Caldeirão da Bolsa

PORTUCEL a 3,40...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Proportions » 6/10/2007 19:51

Jonhy Bigodes Escreveu:no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€.

2€ :roll:

E com tanta certeza :roll:

Estamos cá para ver...

Olha, eu aposto, com probablilida de 95%, que antes de Abril de 2008 vai aos 2.92€, com probabilidade 60% vai aos 3.12€ e com probabilidade 15% passa os 3.30€. Mas isto é claro, sou só eu a apostar. E acredita que apostei. 8-)

Registado: 12/5/2007 14:58

por Jonhy Bigodes » 6/10/2007 19:50

artista Escreveu:
Jonhy Bigodes Escreveu:... no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€...

Esta afirmação é uma impossibilidade... ninguém poderá dizer que este título ou aquele irá com toda a certeza até aqui ou até ali!!

Ainda para mais, no caso da PTI, a médio prazo, apostaria como estás completamente enganado, mesmo não tendo eu certeza disso, como é óbvio!!

Bom fim de semana

Cuidado Artista, nunca se deve dizer nunca, vc já aqui anda à uns anos e sabe perfeitamente que na bolsa, a variação de preços é de 0 a +00, não é? :wink:

Eu desde que vi um tipo nos USA em 2001 com o nasdaq nos 3000 e tal a afirmar que vinha a 900, acredito em tudo. Sabe o que ele usava? Seria ele doido?Irresponsavel?
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por Jaimek » 6/10/2007 19:29

Essa do quebrar os 2,00 Euros partiu-me todo :lol: :lol: :lol:

Registado: 21/9/2007 16:30

por artista_ » 6/10/2007 19:03

Jonhy Bigodes Escreveu:... no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€...

Esta afirmação é uma impossibilidade... ninguém poderá dizer que este título ou aquele irá com toda a certeza até aqui ou até ali!!

Ainda para mais, no caso da PTI, a médio prazo, apostaria como estás completamente enganado, mesmo não tendo eu certeza disso, como é óbvio!!

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

O USD desce mas o preço dos produtos sobe!

por gorgo » 6/10/2007 17:21

A Portucel tem vindo a aumentar os preços da pasta (30% das receitas) e do papel, de forma a contrariar a queda do dólar e aumentar a margem EBITDA. A Procura de pasta e papel permite aumentar os preços, mas mesmo assim foram fechadas duas fábricas de papel na Europa devido à baixa rentabilidade. As marcas de papel da Portucel são muito reconhecidas no marcado (navigator)e sempre conseguiu ter resultados positivos, mesmo no ciclo negativo. O preço do papel ainda está bastante abaixo de 2001, pelo que poderá aumentar com a procura nas economias emergentes. Para mim chega mais depressa ao 4 euros que aos dois.

Registado: 26/8/2007 20:40

por xallamec » 6/10/2007 16:22

jonhy é impressão minha ou 2 euros é abaixo da opv do ano passado? Assim sendo posso concluir que na tua análise a empresa perdeu valor durante o ano corrente? Esquecendo os gráficos, a recuperação do dolar parece-te um boa oportunidade para entrar e esperar uma possivel subida aos ditos 2,80/2,86?

Voltando aos gráficos, não te parece provável que ela volte a testar a resistencia que tem por volta dos 2,84?

Bem as perguntas são direccionadas ao jonhy mas todas as opiniões são naturalmente bem vindas?

Registado: 12/5/2007 9:52

por Jonhy Bigodes » 6/10/2007 15:03

De acordo com o meu sistema a Portucel encontra-se numa situação delicada, uma vez que as subidas estão comprometidas no médio e longo prazo, no entanto no curto prazo poderemos assistir a uma recuperação até aos 2.80€/2.90€ no máximo, no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€. O gráfico semanal da Portucel mostra bem como no médio e longo prazo, é critica para subidas

[img][img]http://aycu21.webshots.com/image/29540/2001654075692608679_rs.jpg[/img][/img]
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

PTI

por Lopes07 » 6/10/2007 14:43

Isto em termos práticos quererá dizer o quê? que novas quedas se avizinham na Portucel?? estou dentro a 2,85 mas tentado a saltar fora e assumir as menos valias de forma a evitar ainda mais menos valias. Que análise faz destas duas notícias James?? Obg e BN

Registado: 18/12/2006 15:06

por James Wheat » 6/10/2007 14:29

jimi Escreveu:
James Wheat Escreveu:
James Wheat Escreveu:Esta ainda vai fazer uma visitinha aos €2,60 antes de estourar por aí acima...

Mantenho a estratégia inalterada. Bom fim-de-semana a todos ! Ab.

Espero bem que sim!!!

