Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 10

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DC » 12/10/2007 22:07

vitor79 Escreveu:Jas como vês a noticia do expresso de amanhã do BCP ter perdoado uma divida a uma empresa do filho do J.G..
Que influencia é que achas que essa noticia pode ter no titulo?

Obrigado.

Ai tens a resposta:

Quote:Jas
"Na minha opinião o "bando dos 7 entalados" não pode vender a menos do que 3,20 e esse passou a ser um valor seguro.
Até admito que possa ser 3,25.

Portanto fico à espera que algo faça disparar o título...
O "algo" pode ser:
- uma alteração de estatutos com menos limitação de votos (permite que os actuais grandes accionistas comprem mais)
- uma nova guerrinha interna (com alguns a reforçarem)
- uma eventual fusão com o BPI (basta o boato...)
- uma eventual OPA (também basta o boato...)"
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

Registado: 28/8/2007 23:49

por vitor79 » 12/10/2007 21:58

Jas como vês a noticia do expresso de amanhã do BCP ter perdoado uma divida a uma empresa do filho do J.G..
Que influencia é que achas que essa noticia pode ter no titulo?

Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

jmt

por jarc » 12/10/2007 20:26

O esticão da jmt foi um movimento completamente surpreendente para mim. Ao invés a Galp voltou a ficar em banho maria. Quando algumas empresas americanas cujos fundamentais são fraquíssimos, sobem a pique, outras que logicamente deveriam subir, não mexem. É o euro alto a fazer estragos nos mercados europeus. O Cac hoje andou a perder 1% durante tanto tempo, que parecia que alguém tinha adormecido. Caso o euro corrija ainda vamos ter máximos de novo, ou talvez a força dos índices americanos seja suficiente para levar os europeus ao colo. O fecho do spx é promissor, resta aguardar pela próxima semana.
Bons negócios!

Registado: 23/7/2003 16:05

Carteira JAS*2007 - Mês 10 - dia 12

por JAS » 12/10/2007 16:55

Se hoje tivesse ficado quieto, como previsto, teria feito melhor...

JMT
Acordei com ela a 5,20, já com 2M negociados, e já tinha ido a uns espantosos 5,49!!!
Logo por azar, estando tão convicto de uma correcção, nem tinha qualquer ordem de venda...
É evidente que fiquei perplexo, que achei que tinha feito disparate em ter vendido ontem, que certamente iria sair alguma notícia bem jeitosa.
Fui a correr comprar W's a 1,08-1,07...
Depois reforcei a 0,99-0,97...
Logo a seguir vi que tinha acertado na previsão de que a JMT poderia corrigir para os 4,90...
Se tinha começado a fazer asneira, comprando antes de vir ao meu valor, tive que emendar a mão e comprar mais calls a 0,86...

GALP
Passando a estar mais exposto em W's resolvi diminuir um bocadinho na Galp com uma venda dos TW's a 1,08 e de umas acções a 11,48.

VAFK
Irá mexer?
Não vá isso acontecer, comprei algumas a 0,15...

Como a rentabilidade acima dos 50% posso aumentar a minha exposição em W's e TW's.

Sendo assim, não se justifica manter o capital acima do X, pois irei ter sempre excesso de liquidez, e coloquei-o em 0,89568X.

Este número esquisito é o que irá dar um capital médio ponderado anual exactamente de 1,000X.
(se não fizer mais alterações até ao final do ano)

Bom fim de semana,

JAS
Anexos
cart 10-12.png
cart 10-12.png (0 Bytes) Visualizado 3700 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Rural » 12/10/2007 16:26

Jas:

Leio sempre com atenção este tópico embora não costume intervir.
Gostaria muito de saber a tua opinião sobre este dia muito estranho nas cotações da Jerónimo Martins. Comparado com o comprtamento da acção hoje (esteve a subir 7,8% e acabou por fechar a descer 3,3%)a descida da JMartins aos 5,11, aquando do vencimento dos warrants, não é nada...

