependendo da pessoa, que cada um escolhe baseado na sua experiencia, baseado no seu metodo de negociação, baseado no risco que cada um está disposto a correr, etc.

Com o tempo e com a experiencia vais escolhendo quais os indicadores que te dão mais confiança.

De inicio uma coisa é importante, lê, lê muito e tudo. Lê para que possas saber o que há e como funciona para poderes escolher e escolher bem.

Só mais uma coisa, vais errar e ver errar, e aprende com isso tambem.

Ora lê lá outra vez

Registado: 27/11/2006 20:22

por cax » 18/10/2007 9:29

Buzzo, seria bom leres o post completo e situares essa parte no contexto dele.

por Buzzzo » 18/10/2007 9:25

Cax escreveu:

E o seu sistema não é mais que um conjunto de indicadores

Pode ser um conjunto de indicadores para muitos, mas poderá ser principalmente um conjunto de experiencias e sensibilidades pessoais e que foram mais ou menos sistematizadas numa certa forma de actuar.

Buzzzo

Registado: 31/8/2006 20:33

por cax » 18/10/2007 9:22

Eu em primeira instância é esse que utilizo, AT do BIG. Aparenta só dar um de cada vez mas é bom e suficiente para uma primeira analise.

Apartir daí e para uma analise mais cuidada utilizo o boursurama. Que permite ter mais indicadores e um prazo mais alargado da acção.

por Cartago » 18/10/2007 9:20

Há imensos softwares disponíveis, eu uso há alguns anos o Metastock (está na versão 10).

Mas há sistemas online baseados no Metastock (ou engines similares) e que são completamente free, como é o caso do www.inverline.com (na versão free podes armazenar um máximo de 8 análises, na versão paga acho que não há limite).
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por RMFilipe » 18/10/2007 9:16

Obrigado pelos vossos comentários.

Quais os softwares mais utilizados para calcular/analisar os indicadores? Normalmente utilizo a funcionalidade de AT do Big, mas só consigo ter um indicador de cada vez.

Registado: 30/8/2007 15:57

por Cartago » 18/10/2007 9:16

cax Escreveu:Olha, onde leres "os nossos sistemas" deves ler na nossa opinião.

Em negociação, e com o tempo vais aprender isso, cada um cria o seu sistema. E o seu sistema não é mais que um conjunto de indicadores, muitos ou poucos dependendo da pessoa, que cada um escolhe baseado na sua experiencia, baseado no seu metodo de negociação, baseado no risco que cada um está disposto a correr, etc.

Com o tempo e com a experiencia vais escolhendo quais os indicadores que te dão mais confiança.

De inicio uma coisa é importante, lê, lê muito e tudo. Lê para que possas saber o que há e como funciona para poderes escolher e escolher bem.

Concordo! Não há nada mais subjectivo do que um sistema de trading, que pode ser manual (à base do olhômetro) ou automatizado (à base de sinais automáticos disparados por sistemas informatizados).

O que para mim é um sinal de entrada válido, para outro investidor pode não ser. É por isso que eu digo que o melhor sistema de trading do mundo é o teu e de mais ninguém! ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 28/3/2006 18:04

por cax » 18/10/2007 8:44

Olha, onde leres "os nossos sistemas" deves ler na nossa opinião.

por Paionense » 18/10/2007 8:13

Registado: 28/6/2007 16:26

por vitor79 » 18/10/2007 7:44

Para poderes perceber melhor o que é um sistema o melhor talvez seja o de veres um exemplo de um.
Para isso vai ao topico ceiado pelo fogueiro aqui no caldeirão e começa a lê-lo de principio, dá trabalho, mas penso que possa ser muito útil para aquilo que pretendes.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Sistemas de apoio ao trading;

por RMFilipe » 18/10/2007 7:17

Costumo ler por aí, que os vossos sistemas estão a dar sinal de entrada ou saída... Que sistemas são esses e como funcionam?

Registado: 30/8/2007 15:57

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Google [Bot], m-m e 92 visitantes