Caldeirão da Bolsa

*** S&P500 Weekly Report 29-09-2007 ***

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paionense » 6/10/2007 11:48

Caro arnie, como viste a passada semana e que análise fazes à proxima que se avizinha?

Precisamos da tua análise semanal

Abraços
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

S&P

por Clinico » 5/10/2007 23:22

Meu Caro Amigo, não tenho seguido os volumes dos indices americanos, valendo-me dos comentários que vão sendo feitos por aqui, daí ter achado que a sua frase teria conteúdo importante.
Não tenho qualquer posição no S&P mas valho-me dele, como ruido de fundo, para antever o que se vai passar pelo Psi.
Num tópico mais abaixo, discute-se precisamente a relevancia/irrelevancia que uma notícia, como a que saíu hoje sobre o emprego nos States, possa ter no andar das bolsas.
Continuo a achar que estamos a caminhar sobre gelo fino e não tarda, parte-se.
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Adam hedge » 5/10/2007 22:57

caro clinico,espero que tenha tido suficiente sentido de humor pelo que escrevi,aliás o senhor escreveu e muito bem: "No dia em que eu não fizer um erro de portugues, atiro a primeira pedra..."

quanto ás quetões que me coloca,acho que se o senhor ler o post anterior do Arnie,irá preceber muito bem aquilo que tentei escrever,mas enfim cá vai:

1º-volume bom? -penso que não!

2º-se penso que a subida é para continuar,dado o volume.-maximos trazem sempre novos max,mas como referi á pouco com o volume verificado pode ser um falso breakout

3º- se estou optimista com o andar do s&p500?-não...porquê? devido ao que escrevi antes,este break não traz certezas de uma subida sustentada.

penso ter esclarecido o senhor com o que pretendia.

ps: "Mas, meu caro Ilustre, eu, que queria perceber a sua frase, que me pareceu importante, fiquei sem a perceber na mesma." só uma pregunta: se não precebeu a frase,como a achou importante?????????? :wink:

abraço

J.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

S&P

por Clinico » 5/10/2007 22:33

Mas, meu caro Ilustre, eu, que queria perceber a sua frase, que me pareceu importante, fiquei sem a perceber na mesma! Não me respondeu ás perguntas que lhe dirigi.
Volto á mesma:
Pensa que o volume foi bom?
Pensa que a subida é para continuar, dado o volume?
Está optimista com o andar do S&P?

Era mais neste o sentido da minha intervenção.
Se não achasse a sua frase importante, não teria feito o comentário.
No dia em que eu não fizer um erro de portugues, atiro a primeira pedra...
Abraço
Clinico

por Adam hedge » 5/10/2007 22:25

boas caro clinico.

tem toda a razão, falta ali qualquer coisa...será uma virgula ? talvez. :oops:
pensando bem falta mais qualquer coisa,para fazer sentido o que? vamos descobrir... :lol:

levar a mal claro que não,até lhe agradeço que me corrija.
sei que a lingua portuguesa é um pouco mal tratada tanto neste forum como nos outros foruns
mas não vamos entrar numa caça ás bruxas.

hoje li aqui que alguem se prestava para corrigir os erros de ortografia. ok claro que irá ser bom escrevermos todos bem,mas entrar numa de fundamentalista de erros ortográficos,num forum de bolsa...

quantos de nós já não erramos ao escrever uma palavra num texto á pressa,tentando espressar as nossas ideias o mais rápido possivel,para depois os outros lerem e sentirem-se informados?

fundamentalismos é que não,se não em vez de andarmos aqui á procura de uma dica para um possivel investimento...vamos começar a selecionar os membros que dão mais erros em vez de escolher os que fazem melhor analises ao mercado.

ps:vou ver como está a minha tendência primária de erros.se está bullou bear,mas claro sempre com ajuda do rsi e do macd. :lol:

abraço e mais uma vez obrigado pela correção feita.

bom fim de semana.

J.matias

S&P

por Clinico » 5/10/2007 22:12

Caro Arnie, não me lembro quem foi que trouxe há uns tempos, um comentário (lição) dum americano sobre a bolsa (eu penso que até foi o Ulisses), e que eu não consigo encontrar aqui, sobre o subir as escadas duma torre (subida da bolsa) e que ao cimo não há nada senão uma queda livre (correcção da bolsa)e que quanto mais depressa se subia as escadas, menos se conseguia travar a queda lá de cima, dado a velocidade de subida.

