A verdade escondida por detrás dos super depósitos
...
Pata-Hari Escreveu:é o do bcp, anunciam um deposito a 12% mas afinal é no ultimo mês de um periodo qualquer que faz com que a taxa do periodo total anualizada seja cerca de 4.70 ou algo semelhante.
Cara Pata, quanto a esta não há dúvida que é enganosa, para obter os 12% teria que cumprir 1 ano sendo a oferta apenas para o ultimo mês.
Nas restantes em que a oferta reporta ao 1º mês ou período inicial do deposito a principal questão a colocar é:
Se eu no final do 1º mês, ou no caso do Barclays em Janeiro quiser retirar o investimento e as mais valias é-me permitido?
Sim, então a publicidade está correcta.
Não, então a publicidade é enganadora pois interessará apenas e só a rendibilidade média do ano (fim do prazo minimo), e não a do periodo inicial de deposito.
Bons negócios.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
PekenoBuda Escreveu:Pelo que parece acusam os bancos de tentar enganar os clientes da seguinte forma: Publicitam a taxa de juro numa base anual -(o que é normal) - mas contudo a duração do depósito é de apenas 1 mês.
Mas será isto tentar enganar? Eu não considero, pois afinal são publicitados tanto a taxa como a duração do depósito, são divulgados os dados todos.
E aliás, não faria sentido sentido apresentar a taxa sem ser anual, porque senão veriamos publicitadas uma enormidade de taxas que para serem comparadas teria de tirar 1 dia de férias.
Penso que não seria muito bonito cada um apresentar as taxas à medida da duração depósito, porque senão em diferentes bancos veriamos publicitadas de taxas a 1 mês, outro banco a 2 meses, outro banco a 3 meses, outro banco a 6 meses, outro banco a 12 meses, etc, ou seja seria uma balbúrdia para comparar.
Aliás julgo até que os bancos são mesmo obrigados a apresentar a taxa numa base anual.
Pata, chamo a isto publicidade normal numa sociedade normal, agora ao artigo é que apelido de espatafúrdio.
Subscrevo.
Em qualquer anúncio deste tipo de taxas, toda a informação está bem explicita.. só não entente quem não quer.
Penso que muito mais grave é ao Balcão indicarem que a taxa é anual para um depósito a 6 meses que depois é renovado automaticamente. No entanto esta renovação tem como base uma taxa completamente diferente indexada à euribor a 6meses menos xx% (ou seja a taxa inicial seria de 4,5 ou 5% durante 6 meses e após os 6 meses seria renovado automaticamente a uma taxa +- de 3%... a meu ver não é o mesmo!!!!!).
Tal situação aconteceu-me no TOTTA (banco que nos ultimos 2 meses me enviou 4 cartões de crédito, inclusive um gold com 7500€ de plafond.... só posso entender que me adoram. Ah.. e aprovaram-me um crédito habitação que... NÃO FOI SOLICITADO POR MIM).
- Registado: 30/6/2007 12:56
Se não for pedir muito gostaria que comentassem este deposito
http://www.bancobest.pt/finsebanking/be ... rosite.htm
e estas 2 obrigações
http://www.cgd.pt/solucoes_investimento ... nadas1.htm
http://www.cgd.pt/solucoes_investimento ... nadas2.htm
Obrigado pela disponibilidade.
Cumps
http://www.bancobest.pt/finsebanking/be ... rosite.htm
e estas 2 obrigações
http://www.cgd.pt/solucoes_investimento ... nadas1.htm
http://www.cgd.pt/solucoes_investimento ... nadas2.htm
Obrigado pela disponibilidade.
Cumps
Editado pela última vez por macau5m em 13/10/2007 12:56, num total de 1 vez.
Que nunca por vencidos se conheçam
nunofaustino Escreveu:N conheço esse anúncio, mas se assim for é claramente uma tentativa de enganar os mais distraídos... penso que o Barclays tb tem um produto semelhante...
Os que eu penso serem mais vantajosos e mais interessantes, são o do Barclays a 8% até 15 de janeiro, o activo banco7 a 9% um mês e o Big (10% durante 1 mês ou 6% durante 6 meses).