Registado: 15/3/2005 16:34

Re

por JAS » 12/10/2007 11:34

Já que o mercado não me dá razão...comprei W's da JMT outra vez.
Sempre quer ver qual é a "notícia"...

JAS

por [M]anoel » 11/10/2007 23:37

JAS, simplesmente tas de parabéns, és o meu idolo... :wink:

Registado: 13/9/2007 14:41

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 10 - dia 11

por charles » 11/10/2007 23:24

JAS Escreveu:
charles Escreveu:
JAS Escreveu:Deve ser a minha maior posição, de todos os tempos, a custo zero...
Espero não ter que explicar muitas vezes que este "zero" quer dizer que deixei lá ficar os lucros acumulados ao longo de 9 meses e que são quase 24%.

Ok, nesse caso o que acontece ao b.p. num cenário de queda da cotação?

O que é o "break point" está explicadinho no quadro em letra pequenina...

Eu comprei N1 acções e gastei X, elas subiram imenso durante o ano, eu vendi um número N2 de acções que me deram o X investido.
No final fiquei com zero investido (ou quase) e com um número de acções que corresponde a N1-N2.

Enquanto não comprar ou vender mais acções o break point não mexerá, é INDEPENDENTE da cotação...

O que variará é o lucro potencial que pode aumentar ou diminuir.

Um abraço,
JAS

Então no B.P. não está implicito o valor medio de n1 que é igual a n2, ao venderes ficas com n2 ao mesmo b.p. de n1 + n2 são =, e obviamente n1+n2 baixaram o custo inicial de n1 tendo em conta a valorização de 24%, n2 só ficava a zero se n1 valorizasse 100%, certo :roll: ?

cumpt
Editado pela última vez por charles em 12/10/2007 0:03, num total de 2 vezes.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por JAS » 11/10/2007 23:19

charles Escreveu:
JAS Escreveu:Deve ser a minha maior posição, de todos os tempos, a custo zero...
Espero não ter que explicar muitas vezes que este "zero" quer dizer que deixei lá ficar os lucros acumulados ao longo de 9 meses e que são quase 24%.

Ok, nesse caso o que acontece ao b.p. num cenário de queda da cotação?

O que é o "break point" está explicadinho no quadro em letra pequenina...

Eu comprei N1 acções e gastei X, elas subiram imenso durante o ano, eu vendi um número N2 de acções que me deram o X investido.
No final fiquei com zero investido (ou quase) e com um número de acções que corresponde a N1-N2.

Enquanto não comprar ou vender mais acções o break point não mexerá, é INDEPENDENTE da cotação...

O que variará é o lucro potencial que pode aumentar ou diminuir.

Um abraço,
JAS

por charles » 11/10/2007 22:45

Deve ser a minha maior posição, de todos os tempos, a custo zero...

Ok, nesse caso o que acontece ao b.p. num cenário de queda da cotação :roll: ?

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por fergon » 11/10/2007 20:01

Boas

Jas como é isso JMT a 0,066 que é isso o numero do filho do diabo :):)

Podes explicar???

Cumprimentos
Fergon

Registado: 15/5/2006 22:42

por DC » 11/10/2007 18:13

ola Jas, apesar de falar mmuito contigo no msn num tive a oportunidade de te agradecer os conselhos que me tens vindo a dar ao longo do tempo, como tal aqui fica expressa a minha gratidao.

Especialmente pelo dica do fundo :mrgreen:
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.

Registado: 28/8/2007 23:49

por Cali » 11/10/2007 18:13

Eu estava mortinho que chegasse finalmente o dia em que eu pudesse cá vir para celebrar contigo o regresso a máximos! É HOJE! É HOOOOOJE! :) Não te dou os parabens que sei que não gostas disso, mas ... congratulo-te, pois então! E aposto que ainda vais aos 70%, pelo menos! 8-)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por JTsamouris » 11/10/2007 17:59

Não entendo a razão de troca de TDU para BCP, se o potencial que encontra no BCP está incluido também na TDU e está completamente BULL (os 3 Euros estão já aí) e qualquer valorização positiva no BCP terá uma valorização superior na TDU.