Extraí isto de uma artigo na Bloomberg hoje:

"Stora Enso Oyj and UPM-Kymmene Oyj, Europe's biggest papermakers, slumped after Deutsche Bank AG downgraded the stocks to ``sell'' from ``buy,'' saying a weaker dollar will hurt earnings next year. Stora Enso fell 8.4 percent and UPM-Kymmene lost 8 percent.
``The European paper companies' competitiveness in overseas markets has been hit hard and export volumes are at stake,'' analyst Mathias Carlson wrote in a report. "

Huuummm... :-k ! Vamos acompanhando a PTI de muito perto, poderá haver excelentes oportunidades de trading. Ab+Bn
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Noticia do Uruguai

por Lopes07 » 5/10/2007 22:15

Uruguay: Planta de Portucel se construirá en Rocha

El ministro de Economía, Danilo Astori, definió como estratégica para el país la inversión de U$S 1.500 millones que proyecta la empresa portuguesa Portucel. También reveló que "una alternativa de instalación que viene analizando (la empresa) es en el sureste del país".

"Un ejemplo en materia de tecnología, un ejemplo en materia de cuidado ambiental y, naturalmente, en materia de integralidad de la cadena de producción, llegando a un papel de excelente calidad", aseguró.

Explicó que la planta es la segunda más grande del mundo, ya que la primera corresponde a la empresa Stora Enso. Astori dijo que la misión de Portucel regresó esta semana con el propósito de ir "profundizando sus estudios".

"De concretarse en Uruguay, sería la más grande inversión que recibió el país en toda su historia", sostuvo Astori a El País

En opinión del secretario de Estado, la elección de esta zona del país, Rocha concretamente, presentaría ventajas agregadas que aumentarían su valor estratégico como inversión, "si fuera posible articular un proyecto de este tipo con el desarrollo de un puerto oceánico en el puerto de La Paloma".

A juicio del ministro, la instalación de Portucel con un proyecto de esta envergadura tendría "un impacto directo en materia de inversión y empleo, y también en materia de comercio exterior". Como efectos indirectos, el proyecto dinamizaría los sectores de transporte, comunicaciones y servicios portuarios.

Octubre 4

http://www.uruguayaldia.com/index.php?o ... ew&id=1576

Registado: 18/12/2006 15:06

por olgamar » 5/10/2007 21:03

Boa noite ao forum

Alguem comenta o porquê da portucel andar á tanto tempo a marinar, será alguem está a segurar o tiutlo?
Será a Semapa, pergunto eu, será que não é obrigatório lançar uma opa sobre a portucel?
Será que o titulo é assim tão fraco que não dispara, dado esse mesmo titulo ter descido muito e não acompanha os outros titulos nas subidas, antes pelo contrário, bn

Registado: 14/9/2006 8:24

por jimi » 5/10/2007 18:08

James Wheat Escreveu:
James Wheat Escreveu:Esta ainda vai fazer uma visitinha aos €2,60 antes de estourar por aí acima...

Espero bem que sim!!!

Registado: 6/9/2007 10:11

Re: OPA e Uruguai

por Espanador » 5/10/2007 17:59

relva Escreveu:Pa quem já não se lembra a SEMAPA já foi obrigada a lançar uma OPA sobre a Portucel, como resultado do concurso de venda do Estado à SEMAPA. Nessa OPA a Sema conseguiu 67% do capital a € 1,60. A Sema ficou com maioria do capital mas com os estatutos bloqueados até à venda dos restantes 25% do estado em Novembro passado. Em termos gerais é obrigatório lançar uma OPA quando se ultrapassa os 33,4% ou 50,1%, quando se chega a uma posição de controlo

O CEO da Portucel tem estado em contactos no Uruguai (Governo) para construir uma fábrica de pasta, mas concorre com outras pasteiras. Em Angola também existem contactos potenciados pela Sema (fábrica de cimento no Lobito)para uma fábrica de pasta ou integrada com papel.

O custo da madeira, com a queda do USD até está a ficar mais barato se importar mais da América do SUL

Falemos entao do Uruguaii.
PTI poderá colocar produção de pasta para esses lados, outra mais valia associada são as condições climaticas e dos solos que propocionam bom crescimento de materia prima (eucalipto) não só para uso na propria produção como tambem tambem para exportação, nomeadamente para Portugal.
Julgo ser tambem o interesse no Uruguai.

Angola.. bem, por lá.. acho que não é preciso plantar nada... Já anda eucalipto a entrar pelas janelas, portas, jolhos, epa.. já sinto o cheirinho.