A banca mais tradicional portuguesa (BCP, BPI, BES) estão um pouco parados nestas ofertas...
jocas
Nuno
Antes era uma estratégia para angariar clientes.
Agora, continua a ser dos pequenos para angariar clientes (e liquidez), e dos grandes para angariar liquidez... Os grandes têm mais espaço a trabalhar os créditos, limitando gastos ao cliente, que a incentivar os ganhos dos clientes.
Grandes bancos com ofertas repentinas de depósitos como os mencionados deixar-me-iam de pé atrás... (nesta altura)
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
N conheço esse anúncio, mas se assim for é claramente uma tentativa de enganar os mais distraídos... penso que o Barclays tb tem um produto semelhante...
Os que eu penso serem mais vantajosos e mais interessantes, são o do Barclays a 8% até 15 de janeiro, o activo banco7 a 9% um mês e o Big (10% durante 1 mês ou 6% durante 6 meses).
A banca mais tradicional portuguesa (BCP, BPI, BES) estão um pouco parados nestas ofertas...
jocas
Nuno
jocas
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Pelo que parece acusam os bancos de tentar enganar os clientes da seguinte forma: Publicitam a taxa de juro numa base anual -(o que é normal) - mas contudo a duração do depósito é de apenas 1 mês.
Mas será isto tentar enganar? Eu não considero, pois afinal são publicitados tanto a taxa como a duração do depósito, são divulgados os dados todos.
E aliás, não faria sentido sentido apresentar a taxa sem ser anual, porque senão veriamos publicitadas uma enormidade de taxas que para serem comparadas teria de tirar 1 dia de férias.
Penso que não seria muito bonito cada um apresentar as taxas à medida da duração depósito, porque senão em diferentes bancos veriamos publicitadas de taxas a 1 mês, outro banco a 2 meses, outro banco a 3 meses, outro banco a 6 meses, outro banco a 12 meses, etc, ou seja seria uma balbúrdia para comparar.
Aliás julgo até que os bancos são mesmo obrigados a apresentar a taxa numa base anual.
Pata, chamo a isto publicidade normal numa sociedade normal, agora ao artigo é que apelido de espatafúrdio.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
- Registado: 18/12/2002 16:30
Sinceramente fico chocado ver alguém escrever um artigo como este no Jornal de Negócios...
Não faz qualquer sentido tentar passar a ideia de que os bancos andar a tentar enganar os clientes com estas promoções.
Cumprimentos
Não faz qualquer sentido tentar passar a ideia de que os bancos andar a tentar enganar os clientes com estas promoções.
Cumprimentos
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
- Registado: 18/12/2002 16:30
F.VIEIRA Escreveu:Obrigado Keyser Soze.
31.700 libras são +- 45.800 €, logo é melhor garantido.
Atenção que os Ingleses já tiveram 1/2 bancos que faliram, por isso...
Obrigados
Rui e F.Vieira, leiam bem o que eu escrevi...
O barclays paga 100% das primeiras 2.000 libras e 90% das próximas 33.000libras... o BCP, por exemplo, paga 100% dos primeiros 25.000€.
Considerando 1.5 para o cambio entre € e £, para valores inferiores a 27500€ o depósito no BCP é o melhor e para valores superiores o do Barclays é melhor...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
comentário
Caros
Aprende-se no bancos de uma escola superior que o real rendimento de um banco não assenta, primordialmente, na metodologia dos juros que utiliza.
O grande rendimento de um banco, assenta, fundamentalmente, na lei que define o Mínimo de Reserva Legal (MRL), a respeitar por qualquer instituição bancária. Ou seja, o que o banco deve guardar dos depósitos efectuados pelos depositantes.
Desconheço o actual Mínimo de reserva legal estabelecido, mas imaginemos que ronda os 10% do depósito efectudado e depois racicionemos:
- Eu deposito 25000 euros num determinado banco;
- Desses 25000 euros o banco guarda 2500 euros(MRL)
e empresta 22000 euros a um cidadão que pediu um
empréstimo com o fim de comprar uma máquina;
- Quem vendeu a máquina vai depositar os 22000
no banco que guarda 2200 euros e empresta 20000
euros a outro cidadão para um fim idêntico ao
anterior.....e assim sucessivamente;
- Quer dizer o meu depósito inicial de 25000
euros é multiplicado factorialmente pelo MRL..
ou seja em termos escriturais o banco amplia
o meu depósito em muitos milhares de euros em
dinheiro escritural.
