Caldeirão da Bolsa

A verdade escondida por detrás dos super depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 11/10/2007 14:57

Serrano Escreveu:Caro nunofaustino,

As contas são assim:

Juros liq. Barclays 12% / 4 meses - 800€
Juros liq. Popular 5.23% / 4 meses - 350€

Ganho - 450€

Se deixares o dinheiro no Barclays passado meio ano já te comeram o ganho, pois a taxa futura é pouco mais de metade da alternativa. Depois há o aborrecimento de ter que abrir mais uma conta, taxas de manutenção...
I.e. querem comprar um cliente (que tenha 25000€) por 450€ e depois do período promocial já se pode "tratar mal" na remuneração dos depósitos.

Cumprimentos.

Sim... mas depois do período promocional podes simplesmente fechar a conta e mudares para o teu banco outra vez...

Mas continuo a achar que investimentos a risco 0 com taxas 3x acima da inflação são um bom negócios e que devem ser aproveitados até ao limite (i.e. durante o período promocional)...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por scpnuno » 11/10/2007 14:47

Keyser Soze Escreveu:nenhumas....

as pessoas em Portugal passam mais tempo a analisar os enredo das telenovelas/reality shows ou das novas contratações da bola, do que a analisar um crédito habitação que vai ficar com elas 40 anos

e depois é sempre mais fácil acusar os bancos de "lucros fabulosos e imorais"...os ricos cada vez mais ricos..etc...etc..

mas muito mais grave do que analisar erradamente um depósito a prazo, são aquelas pessoas que não sabem sequer o que significa uma TANB 29,9% num crédito ao consumo ou no cartão crédito

Ora aí está!

Eu defendi em tempos o que vou descrever e deu muita polemica na escola (espero que não dê aqui, já sei que quando se trata de professores...)

Eu defendi que naquelas cadeiras de "area de projecto" ou "formação civica" (que eu nunca percebi o que é que lá ensinam) fosse dado uma formação em "gestão familiar". Que os professores atribuissem aos miudos um orçamento que eles tinham que gerir, tal como uma familia. Explicar-lhes os gastos fixos, tal como agua, luz, etc. A existencia de imprevistos. O facto de que os ornados não são elasticos.
Segundo "eu própria", isso iria ajudar nas vidas futuras, a que dessem algum valor ao dinheiro (coisa que os jovens hoje não fazem) e que até compreendessem alguns "nãos" ditos pelos pais.

Bem, fui quase crucificada, que isso não era obrigação da escola, que eles são crianças (estou a falar de miudos entre os 12 e os 15 anos) e que há coisas mais importantes para aprender.

Talvez, mas continuo a achar que seria melhor terem uma ideia de como se gere um orçamento do que do tempo que demorou a construir a muralha da China e quantas pessoas estiveram envolvidas na construção. Mas isso sou eu.

Esses jovens são os adultos que vão continuar a não saber fazer contas e a achar que tudo o que se lê na publicidade é verdade
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Serrano » 11/10/2007 14:33

Caro nunofaustino,

As contas são assim:

Juros liq. Barclays 12% / 4 meses - 800€
Juros liq. Popular 5.23% / 4 meses - 350€

Ganho - 450€

Se deixares o dinheiro no Barclays passado meio ano já te comeram o ganho, pois a taxa futura é pouco mais de metade da alternativa. Depois há o aborrecimento de ter que abrir mais uma conta, taxas de manutenção...
I.e. querem comprar um cliente (que tenha 25000€) por 450€ e depois do período promocial já se pode "tratar mal" na remuneração dos depósitos.

Cumprimentos.

Registado: 4/11/2002 23:35

por nunofaustino » 11/10/2007 14:11

F.VIEIRA Escreveu:O Barclays está garantido pelo sitema Inglês?É mt diferente do Portugues?
Obrigado

É bastante diferente... vou transcrever a resposta do meu gestor de conta:

Deposit Protection Scheme
Os valores indemnizatórios máximos que o sistema proporciona a um depositante são o equivalente a £31,700 (trinta e uma mil e setecentas libras esterlinas), resultando de 100% do equivalente às primeiras £2,000 (duas mil libras esterlinas) acrescidos do equivalente a 90% das segundas £33,000 (trinta e três mil libras esterlinas).

Investors Protection Scheme
Os valores indemnizatórios máximos que o sistema proporciona a um investidor são o equivalente a £48,000 (quarenta e oito mil libras esterlinas), resultando de 100% do equivalente às primeiras £30,000 (trinta mil libras esterlinas) acrescidos do equivalente a 90% das segundas £20,000 (vinte mil libras esterlinas).

Em nenhum dos casos, são asseguradas perdas/prejuízos em que incorram os clientes por motivos associados às forças do mercado como, por exemplo, a queda dos preços de determinadas acções no mercado bolsista.