Por outro lado, lembro-me sempre que quando há estes máximos com diminuição dos volumes, há aqueles que ainda querem entrar á última da hora, pensando que a velocidade da subida, e a própria subida, se vão manter.

Não estou péssimista! Habitualmente sou demasiado optimista. Mas tenho andado no "toca e foge" porque estou sem confiança nenhuma nos mercados.

Ora acautelar as suas posições é aqui importante. Se chegam lá cima da torre e não conseguem travar, vêm por aí abaixo. Basta as acções abrirem em gap down e fica tudo paralizado (ooops...faltou-me o chão...)
Abraços
Clinico

S&P

por Clinico » 5/10/2007 21:56

Já que estamos numa de portugues,meu caro JMatias, ajude-me lá:
Que quer dizer:

"para o rompimento que fez do seu máximo será credível com um volume destes seja para continuar com mais subidas".

Deve faltar para aqui uma vírgula ou uma palavra que dê sentido a isto.
O volume foi bom ou mau?
A subida é credível com o volume ou não?
o volume torna credível a continuação da subida ou não?

Desculpe, não se ofenda, mas não percebi mesmo esta frase.
Abraço
Clinico

por arnie » 5/10/2007 21:55

Todos nós sabemos que a análise tecnica não é uma ciência exacta. O mesmo gráfico tem leituras diferentes quando analisado por diferentes analistas.

No entanto, todos concordam que o indice desde os mínimos de Agosto, está com uma tendência de alta. Este facto é indiscutível. O problema levanta-se no fim dessa tendência de alta.

Ninguém aqui está a tentar entrar curto no mercado precisamente no topo deste, espero eu. Aqui tenta-se proteger as posições longas existentes nesta tendência de alta contra uma inversão da mesma.

Apesar de estarmos no curto prazo com uma tendência de alta e de podermos possuir posições longas nessa mesma tendência, não nos podemos destituir do facto de estarmos a negociar contra um anterior máximo, neste caso, do ano.
Este facto deixa qualquer posição longa em risco pois o índice tanto pode deixar um lower high como um falso break relativamente a esse anterior máximo.
O índice caiu 22 dias e precisou de 35 dias para voltar a fazer novo máximo. Este mercado encontrou uma maior resistência a subir do que encontrou suporte a cair. O volume também não tem mostrado estar de boa saúde.
Será isto um sinónimo de queda? Naturalmente que não, mas é um sério aviso.

Enquanto uma tendência de alta se mantiver intacta, ou seja, enquanto os parâmetros técnicos dessa tendência se mantiverem intactos, a posição longa encontra-se segura, caso contrário, sai-se fora e aguarda-se por uma melhor definição.

Um abraço
arnie

PS1: epá, isto de escrever com pontuação é uma carga de trabalhos :P

PS2: algum erro gramatical é favor de ser sinalizado :mrgreen:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Adam hedge » 5/10/2007 21:23

boa noite.
é verdade o s&p500 bateu o seu maximo histórico,mas já repararam no volume desta semana?...e o de hoje? para o rompimento que fez do seu max será credivel com um volume destes seja para continuar com mais subidas'

obrigado

J.matias

Análises

por jarc » 5/10/2007 20:23

A diferença entre uma análise e outra é abissal, mas a grande diferença é que um olhou para baixo e o outro olhou para cima. Um acertou, o outro errou. A bolsa é isso. Eu tinha apontado os 1560no spx e os 2150 no nasdaq100 como possível zona de correcção, mas não me passava pela cabeça uma força compradora com esta rapidez. Não há fome que não dê em fartura.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Rockerduck » 5/10/2007 20:17

O S&P atingiu maximos de sempre.
Voltando a fazer um paralelismo entre as analises do Arnie (AT) e as do Fogueiro gostaria de notar que as do Fogueiro tem estado sempre a bater certo. As do Arnie apontam probabilidades de acordo com os indicadores que utiliza. No entanto o Arnie tem apontado maioritariamente probabilidades de quedas e testes de minimos de Agosto (o que nao tem acontecido).
Como se explica isto? Eu sei que probabilidades sao probabilidades... mas as fracas probabilidades de subida que o Arnie tem (brilhantemente) apontado estao sempre a concretizar-se. E o Fogueiro la vai explicando por A+B o que se vai passar no futuro... e aquilo é quase certinho.
Editado pela última vez por Rockerduck em 5/10/2007 20:24, num total de 1 vez.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por vitor79 » 5/10/2007 20:13