É esta a grande máquina de fazer dinheiro dos bancos a que acresce o diferêncial entre os juros de depósito e de crédito.
Neste sentido, o facto de utilizarmos um cartão de débito e recebermos os vencimentos já depositados no banco....imaginem o rendimentão do banco.
Se soubermos que a CGD paga mensalmente em vencimentos, um montante de 300 milhões de euros e que cerca de de 50% desse montante se mantém em deposito até meio do mês.......são 150 milhões de euros a render.....só porque eles inventaram um cartão de débito......e agora multipliquem facturialmente pelo MRL....e admirem o rendimentos audferidos pela CGD....só porque assegura o pagamento dos vencimentos.
Esta é que é a maior fatia de rendimentos das instituições bancárias.
cumps
Aprende-se no bancos de uma escola superior que o real rendimento de um banco não assenta, primordialmente, na metodologia dos juros que utiliza.
O grande rendimento de um banco, assenta, fundamentalmente, na lei que define o Mínimo de Reserva Legal (MRL), a respeitar por qualquer instituição bancária. Ou seja, o que o banco deve guardar dos depósitos efectuados pelos depositantes.
Desconheço o actual Mínimo de reserva legal estabelecido, mas imaginemos que ronda os 10% do depósito efectudado e depois racicionemos:
- Eu deposito 25000 euros num determinado banco;
- Desses 25000 euros o banco guarda 2500 euros(MRL)
e empresta 22000 euros a um cidadão que pediu um
empréstimo com o fim de comprar uma máquina;
- Quem vendeu a máquina vai depositar os 22000
no banco que guarda 2200 euros e empresta 20000
euros a outro cidadão para um fim idêntico ao
anterior.....e assim sucessivamente;
- Quer dizer o meu depósito inicial de 25000
euros é multiplicado factorialmente pelo MRL..
ou seja em termos escriturais o banco amplia
o meu depósito em muitos milhares de euros em
dinheiro escritural.
É esta a grande máquina de fazer dinheiro dos bancos a que acresce o diferêncial entre os juros de depósito e de crédito.
Neste sentido, o facto de utilizarmos um cartão de débito e recebermos os vencimentos já depositados no banco....imaginem o rendimentão do banco.
Se soubermos que a CGD paga mensalmente em vencimentos, um montante de 300 milhões de euros e que cerca de de 50% desse montante se mantém em deposito até meio do mês.......são 150 milhões de euros a render.....só porque eles inventaram um cartão de débito......e agora multipliquem facturialmente pelo MRL....e admirem o rendimentos audferidos pela CGD....só porque assegura o pagamento dos vencimentos.
Esta é que é a maior fatia de rendimentos das instituições bancárias.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Keyser Soze Escreveu:mandachuva Escreveu:Isso é porque esta taxa de 2 digitos só se aplica durante o mês sendo nos restantes aplicada uma taxa de 2-3%, é isso?
as Taxas anunciadas são sempre taxas anuais ( ou seja 12 meses)
e as promoções são do género:
Depósito 4 meses, TAB 12%*
* Taxa Anual Bruta = 12%
primeiro há q passar a "Liquido", ou seja temos que descontar o Imposto de 20%
portanto a Taxa Anual Liquida = 9,6%
e o Depósito anunciado é apenas por 4 meses
portanto, 9,6% por 12 meses = 3,2% em 4 meses
Então voltamos ao velho tema??
As taxas são ANUAIS. PONTO!
Se o período é Inferior a 1 ano ou não é COMPLETAMENTE IRRELEVANTE.
Colocando já de parte os depósitos MISTOS, juros por escalões e similares, temos um DEPÓSITO a prazo com a TAXA anunciada.
Mais claro do que isto, não me parece que possa ser publicitado.
Não estamos a falar dos velhos TRUQUES que simplesmente são abomináveis. Exemplo: depósito a 2 anos crescente 10%: 5% nos primeiros 23 meses e 10% no 24º mês. MUITOS bons bancos fizeram ofertas similares no passado...
Crise? Qual crise?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 74 visitantes