Registado: 28/12/2006 1:36

por jimi » 5/10/2007 17:15

Alguma coisa se está passar, para o bem ou para o mal! Esta semana foi positiva para as acções portuguesas, no entanto a portucel não aquece nem arrefece! Vamos ver se o mercado acorda esta acção, o meu receio é que a semapa esteja mesmo a segurar a cotação, mas espero bem que não! Não acham que a médio longo prazo será sempre um investimento seguro?

por James Wheat » 5/10/2007 16:39

James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

OPA e Uruguai

por gorgo » 5/10/2007 16:26

Pa quem já não se lembra a SEMAPA já foi obrigada a lançar uma OPA sobre a Portucel, como resultado do concurso de venda do Estado à SEMAPA. Nessa OPA a Sema conseguiu 67% do capital a € 1,60. A Sema ficou com maioria do capital mas com os estatutos bloqueados até à venda dos restantes 25% do estado em Novembro passado. Em termos gerais é obrigatório lançar uma OPA quando se ultrapassa os 33,4% ou 50,1%, quando se chega a uma posição de controlo

O CEO da Portucel tem estado em contactos no Uruguai (Governo) para construir uma fábrica de pasta, mas concorre com outras pasteiras. Em Angola também existem contactos potenciados pela Sema (fábrica de cimento no Lobito)para uma fábrica de pasta ou integrada com papel.

O custo da madeira, com a queda do USD até está a ficar mais barato se importar mais da América do SUL

Registado: 26/8/2007 20:40

Re: Pois Portucel!

por xallamec » 5/10/2007 16:05

jony_cash Escreveu:
jimi Escreveu:Penso que neste momento não há dinheiro para opas, mas grão a grão já sabem no que dá! A portucel é uma empresa que anda adormecida, não sei porquê, realmente o crescimento dos lucros ficou aquem das espectativas (40%), mas mesmo assim o PER para 2007 anda a volta dos 13,50 (corrijam-me se estou errado) o que é muito bom! O Bear não occore com PER's de 30? Então antes de rebentar poderiamos ou não contar com cotação de 4 ou 5 euros?

O millennium BI e o BPI têm esta acção com grande potencial de valorização (cotação 3,70 e 3,75 respectivamente), no entanto na revista CARTEIRA há apenas uma referencia a este titulo e não é da parte do gestor do fundo millennium acções de portugal, já que este aposta nas utilites!

Cumprimentos

Peço desculpa mas não sei onde li isso mas li ainda esta semana que os lucros da Portucel estam a ser prejudicados por falta de madeira em Portugal e tendo esta que importar a madeira de fora reduzindo o efeito do aumento do preço da pasta de papel. E está também a ser prejudicada com a descida da moeda americana nas exportações. Isto soua a lucros baixos por isso cotação pode vir a cair ou seja "pode" não que dizer que desca por isso relaxem ou não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto é tudo relativo...muito relativo. Eu perdi dinheiro com a noticia de que tinha havido menos 5000 postos de trabalho na américa...precipitei-me vendi e perdi. Hoje conclui-se que afinal de contas os homens enganaram-se nas contas...qual a probabilidade de isto acontecer. Eu nem conto mais detalhes para não começarem a depositar dinheiro na minha conta sensiveis ao sucedido...

O euro forte permite compras de madeira mais baratas onde o dolar é rei. Por outro lado prejudica as exportações da Portucel. Enfim, como já disse é tudo relativo. Quer queiramos quer não, comprar e vender no curto prazo, para quem não tem informação previlegiada, tem muito a ver com sorte.

Fica o gráfico actualizado.
Anexos
portucel-05-10-07.jpg
portucel-05-10-07.jpg (0 Bytes) Visualizado 2462 vezes

Registado: 12/5/2007 9:52

por Espanador » 5/10/2007 9:16

Jiboia Cega Escreveu:
Espanador Escreveu:Não sei o que me parece estar a escrever num post com um titulo destes.... deixa fazer contas, já volto. :lol:

Relativamente as materias primas, ja estão a ser tomadas medidas para fornecimento barato num futuro proximo (quanto tempo demora a crescer um eucalipto?)
URUGUAY é bonito, já la foram? hehe eu já. :lol:

O que é que o Uruguai tem a ver com a PTI??

A pergunta que fazes é semelhante a: O que tem a ver o estrume das vacas com as batatas, coives, cebolas, ...

por Jiboia Cega » 4/10/2007 22:32

Espanador Escreveu:Não sei o que me parece estar a escrever num post com um titulo destes.... deixa fazer contas, já volto. :lol:

Relativamente as materias primas, ja estão a ser tomadas medidas para fornecimento barato num futuro proximo (quanto tempo demora a crescer um eucalipto?)

O que é que o Uruguai tem a ver com a PTI??

