Sondagem - Anos de Mercado
Acompanho o mercado há sensivelmente 10 anos (coloquei 5 a 10). Assisti a um (final) de bull market eufórico, a um pequeno crash, a um profundo e lento bear market, a uma inversão em V (capitulação) e a um bull market moderado.
Há coisas que ainda não vi: por exemplo, uma profunda lateralização como a que ocorreu nos mercados durante os anos 70.
Há coisas que ainda não vi: por exemplo, uma profunda lateralização como a que ocorreu nos mercados durante os anos 70.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Anos noventa 1ª.Compra 2ª Fase OPV EDP, desde aí mais OPV EDP, OPV cimpor e salvo erro OPV da Brisa, sempre com numero reduzido de acções que me calharam por rateio, compra de 500 da Telecel a 12,5€ e ficaram-me com elas ainda não sei como a 9,45€,e mais algumas compras sempre no longo prazo, vendas só de 2250 Brisa a 6,50€ que tinha ao preço médio de 4.10€. Até que descobri o caldeirão e após ler alguns artigos parecia que vinha tudo abaixo e vendi 2250 EDP a 3,90€, que detinha algumas desde a 2ª OPV, com lucro de 1800€ e 236PT Telecom a 9.87€ com lucro de 200€, com a intenção de entregar a gestão a um profissional mas descobri que não tinha o fundo suficiente para que fosse gerido por um gestor profissional pelo que entrei na brisa com uma compra de 500 a 9,25€ longo prazo e 600 do Norten Rock a 1,62 GBP a curto prazo,e fiquei com um fundo de 4000€ para reforçar Brisa, comprar JM ou Galp, por isso embora tenha comprado acções á mais de 10 anos penso que estou no mercado a cerca de 2 meses.
Talvez tenha fugido um pouco ao tema e por isoo peço desculpas.
Numa carteira que tenho no Site da RTP diz-me que fiz mais valias de 24.83%
Cumps
Talvez tenha fugido um pouco ao tema e por isoo peço desculpas.
Numa carteira que tenho no Site da RTP diz-me que fiz mais valias de 24.83%
Cumps
Que nunca por vencidos se conheçam
Pata-Hari Escreveu:investuga, ainda só estiveste num mercado bullish...
Pois, eu sei. Mas em Agosto já deu para sentir um cheirinho do que será o urso... E tenho plena consciência que ainda falta muito para possuir as armas que me permitam enfrentar um.
Para já, ando a tentar aprender algo com o pessoal daqui, e com os meus próprios fracassos e sucessos.
- Registado: 25/6/2007 23:02
Bom, a minha primeira experiência foi em 2002. Mas coloquei um ano porque entretanto desinteressei-me e só voltei este verão.
Diria que sei mais umas coisas do que em 2000
Diria que sei mais umas coisas do que em 2000
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Há menos de um ano.
Mas já deu para passar por muitas experiências de que falam constantemente por aqui: a ganância nas subidas, o pânico nas descidas, compras no topo, vendas no fundo... Enfim, coisas de novato.
Se ao menos tivesse conhecido o Caldeirão antes...
Mas já deu para passar por muitas experiências de que falam constantemente por aqui: a ganância nas subidas, o pânico nas descidas, compras no topo, vendas no fundo... Enfim, coisas de novato.
Se ao menos tivesse conhecido o Caldeirão antes...
- Registado: 25/6/2007 23:02
Comecei com BCP a 5,87 há cerca de 5/6 anos e depois andei pela Telecel.De bolsa percebia zero e achava que o caminho era sempre para norte. Coitado de mim.
Mas prometi a mim mesmo que a bolsa não me havia de ficar a dever nada. Comecei com um investimento a sério na Soni em princípios de Agosto do ano passado.Cerca de 100000 €. Fui tendo sorte e com a aprendizagem realizada aqui no Caldeirão lá fui andando, alavanquei e em menos de 1 ano tinha triplicado e meio o valor. Não acreditei que a correcção fosse tão forte e deixei-me ficar mais do que o que devia.Tive que pagar para aprender...e bem.Neste momento um ano e pouco, 2,2 de rentabilidade e a meio gás no mercado. Naquela de ...ter mais sorte do que azar, evidentemente apoiando-me em algumas análises, mas...infelizmente aprendi a ter medo dos mercados.Talvezseja melhor assim Prdi confiança e isso está a prejudicar os trades
Abraço
Mas prometi a mim mesmo que a bolsa não me havia de ficar a dever nada. Comecei com um investimento a sério na Soni em princípios de Agosto do ano passado.Cerca de 100000 €. Fui tendo sorte e com a aprendizagem realizada aqui no Caldeirão lá fui andando, alavanquei e em menos de 1 ano tinha triplicado e meio o valor. Não acreditei que a correcção fosse tão forte e deixei-me ficar mais do que o que devia.Tive que pagar para aprender...e bem.Neste momento um ano e pouco, 2,2 de rentabilidade e a meio gás no mercado. Naquela de ...ter mais sorte do que azar, evidentemente apoiando-me em algumas análises, mas...infelizmente aprendi a ter medo dos mercados.Talvezseja melhor assim Prdi confiança e isso está a prejudicar os trades
Abraço
- Registado: 23/1/2006 23:54
Mais de 25 anos...
Acho que já mereço uma palma de prata, ainda sou dos tempos saudosos da Portugal e Colónias, Marconi, Caima e outras...
... uns anos depois apareceram as empresas do tio Belmiro a aproveitar as 1as euforias!
... uns anos depois apareceram as empresas do tio Belmiro a aproveitar as 1as euforias!
- Registado: 10/11/2006 16:05
Desde 1993... c/18 anos, quase paralelo com entrada na universidade (comecei a tradear um pco depois, com alguns colegas).
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Eu comecei por comprar umas acções da Brisa há uns 4 anos, mas só há 2 anos para cá é que comecei a sério e a perceber realmente a mecânica do mercado, pelo que vou apenas contabilizar estes ultimos 2 anos como experiência real de trading na Bolsa.
Intervalo de 2 a 4 anos.
Lican
Intervalo de 2 a 4 anos.
Lican
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Bom eu nem sei bem onde havia de colocar o voto, fez 10 anos em Junho ou Julho, foi na primeira Priv da EDP... enfim coloquei no intervalo 5-10 mas já vou a caminho dos 11!!
cps
cps
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Se bem me lembro, dei as minhas primeiras voltinhas nisto em 1995.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Sondagem - Anos de Mercado
Aqui fica uma sondagem sobre os anos de experiência de mercado dos caldeireiros. Agradece-se a colaboração da malta...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], m-m, malakas, manuelvasco, Mr.Warrior, paulopereira.pp36.pp, severalmal e 125 visitantes