Caldeirão da Bolsa

*** S&P500 Weekly Report 06-10-2007 ***

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 9/10/2007 22:24

os particulares vão saindo à medida que a subida está a níveis mais altos e ficam os "profissionais" a fazer o que lhes compete

por acaso é o inverso, mas prontos

Os "professionais" vão vendendo os titulos que têm em carteira quando se apercebem que o movimento principal terminou. Ou seja, a cada maximo os "professionais" vão fechando posições, depois o mercado inicia um downswing, os "professionais" voltam às compras, suportando assim o titulo, dando mais esperança aos "particulares" que a subida é para continuar e lá volta a inverter o swing e mais novos maximos. Os "professionais" aproveitam para venderem mais papel. Até que um belo dia, o titulo inicia um downswing e para espanto dos "particulares", desta vez não há pressão de compra, cadê os "professionais" a suportarem isto? Pois é, eles já têm as suas carteiras fechadas, já não precisam de "criar" mercado. Resultado? Os "particulares" apercebem-se que não têm capacidade de segurarem o mercado sozinhos e lá vai disto, tudo a sair e o mercado a cair.

É a vida

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Bolsa

por jarc » 9/10/2007 21:53

Isto a bolsa é mesmo assim. Está sempre a ir para onde não deve. Quando a covicção que sobe é muita, desce. E o contrário tb é verdade. Esse movimentos para cima mesmo em zona de sobre-compra resultam de entradas fortes contra o mercado. Aliás a bolha é isso mesmo, toda a gente põe as mãos na cabeça e ela sobe. Percebe-se... os particulares vão saindo à medida que a subida está a níveis mais altos e ficam os "profissionais" a fazer o que lhes compete. E por mais vídeos que se façam, o que conta é o que entra e o que sai.E o mais provável é que saia da carteira dos incautos.

Registado: 23/7/2003 16:05

por arnie » 9/10/2007 21:22

RRikota Escreveu:BOAS , Arnie !

Muito obrigado pelo tempo que dispões a
cultivar os users deste forum.

Como já foi dito aqui nós é que agradecemos.

Entretanto gostava de por uma pergunta em relação
á analise do grafico que apresentas...

...digamos que ao que me parece, andas um bocado
"bear" em relação ao mercado, e na minha opinião
por motivos validos, mas será que não podiamos
ler a seguir ao swing de 67 pts., um unico de 71 pts.,
com o volume bastante semelhante desde o seu inicio, o que daria uma ideia
completamente diferente e mais "bull" ???

Atenção que é mesmo uma pergunta e não uma correção ao teu trabalho. :oops:

Os melhores cumprimentos.

Olá RRikota,

A leitura que fiz foi unicamente baseada nos swings. Vê a nova versão do gráfico em anexo.

Mas percebo perfeitamente o que dizes. Aquele downswing de 13 pts (o ultimo feito neste movimento de alta), apesar de ter quebrado o minimo da barra anterior, o que indicou a inversão do swing, não deixa de ser um 2º dia de inside bar no que se refere à barra de 2ª feira passada. Repara que eu não validei nesta contagem o downswing de 12 pts, aquela outside bar de 6ª feira de à 2 semanas atrás pois é apenas de um dia e o facto de o máximo ter ficado abaixo do anterior, em termos de uptrend, não o levo em consideração.

Ou seja, o ultimo downswing, de 13 pts, é levado em consideração apesar de estarmos com 2 inside bars em relação à barra de 2ª feira pois o 2º dia de inside quebrou o minimo do dia anterior, iniciando uma inversão do swing e o facto de estarmos com um novo máximo do trend reforça a validade da leitura.

Isto é um bocado difícil de explicar mas penso ter sido claro.
No video faço referencia a estes downswings de 12 e 13 pts para quem não esteja a ver quais são.

um abraço
arnie
Anexos
spx_ext_02.png
spx_ext_02.png (0 Bytes) Visualizado 1847 vezes
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Paionense » 9/10/2007 20:37

Hoje o volume foi ainda mais miseravel :(

Como a amplitude, como referes foi ainda mais pequena (e tem vindo a diminuir) em cada upswing, significa então que a pressão compradora está cada vez menor.

Isto não pode ser bom sinal

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por RRikota » 9/10/2007 20:28

BOAS , Arnie !

Muito obrigado pelo tempo que dispões a
cultivar os users deste forum.

Como já foi dito aqui nós é que agradecemos.

Entretanto gostava de por uma pergunta em relação
á analise do grafico que apresentas...

...digamos que ao que me parece, andas um bocado
"bear" em relação ao mercado, e na minha opinião
por motivos validos, mas será que não podiamos
ler a seguir ao swing de 67 pts., um unico de 71 pts.,
com o volume bastante semelhante desde o seu inicio, o que daria uma ideia
completamente diferente e mais "bull" ???