Arnie, gostaria de saber a tua opinião sobre o que se passou esta semana e o que poderá vir nas proximas, ainda continuas Bear?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

spx500

por jarc » 30/9/2007 18:46

Relva, até pode acontecer corrigir, mas o facto que apontas nada tem a ver com isso. Se por causa desse argumento entrarem muitas posições contra o mercado, é certo que subirá.

Registado: 23/7/2003 16:05

por gorgo » 30/9/2007 17:48

Interessante desenvolvimento.

Se se confirmar esta tendencia descendente irei aumentar a liquidez na minha carteira no PSI.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Semitela » 30/9/2007 11:39

Boas,

Muito boa analise Arnie , embora a maior parte senao quase a totalidade das pessoas preferisse que o indice fosse para cima , tenho que concordar que a At apenas confirma que os indices e em especial o spx nao terá força para testar os maximos com o cenario de Recessao a pairar sobre a economia Americana.

Abraços e continua .

Registado: 19/10/2006 9:36

Re: Que concluir?

por arnie » 30/9/2007 8:57

relva Escreveu:Desta excelente análise podemos dizer que temos sempre uma moeda para lançar com 50% de hipoteses bull e 50% bear? Ajudava-nos se fosse possível quantificar para onde vai com maior probabilidade.

Obrigado em todo o caso.

Olá relva,

Tal como o Enslaved referiu, para mim esta semana que passou foi de distribuição o que deixa uma maior probabilidade de queda do que de subida.

Mas estamos aqui a falar de um indice, que possui 500 titulos. O indice poderá estar a dar indicações de distribuição, indicações essas que estão a ser dadas como é obvio por titulos que o constituem mas não serão todos. Há que procurar os titulos que estão em convergencia com o indice e aqueles que estão em divergencia.

Os que estão em convergencia naturalmente que seguirão o mesmo caminho do indice, ou melhor, será o indice que irá seguir o movimento destes titulos e os que estão em divergencia poderão acentuar essa mesma divergencia pois muitos serão considerados como "refugio" devido a pertencerem a sectores mais defensivos. Mas mesmo que não resistem e comecem também a cair, tenderão cair muito menos que o indice.

Deixo aqui a lista da performance das 63 industrias que constituem os 10 sectores do S&P neste ultimo trimestre. Todos os valores mostram a força relativa com o indice S&P500:

S&P 500 Industry Construction & Engineering 27.73
S&P 500 Industry Internet & Catalog Retail 21.31
S&P 500 Industry Energy Equipment & Services 13.51
S&P 500 Industry Household Products 11.09
S&P 500 Industry Computers & Peripherals 10.15
S&P 500 Industry Life Sciences Tools & Servi 9.44
S&P 500 Industry Communications Equipment 8.83
S&P 500 Industry Aerospace & Defense 8.82
S&P 500 Industry Beverages 6.91
S&P 500 Industry Metals & Mining 6.47
S&P 500 Industry Oil & Gas 6.45
S&P 500 Industry Chemicals 6.35
S&P 500 Industry Biotechnology 6.06
S&P 500 Industry Internet Software & Service 5.58
S&P 500 Industry Electrical Equipment 5.32
S&P 500 Industry Industrial Conglomerates 5.32
S&P 500 Industry Machinery 4.94
S&P 500 Industry Hotels Restaurants & Leisur 2.80
S&P 500 Industry Semiconductors & Semiconduc 2.44
S&P 500 Industry Software 1.31
S&P 500 Industry HealthCareEquipment&Supplie 1.30
S&P 500 Industry DiversifiedTelecommunicatio 1.09
S&P 500 Industry Electric Utilities 0.80
S&P 500 Industry Distributors -0.75
S&P 500 Industry HealthCareProviders&Service -0.99
S&P 500 Industry Air Freight & Logistics -1.04
S&P 500 Industry Multi-Utilities&Unregulated -1.09
S&P 500 Industry Food & Staples Retailing -1.41
S&P 500 Industry Personal Products -1.62
S&P 500 Industry Gas Utilities -2.07
S&P 500 Industry Airlines -2.30
S&P 500 Industry Tobacco -2.90
S&P 500 Industry Auto Components -3.02
S&P 500 Industry Independent Power Producers -3.10
S&P 500 Industry Food Products -3.20
S&P 500 Industry Pharmaceuticals -3.30
S&P 500 Industry Trading Companies & Dist'or -3.60
S&P 500 Industry Diversified Consumer Servic -4.61
S&P 500 Industry Insurance -4.65
S&P 500 Industry Road & Rail -4.98
S&P 500 Industry Diversified Financials -5.87
S&P 500 Industry Health Care Technology -6.42
S&P 500 Industry WirelessTelecommunicationSe -6.89
S&P 500 Industry Commercial Banks -6.97
S&P 500 Industry IT Services -7.04
S&P 500 Industry Textiles,Apparel&LuxuryGood -7.10
S&P 500 Industry Capital Markets -8.09
S&P 500 Industry Office Electronics -8.13
S&P 500 Industry ElectronicEquipment&Instrum -8.16
S&P 500 Industry Media -9.87
S&P 500 Industry Commercial Services&Supplie -11.86
S&P 500 Industry Leisure Equipment & Product -12.11
S&P 500 Industry Paper & Forest Products -12.15
S&P 500 Industry Consumer Finance -12.65
S&P 500 Industry Containers & Packaging -13.44
S&P 500 Industry Automobiles -13.45
S&P 500 Industry Specialty Retail -14.03
S&P 500 Industry Multiline Retail -14.07
S&P 500 Industry Thrifts & Mortgage Finance -16.99
S&P 500 Industry Building Products -22.21
S&P 500 Industry Household Durables -23.00
S&P 500 Industry Construction Materials -30.03
S&P 500 Industry Real Estate Management & De -32.67

Ou seja, a melhor performance teve a cargo do S&P 500 Industry Construction & Engineering com uma subida de 28% acima do S&P500, pertencente ao sector das Industrias e apior performance foi do S&P 500 Industry Real Estate Management & De com uma queda de 33% abaixo do S&P500, pertencente ao sector das Financeiras.

Sabendo agora quais as industrias que obtiveram melhor performance que o S&P500 podemos ir ver as acções pertencentes a essas mesmas industrias e ver se é possivel ainda estas continuarem a subir caso o indice inverta, servindo assim de refugio para o que aí possa vir.

Para finalizar quero referir que também podemos usar os futuros e os ETF's para nos ajudar a leitura do indice. Sendo estes negociados directamente no mercado podemos tirar mais facilmente indicações do sentimento dos traders para com o indice.

Deixo os graficos de ambos.

Um abraço
arnie
Anexos
SP-futures.png
SP-futures.png (0 Bytes) Visualizado 2104 vezes
SPY-etf.png
SPY-etf.png (0 Bytes) Visualizado 2093 vezes
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re: Que concluir?

por Enslaved » 30/9/2007 0:58

relva Escreveu:Desta excelente análise podemos dizer que temos sempre uma moeda para lançar com 50% de hipoteses bull e 50% bear? Ajudava-nos se fosse possível quantificar para onde vai com maior probabilidade.

Obrigado em todo o caso.

Penso que no final da análise semanal o Arnie deixou muito claro que esta semana o comportamento foi de distribuição e que a probabilidade de o índice corrigir é maior do que subir 8-).

Registado: 28/2/2007 18:24

Que concluir?

por gorgo » 29/9/2007 23:39

Desta excelente análise podemos dizer que temos sempre uma moeda para lançar com 50% de hipoteses bull e 50% bear? Ajudava-nos se fosse possível quantificar para onde vai com maior probabilidade.

Obrigado em todo o caso.

Registado: 26/8/2007 20:40

S&P

por Clinico » 29/9/2007 21:07

Obrigado Arnie mais uma vez.