As indemnizações são colocadas à disposição dos investidores após a realização de investigações detalhadas sobre a elegibilidade de cada cliente para efeitos de compensação, no prazo máximo de 6 meses.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida através da Sucursal em Portugal do Barclays Bank PLC ou directamente junto de The Financial Services Authority, 25 The North Colonnade, Canary Wharf, Londres.

Um abr
Nuno

por MarcoAntonio » 11/10/2007 14:05

Keyser Soze Escreveu:as pessoas em Portugal passam mais tempo a analisar os enredo das telenovelas/reality shows ou das novas contratações da bola, do que a analisar um crédito habitação que vai ficar com elas 40 anos

Tenho de concordar que para a massa da população isso é de facto verdade. Esse tipo de situações faz-me sempre recordar aquele monte de colegas de escola que diziam: isto não serve para nada...

E depois, pela vida fora, não sabem usar a matemática mais elementar tão importante para coisas tão básicas e importantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por F.VIEIRA » 11/10/2007 14:03

O Barclays está garantido pelo sitema Inglês?É mt diferente do Portugues?
Obrigado

Registado: 1/6/2005 20:27

por lemor » 11/10/2007 14:01

Keyser Soze Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Voltando ao assunto inicial, quais são as razões apresentadas pelo JNegócios para dizer que as coisas publicitadas pelos bancos nem sempre correspondem à realidade?

nenhumas....

as pessoas em Portugal passam mais tempo a analisar os enredo das telenovelas/reality shows ou das novas contratações da bola, do que a analisar um crédito habitação que vai ficar com elas 40 anos

e depois é sempre mais fácil acusar os bancos de "lucros fabulosos e imorais"...os ricos cada vez mais ricos..etc...etc..

mas muito mais grave do que analisar erradamente um depósito a prazo, são aquelas pessoas que não sabem sequer o que significa uma TANB 29,9% num crédito ao consumo ou no cartão crédito

Uuuuuuuuuuuuuiiii...Aí está uma GRANDE verdade...
:clap: :clap: :clap:

Registado: 8/3/2007 15:37

por Keyser Soze » 11/10/2007 13:58

nunofaustino Escreveu:Voltando ao assunto inicial, quais são as razões apresentadas pelo JNegócios para dizer que as coisas publicitadas pelos bancos nem sempre correspondem à realidade?

nenhumas....

Registado: 8/2/2006 17:32

MAU !!!

por bboniek33 » 11/10/2007 13:55

3,73% sao 3 digitos ! (descontando a VIRGULA...) :lol: :lol:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por nunofaustino » 11/10/2007 13:50

Obrigado Keiser...

Um, ligeiramente melhor, mas para prazos mais curtos, é o do activo que rende 9% brutos (7.2% líquidos) a 1 mês...

Voltando ao assunto inicial, quais são as razões apresentadas pelo JNegócios para dizer que as coisas publicitadas pelos bancos nem sempre correspondem à realidade?

Um abr e obrigado
Nuno

por Keyser Soze » 11/10/2007 13:24

nunofaustino Escreveu:e onde é que se consegue encontrar esses depósitos a 12% por 4 meses?

Um abr
Nuno

eu usei esse valores como exemplo, para demonstrar as contas

não sei se alguém esta a oferecer isso

quem costuma ter as melhores taxas são:

BEST, BIG, BNC on line ( banco popular, agora ? )

e de vez em quando, as promoções pontuais

a melhor agora parecer ser a do Barclays para novos clientes:

8% TANB

Prazo de aplicação: corresponde ao número de dias decorridos entre a data de constituição e 15 de Janeiro de 2008;

por Susana Amado_ » 11/10/2007 12:59

nunofaustino Escreveu:
Podes sempre colocar mais titulares na conta, pois a garantia é de 25.000€/titular/banco... mas não te esqueças que o saldo "protegido" é o somatório de todas as contas que tenhas no banco e não para cada conta que estejas como titular...

E que estas contas são só para garantir que o depósito tem mesmo risco 0 e não só muito baixo...

Mas ainda ninguém disse onde viu o depósito a 12% por 4 meses...

Um abr
Nuno

Obrigada Nuno.

Por acaso já sabia isso mas não me lembrei da distribuição dos 25 000 € por outros titulares quando te respondi. ;-)

Quanto a esse depósito também ainda não sei onde existe.

Mais beijinhos,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

por nunofaustino » 11/10/2007 12:20

Susana Amado Escreveu:
Nuno,

a mim também me parece um bom negócio :wink:
e se o montante for superior a 25 000 € sempre se pode distribuir o restante por outros bancos... Ou não?
Ehehheh!