Registado: 21/3/2006 10:46

por Espanador » 4/10/2007 21:26

Não sei o que me parece estar a escrever num post com um titulo destes.... deixa fazer contas, já volto. :lol:

Re: Pois Portucel!

por jony_cash » 4/10/2007 20:31

jimi Escreveu:Penso que neste momento não há dinheiro para opas, mas grão a grão já sabem no que dá! A portucel é uma empresa que anda adormecida, não sei porquê, realmente o crescimento dos lucros ficou aquem das espectativas (40%), mas mesmo assim o PER para 2007 anda a volta dos 13,50 (corrijam-me se estou errado) o que é muito bom! O Bear não occore com PER's de 30? Então antes de rebentar poderiamos ou não contar com cotação de 4 ou 5 euros?

O millennium BI e o BPI têm esta acção com grande potencial de valorização (cotação 3,70 e 3,75 respectivamente), no entanto na revista CARTEIRA há apenas uma referencia a este titulo e não é da parte do gestor do fundo millennium acções de portugal, já que este aposta nas utilites!

Cumprimentos

Peço desculpa mas não sei onde li isso mas li ainda esta semana que os lucros da Portucel estam a ser prejudicados por falta de madeira em Portugal e tendo esta que importar a madeira de fora reduzindo o efeito do aumento do preço da pasta de papel. E está também a ser prejudicada com a descida da moeda americana nas exportações. Isto soua a lucros baixos por isso cotação pode vir a cair ou seja "pode" não que dizer que desca por isso relaxem ou não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 31/8/2007 20:30

por jony_cash » 4/10/2007 20:26

Branc0 Escreveu:Tu chamas acumular, eu chamo segurar o titulo para aquilo não descambar abaixo dos 2 Euros.

A Semapa deve ter mais que fazer ao dinheiro agora que os mercados recuperam.

Também concordo contigo a SEMAPA já tem 74% não interessa ter mais já controla o suficiente

Registado: 31/8/2007 20:30

por Branc0 » 4/10/2007 18:04

Proportions Escreveu:
Branc0 Escreveu:Tu chamas acumular, eu chamo segurar o titulo para aquilo não descambar abaixo dos 2 Euros.

Se estão a segurar o título para não descer até aos 2€, parem lá com isso, que eu a 2€ encho-me delas até mais não dar... Isso é que ia ser uma festa. Mas como eu costumo dizer, estamos cá para ver, se estão a acumular ou a segurar...

:lol:

Acho que ainda não percebeste o que eu quero dizer. Vou dizer devagarinho e com pontos:

1) Durante a quebra dos mercados a PTI foi abaixo dos 2.50 por duas vezes.

2) A Semapa como principal accionista, segurou-a e comunicou tal facto à CMVM.

3) A Semapa já tem acções de sobra da PTI, é natural que queira ver-se livre daquelas que comprou durante a crise por diversas razões:

3.1) Realização de mais-valias
3.2) Aumentar o cash flow proprio
3.3) Etc.

4) Se não for a Semapa há-de ser outro grande accionista qualquer. Enquanto não secar as vendas isto não sobe, portanto prefiro estar noutras paragens mais produtivas e entrar apenas quando ela estiver em confirmado momento de subida

5) Se por causa disso perder 1 ou 2 por cento de valorização inicial ninguém vai morrer por causa disso.

6) Cada um faz aquilo que quer com o seu dinheiro, seja meter na PTI, na JMT ou debaixo do colchão. Se achas que isto está para disparar só tens é que ter força nisso, garanto que me juntarei a ti se tal acontecer :)

7) Continuo a achar que é uma excelente acção e uma excelente empresa e que tem muitas pernas para andar. Mesmo que tivesse a 3Eur continuaria a achar que era uma boa compra.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Proportions » 4/10/2007 16:31

Se estão a segurar o título para não descer até aos 2€, parem lá com isso, que eu a 2€ encho-me delas até mais não dar... Isso é que ia ser uma festa. Mas como eu costumo dizer, estamos cá para ver, se estão a acumular ou a segurar...

:lol:

Registado: 12/5/2007 14:58

Pois Portucel!

por jimi » 4/10/2007 13:22

Penso que neste momento não há dinheiro para opas, mas grão a grão já sabem no que dá! A portucel é uma empresa que anda adormecida, não sei porquê, realmente o crescimento dos lucros ficou aquem das espectativas (40%), mas mesmo assim o PER para 2007 anda a volta dos 13,50 (corrijam-me se estou errado) o que é muito bom! O Bear não occore com PER's de 30? Então antes de rebentar poderiamos ou não contar com cotação de 4 ou 5 euros?

Cumprimentos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Dragon56, fatura.pt, fincas, Google [Bot], m-m, novato e 85 visitantes