Registado: 1/10/2007 18:28

Re: Re

por charles » 11/10/2007 17:54

Ru entrei nos fundos no mês passado, tens olhado pouco para a minha carteirinha...

E expliquei o "porquê" na altura.

Um abraço,
JAs

Pronto não batas mais, passou-me despercebido, tu tambem dizes para um gajo não ligar ao queijo é o que dá :) ,a sério, como deves calcular não acompanho com a disponibilidade que gostaria, e ha sempre coisas que escapam vou ver para trás, já agora tou curioso.

:-#

cumpt
Cumpt

por JAS » 11/10/2007 17:47

Ulisses Pereira Escreveu:Desde que quebraste, em alta, aquela LT descendente que não se vê no teu gráfico disparaste

Vamos ver como reages ao máximo anual

Pois bem, reagi bem...
Ao fim de mais de 4 meses finalmente um novo MÁXIMO ANUAL=53,36%.

JMT
JAS Escreveu:Continuo a acreditar numa lateralização ou pequena correcção mas o mercado não me anda a dar razão...

Mas eu insisto.
Vendas entre o 5,05 e o 5,08 reduzindo a posição para ...ZERO!
Deve ser a minha maior posição, de todos os tempos, a custo zero...

TDU
A partir do momento em que tomei a opção, se calhar errada, de trocar TDU por BCP apenas fiquei à espera de um momento mais oportuno para encerrar o trade.
A subida de hoje deu-me a oportunidade e vendi a 2,72-2,71.
Depois ainda subiu mais mas paciência.

BCP
E, consequentemente, aproveitei o BCP não estar ainda a subir para reforçar com compra de acções a 3,23.

GALP
Mantive-me apenas a observar os cof's durante toda a sessão.
No fecho fui lá buscar umas acções a 11,47.
Ontem disse num post (em resposta a uma pergunta sobre liquidez) que os 6% em TW's representavam cerca de 60% da carteira se fossem em acções.
Foi erro pois a paridade é 2:1 pelo que só representam 30%.
E têm a vantagem de limitarem o risco a 6,5%...

No final do dia tinha uma liquidez de 46% e a rentabilidade em máximos.
Estando a apenas 6% do meu objectivo anual a minha opção é gerir a carteira sem grandes riscos até ao final do ano.

Para já concentrado em apenas 2 títulos: BCP e GALP.
E um olhar despreocupado para a JMT...
Anexos
cart 10-11.png
cart 10-11.png (0 Bytes) Visualizado 2123 vezes

Re

por JAS » 11/10/2007 16:36

vitor79 Escreveu:mas já agora não tens medo que as bolsas corrijam a sério até essa altura.

É que hoje já surgiram uma série de noticias positivas sobre o BCP e a cotação nem se mexe.

Como vais ver (daqui a bocado...) a minha carteirinha está com elevada liquidez...
A minha grande aposta é neste momento o BCP e a Galp.
Nada mais do que isso.

Um abraço,
JAS
-----------------------

charles Escreveu:Curioso o facto de teres entrado em fundos precisamente quando o pessoal está resgatar os mesmos, o que te motivou nessa entrada , digo isto porque nunca tinha visto essa novidade na carteira..e no raio do queijo?

Eu entrei nos fundos no mês passado, tens olhado pouco para a minha carteirinha...

E expliquei o "porquê" na altura.

Um abraço,
JAS
Editado pela última vez por JAS em 11/10/2007 23:09, num total de 1 vez.

por vitor79 » 11/10/2007 10:54

Obrigado, mas já agora não tens medo que as bolsas corrijam a sério até essa altura.