Atenção que é mesmo uma pergunta e não uma correção ao teu trabalho. :oops:

Os melhores cumprimentos.

Registado: 11/7/2007 11:18

Update

por arnie » 9/10/2007 19:58

Até agora, apenas tenho falado em movimentos counter trend e a amplitude destes que nos dá a pressão de venda exercida num título.

No entanto não nos podemos esquecer também de medir os movimentos a favor do trend, dando-nos estes, a pressão compradora exercida num título.

Deixo o gráfico do SPX. Podemos ver a amplitude de cada up swing. Qualquer amplitude que seja inferior à anterior indica-nos fraqueza por parte dos compradores.

É também importante observar o volume feito em cada upswing, procurando divergências ou convergências.

Basicamente, devemos analisar como se fosse um movimento counter trend mas no sentido inverso :wink:

um abraço
arnie
Anexos
spx_ext.png
spx_ext.png (0 Bytes) Visualizado 2042 vezes
Bons negocios,
arnie

por PAL » 7/10/2007 11:28

Arnie e Maromatics:

Muito obrigado pelas V/ análises. Têm sido espectaculares para pessoas como eu que ainda estão muito verdinhas ... diria mais, tem sido pão para o esfomeado :mrgreen:
Estive dentro na semana passada, muito curto aliás, só para provar a temperatura da água :mrgreen: :mrgreen: .Achei que estava a ficar muito quente e saltei fora com alguns trocos de mais valias.

De facto, a altura, na minha modesta opinião, é e continua a ser de incerteza :roll: :roll:

Esperemos pelos próximos dias. Estou fora!

PAL

Registado: 26/4/2007 21:25

por maromatics » 6/10/2007 18:44

Faz todo o sentido associar os tópicos.

Se os moderadores os puderem fundir num só, por mim melhor ainda!

Registado: 25/1/2007 18:53

S&P

por Clinico » 6/10/2007 18:42

Obrigado Arnie, é sempre um encanto ouvi-lo.
Estou com a mesma opinião do Arnie e do Doctor. Estou de fora, á espera de melhores dias para entrar.
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por James Wheat » 6/10/2007 14:15

Lutav Escreveu:http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=58276
porque sei que nenhum dos posters levará a mal...
e porque penso que ambas as análises se complementam :)
beijos e abraços

Lutav,
Bem, muito boa a associação destes 2 tópicos - complementam-se sim senhora, fazendo uma excelente leitura :clap: :clap: !
Ab+Bn
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Brah » 6/10/2007 13:33

Obrigado nós arnie! :)

Também acho mais sensato para quem está de fora manter-se assim e esperar ou uma quebra convicta ou uma correcção que valha a pena...

não dá confiança nenhuma ver o volume a descer.

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Rui Aires » 6/10/2007 13:02

Parabens Arnie. Também me parece que embora possamos ir mais acima uns dias, isto não passará de marcar só no gráfico historico que fez um máximo. O volume é exemplo disso mas ha que aproveitar. Pessoalmente não me sinto confortável de estar no mercado desde Junho. Prefiro Tesouraria e Dep Prazo.Cumpr

Registado: 31/8/2005 14:07

por lutav » 6/10/2007 12:58

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=58276

porque sei que nenhum dos posters levará a mal...

e porque penso que ambas as análises se complementam :)

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

*** S&P500 Weekly Report 06-10-2007 ***

por arnie » 6/10/2007 12:39

Análise Semanal ao índice S&P500

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/VgBbx6yhwF8"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/VgBbx6yhwF8" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

Deixem-me acrescentar o seguinte, visto achar muito importante e esqueci-me de o referir no video:

- A tendência no último mês é de alta, temos uma trendline que, para já, se mantém intacta e temos um padrão de higher highs/higher lows. Tentar apanhar um topo somente para abrir posições curtas é a pior estratégia possível neste momento, tal como, a abertura de posições longas também se mostra, neste momento, como sendo também uma estratégia a evitar, visto podermos estar perante um falso break, como foi explicado no video.

Ou seja, quem está longo, deverá seguir os swings, protegendo assim as suas posições. Quem está fora deverá ficar de fora e esperar por uma melhor clarificação por parte do índice.

Uma possível estratégia será observar os retracements a esta subida desde os mínimos de Agosto e qualquer queda que se situe acima dos 25 ou mesmo dos 37.5% de retracement deixará o índice numa forte posição de voltar a testar os anteriores máximos historicos.

Mas vamos aguardar pelos próximos dias para ver como o índice reage a este 1º teste.

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1 e 33 visitantes