Beijinhos,
Su

Podes sempre colocar mais titulares na conta, pois a garantia é de 25.000€/titular/banco... mas não te esqueças que o saldo "protegido" é o somatório de todas as contas que tenhas no banco e não para cada conta que estejas como titular...

E que estas contas são só para garantir que o depósito tem mesmo risco 0 e não só muito baixo...

Mas ainda ninguém disse onde viu o depósito a 12% por 4 meses...

Um abr
Nuno

por Susana Amado_ » 11/10/2007 12:12

nunofaustino Escreveu:
N percebo pq... colocar $$ num investimento a risco 0 (se for inferior a 25.000€ está seguro pelo fundo de garantia bancária português, mas confirmar se o banco está de facto protegido pelo sistema português... o Barclays está protegido pelo sistema inglês que é diferente no português) que paga o triplo da taxa de inflação parece-me um bom negócio.

Um abr
Nuno

Nuno,

a mim também me parece um bom negócio :wink:
e se o montante for superior a 25 000 € sempre se pode distribuir o restante por outros bancos... Ou não?
Ehehheh!

Beijinhos,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

por nunofaustino » 11/10/2007 11:59

Serrano Escreveu:Estes depósitos são óptimos... para quem não sabe fazer contas.

N percebo pq... colocar $$ num investimento a risco 0 (se for inferior a 25.000€ está seguro pelo fundo de garantia bancária português, mas confirmar se o banco está de facto protegido pelo sistema português... o Barclays está protegido pelo sistema inglês que é diferente no português) que paga o triplo da taxa de inflação parece-me um bom negócio.

Um abr
Nuno

por Serrano » 11/10/2007 11:37

Estes depósitos são óptimos... para quem não sabe fazer contas.

Registado: 4/11/2002 23:35

por nunofaustino » 11/10/2007 11:33

e onde é que se consegue encontrar esses depósitos a 12% por 4 meses?

Um abr
Nuno

por Keyser Soze » 11/10/2007 10:39

mandachuva Escreveu:Isso é porque esta taxa de 2 digitos só se aplica durante o mês sendo nos restantes aplicada uma taxa de 2-3%, é isso?

as Taxas anunciadas são sempre taxas anuais ( ou seja 12 meses)

e as promoções são do género:

Depósito 4 meses, TAB 12%*

* Taxa Anual Bruta = 12%

primeiro há q passar a "Liquido", ou seja temos que descontar o Imposto de 20%

portanto a Taxa Anual Liquida = 9,6%

e o Depósito anunciado é apenas por 4 meses

portanto, 9,6% por 12 meses = 3,2% em 4 meses

por Keyser Soze » 11/10/2007 10:33

rmachado Escreveu:Mas Keyser, superar os dois digitos só é possivel com 3... ;)

yaa....o artigo diz "superar"

sorry charles

por mandachuva » 11/10/2007 10:29

Isso é porque esta taxa de 2 digitos só se aplica durante o mês sendo nos restantes aplicada uma taxa de 2-3%, é isso?

Registado: 2/5/2006 14:21

por rmachado » 11/10/2007 10:22

Mas Keyser, superar os dois digitos só é possivel com 3... ;)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Keyser Soze » 11/10/2007 9:47

12% são 2 digitos

Re: A verdade escondida por detrás dos super depósitos

por charles » 11/10/2007 9:40

Pata-Hari Escreveu:
--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

" que surgem publicitados com taxas de juros elevadas, que chegam a superar os dois dígitos.
A título de exemplo, um depósito a um ano com uma taxa promocional de 12%, apenas paga 3,73% líquidos.

Isto parece-me calinada chegam a superar os 2 digitos? :shock:

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Pata-Hari » 11/10/2007 6:20

Especial no Jornal de Negócios
"Não está a sonhar, mas convém acordar." Este é o "slogan" de uma campanha que um banco está a fazer para vender em Portugal os chamados "super depósitos", um fenómeno recente no mercado nacional. Estes depósitos, que surgem publicitados com taxas de juros elevadas, que chegam a superar os dois dígitos. No entanto, nem tudo o que aparece nos cartazes corresponde à realidade.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt

"Não está a sonhar, mas convém acordar." Este é o "slogan" de uma campanha que um banco está a fazer para vender em Portugal os chamados "super depósitos", um fenómeno recente no mercado nacional. Estes depósitos, que surgem publicitados com taxas de juros elevadas, que chegam a superar os dois dígitos. No entanto, nem tudo o que aparece nos cartazes corresponde à realidade.

A título de exemplo, um depósito a um ano com uma taxa promocional de 12%, apenas paga 3,73% líquidos. Não perca hoje no Jornal de Negócios uma análise aos vários super depósitos que foram anunciados nos últimos tempos.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 51 visitantes