É que hoje já surgiram uma série de noticias positivas sobre o BCP e a cotação nem se mexe.

BCP

por JAS » 11/10/2007 10:40

vitor79 Escreveu:Queria saber o que pensas que se irá passar a seguir no BCP para estares a apostar tanto nele. No fundo quais as razões que te levam a apostar nele.

Na minha opinião o "bando dos 7 entalados" não pode vender a menos do que 3,20 e esse passou a ser um valor seguro.
Até admito que possa ser 3,25.

Portanto fico à espera que algo faça disparar o título...
O "algo" pode ser:
- uma alteração de estatutos com menos limitação de votos (permite que os actuais grandes accionistas comprem mais)
- uma nova guerrinha interna (com alguns a reforçarem)
- uma eventual fusão com o BPI (basta o boato...)
- uma eventual OPA (também basta o boato...)

Nota que os meus W's são para Mar.08, tenho tempo...

Um abraço,
JAS

por vitor79 » 11/10/2007 7:25

Boas, Jas.
Queria uma explicação tua se fosse possivel.

Queria saber o que pensas que se irá passar a seguir no BCP para estares a apostar tanto nele. No fundo quais as razões que te levam a apostar nele.

Obrigado.

Re

por JAS » 11/10/2007 1:19

Mercurio Escreveu:Ola JAS, reparo que a exposicao tem vindo a diminuir, agora apenas 62%. Parece-me um factor importante na analise de uma carteira a que muitas vezes nao se presta atencao. Algum comentario?

Uma pergunta muito pertinente pois a liquidez costuma dar indicação do meu "estado de espírito"...

Um acréscimo de liquidez é habitualmente um sinal de que estou à espera de quedas mas pode não ser verdade quando utilizo W's e TW's.

Há que fazer as contas à alavancagem destes produtos.

Em números redondos a alavancagem é 6x no BCP e 10x na Galp.
Isso significa que o risco que estou a correr com os warrants (que totalizam apenas 7,9%) equivale a ter +60% na Galp e +11% no BCP.

Como vês estou a "arriscar" muito mais do que a liquidez disponível.

Isso significa que estou bastante bulish pelo menos em duas acções do PSI...

Um abraço,
JAS

por lan » 10/10/2007 21:27

scpnuno escreveu:
a ultima vez que me pagou em acções foram da Pararede, portanto..

Isso faz-se, JAS? Ao menos umas pecinhas de louça...

Registado: 5/11/2002 2:29

por charles » 10/10/2007 21:07

Sessão de perguntas:

Curioso o facto de teres entrado em fundos precisamente quando o pessoal está resgatar os mesmos, o que te motivou nessa entrada , digo isto porque nunca tinha visto essa novidade na carteira..e no raio do queijo?

cumpt
Cumpt

carteira

por jarc » 10/10/2007 20:35

Exceptuando a Galp é capaz de ser boa altura para começar a despachar algumas. Posso estar a ver a coisa mal, mas a estratégia que deve vir aí é a de aproveitar os preços para ir distribuindo... cuidado com isso! Eu já estou de faca em riste à espera que o Nasda100 dê um solavanco para cima. Assim que o bicho levantar os cornos, lá vai espada!
As acções foram chão que já deu uva. O dinheiro sossegado a 6% até que elas malhem a sério e o resto são umas aparas para ir espetando uns ferros nos touros. Bons negócios e não vê lá se ajudas à festa a comprar qualquer coisita no Nasdaq (eh!).

Registado: 23/7/2003 16:05

por scpnuno » 10/10/2007 18:22

Eu fiz greve e o Jas aumentou-me o ordenado. Logo, teve que diminuir a exposição para ter liquidez para me pagar (a ultima vez que me pagou em acções foram da Pararede, portanto...)

:oops: Desculpa, Jas, não resisti
Podes dizer a verdade e contar do Porsche novo...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, m-m, Xacal, yggy e 79 visitantes