Apesar da hipótese de vir cá a baixo outra vez, tal como da primeira destas análises, essa possibilidade foi eliminada quando o Fed desceu a taxa de juros.
Parece que o FED vai voltar a fazê-lo, ao que dizem, mais 2 vezes até ao fim do ano, o que pode dar novo fôlego, mesmo temporário, ao S&P, fazendo-o bater novos records.
Isto não quer dizer que não corrija um pouco até lá, mas sem quebrar a tendencia de alta.

Abraço
Clinico

por arnie » 29/9/2007 20:25

mas não seria também util acoplar alguns instrumentos extra como MM, algum tipo de avaliação de momento, etc?

Olá Sulla,

Uma MM é somente uma media movel de algo. O que ela te diz é se o titulo está ou esteve acima ou abaixo de X valor. Não estou a ver qual a mais valia que essa informação iria dar à minha analise.

Uma avaliação de momentum... não preciso de um indicador para me dizer se o titulo está a ganhar ou a perder momentum. Basta-me olhar para o grafico de barra e este diz-me de imediato como estamos de momentum. O titulo caiu 4 dias mas 2 dias depois está com novo maximo? Um claro aumento de momentum. O titulo caiu 4 dias mas continua abaixo do anterior maximo passado 8 dias? Um claro sinal de perda de momentum. Para que é que eu necessito de um indicador para me dizer isto?

Voltando às medias moveis, não estou a dizer que estas não têm utilidade ( eu sei, estou-me a repetir relativamente ao post do Cartago),
as MM's têm realmente a sua utilidade, não atraves do standard que é mostrar se o fecho de hoje foi acima do fecho medio dos ultimos 21 dias mas antes se o range de hoje foi superior ao range medio dos ultimos 5 dias, indicando um aumento da volatilidade ou se o volume de hoje foi maior que a media dos ultimos 5 dias, confirmando esse aumento da volatilidade e associando tu isto a um possivel aumento de momentum, podemos estar perante um movimento explosivo :mrgreen:

Apenas devemos colocar num grafico as ferramentas necessarias para a nossa analise, nada mais que isso

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por Sulla » 29/9/2007 19:41

[/quote]

Apenas é necessario um grafico de preços e outro de volume para analisarmos um titulo, nada mais.

.[/quote]
Saudações Arnie

Sou seguidor deste tópico e aguardo actualizações tal com o fã duma qualquer série de televisão aguarda a hora do próximo episódio.Sou um novato nestas coisas, mas não seria também util acoplar alguns instrumentos extra como MM, algum tipo de avaliação de momento, etc?

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por arnie » 29/9/2007 19:31

Porque é que utilizas os bar-charts em vez dos andlesticks?

Olá velum

Para o tipo de analise que faço um grafico de barras torna o grafico bem mais simples de analisar.

Um grafico de candlesticks "obriga-me" a olhar para este de maneira diferente pois há ali informação extra, as candles e as suas formações e eu não quero ter mais nenhuma informação externa que possa distorcer toda a minha linha de pensamento.

Simplicidade é o que se pede numa analise.

Apenas é necessario um grafico de preços e outro de volume para analisarmos um titulo, nada mais.

um abraço
arnie

PS: Não estou a dizer que um grafico de candles não tem valor. Alias, durante muitos anos as analises que fiz foram com graficos de candles. Mas com o tempo vamos evoluindo e vamos selecionando o que melhor funciona para nós.
Bons negocios,
arnie

Re: *** S&P500 Weekly Report 29-09-2007 ***

por velum » 29/9/2007 19:04

arnie Escreveu:Analise semanal ao indice americano S&P500

<object width="425" height="350"> <param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Cvma1oFYCLM"> </param> <embed src="http://www.youtube.com/v/Cvma1oFYCLM" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="350"> </embed> </object>

um abraço
arnie

Porque é que utilizas os bar-charts em vez dos andlesticks?

Registado: 3/9/2007 23:23

por cax » 29/9/2007 18:55

A verdade seja dita: EXCELENTE.
Até mesmo para quem não percebe mto, que é o meu caso, é entendivél, didático e esclarecedor.
Os meus sinceros parabéns.

Um abraço

Registado: 27/11/2006 20:22

por apgcalado » 29/9/2007 18:01

Dentro do padrão de excelência a que já nos habituaste! :wink:

Parabéns
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."

Registado: 25/8/2007 18:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, LACSIM e 38 visitantes